• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

E foi assim que....

Merenda na Serradela

O sol decidiu espreitar e havia que aproveitar para pedalar por essas estradas fora! Nenhuma das minhas habituais companhias estava disponível para andar e por isso tive de voltar às lides das voltas sozinho, nada que me assuste, mas com companhia é diferente. Tinha gravado na mente que havia de fazer a subida ao parque da Serradela na Serra da Cabreira pelo lado de Vieira do Minho, estrada que o ano passei mas em sentido contrário e assim ficaria com as duas subidas possíveis feitas!
Cedo saí de casa rumo à Barragem do Ermal e depois estava em Vieira. . . Até aqui não há muita história para contar, estradas conhecidas embora com tons diferentes.

Depois de uma pausa para abastecer e dar um pouco do gosto ao dedo arranquei de novo! Vinha com ideia de tirar uma foto em condições hoje e algo artística. E assim foi! Um sinal de trânsito, um arame à minha espera e a curva ideal foram o bastante para sacar este exemplar.

Depois da brincadeira estava em Vieira onde comecei a subir para o parque de merendas. Em boa verdade e como não fiz estudo algum do percurso ou sequer levava um track comigo para me ir guiando, a dado ponto achava que a subida estava a parecer mais longa do que eu imaginava, isto aliado à baixa forma física foram o bastante para que eu sossega-se um pouco o ritmo senão estoirava por ali! Mais uma vez em plena Cabreira sou ultrapassado por umas motas, desta vez sem mudanças, o que não me tirou mais moral porque se há coisa que irrita um ciclista é ser ultrapassado por uma mota e depois ouvir a mesma a reduzir uma mudança como quem está a avisar que a subida não fica por ali...

Vencido o desafio iniciei a descida para a N103 que havia de me levar à Povoa de Lanhoso e Braga.
A descida é bonita e conseguimos ver os rochedos que fazem do Gerês a serra imponente que é, assim como vemos parte da albufeira da Caniçada!

Chegado à N103 foi sempre a rodar as pernas até Braga sem grande história. Apenas um mosquito que devia ter aparelho nos dentes tal foi o baralho do impacto com os meus óculos!
Depois de abastecido numa padaria nas imediações da subida ao Bom Jesus decidi que era hoje que também iria fazer aquela rampa até ao Sameiro, coisa que ainda não tinha feito apesar do historial de subidas que vou tendo... Iniciei confiante mas rapidamente percebi que isto era mais fome que barriga porque além da inclinação ao principio ser forte, decididamente não estou em forma física para fazer um "ataque" a qualquer subida. Ânimos sossegados e mantive o ritmo possível para levar de vencida a subida e regressar a casa! À chegada contava com uns ricos 159.7klm's o que fazia com que me ficassem a faltar uns míseros 300metros para terminar um desafio do Strava...
Poderia ter pedalado mais um pouco mas assim para a semana já posso sair de casa com uma desculpa!
http://www.strava.com/activities/118708456
 

duchene

Well-Known Member
E depois eu é que fazia muitos auto-retratos com cara de mau! :-D

Mais uma excelente volta, para não destoar da norma. Mesmo como empreiteiro em nome individual, safas-te bem...

Reconheço a curva da foto artística e mais algumas das estradas por onde passaste. És um sortudo por estar a um saltinho dessas estradas tão deliciosas!

Agora que vamos ter mais uns dias de bom tempo há que continuar a assentar tijolo no muro das conquistas!

Um abraço!
 

jocarreira

Well-Known Member
Em primeiro lugar, parabéns pela volta! :)
Em segundo lugar, eu gosto de acompanhar os relatos que vão aparecendo aqui pelo forum e, apesar de nem sempre comentar, por norma leio sempre até ao fim e delicio-me com as fotografias fantásticas que colocam aqui. Ao olhar para os números, percebe-se que não é uma etapa para qualquer um e ainda por cima dizes que estás em baixo de forma... Nem consigo imaginar a volta que farias se estivesses em forma :D
Por último, só para dizer que este tipo de relatos são uma inspiração para mim pois fazem-me sonhar que um dia também vou conseguir fazer uns passeios assim. Por enquanto, fico-me pelas minhas voltas pequeninas que isto de fazer 160km com um acumulado de 3800m não se faz de um dia para o outro.
Parabéns mais uma vez e continua com esses relatos :)
 

TigasPT

New Member
Obrigado pelo relato, gostei especialmente da fotografia em que tens a câmera à tua espera ;)
De facto, se isto é baixo de forma, não sei o que pensar de quando estiveres a top!
 

jpacheco

Well-Known Member
Grande volta. Isso do bom Jesus o inicio em paralelo deve ter-te tirado muita energia :D Estou mortinho por ter umas temporadas no norte para experimentar essas estradas.
 

Bruso

Well-Known Member
Excelentes fotos e uns numeros ao alcance de poucos.

Continuando assim lá para o verão fazes a volta a Portugal :O

Pelo menos um dos SkyRoad's deve estar nos objetivos ou não?
 
Duchene: Nesta volta não posso dizer que haja alguma estrada nova que me fez babar, mas as subidas fizeram-me "babar" bastante e ainda falta muita força aqui na parte abdominal para levar de vencidas as subidas com maior grau de inclinação e assim conseguir disfrutar melhor da paisagem... Espero em breve estar pronto para empreitadas com vários andares :D

Jocarreira: Esses números de acumulado foi o strava que fez um ajuste, na verdade foram apenas 2500D+. Agora com a vinda dos dias maiores tens de te meter a fazer umas voltas maiores e perder-lhe o medo porque acredito que isso é uma das partes piores a enfrentar! Obrigado pelo teu comentário.

Tigaspt: O arame no sinal de trânsito parece que estava à minha espera e à falta de companhia foi o tripé que se arranjou... Haja ideias :D

Jpacheco: O Bom Jesus tem cola naquele misto de alcatrão com paralelo de certeza, é que aquilo de carro parece que sobe tão pouco :D

Bruso: Obrigado pelos elogios meu caro! Lá para o verão fazia era a volta à Madeira se assim tivesse possibilidade :D Quanto à tua pergunta sobre a participação em eventos não me parece que vá acontecer. No ano passado fiz o percurso do Gerês umas semanas antes do evento e tivemos que juntar a ida de casa para o Gêres e respetivo regresso para acrescentar dificuldade aquilo... Tem por aí o relato disso umas páginas atrás! Mas a razão não é só essa.

Cumprimentos
 

Bruso

Well-Known Member
Volta a Madeira com a preparação certa era um grande desafio sim Senhor :D

Estás então a dizer que o GrandFondo do Gerês era muito leve para ti??
 
Bruso não quero ser mal interpretado nas palavras e o que para uns é um desafio pensado e começado a magicar com meio ano de antecedencia, para outros com melhor preparação como alguns membros aqui do fórum e também com quem costumo pedalar ultimamente, estes desafios são acessiveis e por norma temos que incrementar um bocado a distância ou o acumulado para vir embora felizes!
Fica aqui a volta do Gerêsgrandfond em que o percurso teria cerca de 150klm's, talvez menos, e nós juntamos mais alguns. http://www.strava.com/activities/49743673

Nós aqui pedalamos por gosto e não para entrar em provas ou mostrar alguma coisa a alguém, mas lá que gostamos de nos picar entre nós isso gostamos.
 

Bruso

Well-Known Member
Sim eu entendi e não te interpretei mal. Depende sempre da preparação de cada um.

O Geres GrandFond já é uma prova diferente de um Audace. Lá já há uma classificação geral e quem torna a corrida mais dificil são os adversários e os teus objetivos. Deve haver etapas da Volta ao Algarve e da Volta a Portugal que tu e outros faziam bem. Mas sendo em competição tudo é diferente. Mas claro que nós somos cicloturistas por isso nem vale a pena pensar em tempos...
 

otreblig

Member
Boas

Claro que vale a pena pensar em tempos, só assim te podes superar.
Eu por exemplo, vou aos granfondos para entrar um bocado no espírito de competição, mas no próximo Sábado (15-03-14) vou fazer um brevet dos randonneurs, em que aí sim eu vou completamente descontraído apenas para passear.
E nós não somos cicloturistas, porque não andamos a fazer turismo de bicicleta, somos ciclistas amadores ;)
 

Bruso

Well-Known Member
Boas

Claro que vale a pena pensar em tempos, só assim te podes superar.
Eu por exemplo, vou aos granfondos para entrar um bocado no espírito de competição, mas no próximo Sábado (15-03-14) vou fazer um brevet dos randonneurs, em que aí sim eu vou completamente descontraído apenas para passear.
E nós não somos cicloturistas, porque não andamos a fazer turismo de bicicleta, somos ciclistas amadores ;)

Tens toda a razão. Mas o mais comum é usar a palavra cicloturista :D

Para te superares não precisas de pensar em tempos. Podes pensar também nos kms percorridos. Pelo que percebi do comentário do Daniel ele pensa da mesma maneira.
 

paradawt

Moderador
Um percurso no Gerês para ir com objectivos de tempos/médias, é quase a mesma coisa que ir comer uma boa francesinha ao Capa Negra mas pedir sem o bife... Estes locais são para serem desfrutados na minha opinião.

E por norma as voltas do Daniel vão nesse sentido. Com empeno é certo, mas para aproveitar ao máximo a envolvente.
 

otreblig

Member
Ora vamos lá ver uma coisa...
Se é um granfondo é para contar com tempos...
Se é para passear posso ir quando quiser não precisa de ser no dia do granfondo...

Bruso - Eu gosto de me superar nas duas vertentes, média horária, e distância percorrida, para me superar em distâncias tenho os randonneurs, que vão dos 200 até aos 1200 Km.

O Indy está para aí a mandar bitaites que só anda para falar de gajas, mas se fores ver o strava do gajo, ele é um dos campeões aqui das redondezas...
 

paradawt

Moderador
otreblig,

Não estou a discordar de ti, simplesmente na minha cabeça (e uma vez que ainda não tive o privilégio de pedalar no Gerês) não entra a hipótese de ir a um local destes "às pressas".
 

otreblig

Member
Paradawt

Compreendo-te perfeitamente, até porque já tivemos oportunidade de rolar juntos, e foi precisamente num espírito completamente descontraído.
Mas granfondo, é granfondo ;)
 
A conversa vai muito interessante aqui, gosto muito :D

O Indy dizer que é por causa das gajas é mentira porque ele nem espanhol sabe falar, portanto está fora de questão :D
Quanto ao que o Gilberto disse de kom's e segmentos, é verdade sim senhor e não é só o Indy que gostava de ficar com o melhor tempo porque eu também gostava mas ultimamente andam aqui uns tubarões a meter-se com a gente e não temos hipotese de pensar em certos segmentos mas lá que picamos entre nós isso picamos e sinceramente é uma parte em divertida e com isso conseguimos evoluir sem nos darmos conta.

O Paradawt usou uma frase muito boa que descreve bem o meu espirito e dos meus colegas que por norma andam comigo nestas voltas grandes. Seja ele o Indy(Pedro Ribeiro), Tico(Francisco Rocha), Brasa(Jeferson klaser) e também o Tiago Carvalho a ideia é esta: O empeno é certo, mas é para aproveitar ao máximo a envolvente e libertação de endorfinas :D

Cumps
 

klaser

Well-Known Member
Nos empenos do CEVA ( Indy Kezia e CIA) que remédio tens senão aproveitar a paisagem e o ambiente envolvente....empenado já vais ficar,tempos não fazes pq senão arriscar a ficar a pé ou voltar pra casa de reboque,só resta aproveitar e ralhar com quem marcou a volta e disse que eram 100 e tal kms e tu a olhar pro conta-quilómetros e já ir perto dos 200.... :D
 
Top