Caros companheiros do pedal,
Venho aqui solicitar uma ajuda na aquisição (novo ou pouco usado, isto é, de modelos novos) de um GPS para as minhas voltinhas de bicicleta. Já li bastante (no fórum e outros) sobre os GPS em questão mas gostava de ter algumas experiências de utilizadores porque muito do que leio pode já não estar actual, designadamente, quanto a valências que depois podem ter sido incluídos em actualizações de software ou porque o utilizador em causa não conhece todas as valências do GPS.
Antes do mais quero bom e barato. Fácil pedir não é? Bom, mas é sinal que GARMIM está fora de questão. Calma, não quero dizer com isso que não é bom ou não é barato mas a GARMIM está mesmo fora de questão. Tal como o iGPSPORT, da Polar, etc.
Os GPS em questão são das marcas Wahoo, Lezyne e Bryton.
Gostava que o GPS a adquirir tivesse as seguintes características (muitas delas não há qualquer problema mas as últimas cinco já não é assim tão certo):
a) Ecrã legível e personalizável (quer por adopção de mais páginas quer por configuração do número de elementos em cada página);
b) ideal que fosse configurada no telemóvel e não no próprio GPS (por ex. como o Elemnt);
c) écran real de tamanho mínimo de 2,3 polegadas;
d) mapas com boa imagem e com o percurso bem delineado (pelo que li, o sistema de setas da rota nos wahoo por vezes torna-se confuso quando temos de dar a volta a uma rotunda e regressar, por exemplo);
e) mapas de Portugal/Europa é mais do suficiente. Mais importante é os mapas serem detalhados (por exemplo aparecerem becos ou pequenas ruas, mesmo que de trânsito pedonal;
f) ligação a sensores de cadência, velocidade e cardíaco assente em sistema ANT+ ou Bluetooth;
g) Ligação ao GPS não limitado ao sistema americano de posicionamento global;
h) função de navegação turn by turn;
i) se o mapa contiver POI’s (cafés, restaurantes, hotéis, serviços médicos, polícia e bombeiros, etc) melhor, mas não é fundamental;
j) recalculo de rotas (direccionar-me novamente para a rota estabelecida) e função de regresso ao ponto de partida;
l) possibilidade de gravar uma rota e iniciar o seguimento de uma rota sem ter de parar a gravação (a ideia aqui é permitir gravar a MINHA rota TOTAL, desde o meu ponto de partida, mas sabendo que parte da minha rota vai ser feita por aproveitar uma rota que descarreguei de qualquer lado);
m) leitura de sms e recepção de chamadas (aqui penso que normalmente é por ligação ao bluetooth do telemóvel);
n) Aviso de acidente para contactos pré-definidos (preferencial mas não essencial);
o) Ligação por wi-fi (por exemplo ao rotear de casa) para fazer o upload de dados sem ter de estar a ter de fazer uma ligação ao telemóvel (não essencial);
p) écran real de tamanho mínimo de 2,5 polegadas (ou menos se for bem legível) e com boa iluminação nocturna;
Quanto a sensores ainda não tenho nenhum por isso penso comprar os sensores de velocidade, cadência e cardíaco com o gás (versões bundle) pois pelo que tenho visto e preços fica mais barato comprar logo tudo do que andar a comprar aos bochechos… Não penso instalar um sensor de potência porque parecem-me demasiados caros para o proveito que deles podia retirar e penso que isso também é indiferente para a escolha do GPS (caso seja certo que tenha ligação ANT+).
Se houver alguma característica que vos pareça importante, façam o favor de alertar.
A questão do preço não é importante. Depois de definido o GPS a comprar logo vejo se compro novo ou semi-novo e vou andar a fuçar os sites para comparar preços.
Os que tenho investigado mais são o WAHOO ELEMENT BOLT e o BRYTON RIDER 530. Mas se houver outros, especialmente se alguém tiver experiência com alguns destes e também com o Lezyne Macro GPS é favor chegar-se à frente.
Obrigado pelas dicas.
Venho aqui solicitar uma ajuda na aquisição (novo ou pouco usado, isto é, de modelos novos) de um GPS para as minhas voltinhas de bicicleta. Já li bastante (no fórum e outros) sobre os GPS em questão mas gostava de ter algumas experiências de utilizadores porque muito do que leio pode já não estar actual, designadamente, quanto a valências que depois podem ter sido incluídos em actualizações de software ou porque o utilizador em causa não conhece todas as valências do GPS.
Antes do mais quero bom e barato. Fácil pedir não é? Bom, mas é sinal que GARMIM está fora de questão. Calma, não quero dizer com isso que não é bom ou não é barato mas a GARMIM está mesmo fora de questão. Tal como o iGPSPORT, da Polar, etc.
Os GPS em questão são das marcas Wahoo, Lezyne e Bryton.
Gostava que o GPS a adquirir tivesse as seguintes características (muitas delas não há qualquer problema mas as últimas cinco já não é assim tão certo):
a) Ecrã legível e personalizável (quer por adopção de mais páginas quer por configuração do número de elementos em cada página);
b) ideal que fosse configurada no telemóvel e não no próprio GPS (por ex. como o Elemnt);
c) écran real de tamanho mínimo de 2,3 polegadas;
d) mapas com boa imagem e com o percurso bem delineado (pelo que li, o sistema de setas da rota nos wahoo por vezes torna-se confuso quando temos de dar a volta a uma rotunda e regressar, por exemplo);
e) mapas de Portugal/Europa é mais do suficiente. Mais importante é os mapas serem detalhados (por exemplo aparecerem becos ou pequenas ruas, mesmo que de trânsito pedonal;
f) ligação a sensores de cadência, velocidade e cardíaco assente em sistema ANT+ ou Bluetooth;
g) Ligação ao GPS não limitado ao sistema americano de posicionamento global;
h) função de navegação turn by turn;
i) se o mapa contiver POI’s (cafés, restaurantes, hotéis, serviços médicos, polícia e bombeiros, etc) melhor, mas não é fundamental;
j) recalculo de rotas (direccionar-me novamente para a rota estabelecida) e função de regresso ao ponto de partida;
l) possibilidade de gravar uma rota e iniciar o seguimento de uma rota sem ter de parar a gravação (a ideia aqui é permitir gravar a MINHA rota TOTAL, desde o meu ponto de partida, mas sabendo que parte da minha rota vai ser feita por aproveitar uma rota que descarreguei de qualquer lado);
m) leitura de sms e recepção de chamadas (aqui penso que normalmente é por ligação ao bluetooth do telemóvel);
n) Aviso de acidente para contactos pré-definidos (preferencial mas não essencial);
o) Ligação por wi-fi (por exemplo ao rotear de casa) para fazer o upload de dados sem ter de estar a ter de fazer uma ligação ao telemóvel (não essencial);
p) écran real de tamanho mínimo de 2,5 polegadas (ou menos se for bem legível) e com boa iluminação nocturna;
Quanto a sensores ainda não tenho nenhum por isso penso comprar os sensores de velocidade, cadência e cardíaco com o gás (versões bundle) pois pelo que tenho visto e preços fica mais barato comprar logo tudo do que andar a comprar aos bochechos… Não penso instalar um sensor de potência porque parecem-me demasiados caros para o proveito que deles podia retirar e penso que isso também é indiferente para a escolha do GPS (caso seja certo que tenha ligação ANT+).
Se houver alguma característica que vos pareça importante, façam o favor de alertar.
A questão do preço não é importante. Depois de definido o GPS a comprar logo vejo se compro novo ou semi-novo e vou andar a fuçar os sites para comparar preços.
Os que tenho investigado mais são o WAHOO ELEMENT BOLT e o BRYTON RIDER 530. Mas se houver outros, especialmente se alguém tiver experiência com alguns destes e também com o Lezyne Macro GPS é favor chegar-se à frente.
Obrigado pelas dicas.