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Mudança de Pedaleira

Olá pessoal,

Se calhar eu nao foi correcto no escriver mas depois ter leito a msg de Skorpio no respeito do desviador que acho intende aquelo trazeiro ( fala de caixa) e de Zagamofo "A cassete é de 10v 11-25 e a pedaleira era tripla 50/39/30 mas só tem os dois primeiros pratos " ..eu intendo que esta pedaleira já nasce como tripla por tanto quando digo juntar uma cremalheira de 30 intendo o prato dianteiro!!:)...logo deixar 50/39/30 com a cassete que ele tem.......

Ps: uma curiosidade visto que falam de caixa longas..as triplas montas todas ( geralmente) caixas longas...hoje em dia com as Compact todo montam caixas curtas ( 55mm entre os eixos das roldanas..75mm para as media etc etc) mas os desviadores trazeiros como por exemplo os da Campagnolo até 2010 aguentam um 29 dentes ( 13-29) MAS cuidado com os cruzamentos ..50/26 e 50/29 nao podem ser usado como ovvio:)....Com Shimano e SRAM nao sei como é!!


Abraço

Fabrizio
 

Cancellara

New Member
Sendo certo que a cadência em estrada é diferente, acho que não tem mal nenhum ele alterar os andamentos de acordo com o seu gosto pessoal.

Eu próprio, quando mudei de compact para standard, não senti qualquer vergonha em mudar de 12/25 para 12/27 pois achei (e confirmei) que ia precisar dessa pequena ajuda em algumas situações. E só mudei para standard porque com a compact andava constantemente a passar de mudança na frente - além de que o "gap" entre os pratos 34 e 50 é bastante grande.

Lançando mais uma acha para a fogueira, acredito que tendo ele 1,79m pode bem usar cranks de 175mm, se decidir mudar a pedaleira. Eu uso 175 e tenho menos 2-3 cm que ele (se bem me lembro tenho cerca de 85cm de entrepernas) e faço uma cadência média sempre na casa das 80 rpm (penso que é o "normal" para um amador).

Peço desculpa por me usar como referência, mas são os dados que tenho ;)
 

jnap

New Member
Em relação ao tamanho dos cranks, muito se fala e se escreve mas também não existe nenhuma formula milagrosa, existem vários testes e várias ideias genéricas e que depois vai depender de cada ciclista, eu utilizo 172.5, meço 1.80 e tenho aprox. 86 entre pernas...

Aqui neste link tem lá vários tamanhos conforme o tamanho do quadro e/ou entre-pernas.
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
Cassete 32 com pedaleira 38

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O 38 e o 53
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O 32 metido

DSCF5186.jpg


Numa subida apertada sabe bem estar lá o 32 para safar a coisa
okay.gif
 
:cool::cool:

Pensa que eu quero fazer o contrario osseja montar uma cassete de estrada 12-27 na btt onde tenho a classica 22/32/44 ( este ultimo prato já va a sair a breve e deixo só 22/32 que para os meus passeios nesta serra é perfeito).
Shimano D.A., mas nao sentes saltos demasiados grandes nos carrettes pequenos com estas relaçoes?Eu já tenho uma imensa falta do 13 no meu sram que é igual a tua cassete ( tipica 11-32 9V)..quando passo da o 12 a o 14 as pernas passam a rolar fora de controlo e estou falar da btt.....na estrada onde as variaçoes de pendencia sao minores um dente é ideal por encontrar o nosso ritmo e nao perder a nossa cadencia...tenho 13-26 todos juntinhos até o 19 depois isto salta de 2 e de 3 dentes...19-21-23-26 ...agora 11,13,14,16,18,21,24,28 32. está com tres saltos que se sentem....mas ovvio que dipende dos percursos que tu fazes e depois sendo que tens 9V deves sacrificar qualquer coisa...pena que sacrificas no meio e é isto que quero dizer!

ciao
 

rfrperei

New Member
Boa noite,

vou falar da minha experiência como amador:

Comecei no btt em 2003, e em 2010, comprei a primeira bike de estrada, vinha com 34, 50 á frente e 25-12 atrás.

Logo na primeira vez achei logo 34 pouco e 50 muito (frente), andava sempre a mudar.
Em subidas de 12% e 15% subia tudo na maior das facilidades, mas a rolar não me adaptava(anda sempre a saltar de 34 para 50 e vice versa).

Comprei uma pedaleira 39, 53.
Resultado:
A rolar espectacular, mas quando passava para "montanha" apesar de subir o que queria, era um "penar" que quem tem experiência em andar de bike sabe do que estou a falar.

Mudei a cassete de 25-12 para 29-13,
Resultado:
Estou plenamente satisfeito e sinto-me bem em qualquer terreno.

Mas na minha opinião um 39-53, já é para quem tem muitos kilometros andados e para quem tem facilidade em subir.


Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Rui Pereira
 

tranquilo

Active Member
Não teria sido mais fácil (e barato) mudar só o prato pequeno para um 36, 39 ou assim? Uma das vantagem que eu vejo nas pedaleiras compactas é a capacidade de mudar os pratos para qualquer tamanho que exista, tipo se eu quiser ter um 39-50 no meu pedaleiro, basta mudar os pratos....
Outra coisa que eu notei quando mudei para compacto é que não mudava tanto de prato à frente pois passei a usar muito mais o 50 em quase todas as situações que não fossem uma subida a sério, e a rolar passei a usar o 13 e o 12 (que era raro usar dantes) em vez do 14 ou mais na "standart"... estranho :D
 

fmm

Member
Boas

Longe de mim ser um ciclista a sério ou sequer um ciclista.
Digamos que gosto de pedalar, e já o faço à alguns anos. Tenho na minha estradista uma relação 50/34 x 12/25 e na minha modesta opinião, para o comum dos mortais cicloturistas, mesmo para os mais entusiastas penso que seja a relação mais "quase perfeita" que possa existir.
Digo quase porque com o passar dos kms o 34 por vezes fica curto em certas zonas, no entanto para subir, aquilo vai praticamente a todo o lado.
Não nego no entanto que ainda que com esta relação na cassete, gostaria de experimentar um prato 36.

Abraço e boas desmultiplicações.

Filipe
 

rfrperei

New Member
Boas,

eu não optei por comprar o prato 39, porque não sabia se existia e depois o pedaleiro não tinha rolamentos exteriores, e então optei pela 39-53 pelas razões escritas em cima.

Quero só dizer tambem que pela experiência que tenho as desmultiplicações que se usam não fazem o ciclista ou cicloturista melhor ou pior, tudo isso depende das caracteristicas fisicas de cada um. Cada pessoa tem a sua cadência onde se sente mais confortavel. Eu por exemplo quando me quero poupar ou se estou nas ultimas :D sinto-me muito bem no 39 e atras nas primeiras 5:D.


Cumprimentos
 
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