• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Novidade: Airbag para ciclistas - € 270,00

Abel Cardia

New Member
Duas suecas criaram um airbag para ciclistas. Além de proteger com eficácia a cabeça e a cervical, o acessório tem a forma de um colar que dá um look da moda.

colar-airbag-f86a.jpg


Andar de bicicleta nos países nórdicos da Europa é tanto ou mais comum do que andar de carro. Nem os saltos altos são um impedimento a este meio de transporte tão utilizado. Faltava resolver algumas questões na segurança, mas a principal, pelos vistos, já foi resolvida.

[video=youtube;d7Oud3iGXWY]http://www.youtube.com/watch?v=d7Oud3iGXWY&feature=player_embedded#![/video]

As suecas Anna Haupt e Terese Alstin
suecas-eacf.jpg

são estudantes da Universidade Técnica de Lunds . Estudam design industrial e criaram um airbag em forma de colar para os ciclistas. Chama-se Hövding e foi desenhado de forma a que o utilizador o use como se fosse um colar à volta do pescoço, deixando assim a cabeça completamente livre.

Na realidade, este dispositivo esconde um airbag que insufla automaticamente em menos de um milésimo de segundo, graças a um gerador de gás, tal qual acontece nos airbags dos automóveis.

O Hövding é acionado por um acelerómetro que deteta um impacto anormal do ciclista que o usa. Pode ver as imagens no vídeo no final deste texto.

Quem usa a bicicleta como meio de transporte diário sabe bem que o risco de sofrer um acidente é grande e que a segurança individual é muito reduzida.

Os acidentes mais comuns nos países nórdicos (onde mais se circula de bicicleta), não só têm a ver com os automóveis, como também com peões. Por exemplo: pessoas a saírem dos carros e a abrir portas sem repararem nos ciclistas que podem vir; turistas que não estão habituados a transitar onde há tantos ciclistas e se atravessam pelas ciclovias, como se de um passeio normal se tratasse. Noutras vezes, a velocidade por vezes exagerada por parte de quem circula de bicicleta também é um factor de risco.

O certo é que este maravilhoso airbag já se encontra à venda no site oficial e custa cerca de 270€. Caro? Nem por isso, tendo em conta que protege a cabeça e a cervical, duas zonas demasiado importantes em termos motores para serem negligenciadas. Mais: pode usar-se como um adereço que encaixa perfeitamente no look de quem gosta de estar na moda, o que, não sendo o principal, convenhamos que pesa na decisão da compra.

Fonte: Expresso (artigo de Ana Areal)
http://aeiou.expresso.pt/hovding-o-airbag-para-ciclistas-video=f613872
 

NCIS

New Member
Penso que este capacete, precisa de mais alterações, reparem como abre facilmente. Supunhamos que tamos a andar numa velocidade 25km/h e sem querer tocamos no passeio, mas nao caímos, aquilo abria logo.
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Além de que na queda frontal, o airbag não faz rigorosamente nada. A ideia até é boa, mas talvez seja demasiado irreal para por em prática. Por exemplo, a cabeça a deslizar no chão não rasga o tecido do airbag e ele não esvazia?
 

Abel Cardia

New Member
Penso que se já está à venda é porque alguma entidade fiscalizadora estatal competente terá autorizado a sua comercialização...

Claro que depois surgem os custos de reenchimento ou mesmo compra de novo após uma utilização.

No Verão poderá ser desagradável usar o "cachecol"...

Talvez para o ciclismo profissional possa vir a ter utilidade mas não para o cicloturista ou amador...
 
Top