• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Evora Granfondo 2016 - 24 Abril 2016

JoTaPe

Member
Edição de 2016 desta prova.

http://www.evoragranfondo.com/

A data marcada é 24-04-2016, precisamente a uma semana do DouroGranfondo. Já troquei um mail com a organização e foi-me dito que esta data já está marcada à mais de um ano.
Eu até gostava de participar, contudo a uma semana do douro, a minha prioridade vai para o Douro. Se fosse 3 ou 4 semanas antes... Ok, depois é calor, antes pode chover... Mas a chuva já à muito que deixou de ter data marcada e na minha opinião esta malta de Évora vai ser muito prejudicada pela proximidade ao Douro.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Fui a Evora em 2014, gostava de ter participado na 1ª em que tiveram a visita e patrocinio do Cannibal mas pelo que percebo hoje a área não se destina essencialmente a uma prova dura de montanha ... talvez a extensão da etapa possa condicionar, mas no final apenas conta a cadência/média que se conseguiu aguentar ao longo das 5/6 horas.

Fui como curioso ... já estou esclarecido. A bike é minha e a estrada é publica ... posso voltar mas por minha conta :eek:
 

Dempsey

Member
Eu sou mais um dos que nao vai a Evora por ser tão próximo do Douro, gostava de participar nos dois eventos mas com uma proximidade tão grande entre ambos nao me calha bem tirar 2 fins de semana seguidos
 

JoTaPe

Member
Eu inicialmente estava para não ir a evora mas agora com o douro a calhar de novo no dia da mãe... Às tantas falto ao douro... Por circunstâncias familiares não queria deixar passar o domingo dia da mãe sem um domingo de família e fazer companhia a minha mãe... Às tantas ainda vou a evora...

Para o douro tenho inscrição e hotel reservado... Tenho muita pena se não for... Mas....
 

lgass

Well-Known Member
ora hoje fui reconhecer o trajecto do mediofondo! só não fiz a partida nem a chegada, mas essas partes são bem conhecidas.

a partida vai ser a descer e de início até há boa pendente. se o pessoal não tiver cuidado, pode começar mal. fazem-se umas rotundas também no início. vai ser necessária alguma cautela. neste início, as fobias podem sair caras. Também cruzamos umas passagens de nível. Piso irregular, que exige, pelo menos, precaução.
o trajecto parece simples, mas é exigente. é necessário ir pedalar o tempo quase todo. são poucos os locais de descanso por haverem grandes descidas.
o início é rápido e como ainda são os primeiros kilómetros, fazem-se bem. a nacional aqui está bem tratada. é espaçosa. dá para os grupos irem bem e descansados.
a chegada ao Espinheiro começa a ter uma subidita ligeiramente mais exigente. mas nada de muito especial. rapidamente se chega a Evoramonte. Aqui temos uma subidita maior. divida em pequenos patamares. não é muito má de se fazer por isso mesmo. é fácil dividir o esforço em pequenas etapas.
desce-se até Estremoz, e vamos para a N4 por poucos kilómetros. e vem a parte mais bonita do percurso. entramos numa nacional (quase parece municipal) bem tratada. bom piso. vias menos largas, mas daquelas estradas em que eu adoro pedalar. poucos carros. subimos pela Serra d'Ossa. Subida longa, contante, sem grandes inclinações que assustem. O problema é ser longa. toda a gente a faz. Será uma questão de ritmo. Em bom ritmo desce-se. Há duas ou três curvas que requerem maior atenção e cuidado. Chegamos depois ao Redondo.
Aqui, temos (a meu ver a pior parte do percurso). Já vamos com 2/3 do percurso nas pernas. Há muitos troços com bastantes irregularidades. Fissuras, buracos, altos e baixos. O percurso é rolante, mas a estrada não convida. Piora porque o espaço é aberto. muito sujeito a ventos. Hoje era meio frontal, meio lateral. Grupetos que queiram atacar podem ter aqui as suas hipóteses. Creio que facilmente se podem fazer cortes. Há pouco para ver. Nada para olhar. É mesmo só uma nacional. E isso torna o troço meio interminável.
Pelo menos até atingirmos a Ladeira da Boa Morte. Aqui temos a penúltima dificuldade do dia. Uma rampa algo inclinada. Durinha, a pedir bastantes watts. O bom é que fica Évora à vista. Voltamos a ter as passagens de nível e o fim à vista.
(não fiz o seguinte que é o final, mas explico como é) Acabamos a entrar na muralha, subimos ao lado da Universidade em direção ao templo. Uma rampa inclinada e muito dura. Não se chega ao final sem gastar uns watts finais.
 

Johnny kid

New Member
Bom dia ppl,

Pela minha primeira vez vou participar num Granfondo, mesmo que seja na versão médio vai ser a primeira ;)

Boa Sorte a todos e acima de tudo ninguém se magoe.

Abraço!
 

napster

Member
Vivo a 80km de Évora. E por falta de treino não fui, com muita pena minha. Espero que tudo corra pelo melhor para quem vai.
 

lgass

Well-Known Member
Ora, agora com tempo, e tal como prometido, fica aqui a minha opinião do desafio de Évora.

Como disse acima, fui ao médiofondo, pelo que só disso poderei falar.

A praça do templo romano (que outrora se achava de Diana) foi transformada completamente!! Música, animação, pódio! tudo feito a preceito.

Com a partida de manhã, cheguei atempadamente. vi a entrada para as boxes e aqui fica, a meu ver, a minha única (mas grande) crítica à organização: não havia espaço na minha box para eu conseguir entrar! é isso mesmo! ridículo! eu estava na segunda box. e quando me dirigi para lá, a box estava cheia. não houve controlo nenhum de quem lá entrou e não havia espaço para todos. como eu, muitos ficaram de fora! pior: o elemento da organização que lá estava viu que a fita da box 3 para a box 2 estava partida e, mesmo à minha frente comentou "ótimo, menos trabalho tenho". esse mesmo senhor cagou completamente na situação e em vez de organizar, afastou-se... assim, que foi dada a partida podem imaginar a selvajaria que foi para o pessoal todo que estava fora da box 2 (ainda deviam ser uns 20 a 30 ciclistas) se meterem na corrente de ciclistas que aí vinha.

de resto, só tenho bem a dizer!


Para terminar, deixo um vídeo da organização do evento
[video]https://www.facebook.com/1378659945705658/videos/1692112531027063/[/video]
 
Top