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Kona Zing Deluxe (2006)

Mangelovsky

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Estou prestes a concluir a montagem da minha Kona de estrada. Vai ser a minha primeira bicicleta de estrada para uso desportivo, por isso peço que perdoem erros que possam decorrer da minha falta de experiência e conhecimento do meio. Até esta data, tive apenas bicicletas de montanha e uma bicicleta de estrada antiga AJAR (marca de uma loja de bicicletas cá no Porto), feita em aço com 12 velocidades à qual dei uma utilização exclusivamente citadina.

A Kona não é uma marca com grande tradição na estrada, logo recorre a outras marcas para a construção dos seus quadros, neste caso a italiana Dedacciai. A designação que a Dedacciai dá à liga deste quadro é EM2, o que nos deixa um pouco às escuras quanto aos materiais utilizados. Pesquisei um pouco e à parte as escoras em carbono, que saltam à vista, continuo na dúvida se o triângulo principal do quadro será feito em alumínio ou escândio.

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Após a aquisição do quadro pelo ebay, há já mais de um ano, fui procurando os restantes componentes e adquirindo-os quando achava que era um negócio vantajoso. O objectivo inicial era fazer uma montagem parecida com a de catálogo deste quadro, no entanto um dos primeiros negócios com que me deparei foi de um grupo completo Ultegra que me pôs a imaginar vôos mais altos.

O componente que me levou mais tempo a encontrar foram as rodas. Andei a ponderar imenso tempo entre novas e usadas, Mavic Aksium, Ksyrium Equipe e Elite, Shimano desde RS-10 até RS-80 e diversos modelos FSA. Acabei por optar por umas Mavic Aksium de 2010 novas, aproveitando uma promoção feita por uma loja online há duas semanas.

Questionei algumas pessoas e consultei este forum sobre o tipo de pedaleira a adquirir e optei por uma FSA Gossamer compacta, com cranks de 172,5mm (a única peça da transmissão que não é shimano Ultegra).

Quanto ao guiador, por ter muitas dúvidas no método a seguir para determinar a sua largura adequada, optei por um Cinelli de 46 cm (achei que não iria estranhar um guiador largo, visto estar habituado apenas a btt) que também estava em promoção na mesma loja onde adquiri as rodas. O preço era tão baixo, que achei que o devia adquirir para poder pôr a bike rapidamente rolar e mais tarde tirar conclusões.

O avanço e espigão de selim são emprestados e pretendo andar com eles até tirar conclusões sobre os comprimentos e offsets que pretendo. Nessa altura comprarei algo melhor e possivelmente também substituirei o guiador por um de gama mais alta (apesar de este nem ter um peso muito mau). Para já montei o avanço na posição invertida, pois o quadro, pela sua testa grande, parece prometer uma posição de condução confortável e não vejo necessidade de estar a elevar muito o guiador.

O selim, apesar de meu, está "emprestado" a esta bicicleta enquanto também não adquiro um definitivo. Da breve experiência que tenho com ele, acho que a dureza do mesmo poderá ser problemática em estrada, onde não há suspensões para absorver irregularidades do terreno e onde se passa quantidades de tempo maiores a pedalar sentado.

A cobrir as rodas, optei por uns pneus Hutchinson Equinox na versão dobrável e na cor azul, adquiridos na loja onde estou a finalizar a montagem da bicicleta (que curiosamente é a mesma loja de origem da AJAR). Não tenho quaisquer referências sobre os pneus e adquiri-os a conselho da loja, porque achei o preço/peso equilibrado e porque pretendia que os pneus fossem precisamente azuis, para criar um contraste de cor com o vermelho do quadro e forqueta.

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As primeiras impressões que tive ao colocar-me em cima dela durante a montagem, levam-me a concluir que é urgente a aquisição de um espigão de selim recto e um selim não tão "endurecido pelos anos" como o amarelinho Nitrox. Estou a pensar comprar um espigão Aerozine pela relação preço/peso e um selim Selle Italia C2 Gel Flow (idêntico ao original da bicicleta e que penso ser uma boa escolha para criar um balanço entre peso e conforto)

Espero tê-la a rolar dentro de alguns dias, para poder começar a escrever as minhas primeiras impressões a sério :)

Eis a lista de componentes e uma foto actuais:

Componentes.png

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Nolimits

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Bem bonita e parece eficaz o suficiente pra levar com uns bons kilómetros,só tenho uma coisa a dizer,se a memória não me falha,o dedacciai,não é uma marca de bicicletas,mas sim um tipo de aluminio,(liga) especifico,tal como existe o aluminio "easton".
Se não estiver correcto peço dsculpa po lapso.........de qualquer forma bela máquina,cumps
 

Mangelovsky

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Pois, eu próprio tenho essa dúvida. Mas penso já ter visto bicicletas com a marca Dedacciai em grande nos tubos principais do quadro. Acabo por não saber bem se é um caso como o da Easton ou não, ou seja, se a Kona compra tubos à Dedacciai e monta quadros com uma geometria da sua autoria, ou se o quadro já vem acabado da Dedacciai. Nas btt, há certas características que identificam uma Kona, como por exemplo a união do tubo horizontal com o vertical um pouco mais abaixo do normal, que resulta no slooping. No caso deste Zing, não há nada que o identifique como Kona, a não ser a pintura e ao pesquisar na net, encontro quadros de outras marcas com a tal liga Dedacciai EM2 muito parecidos, senão iguais:
Condor Squadra
 

Mangelovsky

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A montagem está provisoriamente concluída e a menina já rola (às voltas na garagem). Ainda não vou fazer quilómetros com ela, porque entretanto coloquei um controlador de desgaste na corrente e esta está no limite. Como a cassete não parece má e os pratos da pedaleira são novos, vou colocar uma corrente nova. Como estamos em crise, não poderá ser uma Dura-ace. Vou também proteger de alguma forma a escora traseira (eu sei que não é hábito em estrada), mas a neste caso esta tem uma curvatura que faz com que passe muito próxima da corrente.

O peso total é de 9,02 Kg. Mau para estrada, certo?

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A ideia do espigão Aerozine está posta de parte. A loja onde o ia comprar deixou de trabalhar com a marca, por esta andar a ignorar pedidos de garantia. Ainda quero um espigão recto, ainda quero que seja azul e ainda quero um selim vermelho. Quanto ao selim, agora já ando a pensar em algo mais rijinho que um C2, porque nas voltas na garagem fiquei com a sensação que a bicicleta é muito confortável e o carbono absorve bem as vibrações.

(lista de componentes actualizada no primeiro post)
 
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Mangelovsky

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@fogueteiro

Eu gosto da fita do guiador com duas cores. Quando comprei pela net, pensava que o vermelho e azul iam alternar em espiral. Foi uma surpresa quando vi a embalagem, mas gostei do efeito. É mais bonito ao vivo que nas fotos. Quem me colocou a fita disse que ela não é de muito boa qualidade e que não deverá durar muito... Já houve mais pessoas a estranhar a fita, mas as prioridades actuais são o espigão e o selim, que infelizmente terão que esperar umas semanas até eu me recompor melhor dos últimos investimentos :)

@Guerreiro_76

Obrigado pela dica. Quando passar pelo Centro vou tentar ir lá dar uma espreitadela ;)
 
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mexxx

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gostei da forma como descreveste a montagem da tua nova bike, e a adrenalina que dá montar uma bicicleta com varios componetes comprados ao nosso gosto e do nosso t€€€mpo.
os 9 kilos da bike não é nada mau, para o dinheiro investido, anda na media de uma bike dentro desses preços.
em relação aos componetes, as rodas foram quanto a mim a escolha menos acertada, porque são pesadas e é onde vai prejudicar mais o andamento da tua bike.

Nota: (nota-se mais no andamento tirar 500 gramas numas rodas, do que 2 quilos na bike toda)
 
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Mangelovsky

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Se um dia montar uma bike de ciclocross, estas rodas servem para lá :)

Já rolei com a bicicleta: as primeiras duas vezes a muito custo, com imensas dores nos braços e com um medo terrível dos carros e das descidas (especialmente em paralelo) por ter a noção que tinha pouco controle sobre a bike.

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Depois fiz os últimos dois upgrades e segui um conselho mágico que me deram numa loja em Valongo: andar com as mãos pricipalmente nos drops.

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Espigão Aerozine e Selle Italia Signo. Foi tão difícil encontrar um selim vermelho, que decidi deixar de procurar um azul :) O espigão Aerozine deve ter vindo com as tolerâncias maradas, pois custa imenso a entrar no tubo do quadro :-S

Ficou com o seguinte aspecto:

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O flash dá-lhe um tom rosa, mas consegue-se ver melhor os componentes.

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Agora vou andar com ela assim uns tempos. Acho que o avanço tem o tamanho correcto e não é muito pesado. Vai continuar emprestado a mim mais uns tempos :). O guiador talvez seja largo demais. Talvez troque por um compacto no futuro, para a posição com as mãos nos drops não ser tão agressiva.

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pantani

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A bike até está bonita, no conjunto com a paisagem (jardim da cantareira) fica um espectáculo.
Agora é só meter kms na máquina.
 

Mangelovsky

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Obrigado, pantani. Eu também acho bonita, mas sou suspeito porque é minha :D

Uma história curiosa, off-topic:

Na volta deste domingo de tarde, passei pelo centro de Valongo. Numa parte em que abrandei imenso por causa do trânsito, ouvi alguém no passeio dizer: "Está gordo, parece a baleia Dominique..."

Não sei se era um insulto e se foi para mim ou não, mas acho que foi uma das melhores bocas que já ouvi em toda a minha vida, lol!
 

Mangelovsky

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A Kona principal de montanha teve direito a estas prendas de Natal:

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Então, consequentemente, a Zing Deluxe teve direito a este upgrade "grátis":

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O seu peso actual é o seguinte:

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