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Importância do uso de capacete

paradawt

Moderador
Uma das questões que se coloca na alteração da legislação para tornar obrigatório o uso do capacete ou por exemplo o seguro nas bicicletas, é que a UE necessita desesperadamente que nas grandes cidades europeias, a bicicleta seja encarada como principal meio de transporte. Temos visto que os níveis de poluição em Paris ou Londres estão em alerta vermelho. Em Londres inclusive já desanconselham as pessoas a praticar desporto ao ar livre.

Lisboa também se encaminha para níveis preocupantes.

Ou seja, tudo aquilo que seja uma barreira ao cidadão adoptar como seu meio de transporte a bicicleta, está fora de questão tornar obrigatório.
 

M1962

New Member
Capacete sempre,já uma vez fui engavetado por um condutor que abriu a porta,não houve tempo para nada,a porta ficou dobrada para a frente,eu fiquei com o cabedal dorido,uma enorme contusão no queixo a cabeça não sofreu nada porque o capacete aguentou o impacto no aro superior da porta,para mim não há qualquer duvida,capacete,sempre!
 

jocarreira

Well-Known Member
Eu vi esse post no Facebook da FPCUB, olhei para a data e assumi que era uma partida do dia 1 de Abril. Afinal não era? :confused:
 

Carolina

Well-Known Member
eu acho que devia ser obrigatório. dizer que a obrigatoriedade do capacete (nem me refiro ao seguro), vai fazer alguém desistir de andar de bicicleta é como dizer que a obrigação do uso do cinto de segurança no automóvel vai fazer alguém deixar de andar de carro. acho ridículo. a segurança é o mais importante, especialmente quando o ciclista já está suficientemente desprotegido.

tanto o capacete como o seguro são acessíveis em termos de custo, especialmente quando comparado com o preço normal dos transportes/carro pessoal.
 

jotinha17

New Member
Boa noite,

Bem cheguei mesmo agora aqui ao forum e vim logo parar a este topico que achei muito interessante e que devia ser de leitura obrigatória.

Eu era um deles que andava sempre sem capacete e por vezes a "alta" velocidade, por sorte nunca tive nenhum acidente mas ja estive la perto numa descida em que a travagem foi repentina porque um individuo se lembrou de travar para a mulher sair....
Recentemente comprei capacete e admito que me custou andar com ele, não me sentia à vontade mas isso passa muito rapidamente e agora para onde quer que vá vem capacete comigo.

Obrigatório acho errado, mas chamar atenção como se chama com o sinto deviam fazer ;)
 

Bruso

Well-Known Member
Estudo estatistico: tirem as conclusões que quiserem

WHY IT MAKES SENSE TO BIKE WITHOUT A HELMET

We came across an interesting look at head injuries and the stats on helmet use on Howie Chong’s blog. Chong argues that there are many more activities we partake in that have a much higher risk of head injury than cycling, and that the fear that comes along with a push for helmets is counter productive in getting more people on bikes:

“When compared to other forms of transportation, the fear of head trauma from cycling is likely out of proportion to the actual risk — and that fear is leading many advocates to admonish bare-headed cycling and contribute to a culture that’s counter-productive to the overall safety of all cyclists.”

“a broader look at the statistics show that cyclists’ fear of head trauma is irrational if we compare it to some other risks. Head injuries aren’t just dangerous when you’re biking—head injuries are dangerous when you’re doing pretty much anything else. There’s ample evidence showing that there’s nothing particularly special about cycling when it comes to serious head injuries.

chart

“Over half of all head injuries occur in motor vehicles and more people were hospitalized after walking down the street than riding on a bicycle. Or consider another statistic: According to a 2006 French study, pedestrians are 1.4 times more likely to receive a traumatic brain injury than unhelmeted cyclists.

Why do places that have mandatory helmet laws for cyclists not have them for drivers or pedestrians? A 1996 Australian study suggests that a mandatory helmet law for motor vehicle occupants could save seventeen times more people from death and serious head injury than a similar law for cyclists.”

Artigo completo
 

ohomemdobussaco

Active Member
Mas ainda existe alguém que não saiba as vantagens/benefícios de usar capacete?!? É como o uso do cinto de segurança nos carros. Aceito que as pessoas não usem porque não querem usar, mas que digam que não tem benefícios é que é inacreditável. O mesmo se aplica aos capacetes...
 

fjota

Member
Mas ainda existe alguém que não saiba as vantagens/benefícios de usar capacete?!? É como o uso do cinto de segurança nos carros. Aceito que as pessoas não usem porque não querem usar, mas que digam que não tem benefícios é que é inacreditável. O mesmo se aplica aos capacetes...

É mesmo...aqui há dias numa volta um colega teve um acidente, e o capacete ficou partido em varios pedaços, ele não teve ferimentos na cabeça devido ao capacete, sem duvida...
Estava lá um tipo sem capacete, a ver o acidentado...e fui-lhe dizer ''vês? agora vê se compras um capacete!''
Alem disto, passo várias vezes por pessoal na estrada sem capacete, e não cumprimento nenhum, e muitos deles não são aqueles que vão passear...são gajos que se nota logo que andam há uns anos... tambem acontece com pessoal mais velho...bem mais velho que são do tempo dos chapéus, e dizem que não se habituam ao capacete...e que em tantos anos nunca tiveram problemas...enfim...

Outra coisa, tenho visto reportagens na televisão sobre bicicletas/mobilidade na cidade...e curiosamente quase nenhum usa o capacete, inclusive pessoal que tem lojas.
Eu não saio sem o capacete, mas já me aconteceu sair porque pensava que tinha o capacete colocado :) devido a ter o lenço :p e aperta a cabeça...felizmente foi 1 ou 2 vezes, de resto não consigo andar sem.
 

Carolina

Well-Known Member
esse tipo de estudos são ridículos e não fazem qualquer sentido.

se obrigatoriedade do capacete servir para salvar a vida de 1 pessoa, isso para mim chega. eu não quero saber se as outras 1239230597230491230 pessoas não precisavam de usar capacete. a vida não tem preço e se podemos evitar que algo de grave nos aconteça, melhor.
 

pratoni

Well-Known Member
Não é por aí que estes estudos querem demonstrar que não deve ser obrigatório o uso do capacete.

O principal argumento de quem, com algum argumento válido, tenta que o capacete não seja obrigatório é que, ao obrigar-se a usar o capacete, haverá muita gente que usará isso como argumento, válido ou não, para não andar de bicicleta...
 

Carolina

Well-Known Member
isso é o mesmo que dizer que quero emagrecer, mas não quero parar de comer porcarias.

as pessoas ou querem ou não querem e se realmente querem, não é o capacete que as vai desmotivar.
 

20fps

Member
esse tipo de estudos são ridículos e não fazem qualquer sentido.

se obrigatoriedade do capacete servir para salvar a vida de 1 pessoa, isso para mim chega. eu não quero saber se as outras 1239230597230491230 pessoas não precisavam de usar capacete. a vida não tem preço e se podemos evitar que algo de grave nos aconteça, melhor.

Por essa ordem de ideias imagino que de carro também uses capacete.

O uso de capacete não deve ser obrigatório para quem anda de bicicleta. Fica ao critério de cada um como é evidente.

É que uma coisa é andar de bicicleta na estrada como nós andamos na pratica desportiva, outra, completamente diferente é usar a bicicleta em cidades bem pensadas e como meio de transporte. Evidente que a obrigação do capacete não faz sentido.
 

cutkiller

Well-Known Member
Evidente que a obrigação do capacete não faz sentido.

"Evidente"... é complicado dizer isso..

Eu acho que devia ser obrigatório... mas depois penso.. saio de casa e vou ao café que fica a 300 metros no meio duma aldeia... obrigar o uso de capacete nestas situações? é difícil aceitar isso!
 

Ricardo93

Active Member
Eu dividia o uso da bicicleta em dois tipos:
1. Uso para prática desportiva ou como meio de transporte. Tanto numa como noutra situação percorrem-se distâncias mais ou menos grandes, sendo que muitas vezes a par com outros veículos tais como carros e motas. Por esse motivo acho que nesta situação a utilização do capacete é essencial.
2. Uso para deslocações pequenas, a tal situação de ir ao café, ou de ir a casa de um amigo que mora ali ao virar da esquina. Nesta situação não me parece ser tão necessário o uso do capacete.

Agora algumas criticas ao que eu acabei de dizer, o que revela a complexidade da questão. Não é possível legislar sobre um tipo de utilização de bicicleta, pois seria muito difícil ou mesmo impossível identificar que uso o ciclista estava a dar à bicicleta naquele momento. Contudo seria possível obrigar a utilização do capacete em certos tipos de vias, como por exemplo Estradas Nacionais.
Eu sempre andei de bicicleta em miúdo para fazer curtas distâncias, ou para ir para a escola primária, ou para ir a casa da minha avó, ou para ir ter com amigos, isto tudo na minha aldeia, mas também é verdade (e como diz a minha mãe) "o perigo está onde está a pessoa" pelo que quem nos garante que não haja um acidente nestas pequenas deslocações e que o capacete até poderia fazer a diferença?

Posto isto, acho difícil legislar sobre isto, pelo que [na minha opinião] a utilização do capacete deverá ser tomada por cada ciclista como forma de se proteger a si mesmo.
 

Carolina

Well-Known Member
o problema é que o código da estrada obriga a andar de bicicleta pela estrada e isso é um bocado parvo. se fosse possível andar no passeio, dava para fazer as tais curtas distâncias sem utilizar capacete. numa ciclovia também não vejo grande necessidade de ser obrigatório, mas numa estrada com carros...

20fps, no carro não ando de capacete, mas ando de cinto de segurança, que é o equivalente. posso cair de bicicleta e partir um braço, mas isso não me mata. se bater com a cabeça, a coisa já é diferente. num acidente de carro, o cinto de segurança evita que sejas projectado para a frente e, em conjunto com o airbag, protege-te das situações de maior perigo. da mesma forma que o capacete numa bicicleta te protege duma situação de grande perigo.

se lisboa (que é o meu caso) fosse uma cidade bem pensada para andar de bicicleta provavelmente ninguém levantaria o problema do capacete. o código da estrada português deve reflectir a realidade portuguesa e não a realidade de outros países.

e sim, eu mesmo que saia de casa com o carro para fazer 1km ponho cinto de segurança, portanto não vejo razão para não usar capacete só para andar 200 metros.
 

pratoni

Well-Known Member
Ironic mode:
epá o capacete despenteia, então um(a) gajo(a) gasta dezenas, senão mesmo centenas, de euros no cabeleireiro e depois mete um penico que despenteia o cabelo coquete???

Nem pensar!!!!
 

Diogo112

New Member
Há bem pouco tempo, dois amigos meus tiveram uma queda bastante aparatosa um deles bateu com a cabeça no lancil do passeio e o que o safou de ainda poder andar de bike comigo foi o capacete, o segundo na sequência dessa primeira queda foi ao chão, andou a raspar com o capacete no chão, uma pequena estória com um desfecho feliz graças ao uso do capacete.

Uma altura que o grupo ia fazer uma saída para ir a Montejunto, tivemos de esperar 1H30, para que um deles fosse buscar o capacete a casa que se havia esquecido, sem capacete o grupo não sai!

Onde noto mais incúria por parte do pessoal é no ciclismo urbano, pois a grande maioria do pessoal que vejo a circular de bicicleta na cidade, não digo pessoas que usam bikes de BTT ou estrada, mas sim as citadinas fixies e afins, esses são raros os que usam capacete, cá para mim é melhor o legislador alterar de novo o código e obrigar ao uso do capacete e a falta deste ser penalizado, pois o Tuga parece que só aprende quando lhe vão ao bolso, da mesma forma como aconteceu com o cinto de segurança.

A malta só se lembra de Sta. Bárbara quando há trovoada.

Uso capacete sempre e ao meu filho não lhe permito tão pouco sair sem ele!

Em alguns casos até para os rolos o capacete faz sentido, desculpem agora o aparte.

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