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HAIBIKE Affair SL 2013

Este é o tópico de apresentação e análise da minha nova bicicleta, uma Haibike Affair SL, modelo de 2013, comprada num negócio online que surgiu e que não consegui resistir.

A compra desta bicicleta não foi decidida de um dia para o outro, já à algum tempo que andava a estudar a possibilidade de comprar uma bicicleta melhor que a que tinha e ainda tenho, esta BTwin Sport 3, pesadona mas com uma transmissão Campagnolo de 10 velocidades que tenho a impressão que me vai deixar saudades...


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A compra desta bicicleta não aconteceu por acaso, quem quiser saber as razões desta escolha e as outras hipóteses que tinha em cima da mesa pode ler este post.



Vamos então à apresentação desta bicicleta.

Num grande caixote de cartão, tinha isto lá dentro:

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Segundo a marca, esta bicicleta sem pedais pesa 7 kg, mas não é isso que diz a minha balança:

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185g a mais, ainda assim um peso muito bom e uma diferença abismal para a BTwin.

A bicicleta já vinha pré montada, mas como eu gosto de saber os pesos reais dos componentes e de ter as bicicletas montadas, ajustadas e afinadas por mim, não foi preciso muito tempo para ficar assim:

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Muitos componentes foram pesados, quem tiver curiosidade pode ver fotos deles em cima da balança neste álbum.


E claro, foi feita uma ou outra alteração.
A cassete de origem é uma 12-30T, o que é muito tendo em conta que o pedaleiro é compact.

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Foi trocada por uma 11-28T, que tem mais uma mudança para aquelas descidas supersónicas e fica com uma relação mais leve muito parecida à que tinha na BTwin. Eu sei que mesmo assim é muito leve, mas é as paredes têm tendência a fazer parte dos meus trajectos!

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As rodas Mavic Ksyrium Elite S podem ser consideradas leves, mas os apertos com que vêm, nem por isso:

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Fui a uma bicicleta de BTT muito levezinha que tenho parada e roubei-lhe os apertos das rodas bolt on com eixos em titânio:

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E claro, vou precisar de beber água enquanto pedalo, por isso entraram duas grades destas, que vieram da China e custaram 2$ cada!

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Faltam os pedais, tenho temporariamente uns pedais SPD rascas para desenrascar, mas pretendo comprar uns pedais de estrada, inclusive já tenho os sapatos. Nas fotos e no vídeo os pedais são uns Egg Beater de 150 g, que só lá estiveram o fim de semana.

Com estas alterações e com os muito leves Egg Beater, este é o peso da bicicleta

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Com os pedais SPD e o suporte para o GPS o peso subiu, mas continua abaixo de 7,5 kg.


Temos então os seguintes componentes:
Quadro - Haibike Affair SL 2013, tam. 53
Forqueta - Haibike, totalmente em carbono
Grupo - Shimano Ultegra 6700
Pedaleiro - Shimano FC600 compact
Rodas - Mavic Ksyrium Elite S
Pneus - Mavic Yksium Pro
Guiador - XLC Pro SL
Avanço - XLC Pro SL
Espigão de selim - Haibike Carbon Flex Post 27.2
Selim - San Marco Concor



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E para acabar em beleza, um vídeo que fiz para mostrar os detalhes desta bicicleta numa perspectiva mais realista:

[video=vimeo;79661740]https://vimeo.com/79661740[/video]



Fica a faltar a análise, mas primeiro tenho que a testar nas paredes da zona de Coimbra e Penacova.
 

pratoni

Well-Known Member
muito bom video, quem dera que muitas marcas fizessem videos promocionais como esse a mostrar os pormenores todinhos... :)

Boa sorte com a bike|
 

paradawt

Moderador
Para o material que tem está com um peso bem invejável face a alguns projectos.

Isto mostra que tem muitoooo potencial para descer.

Boas voltas.

Cumprimentos.
 
Obrigado a todos, o quadro tem mesmo umas linhas bonitas e diferentes do habitual, com tubos de secção em losango e deve ser bastante leve para a bike completa ter este peso final. E sim, muito potencial para descer o peso, só nos travões e pedaleiro dava para tirar um bom bocado facilmente.


Hoje fui finalmente estrear a máquina, numa volta com algumas subidas que já conheço bem.

Estava à espera de um comportamento mais explosivo nas subidas mais agressivas, por ter 2,5 kg a menos e mais rigidez lateral que a BTwin, mas a andar não notei isso. No entanto, quando subi nas calmas poucos segundos perdi para os melhores tempos que tinha na BTwin em melhor forma. E quando puxei por ela noutras subidas, mesmo estando em pior forma, bati os meus melhores tempos.

Já nas descidas não esperava grandes melhorias, no entanto a bicicleta dá uma confiança a transportar velocidade nas curvas que me surpreendeu. Não sei se é da maior rigidez lateral da testa do quadro, da forqueta e da roda da frente, se é dos pneus Mavic que me parecem excelentes, se é da travagem mais potente e controlável, se é disso tudo junto, o que sei é que um KOM numa descida já cá canta!

Quanto ao funcionamento do grupo Ultegra, tenho a destacar os travões e as mudanças da frente.
Os travões têm uma potência impressionante, não tem nada a ver com os que tinha na BTwin. Mesmo com as mãos em cima consigo travar até demais, vou ter que ter mais cuidado nas travagens com tempo molhado, senão ainda me vou ao chão.
As mudanças da frente impressionou-me a rapidez e suavidade das passagens de pratos, assim como a rapidez a acciona-las na manete Ultegra, é preciso pouco deslocamento das alavancas para mudar de mudança e a passagem do prato grande para o pequeno acontece assim que empurramos a alavanca de dentro, não é só quando a alavanca regressa.
Já na manete direita não é bem assim, é preciso demasiada deslocação das manetes para por e tirar mudanças e só põe quando a alavanca pequena inicia o regresso à posição original, além disso com um único movimento consigo tirar apenas duas mudanças. Os fãs da Shimano que me perdoem, mas eu vinha de Campagnolo de entrada de gama e no caso das mudanças da manete direita não consigo ver grandes melhorias na passagem para Ultegra. Claro que nunca falharam, sempre tudo certinho, mas isso também o Campagnolo de entrada de gama.

A escolha para a cassete 11-28T foi mesmo no ponto, usei os dois extremos e em nenhum senti falta de mais.

Falta falar apenas do conforto do selim e da bicicleta em geral. O da bicicleta não posso falar pois não é com 60 km que vejo isso, já o selim nem dei por ele, por isso só pode ser bom, acho-o mais ou menos parecido com o SpeedNeedle que tenho na de BTT.

Para o ano, com treino mais regular que nesta altura, com uns pedais de estrada e com os sapatos leves que já tenho aqui à espera dos pedais, está aqui uma boa bicicleta para conquistar alguns KOM's no strava, para uns treinos mais longos e para a minha estreia em Granfondos.
 

patrick pires

Well-Known Member
Já tive a oportunidade de estar perto desse quadro e de alguns de BTT.. sinceramente são Topo!!!!

Boa escolha para cavalgar por esse Portugal fora... sorte com o projeto.
 

jpacheco

Well-Known Member
Bela bike... e Kom na descida do tovim tem lá cuidado :D para mim tentar Kom´s é só a subir. Digo isto cos nervos mas também gosto da bulina a descer :D

Belo percurso fiCaçador, vou guarda-lo para o fazer (tentar :D) num próximo fim de semana...
 

Lyp

Active Member
O que deve estar a estranhar é o trabalhar mais suave da Shimano face ao Campagnolo... Já que diz que não falha uma velocidade.

Obviamente que isso ainda vai "acamar", mas a suavidade não é defeito... É uma característica da shimano, mesmo ;)
 
Morg, 2000 m de acumulado no Strava, mas na realidade foram só 1400 e poucos metros. Tenho um Garmin Dakota 20 que tem altímetro barométrico mas o strava não o reconhece.

jpacheco, o KOM na descida não foi propriamente tentado, apenas me entusiasmei na descida. Acho que é a borracha dos pneus Mavic que mais contribui para a confiança nas curvas das descidas. Mas quando voltar a treinar regularmente vou tentar alguns KOM's nas subidas da zona.

pratoni, está tudo afinado e a funcionar impecavelmente, a actuação da manete direita Shimano é que simplesmente não é tão rápida e intuitiva nem dá para tirar 3 mudanças num só movimento como as da concorrência, e isto não são gostos, são factos. As excepções são o DI2 e o Dura Ace 9000.
 
Esses pneus não criam alguma vibração no rolar, meti um maxxis com apenas umas pequenas ranhuras na roda da frente e não gostei, mudei para roda traseira.
Prefiro pneus completamente lisos por rodarem mais silenciosos e com maior conforto
 
Não noto qualquer vibração. As ranhuras são só mesmo nas laterais, ao centro o pneu é liso. Além disso estas ranhuras são só pequenos cortes, não me parece que possam causar vibrações.
 

Lyp

Active Member
Tenho os mesmos pneus, porque vieram com as minhas Ksyrium Elite S. De facto não se nota nada, nem vibrações nem coisa nenhuma. Vão com 3000 e tal km´s, e além da excelente aderência, ainda não furaram vez nenhuma.

Se durassem tanto como os GP4000S, e não fossem tão caros como são, equacionaria compra-los novamente quando estes fossem à vida... Mas parece-me que os GP4000S vão levar a melhor quando estes forem à vida ;)
 
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