• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Historia de seguros!!

buldog

New Member
Boa tarde,

Há coisa de algumas semanas fui atropelado e passei uns 17 dias no hospital, e agora em casa a descansar, felizmente melhor. Acontece que como é óbvio fiz reclamação ao seguro do condutor (sim porque esse diz que não me viu e nem sequer me bateu, eu é que gosto de postes e apeteceu-me partir uns quantos ossos!! Logo não declarou nada!!!!). Como normalmente agora é a guerra com um seguro que só tem a palavra de um com o outro, no entanto o processo está a decorrer e a peritagem a bicicleta foi feita. A escora direita está partida para alem doutras coisas menores e o orçamento proposto pela oficina é obviamente a aquisição de um modelo de quadro com as mesmas característica. O meu quadro era o topo de gama em 2009, logo para ter um com os mesmos comportamentos, peso, rigidez....... seria um topo de gama deste ano.

Ora o perito afirma que como o quadro é de 2009, que ha uma desvalorização logo provavelmente não irá pagar o devido!!!! O problema é que com o preço que possivelmente irão dar (Se o processo de averiguação for ao meu favor claro!!), não dará para nem perto nem de longe adquirir um quadro com as características que desejo (ao pelo menos estava habituado).

Não tendo eu culpa de nada que me deitassem ao chão será que não há nada a fazer para realmente ser compensado de forma justa!! Não é nenhum clio com 15 anos que desvaloriza e que realmente com o mesmo preço comprava outro que fizesse os mesmos efeitos. Se calhar os peritos devem cultivarem-se um pouco mais nesse aspecto. Enfim!!!

Gostava de saber se alguém do forum já passou por essa situação, como resolveu, se existe forma de pressionar de alguma forma para o justo e devido vir ao de cima???

Abraço
 

Janas

New Member
mas onde é que se baseiam para fazer a desvalorização da BIKE....


que eu saiba nao ha tabelas disso ainda....repito....ainda....

tanto tu como toda a gente em caso de acidente devem chamar logo a bofia.... seja de bike seja de carro....ou mota....poupam logo muita confusao.... no teu caso estas tramado...mas ele tambem nao ta a ser inteligente...se ele ja ta a falar desse tipo de coisas é porque assumiu o acidente, Ha afinal viu) e foi embora...logo negligencia....em tribunal ta fud.....

toma atenço que esses tipos sabem-na toda.... (pensam eles)...tens de sermais inteligente que eles....
 

Armando

New Member
Pelo que sei as bikes não têm desvalorização. Eles têm que pagar tal qual o modelo que tinhas,mas actualizado.
Tu não estás a vender a bike,estás a ser compensado por um estrago que te fizeram.

Boa sorte
 

buldog

New Member
No acidente, estava a GNR 20m a frente a controlar umas obras dai não ter havido problema com isso. O que ele disse a GNR exactamente, só quando eu ler o auto de ocorrência da parte dele, que deve-me chegar nos próximos dias. Após isso não posso falar do que aconteceu, porque de verdade após o embate só já vi os bombeiros a falarem comigo deitado no passeio.
Agora passados isto tudo, para alem da revolta de um condutor distraído que não assume directamente a culpa, é de ver um perito, que vai ver a bicicleta e que me diz que os quadros desvalorizam. Obviamente que desvalorizam num mercado de segunda mão e de retomas. Mas agora desvalorizarem após um acidente no qual não tive a culpa,e que agora vejo-me obrigado a andar com algo que não me conformo andar. Não pedi a ninguém que me partissem o quadro, porque para mim haveria de ser a minha montada para muitos e muitos dias.

Enfim, quando batem e fogem, dá uma revolta grande. Quando batem, não fogem, mas não se dão como culpados e de seguida vemos o funcionamento das seguradoras perante o desgraçado do sinistrado, sem comentários.

Como é que posso dar a volta a uma avaliação dos danos mal feita, injusta!!!!

Ab
 

zanzas

New Member
o que te desejo é boa sorte . . .

tenho o meu caso há uns 4 anos em tribunal, na altura 1 bike de 1º preço, 2 gajos de mota passaram o traço continuo, o 1º deitou-me fez-me perder o equilíbrio, o 2º passou por cima da bike . . . felizmente a mim, só me fez andar 1 mês a sentar numa nalga (parecia 1 roto), não parti nada, nem exfoliações, no entanto fui ao hospital.

a primeira parte do processo, porque sim, o menino que parou uns 600m a frente PORQUE FUROU O PNEU, meteu-me em tribunal e pede quase 2500euros por ter furado o pneu e uns riscos na mota . . . essa primeira parte, foi atribuída a mim uma pequena percentagem e ainda vou ter de pagar uns 700euros de estragos (e esta ?), felizmente não bati no gajo (que o meu amigo não deixou), e chamei a gnr, agora é esperar a 2ª parte, a minha queixa-crime (condução perigosa, negligência por não prestar socorro, velocidade são algumas infracções, APENAS algumas) . . .

em suma : muitos anos de deslocações a tribunal, gastos de dinheiro, etc . . . sabendo o que sei hoje, e sendo a bike uns 300 euros, mais valia ter dado 1 carga de porrada no gajo e ter-me vindo embora . . .

olha companheiro, BOA SORTE, estuda bem o caso, e começa a tratar de 1 advogado, espero que tudo te corra pelo melhor !
 

otreblig

Member
Boas,

Fez o mês passado um ano que me aconteceu o mesmo, também me desvalorizaram a bicicleta. Pelos vistos existe uma lei que permite que as seguradoras desvalorizem tudo.
O que eu fiz foi apresentar tudo, mas mesmo tudo, desde os óculos que se arranharam, até às sapatilhas que também ficaram todas raspadas de tentar fugir da estrada, depois pedi uma indemnização por danos morais, outra por danos físicos.
Quando a seguradora começou a ver as coisas mal paradas acabou por entrar em acordo e não foi necessário ir para tribunal, tendo eu consciência de que se tivesse ido para a frente, o valor que iria receber era muito mais elevado, mas como já dava para os gastos e eu não me queria estar a incomodar...
Mas se tiveres um advogado pede-lhe um conselho...

Um abraço e as melhoras,
 

buldog

New Member
Pois agora vou aguadar que me diga mesmo o valor ao certo que me irão atribuir e ver se compensa os gastos em tribunais, advogados e outros!!! As seguradores são mesmo do pior veneno. O meu capacete está rachado e perdi o meu garmin edge 800 algures na estrada (como fiquei deitadinho no chão. não vi por onde saltou), pertiu-se o conta cadência do mesmo. Sabem que mais, o perito diz que isto tudo não passam de acessórios e não contabiliza no orçamento.

Revolta.
 

zanzas

New Member
lololol . . . a bike é 1 meio de transporte, e isso é o velocímetro dela, tal como os carros têm . . . não é apenas 1 acessório, serve para controlar as revisões, etc
 

buldog

New Member
Ora nem me dei ao trabalho de apresentar os sapatos todos rafados no pé direito. Mas como estou algo partido, não me deu jeito levar os sapatos para a loja, sim porque o resto seguiu directamente do acidente para aloja via GNR.

Vou aguardar para rir e chorar por dentro.
 

zanzas

New Member
o pior ainda foi teres-te lixado todo, as melhoras . . .

eu vou tratar dum seguro para a minha nova bike, assim se houver algum azar, eles que se entendam
 

Daniel

Member
Buldog, acho que estás a ser muito passivo...

Se tinhas uma bike topo de gama, é precisamente uma bike topo de gama que deves exigir. Se perdeste o Edge 800, certamente não foi propositadamente, sendo que deves incluír também. Bem como tudo o resto que ficou diferente do estado em que estava antes do acidente.

Cada um sabe de si, mas eu acho que tens de ser mais agressivo na abordagem que fazes à seguradora. Eu propunha um acordo com um advogado, onde os honorários do mesmo seriam uma percentagem do valor total obtido. Podes ter a certeza que ele se ia aplicar bem e que tinhas tudo de volta ;)

Já agora, votos de rápidas melhoras!
 

buldog

New Member
Pois, estou a averiguar a situação da possível via judicial, contudo espero primeiro ver o orçamento do perito que me deve chegar hoje em principio, para ver se compensa ou não a contratação. Aguardar para ver o que entendem por desvalorização.

Mas de certo é que ninguém paga as dores de varias fraturas e o tempo em casa a estragar a cabeça de não podeer fazer nada senão ter paciência para melhor.
 

otreblig

Member
Se for provada a culpa do condutor, nem te ponhas com falinhas mansas, apresenta tudo, mas mesmo tudo, porque o processo não acabou com a entrega do material na loja.
E segue os conselhos do Daniel, apresenta o caso a um advogado e negoceia a percentagem dele, vais ver que o perito "pia" logo fininho. No meu caso, quando a conversa começou a sair da minha zona de conforto, ameacei logo com processo em tribunal, olha que não estámos a falar de meia dúzia de tostões, se ele for dado como culpado, xiiii, oh meu amigo, é uma porrada de indemnizações que podes pedir, podes inclusivé apresentar uma queixa que dará origem a processo crime por negligência, enfim uma série de coisas que os advogados entendem.
Mas por favor não sejas passivo, porque eu também perdi um polar CS500 e foi tudo contabilizado, a função do perito é arranjar a melhor solução para a seguradora, está-se a marimbar para ti, não tenhas pena da seguradora. A mim convenceram-me (burro, não li antes de assinar) a assinar um documento que depois consegui que fosse anulado, mas não caias na mesma asneira, não assines nada sob pressão...
 

buldog

New Member
OK.

Sabem a primeira coisa que vem a cabeça é ficar melhor e não ligamos muito ao processo de indemnização , com o tempo e o corpo a melhorar já se tem mais disposição para avançar mais a serio. Fico a aguardar do resultado do processo de averiguação da culpabilidade do condutor e do orçamento e ai avançar consoantes muitos conselhos acima ditados. Obrigado

É mais fácil bater de carro e certamente em muitos casos o prejuízo é menor, e fisicamente nem se fala.
 

otreblig

Member
Buldog,

Claro que o importante é que tu fiques melhor, e ultrapasses todo este trauma.
Eu também sofri lesões físicas, inclusivé uma cicatriz na cara que é para toda a vida, e agora até pareço um tolinho por causa da segurança.
 

buldog

New Member
Boas noticias, ou pelo menos menos mal. Recebi hoje o orçamento de reparação, ainda não para execução porque de facto falta a conclusão do processo. Quadro novo foi aceite, manetes novas, selim, guiador........ em fim tudo menos Edge 800, capacete e sapatos. Porque são acessórios e bateram pé!! E melhor teve de ser um camarada ciclista que por acaso trabalha na seguradora, que por acaso soube da história que pressionou a situação senão nada feito. Ainda bem que já começamos a estar espalhados por ai.

Agora falta a conclusão do processo, que não me deixa dormir sossegado!! Não sei como não poderei vencer esse caso, mas em portugal já se sabe como isso funciona, então vamos aguardar. Até lá vou ver o que posso fazer em relação ao edge!!!
 

diogo32

New Member
aconteceu-me algo identico,mas eu é que me lixei mais... a bici teve peritagem,deram ordem de pagamento mas para roupa e capacete disseram que ja tinha uso...eu so tive que levar 3 parafusos no ombro,pelo que dizem foi um choque tremendo e o equipamento rasgou...mas dizem que ja tinha uso...o melhor é falar com um advogado...eu tratei das coisas dp de operado e semi-recuperado,com a raiva e o nojo que me metem as seguradoras quando tinha que falar com eles era sempre a mal... ou impões a tua razão ou eles levam a melhor...a companhia é a Lusitania,metem nojo,qualquer pagamento tinha quase que por um requerimento ao Papa,qualquer informação pedida era dada de mau grado...boa sorte e tenta a ajuda de um advogado.
 

joeventura

New Member
Eles têm que pagar os sapatos, o conta Kms, a tua roupa os gastos com o Hospital, etc.
A bicicleta também é um acessório se formos ver por essa lógica.

Essa história do valor comercial é uma treta. Geralmente nos automóveis as pessoas sujeitam-se a esta estratégia dos seguros, porque não têm outro carro para andar e não podem esperar pela decisão do tribunal.
Mas se não houver pressa, e se seguir para tribunal os seguros pagam e não bufam (ou bufam, mas pagam).

Vê a PM que te enviei e depois decide-te.
A minha intenção é só ajudar a dar-te opções.

Abraço!
 

Janas

New Member
eu ja tinha referido num post la atraz....se mandarem alguem para o chao o unico problema é sempre provar quem foi...mas se ele diz que tava ala a bofia o tipo do carrro ta metido numa bela alhada.... tem de pagar tudo ate ao ultimo centimo....mais ainda....

se ja nao ha aquele modelo pois ja é antigo, paga do modelo equivalente do ano a seguir ou seguintes....e é de tudo...ate podem ser as cuecas...

e se quiserem melhor ainda....se conseguirem provar que a bike é o vosso meio de transporte para o trabalho, emquanto nao estiverem as coisas resolvidas ate o passe de transportes publicos tem de pagar....
 

otreblig

Member
e se quiserem melhor ainda....se conseguirem provar que a bike é o vosso meio de transporte para o trabalho, emquanto nao estiverem as coisas resolvidas ate o passe de transportes publicos tem de pagar....

É verdade sim senhor, pois eu faço da bicicleta o meu meio de transporte, pagaram-me contas de comboio, metro e táxi, tudo, tudo...
 
Top