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Mais um acidente... Desta vez foi comigo!

grouk

Active Member
Parou na berma mas a berma não tem espaço para a carrinha ficando a ocupar faixa de rodagem...
Eu não ia colado à carrinha... Dada a rapidez que surge, deve ter parado de repente. Vamos lá ver o que os seguros determinam... Até porque eu próprio não entendi bem o acidente.

Isso de bater por trás e ter culpa... Não é bem assim.


antes de mais nada desejo te rápidas melhoras, em relação ao resto, como não é bem assim, o homem da carrinha até pode parar para acender um cigarro que a culpa é de quem vem por trás, o veiculo que segue por trás deve dar distancia e circular a uma velocidade que lhe permita parar o veiculo no caso de o da frente ter de parar. a única situaçao que me ocorre em que podes bater por trás sem ter culpa era se ele estivesse a fazer marcha trás
 

toffy

Member
antes de mais nada desejo te rápidas melhoras, em relação ao resto, como não é bem assim, o homem da carrinha até pode parar para acender um cigarro que a culpa é de quem vem por trás, o veiculo que segue por trás deve dar distancia e circular a uma velocidade que lhe permita parar o veiculo no caso de o da frente ter de parar. a única situaçao que me ocorre em que podes bater por trás sem ter culpa era se ele estivesse a fazer marcha trás

...ou ainda se estivesse bêbado. Foi-lhe feito teste de alcoolemia?
 

grouk

Active Member
mesmo bêbado é complicado, se não tiver culpa no acidente apenas apanha a multa do álcool, isto sei porque conheço que teve um acidente numa rotunda supriu 0,7 e consegui livrar se da culpa e ficou só com a multa de álcool
 

JoTaPe

Member
Álcool do condutor? Não faço ideia...
Quanto a responsabilidades, o meu advogado e o seguro têm umas certas dúvidas... Eu só quero entender o que aconteceu...

A diferença entre ser eu o culpado ou não é apenas no conserto da bike, dado que no resto o meu seguro assume.
 

JoTaPe

Member
Vou estar mais tempo sem treinar do que pensava... Isto depois de ultrapassada a contusão pulmonar.
Da mão tenho 4 a 6 semanas até tirar os "arrames" que asseguram os cacos da articulação no lugar... E depois a recuperação do movimento... Tenho de ter paciência! Pior já passou!
 

grouk

Active Member
agora estou curioso, o que é que pode fazer com que o condutor fique com a culpa, o que te diz o advogado nesse sentido
 

torui

Well-Known Member
No mundo do direito todas as decisões são tomadas de acordos com as provas que são apresentadas. Pelo facto de um condutor desrespeitar algumas regras de trânsito, caso aconteça algum acidente, poderá este não ser responsável pelo sucedido. Mas não significa, que não seja condenado pela contra ordenação praticada. Também não basta vir alcoolizado, para ser automaticamente culpado. Tem que se provar que o álcool foi a causa adequada a ter produzido aquele resultado.
No caso aqui exposto, pelo facto de ter batido por detrás não significa que seja automaticamente responsável pelo sucedido. Há que fazer prova para afastar qualquer tipo de culpa. E até poderão ambos os condutores serem considerados culpados, na proporção de 50% para cada um dos intervenientes. Com um advogado astuto muito coisa se consegue.
 

torui

Well-Known Member
Outro pormenor de extrema importância, é o croqui que as autoridades vão elaborar do acidente. Porque será este que irá fazer fé em juízo, juntamente com as demais provas apresentadas.
 

JoTaPe

Member
Confesso que tenho "curiosidade" pelo desfecho... ate para entender realmente o que aconteceu! sei que vai demorar muito... mas!

O meu advogado pergunta, como é que uma bicicleta, por muita velocidade que fosse dá tao pouco tempo de "reacção"... essa é também uma duvida minha... a rapidez com que a carrinha surge!
 

toffy

Member
Confesso que tenho "curiosidade" pelo desfecho... ate para entender realmente o que aconteceu! sei que vai demorar muito... mas!

O meu advogado pergunta, como é que uma bicicleta, por muita velocidade que fosse dá tao pouco tempo de "reacção"... essa é também uma duvida minha... a rapidez com que a carrinha surge!

... estranho mesmo.... se a carrinha surge assim com tanta rapidez e ainda consegue travar e parar (segundo entendi, quando lhe bateu a carrinha já estava parada), como é que a bicicleta não tem tempo de fazer o mesmo...? Não terá havido alguma desatenção sua?
 

JoTaPe

Member
... estranho mesmo.... se a carrinha surge assim com tanta rapidez e ainda consegue travar e parar (segundo entendi, quando lhe bateu a carrinha já estava parada), como é que a bicicleta não tem tempo de fazer o mesmo...? Não terá havido alguma desatenção sua?

Desatenção houve... porque não previ a manobra... mas confesso que mato a cabeça e não entendo mais!
 

toffy

Member
Será que não foi algo mais grave... e terá havido uma perda de consciência momentânea imediatamente antes do acidente, e tenha sido isso que tenha provocado todo o acidente, e daí não se recordar de muita coisa? Talvez fazer um exame nesse sentido não fosse má ideia...só para prevenir....
Rápidas melhoras
 

JoTaPe

Member
não, não foi nada mais grave. Eu embati na traseira da carrinha e estava consciente. Exames... fiz todos possiveis e imaginaveis! e repeti... Estive nos cuidados intensivos!... com lesoes nos pulmões o que implicou acompanhamento cardíaco. a nível do crânio fiz TACs, etc... por isso essa hipótese é excluída!
 

pratoni

Well-Known Member
Sinceramente e sem parecer cruel, pela descrição feita, não estou a ver como não poderás ser culpado...

Que seguro é que tens que te paga as despesas de saúde todas, mesmo sendo responsável pelo acidente?

Tem alguma coisa a ver com a bike ou é outro seguro à parte?
 

JoTaPe

Member
sao 2 apólices numa... Liberty bike (paga responsabilidade civil + tratamentos até 4500€) e outro seguro que fiz na liberty de "acidentes pessoais" que inclui a pratica desportiva. Como pratico (praticava e espero voltar a fazer-lo) bastante desporto, uma baixa por uma lesão desportiva já me tinha surgido na cabeça e ai fiz o seguro. este ultimo garante-me o ordenado conforme estivesse a trabalhar.

Para os tratamentos, o que foi no hospital devera chegar o plafound do libery bike. No privado, como estou a usar Medis, o libery bike vai pagar as franquias.
 

stilo

Member
antes de mais o impotante é que recuperes a 100%

à cerca de 3 meses tive uma situação idêntica, felizmente sem as mesmas consequências fisicas

seguia em espinho e segundo a condutora do veiculo, tinha-me ultrapassado umas centenas de metros atrás e mais à frente encostou (ocupando a faixa de rodagem, sendo que existem 2 em cada sentido) porque se sentia mal, lembro-me de baixar ligeiramente a cabeça e só me lembro de embater na traseira do veiculo
depressa surgiu um carro de PSP (escola segura) que por ali passava e sem testemunhas que aferissem que a condutora parou de repente, a culpa seria sempre minha, segundo os elementos da PSP
Não vejo por isso muitas hipoteses no teu caso
 
antes de mais o impotante é que recuperes a 100%

à cerca de 3 meses tive uma situação idêntica, felizmente sem as mesmas consequências fisicas

seguia em espinho e segundo a condutora do veiculo, tinha-me ultrapassado umas centenas de metros atrás e mais à frente encostou (ocupando a faixa de rodagem, sendo que existem 2 em cada sentido) porque se sentia mal, lembro-me de baixar ligeiramente a cabeça e só me lembro de embater na traseira do veiculo
depressa surgiu um carro de PSP (escola segura) que por ali passava e sem testemunhas que aferissem que a condutora parou de repente, a culpa seria sempre minha, segundo os elementos da PSP
Não vejo por isso muitas hipoteses no teu caso

Tal como já disseram por aqui, mesmo que existissem testemunhas que aferissem que o carro parou "de repente", a culpa seria sempre tua. O conceito "de repente" é extremamente vago e por isso não tem qualquer validade legal. Um condutor deve circular a uma velocidade e a uma distância do veículo da frente que lhe permitam parar em segurança, pare ele para fazer o que quer que seja (ou só porque lhe apetece). Por isso ele até pode ter parado dos 100 aos 0 em 3 segundos que continuarias/quem bate por trás continuaria a ser o culpado.

Há muita gente que acredita nisto do "não pode parar porque lhe apetece" mas sabes que por exemplo naquelas situações em que o veículo de trás se cola a ti para mostrar que está cheio de pressa, se decidires causar acidente e travar, a culpa é dele. Tenhas tu travado só porque te apeteceu e queres uma traseira nova.
 

stilo

Member
Tal como já disseram por aqui, mesmo que existissem testemunhas que aferissem que o carro parou "de repente", a culpa seria sempre tua. O conceito "de repente" é extremamente vago e por isso não tem qualquer validade legal. Um condutor deve circular a uma velocidade e a uma distância do veículo da frente que lhe permitam parar em segurança, pare ele para fazer o que quer que seja (ou só porque lhe apetece). Por isso ele até pode ter parado dos 100 aos 0 em 3 segundos que continuarias/quem bate por trás continuaria a ser o culpado.

Há muita gente que acredita nisto do "não pode parar porque lhe apetece" mas sabes que por exemplo naquelas situações em que o veículo de trás se cola a ti para mostrar que está cheio de pressa, se decidires causar acidente e travar, a culpa é dele. Tenhas tu travado só porque te apeteceu e queres uma traseira nova.

o "sempre" e o "nunca" são palavras que se devem utilizar com cuidado!!
 
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