Mangelovsky
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Estou prestes a concluir a montagem da minha Kona de estrada. Vai ser a minha primeira bicicleta de estrada para uso desportivo, por isso peço que perdoem erros que possam decorrer da minha falta de experiência e conhecimento do meio. Até esta data, tive apenas bicicletas de montanha e uma bicicleta de estrada antiga AJAR (marca de uma loja de bicicletas cá no Porto), feita em aço com 12 velocidades à qual dei uma utilização exclusivamente citadina.
A Kona não é uma marca com grande tradição na estrada, logo recorre a outras marcas para a construção dos seus quadros, neste caso a italiana Dedacciai. A designação que a Dedacciai dá à liga deste quadro é EM2, o que nos deixa um pouco às escuras quanto aos materiais utilizados. Pesquisei um pouco e à parte as escoras em carbono, que saltam à vista, continuo na dúvida se o triângulo principal do quadro será feito em alumínio ou escândio.
Após a aquisição do quadro pelo ebay, há já mais de um ano, fui procurando os restantes componentes e adquirindo-os quando achava que era um negócio vantajoso. O objectivo inicial era fazer uma montagem parecida com a de catálogo deste quadro, no entanto um dos primeiros negócios com que me deparei foi de um grupo completo Ultegra que me pôs a imaginar vôos mais altos.
O componente que me levou mais tempo a encontrar foram as rodas. Andei a ponderar imenso tempo entre novas e usadas, Mavic Aksium, Ksyrium Equipe e Elite, Shimano desde RS-10 até RS-80 e diversos modelos FSA. Acabei por optar por umas Mavic Aksium de 2010 novas, aproveitando uma promoção feita por uma loja online há duas semanas.
Questionei algumas pessoas e consultei este forum sobre o tipo de pedaleira a adquirir e optei por uma FSA Gossamer compacta, com cranks de 172,5mm (a única peça da transmissão que não é shimano Ultegra).
Quanto ao guiador, por ter muitas dúvidas no método a seguir para determinar a sua largura adequada, optei por um Cinelli de 46 cm (achei que não iria estranhar um guiador largo, visto estar habituado apenas a btt) que também estava em promoção na mesma loja onde adquiri as rodas. O preço era tão baixo, que achei que o devia adquirir para poder pôr a bike rapidamente rolar e mais tarde tirar conclusões.
O avanço e espigão de selim são emprestados e pretendo andar com eles até tirar conclusões sobre os comprimentos e offsets que pretendo. Nessa altura comprarei algo melhor e possivelmente também substituirei o guiador por um de gama mais alta (apesar de este nem ter um peso muito mau). Para já montei o avanço na posição invertida, pois o quadro, pela sua testa grande, parece prometer uma posição de condução confortável e não vejo necessidade de estar a elevar muito o guiador.
O selim, apesar de meu, está "emprestado" a esta bicicleta enquanto também não adquiro um definitivo. Da breve experiência que tenho com ele, acho que a dureza do mesmo poderá ser problemática em estrada, onde não há suspensões para absorver irregularidades do terreno e onde se passa quantidades de tempo maiores a pedalar sentado.
A cobrir as rodas, optei por uns pneus Hutchinson Equinox na versão dobrável e na cor azul, adquiridos na loja onde estou a finalizar a montagem da bicicleta (que curiosamente é a mesma loja de origem da AJAR). Não tenho quaisquer referências sobre os pneus e adquiri-os a conselho da loja, porque achei o preço/peso equilibrado e porque pretendia que os pneus fossem precisamente azuis, para criar um contraste de cor com o vermelho do quadro e forqueta.
As primeiras impressões que tive ao colocar-me em cima dela durante a montagem, levam-me a concluir que é urgente a aquisição de um espigão de selim recto e um selim não tão "endurecido pelos anos" como o amarelinho Nitrox. Estou a pensar comprar um espigão Aerozine pela relação preço/peso e um selim Selle Italia C2 Gel Flow (idêntico ao original da bicicleta e que penso ser uma boa escolha para criar um balanço entre peso e conforto)
Espero tê-la a rolar dentro de alguns dias, para poder começar a escrever as minhas primeiras impressões a sério
Eis a lista de componentes e uma foto actuais:
A Kona não é uma marca com grande tradição na estrada, logo recorre a outras marcas para a construção dos seus quadros, neste caso a italiana Dedacciai. A designação que a Dedacciai dá à liga deste quadro é EM2, o que nos deixa um pouco às escuras quanto aos materiais utilizados. Pesquisei um pouco e à parte as escoras em carbono, que saltam à vista, continuo na dúvida se o triângulo principal do quadro será feito em alumínio ou escândio.
Após a aquisição do quadro pelo ebay, há já mais de um ano, fui procurando os restantes componentes e adquirindo-os quando achava que era um negócio vantajoso. O objectivo inicial era fazer uma montagem parecida com a de catálogo deste quadro, no entanto um dos primeiros negócios com que me deparei foi de um grupo completo Ultegra que me pôs a imaginar vôos mais altos.
O componente que me levou mais tempo a encontrar foram as rodas. Andei a ponderar imenso tempo entre novas e usadas, Mavic Aksium, Ksyrium Equipe e Elite, Shimano desde RS-10 até RS-80 e diversos modelos FSA. Acabei por optar por umas Mavic Aksium de 2010 novas, aproveitando uma promoção feita por uma loja online há duas semanas.
Questionei algumas pessoas e consultei este forum sobre o tipo de pedaleira a adquirir e optei por uma FSA Gossamer compacta, com cranks de 172,5mm (a única peça da transmissão que não é shimano Ultegra).
Quanto ao guiador, por ter muitas dúvidas no método a seguir para determinar a sua largura adequada, optei por um Cinelli de 46 cm (achei que não iria estranhar um guiador largo, visto estar habituado apenas a btt) que também estava em promoção na mesma loja onde adquiri as rodas. O preço era tão baixo, que achei que o devia adquirir para poder pôr a bike rapidamente rolar e mais tarde tirar conclusões.
O avanço e espigão de selim são emprestados e pretendo andar com eles até tirar conclusões sobre os comprimentos e offsets que pretendo. Nessa altura comprarei algo melhor e possivelmente também substituirei o guiador por um de gama mais alta (apesar de este nem ter um peso muito mau). Para já montei o avanço na posição invertida, pois o quadro, pela sua testa grande, parece prometer uma posição de condução confortável e não vejo necessidade de estar a elevar muito o guiador.
O selim, apesar de meu, está "emprestado" a esta bicicleta enquanto também não adquiro um definitivo. Da breve experiência que tenho com ele, acho que a dureza do mesmo poderá ser problemática em estrada, onde não há suspensões para absorver irregularidades do terreno e onde se passa quantidades de tempo maiores a pedalar sentado.
A cobrir as rodas, optei por uns pneus Hutchinson Equinox na versão dobrável e na cor azul, adquiridos na loja onde estou a finalizar a montagem da bicicleta (que curiosamente é a mesma loja de origem da AJAR). Não tenho quaisquer referências sobre os pneus e adquiri-os a conselho da loja, porque achei o preço/peso equilibrado e porque pretendia que os pneus fossem precisamente azuis, para criar um contraste de cor com o vermelho do quadro e forqueta.
As primeiras impressões que tive ao colocar-me em cima dela durante a montagem, levam-me a concluir que é urgente a aquisição de um espigão de selim recto e um selim não tão "endurecido pelos anos" como o amarelinho Nitrox. Estou a pensar comprar um espigão Aerozine pela relação preço/peso e um selim Selle Italia C2 Gel Flow (idêntico ao original da bicicleta e que penso ser uma boa escolha para criar um balanço entre peso e conforto)
Espero tê-la a rolar dentro de alguns dias, para poder começar a escrever as minhas primeiras impressões a sério
Eis a lista de componentes e uma foto actuais:
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