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Espigão de selim

Fevereiro

Member
Espigão recuado thomson

Preciso de um espigão recuado para a minha bike e sempre me agradaram os thomson setback.
Não me interessa o peso mas sim a estética e funcionalidade do mesmo.
Tenho receio de não gostar do produto final pois sinceramente nunca vi ao vivo um destes espigões numa bike de estrada.
Já agora alguum sabe o recuo em mm que estes espigões têem?
Que me dizem?
Uma foto do espigão que falo:
TSSSP-BK.jpg
 

gurumor

Member
Re: Espigão recuado thomson

O recuo é de 16mm. O peso não se pode considerar excessivo: 200-260g.
Tenho um desses numa Bianchi de estrada e em comparação com o anterior que era em carbono (dos baratitos) sente-se que a bike ficou mais rígida na zona do tubo vertical. Ao mesmo tempo perdeu-se algum conforto, mas nada de especial. Esteticamente acho que fica 5* e o acabamento estriado permite "poupar" o aperto do espigão pois o parafuso precisa de menos Nm.
O site da marca: www.lhthomson.com
 

RTC

Moderador
Staff member
Re: Espigão recuado thomson

Mesmo que não interesse o peso, atenção que o 27,2 é por norma bem mais pesado que os diametros superiores, por ter dupla espessura.
Um 27,2 x 400mm vai quase para as 300 gramas.
;)
 

Fevereiro

Member
Re: Espigão recuado thomson

Mas isso acontece só na thomson ?
Porque eu tenho 2 espigões iguais de outra marca um em 27.2 e outro em 30.9 e o de 27 é mais leve.
 

RTC

Moderador
Staff member
Re: Espigão recuado thomson

Pelo menos na Thomson acontece.
292 gramas foi quanto o meu pesou.
;)
 

Fevereiro

Member
Re: Espigão recuado thomson

Eu não costumo ligar muito ao peso mas um espigão de 300 grs não monto lol.
Obrigado.
 

gurumor

Member
Re: Espigão recuado thomson

O RTC fez uma chamada de atenção muito importante!

Fevereio, no site pode consultar o peso para o diâmetro/comprimento que pretende e depois comparar com outras opções. No meu caso até que é razoável: "31.6 diameter by 367mm long - 223 grams"
 

_Jokix_

New Member
Qual espigão? serão estes bons?

Estou pensar mudar o espigão da fininha e queria saber a vossa opinião. Prefiro o conforto e estética do que as gramas a mais ou a menos! Pelo que tenho lido, o carbono aconselha-se por causa do conforto que proporciona, segundo alguns colegas deste forum. Eu nunca testei nenhum. Tenho visto alguns com setback e outros sem. Os € não abundam, pelo que o ritchey wcs carbon está fora de questão...aquilo é caro!! :( vi estes:

http://www.kompressor-bike.com/tige-de-selle-fsa-slk-316-350mm-p-602.html
http://www.kompressor-bike.com/espigao-de-selim-most-tail-carbon-316300mm-256gr-branco-p-3444.html
http://www.kompressor-bike.com/espigão-de-selim-fsa-k-force-carbon-sb25-316mm-400mm-p-1700.html

gosto do efeito estético do seatback, mas será que fará muita diferença na posição?

o principal motivo da troca é a dificuldade em ajustar o meu selim, que tende a descer o nariz por mais cuidado que tenha a apertar os parafusos. Julgo que seja devido ao meu actual espigão ser fraquinho porque tem uma espécie de "frisos", que não permite fazer o "fine tuning".Pronto, também há a hipótese de eu estar a ser nabo!:D
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Tenho o terceiro. A teoria é : pedalando um pouco mais atrás consegue-se desenvolver mais "power" (quando se pedala sentado óbvio) pois fazemos mais força com a zona lombar. Se resulta, não sei.
 

azulen

New Member
Cuidado com os setbacks, graças a um e pensando da mesma maneira que o (conterrâneo) "Afonso_Albufeira" fiquei com uma tendinite patelar no joelho esquerdo. 400€ em fisioterapia e estou na mesma.

Antes de comprares seja o que for vê com que posição iras ficar na bicicleta..

Neste momento na minha BTT tenho o setback ao contrario e até fica giro :)
 

Override

Member
De todos os aqui falados eu iria para o easton
E que tal o bontrager xxx lite? Eu tenho esse e alem de ser esteticamente muito bonito é tambem um cadinho pro caro.. 130€ mas como precisava de um "zero" ou quase zero foi o unico que me agradou
 

_Jokix_

New Member
Na minha bike tenho um espigão com seatback. A bike em questão é uma scott s30 de 2010. não gosto do aperto do selim daquilo porque é muito pouco preciso. Ora desce ora sobe! O problema que se põe aqui é que tenho visto muitos modelos diferentes em carbono e apesar de terem pesos diferentes isso não me importa, já o conforto que vão proporcionar é fulcral para mim, visto que sou um aleijado :D tenho alguns problemas na coluna cervical graças a um capotanço e na lombar. Ora, tenho lido por aí que a nossa distância do banco à caixa de direcção é importante para não ficarmos com a cervical e os ombros doridos ao fim de alguns kilómetros...digam-se para aí uns 50! É o que me acontece. Ando ás voltas e voltas para arranjar uma posição confortável mas sinto sempre algum desconforto e peso excessivo nos braços. Será de estar muito para trás? Bem, voltando ao espigão...seria importante adquirir um que me desse mais algum conforto e também várias possibilidades de afinação nessa dita distância(digo eu). Talvez o seatback fosse indicado nem que tivesse de o virar ao contrário. Sei que fica foleiro como tudo numa de estrada, mas entre andar e estar quieto, prefiro andar:D

Outra coisa, há alguns espigões com uma mistura de carbono com liga de alumínio, estes serão aqueles que menos vibrações vão dispersar certo?

Obrigado pela ajuda. Hei-de chegar a uma decisão graças a vocês! Cumprimentos
 
@_Jokix_
Se o objectivo não for alongar ou encurtar a bike (esta operação deve ser feita principalmente através do avanço), a escolha de uma espigão com offset zero ou com recuo deve depender da forma como normalmente pedalas, ou seja, se pedalas em cadência (alta) deves optar pelo recuo mas caso tenhas uma pedalada pesada (cadência baixa) então deves optar por um espigão com offset zero (sem recuo). Em relação ao material se estiver ao teu alcance acho que devias optar por um espigão em carbono e não por um em alum,/carbono que na verdade é alumínio com aspecto de carbono.

A hipótese de usar um espigão com offset virado para a frente não tem qualquer nexo até porque tu ainda não compraste o espigão e estás a tempo de escolher o modelo que mais te convém.
 

_Jokix_

New Member
Tens toda a razão. Realmente fará mais sentido comprar o espigão com seatback. Dentro dos Full carbon qual me aconselharias? tendo em conta que não posso passar dos 80€. se não houver nenhum dentro destes preços terei que esperar mais uns tempos. Muito obrigado pela ajuda
 
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