• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Manutenção de rodas Shimano?

Jusko

New Member
Boas,

de quanto em quanto tempo/Km`s se deve fazer a manutenção das rodas Shimano, no meu caso umas RS10.
 

OTALEM

Member
nimguém dá aqui uma dica?

parece um tema importante para termos uma idéia de quando fazer a manutenção.
 

Jusko

New Member
Sim, deve ter a ver com o piso onde andamos, tipo de cubos, se andamos à chuva, etc...

A minha questão é saber em média quando a devemos fazer nas variadas situações, isto porque as rodas neste momento tem 3000km, elas aparentemente estão como novas sem nada de anormal, mas isto é daquelas coisas que convém fazer a manutenção antes de algum problema aparecer, senão, e tratando-se de umas Shimano é para o lixo.
 

Biafra

New Member
Boas,

As esferas tem um tempo de vida útil maior que os rolamentos,
Mas para isso, convém uma inspecao/limpeza todos os anos.
 

pratoni

Well-Known Member
eu diria que, se andarem com frequência, abrir os cubos, pelo menos para inspecção, de seis em seis meses, não deve ser má ideia. Talvez no final do verão para preparar para o mau tempo e no final do inverno para limpar os possíveis estragos do mau tempo...
 

Jusko

New Member
Bom...como não consegui obter uma resposta convincente, e aproveitando mais uma promoção Decathlon comprei 2 pneus, porque o de traz já tinha uma marca manhosa de uma travagem.

E resumindo...aproveitando a desmontagem das rodas para montar os pneus, verifiquei logo que a da frente tinha o veio demasiado apertado, abri o cubo e a massa estava com aspecto impecável...voltei a fechar sem fazer nada, tendo apenas rectificado o aperto do veio e na de trás não fiz nada.

Só com este ligeiro acerto na roda e a troca de pneus, a bike nem parece a mesma...
 

Lyp

Active Member
O que é para ti uma resposta convincente? O post anterior do Pratoni parece fazer todo o sentido.

O que te posso dizer é para ires inspecionando de tempos a tempos (como diz o pratoni), mais vale prevenir que ter surpresas.
 

Jusko

New Member
O que é para ti uma resposta convincente? O post anterior do Pratoni parece fazer todo o sentido.

O que te posso dizer é para ires inspecionando de tempos a tempos (como diz o pratoni), mais vale prevenir que ter surpresas.

Quando digo convincente, também poderia dizer convicta/técnica/detalhada, etc..., mas isto nada tem a ver com a resposta do Pratoni, que até foi quem mais contribuiu para o assunto que aqui estamos a debater.
 

pratoni

Well-Known Member
Mas perguntaste de quanto em quanto tempo ou como o fazer?

Penso que a minha resposta à tua pergunta até foi o mais detalhada possível.

O que querias que te respondessem mais? Isto não é como os carros em que o óleo se deteriora passado X kms/meses e tens que fazer a revisão ou perdes a garantia do carro...

Depende tudo do uso/kms que dás às rodas... ;)
 

Jusko

New Member
Com 4000km feitos, e uma vez que pretendia prepara a bike para o Audace da Serra da Estrela, achei que era uma boa altura para as abrir e ver o seu estado.

Primeiro ponto que me pareceu positivo, foi o facto destas rodas terem retentores, isto é importante porque evita a entrada de pó, e protege da água, principalmente para quem lava a alta pressão ou anda à chuva.

Depois de tudo desmontado, verifiquei que as esferas estão como novas, a massa com uma cor impecável e sem humidade, como se tivessem acabado de ser montadas.

Posto isto, a minha analise é que a manutenção pode ultrapassar em larga margem os 4000km.

Queria só referir um ponto que me parece de estrema importância, e é a afinação do aperto dos cubos...na minha roda da frente o aperto de fabrica estava ligeiramente apertado, depois de o rectificar a bicicleta nem parece a mesma.
 

OTALEM

Member
Reabrindo o tópico só para informar que ontem fiz uma revisão á bike.

-Limpar e lubrificar cx direcção
-Limpar e lubrificar eixo pedaleiro.(Segundo o mecânico já precisava , estava sujo e quase sem massa.)Tinha feito7400km.
-Limpar e lubrificar rodas shimano ultegra.Segundo o mecânico estavam boas mas já precisavam de um pouco de massa.Fizeram 4200km.
Paguei por isto 15 euros

Quarta vou buscar as RS10 que têm 5200 km e não houve tempo ontem para fazer o mesmo trabalho que foi feito nas ultegra.
 

paradawt

Moderador
Esta questão da revisão aos cubos é sempre complicada de definir um período especifico.

Cada qual deve avaliar a necessidade de o fazer ou não.

Tal como nos carros, a mudança de óleo regular é benéfica, acredito que €15 para uma revisão total de ano em ano também não será problemática.

Depois coloca-se a questão de como lavamos a bicicleta. Por exemplo, na de estrada não uso pressão. Só na de BTT e quando tem mesmo de ser (por causa de lama).

No entanto acredito que a Shimano também não facilite nos cubos.

Cumprimentos.
 
Top