• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Duros do Pedal

to monteiro

New Member
Boas!!!
Quero relembrar que devemos cumprir os horários !!!
Quero relembrer que o Cascáis Fátima não é uma corrida, mas sim um passeio onde entram muitos grupos tendo como objectivo confraternizar e disfrutar da aventura!!!
Mas na ultima subida espera-te uma bela marreta!!!
Aos que não podem fazer a rota toda podem acompanhar até Vila Franca por ex...
Boas pedaladas
TO MONTEIRO
 

Fario

New Member
Então Duros, preparados para o empeno de Fátima????

Ainda não é desta que vos vou acompanhar, mas também não estou a ver que seja muito brevemente. :D

Para aqueles que vão a esta aventura, que tirem muitas fotos para a malta ver como correu o empeno, pelo menos para alguns!!! :D
Boa viagem e não se molhem muito :eek:
 

nogueira.nuno

New Member
Não queres ir só até Vila Franca?? Há quem o vá fazer, eu sou um deles, não estou preparado e sei que mais algumas pessoas o vão também fazer!!
Essa da chuva vamos a ver....
 

Johnny Allez

New Member
Boas! O Cascais-Fátima já cá canta. Depois do Tróia-Sagres, o meu segundo objectivo do ano foi atingido. No próximo há mais desafios. Subir a Serra da Estrela com os Duros do Pedal está na lista. Hoje correu tudo bem, excepto um percalço inicial que ia fazendo com que o meu colega Nuno Pinto ficasse apeado do comboio.:D Nada de especial, valeu a ajuda do meu amigo Victor "Colnago" Dias. Ele teve um excelente desempenho, e eu também fiquei muito contente com o meu. Descolei e recolei algumas vezes uns quilómetros antes de Santarém, onde, em virtude da falta de paciência dos mais apressados, acabei por passar para o comboio vassoura, com o maquinista Tó Monteiro a impor o ritmo e a coordenar o grupo, que haveria de se esfrangalhar na zona mais dura. Foram 155,2km em 5h19, com muitas, muitas, muitas subidas. Nenhuma matou, mas moeram, e de que maneira, até às de Minde e de Covão do Coelho. Ali, com 140km nas pernas, dei de caras com uma subida igual à do Portinho da Arrábida na parte com maior inclinação, tal era a dureza.:eek: Para mim, foi tudo uma novidade. E, como já tive oportunidade de dizer ao Luís (100% Mato & Estrada), este itinerário para Fátima é três vezes mais custoso do que aquele que fizemos há pouco tempo. Para o ano, vamos por este lado, se todos estiverem de acordo. Mas sem loucuras que depois pesem nas pernas nas zonas de maior dificuldade. Foi, sem dúvida, uma prova de superação física. Em Covão do Coelho, tive mesmo de cerrar os dentes e dar TUDO... A alternativa seria desmontar e recuperar as forças, mas, felizmente, tive fôlego e capacidade psicológica para resistir. Um obrigado especial à Ana Turtle, que, indo de carro, deu uma valente ajuda - até mesmo a indicar... e a abrir caminho.:);)

Couberam todos nos bonecos http://4.bp.blogspot.com/_6-fKMz2Xl...wEpOZUH8TIE/s1600-h/2009+-+CASCAIS+FÁTIMA.png

http://picasaweb.google.com/durosdopedal/2009CascaisFatima#5389228277454547362


No próximo fim-de-semana há mais (agora no 100% Mato & Estrada, do Montijo)! Já vou é rolar com mais um ano em cima...;)

Um abraço a todos!

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,46447.0.html
 
Last edited:

selim

New Member
Então Duros, preparados para o empeno de Fátima????

Ainda não é desta que vos vou acompanhar, mas também não estou a ver que seja muito brevemente. :D

Para aqueles que vão a esta aventura, que tirem muitas fotos para a malta ver como correu o empeno, pelo menos para alguns!!! :D
Boa viagem e não se molhem muito :eek:

Realmente nao e para todos,o empeno pelo que vi nao foi muito_O dia estava otiimo,apesar da chuva forte no regresso.Estao todos de parabens...como disse nao e para todos....
 

Interceptor

New Member
É verdade, não é para todos e desta vez não foi para mim. :(
A inveja com que fiquei após a leitura do relato... :p

Parabéns a todos os presentes e, quem sabe, até p`ró ano. :cool:
 

to monteiro

New Member
Saudações ciclisticas!
Antes demais eu me apresento ( Tó Monteiro ) e represento + - o Grupo DUROS DO PEDAL!!!
Estou aqui biciclando com a intenção de dar os parabens a todos os participantes do Cascais Fátima, Pois com as condições climatéricas a ameaçarem tal aventura, era-mos mais que muitos e não ficámos na caminha!!!
Sabendo que o Comboio de Tires saia pelas 8 horas, saimos também de Massamá no mesmo Horário entrando na Marginal 8h20m!!!
Era-mos 23 ciclistas e mais alguns membros da equipa de cicloturismo da Carriz!!!
Pedalando a um ritmo de + - 27kmh afim de sermos apanhados peloTGV de Tires assim aconteceu pouco depois da expo e rio Trancão !!!
Foi aqui que um vidro resolveu furar o meu novo pró 3 race 2 minutos antes de sermos apanhados pelos tirenses !!!
Compreendendo a situação todos vocês souberam rolar a um ritmo moderado só sendo apanhados pelos DUROS já depois do pavê de Vila Franca!!!
Até lá fomos num autentico contra relogio de equipa, pois todos sabem o que é perder um comboio que rola acima dos 30 kmh e como é dificil recuperar terreno!!!
Só bastante tempo depois de recuperar dei uma ajudinha na frente e fiz uma pequena reportagem fotográfica que podem ver em:

http://picasaweb.google.com/durosdopedal/2009CascaisFatima#

Ficam aqui os meus agradecimentos para todos vós !!!
Quanto ao Cascais fátima em si na minha opinião é uma aventura diferente da que estamos habituados de fazer aos Domingos , pois a ideia é juntar o máximo de grupos á passagem do comboio e para isso é preciso que se pedale a um ritmo moderado, levando a que por veses os mais antigos dos grupos avisem que se deva baixar um pouco o ritmo pois já ha alguem a ficar pendurado, mas é cláro que ha um andamento minimo admissivel!!!
É claro que o terminar da aventura acaba com uma bela marretada nas ultimas subidas, e quem tem pernas é que toca viola e assim deve ser!!!
Mais uma vêz os parabéns e agradecimentos pois vocês sabem andar depressa e devagar também!!!
Devemos também falar quando existem comportamentos exemplares !!!
Pedalado por
TO MONTEIRO
www.durosdopedal.blogspot.com
 

turtle

New Member
ola...

desta vez a minha aventura foi de carro mesmo...lolllol...

deixo aqui os parabens a todos os que sairam com o objectivo de chegarem a fatima e conseguiram....

quanto a minha ajuda nao têm que agradecer e sempre que for necessario eu tou por la...lolllol...

entretanto quero deixar aqui um pedido de desculpas publicamente por ter indicado depois de pernes o caminho errado que por acaso e o mais dificil ao grupo que ficou mais para tras....e o caminho que costumo fazer....
de qualquer modo foram uns "duros" pois nem as constantes subidas os fizeram desistir....

adorei ver o apoio e a entreajuda que se formou nesse grupo..uma mais valia para chegarem bem e em condicoes de escreverem relatos como o que li...ate eu fiquei com uma pequenina (mesmo muito pequenina) pena de nao ter ido a pedalar....lollllol...

mas para mim fatima este ano ja foram 2 vezes..em estrada e em btt...
quem sabe para o ano ja estou melhor e posso ir com voces?lollllol...de carro claro....lolllol....ou quem sabe de mota para nao vos perder nos semaforos....

jinhos
turtle
 

brunovxr

New Member
Amiga Ana não tem nada que pedir desculpa,porque já fez mais do que devia.;);)

Quanto Ao engano não vaz mal porque assim eles chegaram 1º, mas nós fizemos a volta mais dura com os mesmos kms. o que tambem é uma vitoria.:D:D


Quanto ao amigo tó é pá já estamos com saudades das aventuras dos duros, espero que essa ida á etapa rainha não caia em saco roto sou o 1º da lista de incritos.;);):D:D
Mais uma vez a vasoura portou-se á altura com um companheirismo espectacular principalmente na parte final, ao qual o carrosel resultou na perfeição.boas pedaladas e até á proxima.
 

to monteiro

New Member
CascÁis - fÁtima 2009

Por TO MONTEIRO :
Boas!!!
Antes demais não posso deixar de agradecer ao Chefe Mendonça e a Ana Turtle por ter tido a paciencia de fazer de carro de apoio !!!
Agradeço também aos DUROS e ciclistas da Carris, que tiveram a força e coragem de realizar a ultima aventura do ano, mesmo com as condições atmosféricas a ameaçarem uma bela aguada!!!
Foi mais uma longa semana de ansiedade pois com o tempo a ameaçar não sabiamos se abortar a aventura ou não e ainda bem que o não fizémos !!!
7h30m já se encontravam alguns DUROS no chafariz, que foram chegando a conta gotas e + - pelas 7h45 minutos dei inicio á chamada de ponto !!!
Chega o autocarro onde colocamos a roupa para o regresso, e para partirmos só faltava o Chefe Mendonça !!!
8h e tinhamos de nos fazer ao asfalto tão desejado, pois o comboio de tires partia também nessa hora!!!
Pedi á Ana que quando o Mendonça chegasse lhe desse uma boleia, afim de ultrapassar o pelotão e ai entrar no grupo, pois sair sosinho seria impossivel recuperar o atrazo!!!
Em miraflores entraram mais uns elementos da Carris e 8h22m lá estavamos na marginal!!!
Imposemos uma pedalada de 27kmh na esperança de sermos alcansados pelos tirenses!!!
Depois da Expo paramos ao lado do rio Trancão para uma muda de aguas e nisto chega o Mendonça e Zé carlos !!!
De novo em marcha, e alguns kms depois o meu pro race 3 novo em folha resolve furar e logo o de tráz quando ainda por cima a Ana informa por TM que o comboio de Tires está a poucos minutos ...
Ai passa o tgv tirano ainda eu não tinha colocado a roda, subindo ainda mais a adrenalina...
Arrancamos num contra relógio de equipa (agradecido por quase todos terem esperado para me ajudarem a recuperar) e valeu-nos também a ajuda do Jorge de Carnaxide que só ia até vila Franca e pôs toda a lenha a queimar !!!
Só depois do pavê de Vila Franca alcansamos o grupo principal, mas reparo agora que lá bem lonje atráz estava o Mendonça já a um fio de ficar pendurado, e decidi quase parar para o ajudar a recuperar até ao pelotão!!!
Assim foi, só quase no Carregado o conseguimos!!!
Só depois de recuperar comecei a reportagem fotográfica, progredindo até á frente do pelotão e ajudando de vêz em quando na frente, acção que foi bem aceite pelos mais adiantados onde vinha um amigo do Pina Bike que não me lembro do nome !!!
Tentei sempre pôr um pouco de agua na fervura quando alguem impunha um ritmo mais aceso, pedindo que abrandassem, pois a finalidade desta aventura é levar o maior numero possivel de ciclistas juntos!!!
Chega Santarem onde todos páram para reatestar por breves minutos, e repentinamente todos partem como que um bando de aves com medo de perderem o comboio!!!
Decidi esperar pelos duros mais atrazados chegando agora o Mendonça e logo depois o Hellman!!!
Já todos tinham partido e ficou uma calmaria no ar . Formámos uma linda vassoura de 6 elementos, e dai para a frente foi ajudar os mais desgastados apreciando as belas paisagens e saboreando aqueles lizos asfaltos que já deixam saudades!!!
Para o ano lá estaremos esperando sermos cada vêz mais!!!
Esta é uma aventura a não perder para todos os amantes da estrada pois há que ajudar na frente e atráz não perdendo o comboio e disfrutar da companhia de 70 0u 80 ciclistas!!!
Vivam as maganas !!!
Venha de lá o defezo!!!
Fica embaixo o relato do Victor Colnago que quase chegou no grupo da frente até ao fim!!!
TO MONTEIRO


Depois de uma parragem para abastecimento, o pelotão arrancou novamente em direcção ao seu objectivo final. Fomos sempre a um bom ritmo, com alguns esticões pelo meio, sempre que alguêm resolvia aumentar o ritmo, ou sair do pelotão.
Chegamos então à primeira dificuldade do dia, a subida de Alcanena, onde o pelotão se esfrangalhou todo, pois a subir mandam as pernas e o ritmo dos homens da frente não é para todos. Quanto a mim, o meu companheiro de subida foi o senhor Fataça, que fez uma óptima subida, levando consigo mais uns 3 ou 4 ciclistas. Depois da subida, a descida para Minde é de recuperação e preparação, para a verdadeira dificuldade do dia, a subida do Covão do Coelho, que nos leva até às portas de Fátima.
Nesta altura, foi cada um por sí, pois a dureza da subida não deixa dúvidas a nínguêm, muito por culpa da sua inclinação. Apenas quem está bem, consegue subir e ficar em condições para fazer os Km finais a rolar nas horas do C........ !!!!!.
Mais uma vez tenho de contar a minha experiência pessoal, pois não acompanhei o grupo da frente. Chegado à subida na companhia de um pequeno grupo, onde dos duros, apenas seguia o senhor Fataça, meti um ritmo forte e fiz uma súbida digna de um verdadeiro trepador, apanhando e passando um série de ciclistas que seguiam na frente. Já no final da mesma, reparo que á minha frente seguia o Nuno de Massáma, faço-lhe sinal para ele abrandar e irmos os dois até ao fim. Ele acabou por me fazer a vontade, quando ao mesmo tempo, aparece um senhor, que também deve ter feito um bela subida e começa a puxar que nem um HEROI. Desse momento e até Fátima, puxando a vez, foi sempre a rolar perto dos 40 km hora.
E assim foi, estamos todos de parabéns, correu tudo lindamente. Os meus cumprimentos para o verdadeiro Duro, o senhor Tó Monteiro, que resolveu ficar em Santarém, abandonar o pelotão e ficar na Vassoura para ajudar os mais atrasados.
Um grande abraço a todos pela vossa companhia.

Victor Dias
 

Fario

New Member
Eu também ando desaparecido! Desde que começaram os treinos de 5 Horas, saltei fora :D ... mas também tive compromissos com os treinos de BTT, para a festibike

Para mim a época de BTT está a começar, o mau tempo aproximasse e com ele a estrada fica impraticável e perigosa. Nessa altura passo para a montanha, até os melhores dias voltarem.

Mas como o Sol e o calor teimam em não nos largar assim tão cedo, parece que este FDS, vou matar saudades deste excelente grupo.
Uma voltinha de estrada vai saber que nem gingas!!!;)

Já agora, qual é a volta deste FDS???
 

Martins228

New Member
Voces não tem um grupo para o início do ano para começar a rolar a pouco e pouco. É que começar a fazer essas metas... Chegava com a carroça...
 

Burning Dogma

New Member
Martins, nos Duros ninguém fica para trás, junta-se sempre o grupo da Vassoura cá na retaguarda para chegarem juntos ao final. Portanto não te preocupes;)
 

Fario

New Member
Então malta quem é que aparece no Domingo? estão com medo da chuva:confused:
A volta parece que vai ser bacana, e para mim novidade. Nunca andei para aqueles lados, não sei se sobe ou se desce, mas o que sei é que vão ser 120km de pura adrenalina :D
 

Fario

New Member
Amanhã a hora de saída de Algueirão está prevista para as 8:30.
Alguém tem uma previsão de quanto tempo demoram até chegar a retonda de Carcavelos?

É que eu e mais um elemento vamos esperar pelo pelotão ai nessa retunda, por estarmos perto casa. Para não falhar vou lá estar por volta das 8:50/9:00.
 

turtle

New Member
ola...

este domingo tambem eu me juntei aos duros do pedal mais uma vez e desta vez tiveram que me aturar ate alverca...lolllol...70kms sem poder descansar...lolllol...

como rolo mais ou menos bem tentei nunca ficar para tras e manter me sempre nos primeiros dez para nao perder o comboio...
ate alverca perdi os um pouco mesmo a chegada mas como ja tinham ficado mais alguns para tras acabei por ter companhia...

paramos nas bombas da gasolina para abastecer de agua e enquanto o grupo todo seguia para o cabeço da rosa eu mais um rapaz voltamos por vialonga...
um pequeno atalho para nao xegar muito tarde a casa...lolloll...

de alverca ate loures fui bem mas na subida de montemor arrastei me e tava a ver que nao chegava ao topo...lolllol...
o tdi acabou por fazer a subida com o pessoal todo e veio ao meu encontro para me dar um pouco de animo...
eles ja tavam no topo quando eu ainda estava na primeira rotunda...lolllol....

malditas subidas que dao cabo de mim....mas gostei da volta e sempre que possa volto a pedalar com o grupo...

a todos os que me apoiaram e me aturaram durante os 70kms obrigado...

jinhos
turtle
 

Fario

New Member
Para mim também foi um regresso as voltas dos Duros, ...e que Duras!!!
Pelo menos foi o que as minhas pernas disseram quando cheguei a casa com 112km e 4 horas de andamento.:)

Depois de chegar a Algueirão ainda fui até a Parede, dai fazer esse tempo e esses Kms.

A Etapa foi interessante e com muitas caras novas.
Depois de me juntar ao grupo já na marginal, rolamos sempre juntos, e num ritmo calmo. Até houve tempo para avistar todos os grupos que passavam em sentido contrário, que não eram poucos.
Nessa fase apenas tinha-mos que ter atenção aos buracos e tampas de esgoto que desde Algés até a Expo não nos largaram. :mad:

Depois da 1ª paragem foi altura para as 1ª escaramuças. A 1ª subidas era uma novidade para mim, e não estava a espera que inclinasse tanto. Depois de alguma hesitação inicial no percurso, lá acabamos por seguir caminho por ali acima, e a um ritmo alucinante! o que para mim veio a tornar-se crucial no decorrer da volta já que não me senti muito bem no final da subida.

Como ainda faltava bastante para chegar a casa, resolvi acalmar o ritmo, e com muita pena minha não fiz a 2ª e derradeira subida, como gostava. A subida era longa e não a conhecia de todo, por isso optei por deixar ir o grupo da frente e pus um ritmo mais calmo desde do começo. Mesmo assim, e depois de me juntar a um elemento da "Team Colombia", até se fez bastante bem a subida, chegando pouco depois dos TGVs da frente. :D

Até ao final da volta, ainda houve tempo para haver um corte no pelotão depois de uma descida longa.

Gostai bastante, por isso para a semana a mais.
se não chuver...:confused:
 
Last edited:

Fario

New Member
"A partir de agora vamos entrar nas etapas Pequenas e assim sendo aos principiantes que queiram começar a encarrilar no comboio aproveitem!!!
TO MONTEIRO
"

Epá, como é que é isso ...etapas Pequenas???? o que é que chamas etapas pequenas? tudo o que seja abaixo de 100km :D

Este tempo não ajuda muito, mas de qualquer maneira uma vez na estrada há que pedalar ;) faça sol ou faça chuva ;)
Mas claro sempre com a máxima segurança.
 
Top