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Diferença entre pneu e boyaux

arcturus

New Member
ola,
ãlguem me pode explicar qual é a diferença entre pneus e boyaux?
Tenho uma bike de estrada. Costumo usar pneus com camara de ar. No entanto passo o tempo a furar. Será que o boyaux fura menos?
qual é a diferença entre uma coisa e outra?
Obrigado
 

Burning Dogma

New Member
Um pneu com uma boa protecção, uma câmara de ar que não seja exageradamente leve (fina), pressão correcta e alguma sorte e vais ver que muito raramente furas. Isso do tubular furar menos é mito, a única diferença é que não ocorrem "snake bites" por causa do formato do aro, nada mais.
 

super.byke

New Member
boyaux (ou tubular), para além de poderem andar com mais pressão (normalmente um pneu tem como pressão maxima 8bar, um tubular pode ir a 14bar) dizem que um tubular dá um andamento mais confortável.
Tem o contra do tempo necessário para montar (dão mais trabalho) e a grande maioria não se conseguem reparar quando furam (a não ser que o selente (Tufo extreme por exemplo) o consiga fazer.
basicamente, tubular tem um custo de utilização mais elevado
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
O tempo de sustituição do boyaux é bem mais rápido do que sustituir uma câmara de ar, basta descolar um e colocar outro mesmo sem cola não há problema porque ao encher com 8 ou 9 bar fica apertado contra o aro e não sai dali, mas o custo... aí sim é bem mais caro!
 

lcarlos

New Member
Boas,

Comprei uma bike usada e vem com uns aros FIR para boyaux.

Dado que vou ter de substituir os pneus, o que acham que é melhor continuar no mesmo sistema ou comprar umas rodas para pneus normais? Quais as vantagens deste sistema que à partida me parece mais caro.

Até agora ainda só encontrei boyaux Vittoria mas acredito que haja mais. Sugerem outros?

Obrigado,

LCarlos
 

lcarlos

New Member
Obrigado Ivan,

Já li mais umas coisas e já percebi que Boyaux e Tubulares é a mesma coisa e assim encontrei mais uma série de marcas com pneus deste tipo.

É pena as complicações com os furos, ter de levar um boyaux suplementar etc. pois os aros que tenho parecem-me bastante leves.

Se mais alguém tiver opinião sobre o tema, agradeço.

Obrigado,

LCarlos
 

pratoni

Well-Known Member
levar um boyaux suplementar se calhar não é muito pior do que levar uma camara de ar, não?

E depois dá para montar no meio do caminho? (pergunta honesta, que eu não sei como funcionam isso de colocar boyaux/tubulares)
 

Morg

Well-Known Member
Se estivesse no teu caso, verificava as rodas, peso, rolamentos.
Se tiverem um bom peso e estiverem a rolar bem experimentava andar uns tempos com tubulares, depois se te aborreceres com as desvantagens deste tipo de roda logo pensava em comprar outras.
 

ivan

New Member
colar tubular se nao tivermos fita é complicadissimo e tem de se esperar para a cola secar com a fita é instantanio, mas um tubular nao arruma tao bem como uma camera e a fita tambem ocupa bem.
o tubular pode levar liquido anti-furo e previne-se assim alguma coisa, agora um tubular de jeito anda sempre na casa dos 35 patacos os baratos sao mesmo uma m€&?@,
claro que o tubular tem outra suavidade e rolar nao comparavel a de um pneu. eu tenho tubulares mas so para passios mais planos e ocasionais o normal é andar com pneu
 

lcarlos

New Member
Obrigado Morgan, Ivan e Pratoni,

Vou mesmo verificar o estado e o peso das rodas o que me parece um bom conselho. Transportar um bouyaux sobressalente é sempre 250 a 300 gramas, ou seja, duas câmaras de ar! E a operação não deve ser fácil!

A colagem do boyaux à roda só permite andar com a bike no dia seguinte como diz o Ivan mas mesmo com fita não deve ser fácil fazê-lo na estrada (no passeio :D)

Abaixo dos 35€ só encontrei os Vittoria Rally, o que aconselhas por esse valor Ivan?

Obrigado,

LCarlos
 

ivan

New Member
abaixo de 35 euros aconselho os Kenda ao que tenho lido sobre eles, os tufo do S-lite nao gostei e do S-33 nao me esta a agradar, o vittoria Rally e Continental giro nao sao grande coisa, estes dias estavam os Conti sprinter a 35 euros + portes na bike 24 eu montei um conti sprinter a semana passada e estou a gostar muito dele. colei com fita foi facil e rapido, se encheres o tubular fora do aro e depois esvasiar fica muito mais facil colocar no aro. os meu aros sao de carbono agora mais tarde a tirar a fita vou ter de ter cuidados triplicados
 

paradawt

Moderador
Eu até concordo convosco em muitos aspectos, mas tenho que discordar acerca de alguns...

Por exemplo, quando andava com as rodas de tubulares, andava com um suplente nas costas com uma camada de cola. Em casa de o ter de trocar por furo, essa camada assegura que dê para chegar a casa. Claro que não vou facilitar nas curvas, mas é o suficiente para chegar a casa.

Por outro lado já vi alguns pneus estourarem em andamento e não vi até hoje um tubular. No entanto, se um pneu estourar não vimos com a camara de ar suplente até casa. Mas se o tubular estourar, colocamos o suplente e permite-nos chegar ao destino.

Claro que todos eles têm prós e contras.

A primeira sensação que tive quando andei é que rolam muito melhor! Talvez derivado da maior pressão que levam de ar.


Os sprinter dentro desses valores é um bom negócio.
Cumprimentos.
 

Fevereiro

Member
paradawt a mim ja me explodirem duas camaras, uma por mal montagem e outra por defeito e o pneu nunca sofreu nada, tenho um colega que aconteceu o mesmo e o pneu intacto.
De qualquer forma o susto que me deu leva-me neste momento a ponderar mudar para boyaux...
 

ivan

New Member
a mim ja me explodiu uma camera e saltou um pipo ambas vezes a descer e o pneu aguentou-se. o tubular tem os seus beneficios e o pneu tem os seus beneficios, eu ando com ambos e agrada-me o comportamento de ambos, mas em funçao das rodas uso uns para voltas mais planas e outros para voltas mais complicadas, so nao faço voltas complicadas com os tubulares pois estao montados em rodas de perfil alto e cassete 25 aqui o vento sopra forte
 

lcarlos

New Member
Obrigado Ivan, Paradawt e Fevereiro

Andei a pesquisar e encontrei as seguintes alternativas:

- Vittoria Rally 14€ e Continental Giro 23€ (já esqucei pois já me deram opinião que não vale a pena)

- Tufo S33 Pro Tubular Tire 22,90€ + Portes (700 x 21C | 60 TPI | 260 GR)

- Vittoria Corsa EVO CR Tubular Tire 26.90€ + Portes (700 x 22C | 220 TPI | 285 GR)

- Continental Sprinter 31,95€ + Portes (28'' x 22C | 180 TPI | 275 GR)

- Continental Sprinter Gator Skin 35,90€ + Portes (28'' x 22C | 180 TPI | 300 GR)

- Tufo Hi-Composite Carbon Tubular Tire 39,90€ + Portes (700 x 22C | 120 TPI | 260 GR)

- Mavic Yksion (frente e trás são diferentes) 39,90€ + Portes (700 x 23C | 290 GR)

- Schwalbe Ultremo HT 44,99€ + Portes (700 X 22C | 260 GR)

Antes de mais duas perguntas de maçarico. :eek:

- Pneus ou rodas 28'' é a mesma coisa que 700?

- Mais TPI (Twist per Inch?) num penu à partida é bom, certo? As fibras são à partida mais finas e mais condensadas por polegada, é pelo menos o que me parece.

Vou utilizar a bike mais em passeio relaxado e nem sempre por alcatrão de primeira em voltas provavelmente de 40KM ou 50 KM (pelo menos nesta fase) pelo que para mim a leveza e resistência ao furo podem ser mais importante do que serem muito rápidos. Sendo assim e dado que da sugestão do Ivan dos Kenda, não encontrei nada em tubular pelo que as minhas opções estão mais viradas para o Vittoria Corsa EVO CR (boa marca, mais tradicional eventualmente), os Continental Sprinter (já agora qual o que escolheriam), o Tufo mais caro e eventualmente os Mavic que estão bom preço mas que estão montados numas jantolas carbónicas XPTO que envergonham os meus históricos aros.

Agradeço todas as opiniões pois estou meio perdido e não tenho nos meus amigos, ninguém que se dedique às fininhas.

Obrigado,

LCarlos
 

cezinho

New Member
boas, como vou comprar os sprinter gostava que me dissesses onde arranjas esse preço, por MP.
até agora encontrei a 34.5€ o normal (sem gatorskin)

by the way, fiz longsa pesquisas e perguntei a muitas pessoas que usam boyaux e a melhor relação preço / qualidade / resistencia ao furo são os sprinter.
obviamente, estava muito inclinado para os Corsa EVO CX mas sao muito frageis.
os challegnde reunem consenso mas são mais dificies de encontrar. Não consegui encontrar ninguem a falar bem dos Tufo - literalmente assim.



obrigado
 

lcarlos

New Member
Obrigado Cezinho.

Os Vittoria Corsa EVO que vi à venda por 26,90€ são os CR, não os CX, não sei se são melhores ou piores.

Continuo com as minhas dúvidas de maçarico :eek:, se alguém puder ajudar, agradeço. Já agora cola, ou fita para a colagem à roda? O que recomendam.

Obrigado,

LCarlos
 
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