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Escolha para bicicleta de gravel

ZeZeCabritinha

New Member
RESUMO NO FIM
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Oras boas pessoal, ao fim de algum tempo aqui só a espreitar os posts finalmente chegou a minha hora.

Então a situação é a seguinte, sou da Covilhã e quero substituir a minha bicicleta de aço velhinha, rígida e com guiador liso - que eu carinhosamente apelido de cangalho - com uns 17 ou 18 anos e com peso a condizer com a idade , e que tenho que levar à bruxa que cada vez que saio com ela é uma aventura em que não sei se consigo chegar a casa ou se tenho que chamar o carro vassoura.

Cheguei à conclusão que, dado a situação de stocks de bicicletas, as (poucas) lojas que tenho na zona com ligações a fabricantes e o facto que (para já) quero poder aproveitar os caminhos da serra, mas também meter estrada com fartura para dar umas voltas maiores mais por estrada sem estar a arrastar uma semi-rígida, que o melhor seria uma de gravel.

Requisitos:
- Orçamento 1000€;
- Se no futuro (1/2 anos ou o que seja) eventualmente quiser uma hardtail, ter a possibilidade de transformar a gravel numa de estrada decente sem ter que fazer grandes modificações nem gastar muito €€;

Para este orçamento ter uma bicicleta com um bom group set e travões está mais que visto que vai ser para a decathlon, para um modelo Triban RC 520. De referência tenho cerca de 1.70m portanto vai ser uma tamanho S (pelo guia de tamanhos deles S=>165-173).

Ora aqui surge o problema:

- A minha escolha primária ( a520 de gravel normal com shimano 105 por 999€ não tem stock para o tamanho S. E sei lá quando voltam a ter. Vai fazer dois meses que tinha encomendado a XC-500 mas eles enganaram-se e mandaram a bike errada, ficaram sem stock dois dias depois, eu fiquei sem bicicleta e ainda não há novamente em stock.

Portanto tenho duas alternativas se quiser ter bicicleta num prazo decente:

Opção 1 - Ir para a520 de estrada com shimano 105 e roda 700 ( 850€) e adaptar.

Opção 2 - Ir para a edição da 520 de gravel com SRAM Apex 1x11 e roda 650 por 999€.

(A diferença de preço não me faz diferença que vejo isto como algo a longo prazo, mas poupanças são sempre bem vindas claro)

Hipótese 1: As únicas diferenças que vi da 520 de estrada para a de gravel com 105 são: pneus, desviador 105 GS (Shadow) em vez do normal, guiador de estrada de 400mm em vez de o guiador de gravel de 420mm. Portanto teoricamente podia simplesmente comprar uns pneus 36 de gravel por 60-70€ e as diferenças seriam apenas o desviador (não me parece que vá fazer grande diferença, mas percebo pouco disto) e o guiador de estrada em vez de gravel (nunca sequer peguei num guiador curvo, portanto estou às cegas se aquela curvatura mais "larga" faz diferença notável a nível de conforto e posição ou não).
Se depois quiser converter para estrada é só mudar os pneus e siga viagem.

Hipótese 2: Ir para a gravel com Apex 1, que já está montada para gravel e com roda 650b e pneu 42 pelo que é só andar.
Se quiser eventualmente passar mais só para estrada não me importava de gastar umas lecas numas rodas de 700 mais jeitosas (sei lá, até 300€/400€ o par?) mais uns pneus, e estava a festa feita, pelo que ouvi as rodas são dos melhores upgrades que até se podem fazer. Para já a roda ser 650 nem me chateia, para gravel o pneu ser mais gordinho também tem as suas vantagens e por agora estou mais interessado em aproveitar e (tirando querer meter pneus tubeless) nem queria saber de mais upgrades nos próximos tempos.


TL;DR:
Dúvidas:
Basicamente: Qual a melhor hipótese?
Como se comporta o 105 VS o Apex 1 em estrada e fora dela? E dado que vou andar muito pela serra, a diferença de ratios é significativa ou nem por isso? Mesmo que depois queira passar só para estrada? (ver ratios na imagem** da calculadora) Se eu eventualmente a meter para estrada qual é a melhor opção? Ou nem faz grande diferença?


Já procurei a parte teórica mas depois falta-me saber como é na prática nunca andei com uma bicicleta decente por isso precisava de uma opinião de quem percebe disto.

Obrigado pela leitura do testamento e boas pedaladas ;P


**Na imagem: ratios da Apex 1 com roda 650b 42mm vs 105 com roda 700 35c. Depois 700 vs 700 com o mesmo pneu ficava 26-23.... 84-99 na coluna do lado esquerdo.
 

fcsaimon

Well-Known Member
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LuisFerreira.

Well-Known Member
Boas,

A Triban usa o mesmo quadro entre os modelos RC500/ RC520 e RC520 Gravel.

Ou seja, podes sempre adquirir a RC 520 e fazer um update nos pneus e talvez um guiador para a tornar mais confortável para Gravel.
Adquiri recentemente uma RC500 e fiz esse update para a tornar um pouco mais off-road.

Edit: Pelo que tenho estado acompanhar pela net é possível montar um pneu até 700x38, optei por ficar nos 35.
 

LuisFerreira.

Well-Known Member
Mas com o que vais gastar no upgrade não é preferível ir logo para a gravel?
Estou a falar entre a 520 e a 520 gravel...

Mesmo com os gastos nos upgrades que fiz (Pneus + Guiador/Fita) ainda era uma diferença considerável para a 520 Gravel. Atenção que estou a falar da RC 500, o modelo mais económico das 3, não dá 520 que o user ZeZeCabritinha mencionou.
 

Boicote

New Member
Vou seguir muito atentamente esta discussão visto que me encontro numa situação praticamente idêntica à da pessoa que abriu o tópico. Também tenho uma bicicleta com 10 anos de "baixa gama" e, tendo em conta o uso que lhe dou, creio que é altura de arranjar algo melhor. Também estava de olho nessa Triban 520 Gravel visto que não quero que o tipo de piso limite as minhas voltas. Apesar de percorrer habitualmente estrada, por vezes gosto de explorar caminhos "em terra batida" ou percorrer estradas que mais parecem caminhos de cabras.
Mas como foi referido, as Decathlon deste país estão despidas de conteúdo e não se sabe quando voltam a ter material. Até já me dei ao trabalho de ir a sites da Decathlon de Espanha e o cenário é idêntico.
 
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