Sim. Entendo, mas eu ando sempre com bikes baratas e faço milhares de KLM. A van rysel perde value porque as pessoas dão mais por uma trek por ex. É/ foi o marketing. Vendi/comprei uma trek de 2007 por £300 se fosse decatlon não davam 50. É exemplo. Eu tenho uma rsyel 105 full. É ok, mas pesadona. Claro que uma de um amigo KTM carbon noto logo a diferença, mas tudo tem um preço. Falamos de um kilo.. Custo benefício é boa a van rysel. Eu julgo essa Giant porreira. Vi várias reviews e achei interessante e deprecia menos. Claro que podes vender as peças e deitas o quadro fora. A ván rysel tem problema de fazerem bikes feias e o branding é estúpido.
Tu falas de pessoas que conheco com bikes de 5k que só andam 100 KLM por ano e isso é desperdício, eu ia dar o mesmo uso a uma de 3k ou 10 e ia desfrutar. As diferenças notam -se e eu sei porque vim das piores sucatas possíveis e ainda ando em sucata.
Depende muito de quem for comprar se conhece as coisas ou não, uma coisa é alguém que não percebe e procura perceber o porquê das coisas outra coisa é quem não percebe mas "emprenha pelos ouvidos" ou pelos olhos, tu falas muito da trek eu acho que além de dizer que sou fã da Orbea nunca me referi a outra marca especificamente como sendo má ou cara demais, pois o preço é caro ou não dependendo de quem o quer dar e alguns preferem um determinada marca por que preferem e têm o direito de assim ser o que é melhor para mim não é obrigatoriamente o que é melhor para ti, quanto mt eu prefiro isto por uma determinada razão que para mim é importante, tu ouves, analisas e tomas a tua decisão após ouvires várias opiniões.
Alguns exemplos a tal orbea que tu comentaste que não valia quase nada, mas dp para mim e para mts de nós, até para ti valia mt só pela transmissão, e pelas rodas........
Esta Van Rysel (sem andar em nenhuma) para mim vale mais do que a Swift ou do que a giant (mesmo a de disco), pelo conjunto da transmissão e pelas rodas que são muito, mesmo muito superiores às dos modelos que falas.
Agora se for testar os conjuntos (e a minha forma de testar neste momento é dar duas voltas de 40 km com o que quero comparar e comparar velocidades max, tempo demorado, na mesma intensidade de esforço em diferentes segmentos, subifda, descida e rolar assim como sensações subjectivas) até posso ficar apaixonado por algum desses modelos piores equipados e afinal o conjunto ser melhor que a Van Ryzel, mas vendo no papel a Van Ryzel é TOP para o que custa.
Assim como já que falas em KTM olhando para o papel entre a Giant Advance Pro 0 5400€, a KTM Alto Master 4750€ e a Orbea Orca M20iTeam 4600€, no Papel a orca leva um pontapé se quiser umas rodas da qualidade dos outro modelos fica tão cara como a Giant com PM, a escolha para mim teria de recair no conjunto mais equilibrado da KTM boas rodas, bom grupo.
Mas isto é no papel depois a andar até pode não valer por isso só experimentando.
Se dá gosto andar num canhão? DÁ, se vou ser o gajo que vai andar mais por ter a melhor bicicleta? NÃO.
O fundamental é estarmos bem e percebermos o que é que podemos ter, se vamos optar por uma marca que nos diz algo, por um quadro que nos ilumina os olhos ou se pela qualidade do conjunto são questões pessoais.
Eu tenho um quadro que não vale um chavelho comparado com os outros, foi a pior compra que (não esse quadro mas o que rachou e a garantia deu-me este) fiz e fez com que tomasse a decisão de nunca mais comprar nada sem testar, mas é um quadro que não me desfaço, acho mt bonito era um sonho que eu tinha e quando preciso de andar mais qq coisa com ele coloco-lhe outro conjunto de rodas que ajudam qq coisinha.