• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Iniciar no ciclismo de competição.

Tonidosbifes94

New Member
Boas pessoal, tenho algumas dúvidas e espero que as consigam esclarecer.

Tenho 17 anos(feitos em fevereiro) e ja faço ciclismo de estrada acerca de 2/3 anos e btt desde os meus 10 anos de idade como eu adorava as voltas que dava com o meu pai, 30km pelo mato naquela idade.

Gostava que me pode-se esclarecer se ainda tenho idade para me iniciar no ciclismo de competição. Esta época desde Janeiro até agora fiz cerca de 5050 Km de estrada e 400 km de btt, por vezes faço rolos 1h30m no mínimo e no máximo 3h( fiz duas vezes com uma média a rondar os 32 km/h, posso dizer que é desgastante mentalmente e psicológicamente:cool:). Como podem ver vontade não me falta e gosto bastante de "por o corpo a prova".
 

Nuno Pantani

New Member
Na minha modesta opinião vais muito a tempo. Ainda para mais sendo tu até agora um praticante regular.
Houve grandes campeões na história da modalidade que se iniciaram já tarde na modalidade. O caso mais paradigmático disso mesmo é o do "nosso" campeoníssimo Joaquim Agostinho.
 

Armando

New Member
Houve grandes campeões na história da modalidade que se iniciaram já tarde na modalidade. O caso mais paradigmático disso mesmo é o do "nosso" campeoníssimo Joaquim Agostinho.

Pois,mas isso eram outros tempos. Hoje começar com a idade do Joaquim Agostinho ja não dá para iniciar "carreira".
 

plx

New Member
Tens de fazer meter mais quilómetros nas pernas, tenho a certeza que eles nesse espaço de tempo fazem mais do dobro dos km
 

TiagoSilva

New Member
Sendo eu do Lousa, tenho que te recomendar vires para ca.

O ambiente e bom, informa.te sobre isso.
Vais notar grande diferença e na quilometragem, nos juniores precisamos de pelo menos 10.000/15.000 quilometros todos os anos, dado que as provas ja sao longas, algumas bem acima dos 100km.

Mas e como digo, informa.te ali no Lousa se quiseres,
 

raul061990

New Member
bom dia, aproveito este tópico, para saber se com 19 anos, posso iniciar no ciclismo, faço btt desde os 16 anos, mas há 2 anos atrás, mais intensamente, ando de bicicleta 4x por semana, faço bem 100 km com a minha bicicleta de btt em estrada, vou ao ginásio, 3 x por semana, para fazer exercícios de perna e acho que me podia dar bem no ciclismo, já fui aos clubes de lousa e milharado, mas só aceitam até aos 18 anos, moro na zona de loures e gostava de saber se há algum clube que me podia fazer algumas provas ou testes, só para saber se podia entrar no clube e progredir.
 

Armando

New Member
ninguém diz nada, nem uma opinião


Ola

Tenta entrar em contacto com equipas de Sub23 ou então com equipas amadoras que corram no escalão Master. Tens em Sintra a equipa " Master" Viveiros/Vitor Lourenço.
Tens ainda a opção de te federares e entrar em corridas no pelotão "Master", para medires as tuas forças e tentares dar nas vistas na esperança de que alguma te convide.
 
Boas
sendo já sub23, é um pouco complicado conseguires entrar para competir numa "equipa do pelotão nacional", mas sempre podes tentar, pois se não estou em erro é o teu priemiro ano desse escalão.
Se não conseguires nem um treino de teste com uma aquipa sub 23, o mais indicado é seguires para o pelotão master numa equipa amadora como o amigo Armando referio.
cumprimentos
 

raul061990

New Member
obrigado pelas opiniões, por acaso sabem de grupos de ciclismo aqui perto de lisboa, para além do " Master" Viveiros/Vitor Lourenço, que tenham corredores de sub-23?
 
Viva Raul!
de facto, tenho acompanhado estas tuas questões...
e de facto, é algo que a mim próprio me faz questionar o porquê de não se apostar mais no ciclismo amador ou "pseudo-competição" (tal como se aposta no BTT amador ou de "pseudo-competição", pois participo em provas BTT em alguns fins de semana e o ambiente e a envolvente é fantástica) e permite conciliar com a vida familiar/profissional/social, etc...
Mas o importante é lutar pelos objectivos e metas a que nos propomos... pois não podemos estar dependente dos outros para atingirmos os nossos sonhos :)

No fundo, penso que muitos de nós procuramos uma forma de melhorar as nossas capacidades e depois em provas termos rendimentos de acordo com os treinos que fazemos e dar o nosso melhor possivel... mas parece que não é fácil se encontrar este enquadramento... de facto, existem algumas pessoas motivadas e com disciplina de treino durante a semana... que rapidamente poderiam ser enquadradas numa escola de ciclismo "para adultos"... e que essas escolas poderiam ter um calendário de provas, etc... etc... e até devidamente enquadradas em projectos da federação de ciclismo...iriam certamente dinamizar a modalidade.
Aliás, recentemente andei à procura do calendário de masters... para saber o tipo de provas, zonas... tomar conhecimento de como se processava :) e confesso que foi cá um dificuldade para se encontrar algo, parece tudo muito "desligado" e pouco organizado....fiquei com essa sensação (poderei não estar correcto e certamente outras pessoas têm outra opinião.... mas foi a sensação que tive)

Sendo agora mais concreto...
no outro dia enquanto andava a fazer um treino de estrada encontrei um atleta da Escola de ciclismo de Lousã e aproveitamos a fazer o treino moderado em conjunto e alguma conversa também, tendo-me ele referido que na zona de Loures, o grupo do PinaBike estaria a organizar um grupo para participarem em provas de estrada (não sei em que âmbito...), mas seria talvez uma ideia para passares por lá e perguntar :)
Por vezes encontro alguns elementos desse grupo quando vou treinar, se for oportuno... na próxima vez tentarei saber um pouco mais sobre isto...

Outro conceito também muito interessante é o conceito dos Desafios Audace da FPCUB, são desafios de superação pessoal em que podes participar de forma individual ou com grupos, contribuindo para uma pontuação colectiva (no caso de estares inscrito por um grupo)... tem um calendário com bastantes eventos e pode ser uma forma de se conhecer mais pessoal com as mesmas paixões...

Boas pedaladas!
Cumps,
Pedro
 

Armando

New Member
Boas Pedrojmmorgado

O ciclismo de que falas não tem viabilidade em Portugal nos anos mais próximos.
A conjuntura actual com fracos recursos financeiros,condiciona qualquer tipo de ideias o colocar em pratica nos tempos mais próximos.

Uma escola para adultos é coisa que não fica barata e depois se não for nas corridas Masters, que cada vez são menos,não existem mais oportunidades de competição.

O ciclismo de veteranos é visto pelas mais altas instâncias,como sendo um pelotão de "frustrados", que não andaram em tempo devido e que agora andam "carregados até ás orelhas",sendo de antemão uma mau exemplo para as camadas jovens.

Os jovens também só têm "ilusões" até ao fim da idade de juniores,pois a partir daí, 90% acabam para a modalidade e os 10% que sobram mal cabem no pelotão de sub 23.
As equipas de sub23 também estão "empestadas" pelos ciclistas (Seniores) que não cabem no pelotão profissional,mas que tentam arranjar de qualquer maneira uma oportunidade para continuarem na modalidade.

O ciclismo de estrada não tem nada a ver com o ambiente do BTT. No BTT existem muitas provas "amadoras" e o pessoal participa com variados objectivos e não se atropelam para ganhar lugar nas equipas,pois as equipas são quase todas "carolas" e é o convívio que as faz mover.
 
Viva Armando!
de facto, fizeste uma boa análise geral deste enquadramento! :)

pois, tenho consciência de que a minha ideia é mera utopia! eheh, e só seria possivel enquadrar se tivéssemos numa sociedade que "acarinha-se" este conceito (e não me refiro apenas a ciclismo... tb por exemplo no caso de atletismo.... etc...etc...)

e é mesmo um facto, a quantidade de juniores que depois ficam pelo caminho... e isso revela muito! revela a aposta que um país tem ou não neste desporto...
Diversos exemplos de atletas com um talento brutal que depois não têm acompanhamento...
Por outro lado, também alguns atletas nas escolas de formação que não são tão dedicados... e no fundo, está a investir-se dinheiro em alguns casos sem razão, pois bastava aplicar esse dinheiro/tempo/dedicação em atletas (dos 8 aos 80 anos) que tenham mesmo motivação, pois a motivação é para mim dos aspectos mais importantes (independentemente da idade)...

De forma natural... alguns juniores sonham actualmente com o estrangeiro e em arranjarem entrada em equipas de formação estrangeira... mas aí tb se sofre o facto de se pertencer a Portugal (em relação ao mercado português são pequeno e pouco apetecível para as marcas, marketing....etc... )

mas adiante, penso que os jovens devem também saber dosear os seus sonhos e colocar pequenos patamares como objectivos, coisas que sejam possíveis atingir e assim também sentirem satisfação em atingirem as suas metas, pois se as metas são muito elevadas... podem sofrer pela ansiedade ou pelo insucesso de não se atingir determinado patamar pelo facto de ser demasiado elevado.
Por vezes acho que é importante ajudar as pessoas a canalizarem os seus objectivos, as suas forças, a sua determinação para objectivos tangíveis e concretos... talvez aqui o papel de treinadores e dos mais experientes neste desporto seja determinante.

No fundo, acho que é muito positivo tudo aquilo que se pode fazer neste desporto mas desde que seja possivel enquadrar na vida profissional/familiar/social... e acima de tudo desfrutar ao máximo! :cool::)

Boas pedaladas!
Cumps,
Pedro
 

raul061990

New Member
O clube de sintra, paga a inscrição na federação só a quem vive em sintra, como nao vivo, tenho que pagar, e disseram-me que o jersey, o seguro, inscrição no clube, ia ficar em 200 e poucos euros, nao tenho dinheiro para isso, por isso acho que vou desistir do ciclismo, pois nao ha ninguem a querer ajudar.
 
por isso acho que vou desistir do ciclismo...

Viva Raul...
isso não se diz pah :eek::):p:rolleyes::cool:
o ciclismo/btt são filosofias de vida! :cool:
e se gostas mesmo deste desporto é lógico que não vais desistir! :eek::):D

imagina, com 200 euros podes fazer anualmente a tua manutenção à bike, participar até em alguns eventos... e acima de tudo desfrutar do ciclismo e do espírito ciclista! e no final ainda deve sobrar algum euritos para a manutenção da bike no ano seguinte!!! :):p

esta frase já tinha dito anteriormente, mas cá vai novamente:
Mas o importante é lutar pelos objectivos e metas a que nos propomos... pois não podemos estar dependente dos outros para atingirmos os nossos sonhos :)
não podemos estar dependentes de clubes/associações, equipas, federações, de grandes máquinas XPTO, ou de componentes de topo, etc... etc... etc... para nos divertirmos e sentirmos bem neste desporto!

Muitas vezes não somos nós que escolhemos o ciclismo/btt... mas sim o ciclismo/btt que nos escolhe a nós! :eek::);)

e pronto, sendo agora mais concreto:

partilho aqui um evento que recebi , se quiseres participar no dia 14 de Julho (em principio, conto ir...):
"O 1º Memorial Joaquim Agostinho 2012 (Provas Abertas de Estrada da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo) é uma prova da responsabilidade organizativa da Fullsport, com a colaboração da UDO (união desportiva do oeste) e da Federação Portuguesa de Ciclismo.",
mais informações aqui: AQUI
Este conceito das Provas Abertas de Estrada da FPC acaba por ter +- 70% de passeio e 30% de roda livre (contagem de tempos)... para além de ser uma homenagem a um grande... grande, não... diria antes GRANDE ciclista português!

e sempre a pedalar com muita paixão e muito espírito ciclista/bttista!:cool::eek:

Abraço!
Cumps,
Pedro
 
Top