• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Espaçador da coluna de direcção com parafuso. Porquê?

pratoni

Well-Known Member
Boas a todos.

Na minha bike de estrada o primeiro espaçador da coluna de direcção, a contar de baixo, tem um parafuso, tal como podem ver na imagem abaixo:

twin_0003-800-75.jpg


A minha dúvida é, qual a razão para este espaçador ter o parafuso? Está a apertar a coluna, tal como o parafuso da aranha da direcção ou os parafusos do avanço?

Mas a dúvida principal é se posso substituir, sem qualquer problema de segurança, esse espaçador por um normal sem parafuso, mais propriamente por um em carbono? :confused:
 

zemusica

Member
Talvez a minha resposta nao seja a mais correcta, mas...
Parece-me que esse quadro tem uma testa muito comprida e alem disso tubo da direcao tambem esta mt comprido, suponho que o utilizador seja uma pessoa alta.
Possivelmente a pedalar vai numa posicao relachada, sem estar muito curvado em cima da bicicleta.
Eu comecaria por desmontar, tirar os 4 espacadores e por por cima do avanço,(fica feio) dava uma voltinha, se me sentisse bem em cima da menina, ficava com a certesa que esses 4 estavam a mais.
Nesse caso pode-se cortar o tubo da direcao... o espaço que tem a mais por cima do avanço, tirar esse dito espacador com aperto, trocar esse espaçador por dois dos outros e montar tudo de novo.
Quem nao souber fazer e nao tiver ferramentas apropriadas, seve procurar uma oficina.
 

pratoni

Well-Known Member
Esta não é uma foto da minha bike, embora seja do mesmo modelo (a minha é um tamanho 57) e veio assim da loja.

A minha pergunta é:

Posso substituir, sem qualquer problema de segurança, esse espaçador por um normal sem parafuso, mais propriamente por um em carbono?
 

rodasepedal

New Member
Tenho exactamente a mesma situação...

O mecânico (de confiança) disse-me que aquilo não fazia falta nenhuma, mas como preciso dela para fazer altura, não vale a pena tirar aquela para depois ir comprar outras...

Cumps
RODAS
 

zemusica

Member
Entao se nao faz falta nenhuma... pk o fabricante o mete??
Deve ser mais caro que os espaçadores normais...
Nao sou engenheiro, mas pela logica, tem a ver com o comprimento da testa da bicicleta, tirando esse e colocando um normal, quase de certesa que vao andar empre a fazer reapertos na direçao.
 

h_rd2

New Member
Suponho que seja para ajudar a que a caixa não ganhe folga, inclusive se a malta andar a desapertar o avanço etc...assim mexam onde mexerem a caixa fica sempre com o aperto de fábrica (até o perder "normalmente"!

Cumps
 

pratoni

Well-Known Member
Exactamente pela pergunta que o zemusica fez (
Entao se nao faz falta nenhuma... pk o fabricante o mete??
) é que tive a dúvida se realmente aquilo tem alguma utilidade extra e daí a minha pergunta.

Quanto à altura do avanço está bem como está, a minha coluna não permite muitos malabarismos...

Assim sendo, continuo na dúvida se troco ou não, porque seria apenas para dar um toque de estética com os espaçadores em carbono, nada mais...
 
Top