Este é o tópico de apresentação e análise da minha nova bicicleta, uma Haibike Affair SL, modelo de 2013, comprada num negócio online que surgiu e que não consegui resistir.
A compra desta bicicleta não foi decidida de um dia para o outro, já à algum tempo que andava a estudar a possibilidade de comprar uma bicicleta melhor que a que tinha e ainda tenho, esta BTwin Sport 3, pesadona mas com uma transmissão Campagnolo de 10 velocidades que tenho a impressão que me vai deixar saudades...
A compra desta bicicleta não aconteceu por acaso, quem quiser saber as razões desta escolha e as outras hipóteses que tinha em cima da mesa pode ler este post.
Vamos então à apresentação desta bicicleta.
Num grande caixote de cartão, tinha isto lá dentro:
Segundo a marca, esta bicicleta sem pedais pesa 7 kg, mas não é isso que diz a minha balança:
185g a mais, ainda assim um peso muito bom e uma diferença abismal para a BTwin.
A bicicleta já vinha pré montada, mas como eu gosto de saber os pesos reais dos componentes e de ter as bicicletas montadas, ajustadas e afinadas por mim, não foi preciso muito tempo para ficar assim:
Muitos componentes foram pesados, quem tiver curiosidade pode ver fotos deles em cima da balança neste álbum.
E claro, foi feita uma ou outra alteração.
A cassete de origem é uma 12-30T, o que é muito tendo em conta que o pedaleiro é compact.
Foi trocada por uma 11-28T, que tem mais uma mudança para aquelas descidas supersónicas e fica com uma relação mais leve muito parecida à que tinha na BTwin. Eu sei que mesmo assim é muito leve, mas é as paredes têm tendência a fazer parte dos meus trajectos!
As rodas Mavic Ksyrium Elite S podem ser consideradas leves, mas os apertos com que vêm, nem por isso:
Fui a uma bicicleta de BTT muito levezinha que tenho parada e roubei-lhe os apertos das rodas bolt on com eixos em titânio:
E claro, vou precisar de beber água enquanto pedalo, por isso entraram duas grades destas, que vieram da China e custaram 2$ cada!
Faltam os pedais, tenho temporariamente uns pedais SPD rascas para desenrascar, mas pretendo comprar uns pedais de estrada, inclusive já tenho os sapatos. Nas fotos e no vídeo os pedais são uns Egg Beater de 150 g, que só lá estiveram o fim de semana.
Com estas alterações e com os muito leves Egg Beater, este é o peso da bicicleta
Com os pedais SPD e o suporte para o GPS o peso subiu, mas continua abaixo de 7,5 kg.
Temos então os seguintes componentes:
Quadro - Haibike Affair SL 2013, tam. 53
Forqueta - Haibike, totalmente em carbono
Grupo - Shimano Ultegra 6700
Pedaleiro - Shimano FC600 compact
Rodas - Mavic Ksyrium Elite S
Pneus - Mavic Yksium Pro
Guiador - XLC Pro SL
Avanço - XLC Pro SL
Espigão de selim - Haibike Carbon Flex Post 27.2
Selim - San Marco Concor
E para acabar em beleza, um vídeo que fiz para mostrar os detalhes desta bicicleta numa perspectiva mais realista:
[video=vimeo;79661740]https://vimeo.com/79661740[/video]
Fica a faltar a análise, mas primeiro tenho que a testar nas paredes da zona de Coimbra e Penacova.
A compra desta bicicleta não foi decidida de um dia para o outro, já à algum tempo que andava a estudar a possibilidade de comprar uma bicicleta melhor que a que tinha e ainda tenho, esta BTwin Sport 3, pesadona mas com uma transmissão Campagnolo de 10 velocidades que tenho a impressão que me vai deixar saudades...
A compra desta bicicleta não aconteceu por acaso, quem quiser saber as razões desta escolha e as outras hipóteses que tinha em cima da mesa pode ler este post.
Vamos então à apresentação desta bicicleta.
Num grande caixote de cartão, tinha isto lá dentro:
Segundo a marca, esta bicicleta sem pedais pesa 7 kg, mas não é isso que diz a minha balança:
185g a mais, ainda assim um peso muito bom e uma diferença abismal para a BTwin.
A bicicleta já vinha pré montada, mas como eu gosto de saber os pesos reais dos componentes e de ter as bicicletas montadas, ajustadas e afinadas por mim, não foi preciso muito tempo para ficar assim:
Muitos componentes foram pesados, quem tiver curiosidade pode ver fotos deles em cima da balança neste álbum.
E claro, foi feita uma ou outra alteração.
A cassete de origem é uma 12-30T, o que é muito tendo em conta que o pedaleiro é compact.
Foi trocada por uma 11-28T, que tem mais uma mudança para aquelas descidas supersónicas e fica com uma relação mais leve muito parecida à que tinha na BTwin. Eu sei que mesmo assim é muito leve, mas é as paredes têm tendência a fazer parte dos meus trajectos!
As rodas Mavic Ksyrium Elite S podem ser consideradas leves, mas os apertos com que vêm, nem por isso:
Fui a uma bicicleta de BTT muito levezinha que tenho parada e roubei-lhe os apertos das rodas bolt on com eixos em titânio:
E claro, vou precisar de beber água enquanto pedalo, por isso entraram duas grades destas, que vieram da China e custaram 2$ cada!
Faltam os pedais, tenho temporariamente uns pedais SPD rascas para desenrascar, mas pretendo comprar uns pedais de estrada, inclusive já tenho os sapatos. Nas fotos e no vídeo os pedais são uns Egg Beater de 150 g, que só lá estiveram o fim de semana.
Com estas alterações e com os muito leves Egg Beater, este é o peso da bicicleta
Com os pedais SPD e o suporte para o GPS o peso subiu, mas continua abaixo de 7,5 kg.
Temos então os seguintes componentes:
Quadro - Haibike Affair SL 2013, tam. 53
Forqueta - Haibike, totalmente em carbono
Grupo - Shimano Ultegra 6700
Pedaleiro - Shimano FC600 compact
Rodas - Mavic Ksyrium Elite S
Pneus - Mavic Yksium Pro
Guiador - XLC Pro SL
Avanço - XLC Pro SL
Espigão de selim - Haibike Carbon Flex Post 27.2
Selim - San Marco Concor
E para acabar em beleza, um vídeo que fiz para mostrar os detalhes desta bicicleta numa perspectiva mais realista:
[video=vimeo;79661740]https://vimeo.com/79661740[/video]
Fica a faltar a análise, mas primeiro tenho que a testar nas paredes da zona de Coimbra e Penacova.