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Manete Esquerda Shimano 105

Nacs

Member
Boa tarde,

Recentemente a minha manete esquerda Shimano 105 deixou de funcionar sem mais nem menos...comecei a sentir alguma resistência na patilha preta que coloca as mudança mais baixas, até que deixou mesmo de funcionar.
Fui a uma loja e disseram-me que teria que colocar uma manete nova, sendo o valor +- 100€. No entanto, o mecânico referiu que existiam lojas que tinham pessoal especializado em material Shimano, e que talvez eu conseguisse dessa forma reparar a manete sem ter que comprar uma nova.

Já alguém teve algum problema semelhante? Conhecem alguma oficina que repare este tipo de equipamento? Já estive tentado em desmontar a manete, mas já me disseram que aquilo parece um relógio suíço...

Cumprimentos e boas pedaladas
 
No tendo o mesmo problema que o Nacs, mas também é um problema na manete esquerda decidi escrever neste tópico..

A minha manete esquerda sem mais nem menos começou a ficar demasiado "pesada" para passar do 34 para o 50 e do 50 para o 34 alguém sabe explicar o porque e o que devo ou posso fazer ?

Obg
 

Carolina

Well-Known Member
já tive esse problema, mas era só para passar do 50 para o 34. bastou afinar as mudanças que ficou tudo normal outra vez.
 
eu também já afinei e ficou igual e por vezes até pior Carolina. Quando dou folga ao cabo a manete fica levezinha como eu quero quando dou tensão ao cabo a manete vou a ficar pesada. desisto tenho de a levar ao mecânico
 

pratoni

Well-Known Member
experimenta, pelo menos, colocar um novo cabo e afinar tudo de uma vez.

Podem até ser as bichas que estejam sujas ou danificadas e daí causar a prisão...
 

pratoni

Well-Known Member
e as bichas? o cabo corre sem prisão nas bichas? EStá bem colocado na manete?

Eu já tive um problema com o cabo e quando fui a ver o cabo estava um bocado fora do batente na manete...
 
O cabo está a correr normalmente nas bichas, e está bem colocado na manete..
Não sei mesmo o que se passa...

Vai ter de ir para a oficina...
 

duchene

Well-Known Member
A confirmar-se a inutilização permanente é um problema recorrente com as manetes 105 da série 5600, um pouco como aconteceu com as SRAM Rival de 2009.

O que sucede é que uma das peças dentadas literalmente rasga-se, encravando o mecanismo. Ao contrário da Campagnolo não existem peças de substituição para estas manetes, a acrescentar ao facto de que a montagem em fábrica é feita recorrendo a um dispositivo próprio que permite encaixar tudo na ordem certa e apertar o bloco de mudanças na sua configuração e folga de aperto finais.

Digo isto porque sucedeu o mesmo com a minha manete esquerda e o problema, tanto quanto apurei, é de facto irreparável.

Assim sendo, resta-te agradecer à loja o orçamento exorbitante e comprar uma manete usada online por 40€ (vendi a minha sobrevivente, do lado direito por 35€) ou então, se estavas mentalizado para os 100€, colocas mais 50 e compras um par novo já com roteamento interno de cabos.



PS: Estou a assumir que é uma manete 5600, caso contrário ainda poderás ter garantia.
 
A problema é que as minhas manetes não são esse modelo. Já são as novas 5700.

E as manetes cabos e bichas é tudo novo. não percebo mesmo o porque de me estar a fazer isto...
 

pratoni

Well-Known Member
então são iguais às minhas. Vê se o terminal do cabo está bem colocado dentro da manete...
 

duchene

Well-Known Member
Tiago:

Desapertaste algo nas manetes que possa ter desencadeado o problema? Há relatos de que desapertando o parafuso errado, uma pequena porca cai dentro da manete e bloqueia o mecanismo.

De qualquer forma, para já desaperta o cabo no desviador, retira-o completamente da bicicleta e eliminas logo essa variável. Se a situação de manete presa persistir, o problema está, obviamente na parte mecânica e não nos cabos.

Entretanto podes ler alguma informação e encontrar os diagramas técnicos básicos neste tópico ---> aqui
 

fjota

Member
A problema é que as minhas manetes não são esse modelo. Já são as novas 5700.

E as manetes cabos e bichas é tudo novo. não percebo mesmo o porque de me estar a fazer isto...

E já viste se o desviador não está ''preso''? se é tudo novo menos o desviador, pode ser por aí...ou então o cabo estará a prender em algum ponto, por exº, uma curva na bicha que seja demasiado ''fechada'' originando a prisão do cabo... aconteceu-me isto no desviador traseiro, o ultimo bocado da bicha estava demasiado fechado e em algumas mudanças prendia um pouco.
 

pratoni

Well-Known Member
Se as sugestões dadas não derem resultado, se calhar, está na altura de ires a uma oficina séria, não?
 
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