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Dicas de como manter as pistas de travagem de umas Rodas de carbono

Josant

New Member
Como o nome indica, venho-vos pedir dicas e conselhos para manter as pistas de travagem das minhas e das vosas rodas de carbono em "condições" por muito tempo :)

Tipo de calços (melhores), limpeza, travagem, etc,etc...

É que nas primeiras voltas e usando calços próprios, as mesmas já apresentam algumas marcas de travagem que julgo serem normais. No entanto acho que seria vantajoso para todos trocar-mos opiniões sobre este assunto. E mais agora que as mesmas pegaram moda :)

Ficam umas fotos das minhas já com as ditas marcas:

p1000169h.jpg


p1000167s.jpg



Toda a ajuda e partilha de opiniões só nos fazem enriquecer o conhecimento ; )

E já agora coloquem fotos de como estão as vossas :)

Abraços

Jorge Santos

Edit: Dizer para não travar não conta!!!! lol
 

super.byke

New Member
1ª opção - como não travar não conta :D então deve-se usar as rodas só para subir :D:D:D:D assim já não se trava :D:D:D:D:D

na verdade o tópico é interessante, pois também espero aprender, em todo caso, a 1ª coisa que me lembro é não usar os mesmos calços simultaneamente em rodas de carbono e alumínio (embora exista quem o faça). Em 2º usar calços realmente bons para evitar o desgaste da pista. Eu não tenho experiência, mas na minha meti os amarelos da swissstop (dizem que são bons mas não tenho experiência)
 

rjcm78

Member
Boas!

Exprimenta passar com "Dodots" dos mais baratos SEM ALCOOL.

Por vezes parece que fica borracha dos calços entre a "malha" do carbono...essa acho que não se deve retirar, pois preenche....

Ter mais atenção ou evitar andar á chuva, existe uma maior acumulação de "areias" entre a pista e o calço...Também se pode passar uma lixa 1200 muito ao de leve nos calços para retirar as "pedrinhas"...
 

consciouness

Active Member
Pois, esse é o grande problema das rodas full carbon...por causa disso e não só já me desfiz das minhas. E é um problema irreversível. Por muito que se tenha cuidado, não se pode fazer nada...assistimos a degradação.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Muito bom tema este

Pois eu também nas minhas RCC meti os amarelos da swissstop dizem que são dos melhores.

Eu por 2 vezes já limpei com liquido que me deram na oficina ( o que é não sei )

Eu tambem nunca andei em dias de chuva, nem se deve
 

Josant

New Member
Ainda bem que gostam do tema. Temos que começar a dar mais valor ao que realmente interessa e deixar de lado tópicos da treta. Isto na minha humilde opinião que agora pode dizer o que pensa sem problemas :)


Já foram dadas aqui boas sugestões! Obrigado malta! ; )

Carlos, mas e se durante a volta começar a chover? Ai pois é...ontem não me aconteceu isso, mas aconteceu que ao passar perto da Avenida dos Aliados (Centro da Cidade e onde se festejam muitas vezes os títulos do maior clube do Mundo ...lol) estava uma senhora a limpar uma esplanada e eu não consegui evitar ter que passar por uma grande poça de água que escoava pela estrada fora. Resultado...quando travei notei logo a diferença da travagem com a pista/aro molhado. Aquilo parecia que estava a limar a roda :D. Por isso, muitas das vezes a culpa não é só nossa.


A questão que coloco agora é: Será que os calços da Swissstop serão melhores que aqueles de cortiça (ou algo parecido) que por acaso são aqueles que uso. Será que por terem uma camada mais aborrachada conseguem ser mais amigos do aro?

Os meus são estes:

calos.jpg


Já agora Carlos, tenta saber que liquido é esse pf e diz aqui à malta ; )

Abraços

Jorge Santos
 

ivan

New Member
o desgasre nao é so nas de carbono as rodas de aluminio tambem cedem basta utilizar uns calcos muito duros e em pouco tempo nao temos aros. ja vi aros a abrir na pista de travagem. tenho umas ES que fazem uma linda cova na pista tal é o desgaste
eu estou a utilizar os calcos azuis que vinham com as rodas tem uma boa travagem mas como na roda de traz ficou um pouco de cola na pista fazia um barulho estranho.
penso que sera como nos de aluminio quanto mais mole melhor para o aro mais duro come o aro.
os Swissstop amarelas devem de ser a melhor opcao mas para aros de carbono temos tantas opcoes.
e eu vou tentar evitar sair a chuva
 

ALNM

Member
A superficie de travagem das rodas de carbono não são todas iguais. Diferem no tipo de carbono de que são feitas, na geometria (nomeadamente espessura) e no tratamento que lhe é dado.

No que respeita ao tratamento, há superficies mais abrasivas umas do que outras. A Zipp, por exemplo, reveste a superficie de travagem das suas rodas de carbono com um composto cerâmico de silica que é mais abrasivo do que a fibra ed carbono. Diz a Zipp que esta superficie de travagem é mais abrasiva do que a das rodas de aluminio. Mas muitas outras marcas de rodas (nomeadamente as que não têm marca...) usam superficies sem qualquer tratamento.

No que respeita aos calços, ao contrário do que muitas vezes se diz, os calços “normais” não ficam vidrados por serem utilizados em rodas de alumínio. Isto é, não há contaminação. Os próprios calços é que contêm abrasivos à base de óxido de alumínio e estes é que danificam a superficie do carbono. Uma travagem forte e/ou prolongada pode fazer subir a temperatura do calço ao ponto de este fundir e deixar material fundido agarrado á superficie do carbono.

A temperatura a que o calço sobe depende da natureza abrasiva do calço na superficie de travagem em questão (calço + superficie), das propriedades termofísicas do material do calço e da capacidade da zona de travagem para dissipar o calor.

Em resumo, no que respeita à utilização dos mesmos calços tanto em rodas de aluminio como em rodas de carbono, o que há a fazer depende das rodas e dos calços e a resposta não é universal. Eu apostaria que as rodas de que se fala aqui não têm qualquer revestimento :rolleyes: e, por isso, eu aconselharia, como segurança, a utilizar calços de cortiça.

A resposta mais correta obtem-se por tentativa e erro e depende do par calço/roda mas também das condições de utilização, como dizem o rjcm78 e o trepadores da figueira. Mas não exageremos: eu também não ando à chuva com as minhas rodas de carbono, mas não me atiro para o chão se vir uma poça de água à frente:)
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Hehehehe aqui nos Algarves o tempo é menos instável por isso eu até aos dias de hoje ainda não foi uma única vez apanhado em contar pé, tenho tido sorte.

Ok amanha vou saber qual o líquido que eles meteram no paninho para eu limpar as RCC.

Depois digo
 

alpha

New Member
Viva.
Por falar em pista de travagem com revestimento cerâmico.
Eu nas minhas CrossMax, antigas, passava um desengordurante da ParkTool e ficava impecável. Outro modo de limpeza que usava menos frequentemente era passar com uma borracha de tinta da Pelikan. As pistas de travagem ficavam como novas.
Os calços que usava eram uns da KoolStop, verdes.
KautschukRadierer_BR.jpg

7ccc009b979fd03d057dc0a3ef12c1646b5716af_430x390.jpg
 

jorgefcd

New Member
Boas pessoal... eu tenho umas rodas de carbono e uso calços swisstop amarelos.. mas tou com um pequeno problema e so na roda da frente é que ela para alem de fazer barulho a travar (em travagem longa) nao tem tanto poder de travagem como tinha :c ja tentei limpar com alcool com um pano humido e seco inclusive os proprios calços eu limpei, que posso mais eu fazer??
Abraços
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Olá malta aqui vai o prometido.

Eles na oficina limparam as minhas RCC com Spray WURH limpa travões de disco.
Eles também me referenciaram o AJAX limpa vidros.


Espero que tenha ajudado

Hehehehe.

Espero que o administrador não leve a mal de estar a fazer publicidade.
 

alpha

New Member
O limpa vidros (amoníaco) é um agente de limpeza bastante poderoso.
Eu ás vezes uso até para limpar o tecto do carro junto à janela, que normalmente fica preto devido à entrada do ar. Humedeço um pano e esfrego levemente.
 

Josant

New Member
Obrigado Carlos pela rápida resposta ;)

O Ajax deixa.me de pé atrás...no entanto vou experimentar 1º em peças pequenas de carbono que tenho para aqui arrumadas : )
 

jorgefcd

New Member
Ehehehe por acaso os calços estão quase novos mas começo a pensar que seja do acumular de quilómetros nas rodas e estão a começar a perder algum poder de travagem mas nada de grave já desapareceu a chiadeira isso é que me estava a irritar bastante pois não suporto barulhos nas Bike então logo barulhos como estes é que não suporto mesmo :b parecia uma camioneta da resende a travar...

Já agora alguém já andou com calços corima?? Queria um feedback deles pois estava a pensar comprar uns
Abç
 
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