• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Guiador / Avanço

fmm

Member
Obrigado Pedro H.

Como já disse anteriormente, depois relato a experiência.

Cumprimentos

Filipe
 

Burning Dogma

New Member
Bem, acho que não fiz nenhum comentário despropositado nem ofendi ninguém, mas se tal aconteceu peço desde já desculpa.

Esta questão do conforto dá pano para mangas e faz-me confusão as pessoas pensarem que só por ser de carbono é mais confortável. Quem quer conforto numa bicicleta de estrada usa menos pressão nos pneus, compra um quadro com uma testa mais alta, usa o guiador mais elevado. Isso sim são coisas que fazem verdadeiramente diferença. Um quadro de carbono face a um de alumínio também por filtra melhor as vibrações. Agora um guiador? Ou um avanço? Por amor de Deus... Especialmente em componentes vitais para a segurança do ciclista. Cada um é livre de comprar o que quiser, mas se me perguntarem qual o material que eu acho melhor para um guiador, vou sempre dizer que é o alumínio.

No hard feelings;)
 

fmm

Member
Burning Dogma

Obrigado pelo comentário.:)
Agora sim, estamos a chegar a algum lado. Opiniões no verdadeiro sentido da palavra.
Sendo eu um novato nestas coisas, ter aqui colocado as minhas dúvidas.
Agora e concretamente em relação ao carbono, pelos conhecimentos que tens, diz-me: é assim tão fragil como parece ??
A verdade é que na loja onde a comprei, o à vontade que tenho com o dono, ele simplesmente diz-me " compra o que quiseres, o dinheiro é teu, agora partires um guiador de carbono sem ser em queda, epá nem sei que força seja preciso, para tal acontecer. "

Como vês, preocupo-me com a segurança, neste caso a minha, e daí todo este avanço e recuo de palavras.

Cumprimentos

P. S. O avanço é de aluminio, apenas a parte da frente é carbono.

Filipe
 
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Burning Dogma

New Member
Não é que o de carbono parta à mínima coisa e o de alumínio dure uma vida, mas além de o de carbono ser 1000 vezes mais sensível às quedas, se partir em andamento é sem qualquer aviso, ao passo que o alumínio tem mais tendência a não ter uma falha tão repentina e catastrófica. Já para não falar na questão do aperto que tem "obrigatoriamente" que ser feito com chave dinamométrica.

Regra geral, os guiadores de carbono não são mais leves que os de alumínio e custam muito mais. Outro motivo pelo qual não gosto de guiadores de carbono é que nunca vi nenhum com drop clássico, só vejo anatómicos e compactos. Já ouvi dizer que é por a curva do drop clássico ser muito fechada, o que impossibilita que seja feita em carbono. Se é verdade ou não já não sei:D
 

duchene

Well-Known Member
Clássico tens o 3T Rotundo Team em carbono. A forma pode ser mais ou menos complicada de produzir, mas tudo se faz.

Quanto ao guiador em si, o bom carbono é sempre mais leve que o bom alumínio, agora o argumento do preço é que pode pesar e bem na equação.

Um bom guiador de alumínio se partir numa queda, são 70 a 100 euros de prejuízo, já no caso do bom carbono podemos estar a falar de 250 a 550 euros para o lixo numa fracção de segundo.

Não me parece que a falha catastrófica seja uma ameaça constante. Se não me falha a memória, por exemplo no BustedCarbon não há guiadores que partiram sem aviso em condições normais de utilização. Há sim inúmeros guiadores partidos em quedas, toques e acidentes. Naturalmente que os cuidados a ter na instalação deverão ser redobrados, no entanto é parte do investimento de quem passa ao mundo do carbono, uma chave dinamométrica que, por exemplo, a ritchey vende a 12 euros, já calibrada a 5nm, o standard para a esmagadora maioria dos apertos nestas zonas sensíveis. Com a massa de carbono poderá até apertar-se menos.

Pessoalmente já me meteu mais confusão o carbono em zonas vitais. No entanto não conseguiria colocar um outro guiador de carbono a não ser um Syntace, apesar do conjunto de medidas peculiares deste fabricante. Isto porque são testados e reconhecidos não só pela marca, e sempre com resultados bastante positivos.

Tudo depende, afinal, do objectivo de quem compra. O ganho de conforto poderá efectivamente ser marginal à custa de uma maior torção o que poderá não agradar a toda a gente. O ganho de peso poderá ser significativo, mas implica investir num bom guiador de carbono. O ganho estético é discutível, uma vez que falamos de 20cm de guiador visível... A empatia e a afectividade também contam, e isto é válido para o guiador de carbono ou para o parafusinho vermelho na grade de bidão.

Enfim, caberá a cada um pesar os prós e os contras do investimento e decidir em conformidade.
 
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