Luz de circulação diurna

#1
Olá a todos,

Estou aqui a pensar que com a segurança não se brinca, pelo que ver e ser visto é um dever de todos nós.

Se bem que parece indiscutível/indispensável para quem rola de noite (que dificilmente será o meu caso)

mas quem rola de dia, luzes de circulação diurna serão realmente necessárias ou serão mais um hype?

A ser uma necessidade qual marcas/modelos aconselham?

Cumps
 

cou7inho

Well-Known Member
#4
Isto é um tema que já foi debatido várias vezes por aqui.
São raras as voltas que não uso luz atrás. Quando não uso é porque não me esqueci de por a luz a carregar.
No entanto, dias de nevoeiro e/ou nublados uso sempre luz e com um modo bem visível.
Costumo usar a luz da frente quando vou andar ao final do dia, a partir do momento em que o sol desaparece ou em dias de muito nublados.
Atrás uso a Lezyne Strip 150, impecavel. Tem modos para todos os gostos e a luz é muito boa.

Contudo, para além do uso de luzes, acho que deveríamos usar roupas que fossem visíveis na estrada. Num dia de sol "pronto que se lixe a cor da roupa", mas em dias nublados ir para a estrada todos de preto... é a minha opinião. Certamente haverá por aqui muita gente que deve usar equipamentos pretos todos os dias e isto também é muito culpa das marcas porque se forem ver a quantidade de opções em preto e em outras cores é visível que o preto é líder. Enfim, cada um anda como quer. Eu pessoalmente prefiro ir para a estrada com luzes, capacete amarelo, luvas amarelas, Jersey amarelo e sapatos amarelos (sim é esta a minha figura na maior parte das voltas).
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
#6
Não é hype, é um must, mas não resolve a estupidez humana, quando atrás do volante está uma besta, vai continuar a ser besta vendo ou não a luz.
Mas para os restantes utilizadores é uma mais valia.
Para trás sempre tive uma de 100lm com muito boa bateria, para a frente arranjei há coisa de 1mês e nunca mais a larguei uma specialized stix com 200lm e também muito boa bateria.
 

Bruso

Well-Known Member
#8
Eu uso Exposure e recomendo.

Atrás é obrigatório sempre que saio à rua. Na frente não acho que seja assim tão necessário mas não custa nada usar.
 

jocarreira

Well-Known Member
#10
Também aconselho o uso de luzes diurnas (tenho as Bontrager) mas deixo uma ressalva: se estás à espera que te passem a respeitar mais esquece lá isso.

Depois de algumas situações menos agradáveis como carros a fazer ultrapassagens e a virem de frente na minha faixa (eu que vá para a berma) ou outros a entrarem em cruzamentos mesmo à minha frente (é uma bicicleta anda devagar) decidi comprar a luz diurna frontal. O resultado? Continuo a ter experiências semelhantes, não sei se com menos frequência mas continua a acontecer por isso deixo um conselho mesmo para quem anda com luzes diurnas: nunca baixem a guarda!

Ainda hoje ao aproximar-me de um cruzamento (eu na via com prioridade, o outro vinha de frente e ia virar para a esquerda) tive que mandar 2 berros que toda a gente ali virou a cabeça. Há pessoas que não vêem ali uma vida humana, devem achar que a bicicleta anda sozinha e contra esses não há muita coisa que possas fazer a não ser estar atento e adoptar uma postura defensiva.
 

elchocollat

Well-Known Member
#11
É isso mesmo!
Eu tento partir sempre do princípio que não me dão a prioridade, que vão avançar nos cruzamentos, que as pessoas se vão mandar para a passadeira, que me vão ultrapassar para curvar imediatamente à direita
...
Infelizmente é o risco.
 
#12
Boas
Como está a chegar o Outono os dias são mais curtos preciso de uma boa luz para a frente ( atrás acho que vou para a Flare RT )mas para a frente não sei o que comprar ?