• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Material Oficina DIY

thebuny

New Member
Numa tentativa de completar a minha "oficina" vou tentar dedicar-me um pouco ao assunto das rodas e tudo o que lhes é inerente em termos de fabrico/manutenção.

Após alguns começos de leituras destacam-se dois instrumentos como essenciais:
tensiometer_anwendung.jpg

O suporte das rodas (truingstand) e o medidor de tensão dos raios (tension meter).

Qualquer um destes tem preços elevados se procurarmos qualidade e precisão. Daí a minha tentativa de os fazer em casa para ver até que ponto consigo criar tal ferramenta.

Para começar decidi abraçar o projeto do medidor de tensão dos raios...

Mais novidades em breve.
 

DMA

Well-Known Member
Para o suporte de afinação já vi instruções online para a construção.
Vou tentar encontrar isso e colocar o link ;)
 

grouk

Active Member
eu tenho um feito por mim, mais logo ponho fotos, já lá reparei as minhas 50mm e em breve vai montar umas de disco, nao precisas nada muito elaborado e mesmo os relógios comparadores são dispensáveis, apesar de serem muito baratos na china. medidor de tensão nao tenho,vou pelo cantar do raio mas em breve vou ter que arranjar um
o que eu realmente ando a precisar para dar inicio a um novo projecto que me anda a fervilhar na cabeça era um jig frame builder, se alguém tiver algo que ponha ai as fotos
 

thebuny

New Member
A minha ideia passa por fazer ou tentar fazer, e depois caso corra bem deixar aqui pelo menos as medidas e descrição das peças/processo.
Já tenho a estrutura da peça e será algo próximo de um DTswiss com comparador digital. Durante a semana vou tentar colocar fotos visto que me falta um suporte e um rolamento.

@grouk, eu tenho pelo menos 2 projectos de JIGs mas online existem muitos já dimensionados e tudo, é uma questão de veres que material tens disponível.
 

Bruso

Well-Known Member
Tópico interessante. Sou grande fã dos DIY.

Não estou bem dentro dos nomes técnicos mas o aparelho de preciso que te permite ver os empenos das rodas não deve ser muito dificil de encontrar. Eu tenho um em casa encostado com imensos anos mas que ainda funciona muito bem.
A única coisa parecida ao da imagem é o mostrador analógico, pois este que tenho só permite ver o empeno numa direção.

Algo deste género:
maxresdefault.jpg


O suporte não deverá ser muito difícil de fazer!! Os que se costuma ver nas oficinas nada têm a ver com esse que colocaste, que tem aspeto de grande grau de precisão.
 

thebuny

New Member
Fotos tiradas à pressão...
Falta um rolamento na imagem e a fixação do medidor bem como a mola. De resto é acabamentos pois a puncionadora deixa uma aresta muito viva.
y75xNA
 

thebuny

New Member
21072202986_aeb0b6c956_k.jpg

(Imagem corrigida)

Já tendo feito duas unidades vou ter que corrigir o design um pouco. A linha que terá de passar pelas cabeças dos parafusos é já um pouco com a "tesoura" fechada mas que pode ser resolvida com o posicionamento da mola.

Maior obstáculo descoberto ontem: o medidor é fixado por cima o que obriga a repensar a estratégia de fixação.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Assumo a minha curiosidade por tudo o que são projetos / ideias DIY (Do it yourself), quer para saciar conhecimento quer para usufruto.

Mas este tópico deixa-me ainda mais na dúvida... costumam ter assim tantos problemas com as rodas, para terem de equipar a oficina com uma bancada para afinações destes componentes?

É que para mim há dois campos nas biclas que não lhes ponho a mão: afinações de rodas e mudanças (pelo fato de, no primeiro caso, é preciso muito conhecimento, imensa agilidade e experiência quanto baste; no segundo porque quando tens quem te faça o trabalho muito mais rápido e melhor "deixa para quem sabe e não te metas").

Recordo-me de ter lido que, na SHIMANO, as rodas eram enraiadas / montadas, por senhoras e apenas nos turnos da noite, pelo fato de este género sexual ter melhor aptidão comprovada, possuírem mais sensibilidade e porque, com respeito ao período do dia, ser a fase onde existe menos ruído, menos funcionários na fábrica (porque se excluem os trabalhadores dos horários normais e muito do staff de engenharia e técnicos que tantas vezes quebram / interrompem as linhas de produção - quem já trabalhou por turnos sabe bem do que falo, sendo em muitos casos o turno onde a produtividade é maior: vulgo YIELD).

Cumprimentos,
 

klaser

Well-Known Member
Já andei muito a mexer em rodas também,e também construí alguns afinadores DIY....mas para além da banca para medir desafinações laterais e ovalização da roda,bem como a tensão dos raios,é ainda precisa outra ferramenta para fazer o correto "dishing" da roda,ou seja,para o aro andar centrado com o cubo.Não é uma ferramenta que seja muito difícil de reproduzir (vendo as que existem para o efeito à venda),mas gostava de ver aqui projetos DIY deste ítem
 
Top