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Grupo Dura-Ace 11v mecânico ou Ultegra Di2 ??

rjferraz

Member
Boas malta,

Estou a terminar a montagem de uma bike nova (tópico fresquinho essa semana...), mas de repente, fiquei com uma dúvida cruel: A bike está com transmissão Dura-Ace 11 velocidades mecânico, mas estive a ver preços e fica praticamente o mesmo valor que o Ultegra Di2... Sei que o grupo Dura-Ace é a cereja no topo do bolo da Shimano, mas estou com uma dúvida cruel...e tentado a optar pelo Ultegra Di2. O que vocês acham? Por qual optariam?

Abraço a todos.

Ricardo.
 

pratoni

Well-Known Member
o ultegra di2 que estás a ver tem 10 ou 11 velocidades?

Se for de 11, penso que nem tem muito que pensar, vai para o electrónico, a não ser que sejas mesmo um weight weenie.

Se for de 10, aí já não te sei responder de forma categórica...
 

rjferraz

Member
Não Pratoni, são ambos de 11 velocidades...também estou mais inclinado para o Di2...é bike para o triatlo, aqui o peso não tem tanta relevância.
 

pratoni

Well-Known Member
o di2 tem a vantagem de colocares shifters satelites em quase qualquer sitio do guiador e extensores, logo para triatlo faz todo o sentido...
 

rjferraz

Member
Na verdade, essa bike de triatlo utilizará um quadro de estrada aero, mais versátil para todo tipo de provas. O guiador é um 3T Zefiro, tem shifters de estrada e pode utilizar o extensores normais das cabras. Estou numa indecisão terrível, nem fui treinar com a bike hoje de manhã, na iminência de alterar os componentes. Estou mais inclinado a alterar para o Ultegra Di2, um colega hije virou para mim e disse: "Pensa bem, um Dura-Ace é hoje, ou daqui a 10 anos, sempre Dura-Ace…" Nem quis treinar com receio de eventualmente sofrer uma queda qualquer e riscar um componente…
Epá, que dúvida cruel…mas tens razão pratoni, os shifters do Di2 nos extensores ficam lindamente...
 

rjferraz

Member
Hum, um amigo meu disse-me que se a bateria descarregar ou se avariar durante o andamento, game over…imagina um gajo passar um ano a se preparar para um ironman e, no meio da prova, avariar o sistema…deve ser muito difícil, mas com cabos sempre se desenrasca…dúvida cruel!
 

pratoni

Well-Known Member
mas pelo que tenho ouvido, aquilo avisa e com bastante antecedência que está a ficar sem bateria e que demora bastantes kms a ficar sem bateria...
 

grouk

Active Member
eu durante muito tempo ansiava um grupo elétrico, desde que andei com uma e experimentei desisti da ideia para ja
aquilo funciona bem, tão bem como o cabo, a não ser a característica de conseguir mudar a cassete toda de uma vez não consegui encontrar mais vantagens, agora no caso de bikes de tt acho que faz todo o sentido e se queres a minha opinião opta pelo di2, mas te garanto que aquilo não vai ser tão fantástico como poderás estar a espera
 

undernardo

Active Member
Hum, um amigo meu disse-me que se a bateria descarregar ou se avariar durante o andamento, game over…imagina um gajo passar um ano a se preparar para um ironman e, no meio da prova, avariar o sistema…deve ser muito difícil, mas com cabos sempre se desenrasca…dúvida cruel!
Nesse caso o atleta tem de ter o cuidado de recarregar a bateria antes da prova tal como faz a verificação de todos os outros componentes da bicicleta. Da mesma maneira que se verifica a pressão do pneu, verifica-se a carga da bateria.

É apenas mais um cuidado a ter.
 

rjferraz

Member
Boas amigos,

Antes de mais, quero agradecer a todos que aqui opinaram, as vossas leituras foram muito importantes na tomada de decisão. E, após muita reflexão e conversas com amigos que andam nesse meio, decidi ficar com o Dura-Ace de 11v mecânico. As razões que determinaram essa opção foram:
- O grupo Dura-Ace de 11v, o último modelo do melhor grupo de transmissão Shimano;
- Fiabilidade do sistema, peso (em relação ao Ultegra Di2) e facilidade de manutenção em relação ao Ultegra Di2;
- O sistema Ultegra Di2 actual ainda é de 10v (o de 11v somente em meados de 2014…);

Tenho transmissão Ultegra 10v mecânico na Ultralight, e digo que funciona muito bem, mas no Dura-Ace as passagens são mais macias, mais rápidas também. O aspecto também muda bastante…acabamentos dos desviadores e manetes, principalmente. O conforto do grupo elétrico Di2 estava a pesar bastante, mas como bem disse o amigo grouk, a grande vantagem é "derrubar" a cassete toda de uma vez, mas para mim isso não tem grande diferencial. Tenho falado com uns amigos que tem lojas de bikes e dizem que as avarias que ocorrem nos grupos elétricos devem-se, em sua grande maioria, ao modo como são instalados, e não propriamente por falha do sistema. Outra desvantagem é o valor das reparações, bastante mais salgado que o grupo mecânico, sem dizer do tempo de espera para chagada de algumas peças. Enfim, estou à procura de algo fiável, simples manutenção e com algum requinte, afinal, o quadro ao qual está montada a transmissão merece…;)

Forte abraço a todos!!
 

pratoni

Well-Known Member
Tal como disse na minha primeira intervenção, se o Ultegra Di2 fosse de 11v era uma coisa, sendo de 10v é outra.

Acho que fizeste bem e boa sorte com o material! :)
 

mariosimas

Well-Known Member
Eu também uso o grupo Dura Ace de 11V mecânico e digo sinceramente Di2 para quê ????

A suavidade da passagen das mudanças em especial o desviador da frente!!!!!!!!!!!!!!!!

Toda a gente que pedala devia um vez experimentar este DA de 11V!!!!!!!!!!!!!
 

Wawando

Well-Known Member
eu experimentei o di2 e adorei o brinquedo :) se traz maisvalias e' outra questao!
ja' so falta ligar o medidor de potencia ao di2 para termos uma trasmissao automatica!!
 
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