• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Desafio Audace FPCUB "16.º/2013 - I 2Cycling" - Massamá - 13 Out. 2013

eu só desisto se cair para o lado :)

enqto é possível chegar dentro do tempo vou andando, não me preocupa a posição em que chego, apenas quero chegar dentro do tempo.

claro que gostaria de melhorar o meu desempenho mas com o intuito de chegar mais tranquilamente, sofro muito nas subidas.

ab
 

ampat

Member
Para mim foi o meu 2º Audace, pelo que o único termo de comparação que tenho é o anterior, de Constância.

É sempre agradável pedalar por terrenos novos e experimentar a dinâmica da pedalada em pelotão no meio de um grupo tão grande já que normalmente pedalo sozinho porque não tenho horários de lazer bem definidos.

Como não tenho GPS, aquilo que fiz no anterior Audace foi andar sempre em grupo com alguém que o tivesse e resultou, tendo sido a volta sempre contínua e agradável.
Também fiz isto neste Audace, pelo menos até faltarem uns 30 km's para o final, altura em que detetei um furo na roda traseira: estava num grupo de uns ~7 elementos e mesmo que não estivesse muito cansado comecei a ter dificuldades em acompanhá-los por mais forte que pedalasse...
Lá troquei a câmara de ar e ao enchê-la com a minha mini-bomba blackburn airstick sl consegui partir o pipo :mad: Pedi uma câmara de ar a um amável ciclista que também ia a fazer o Audace e ainda tive que pedir uma bomba emprestada a outro simpático ciclista já que a minha blackburn não conseguia encher a cãmara de ar porque o pipo desta era demasiado pequeno.
Enfim, azares acontecem. Pensava eu que iria ser fácil prosseguir até ao final porque as mudanças de direção estavam indicadas na estrada mas enganei-me. Juntei-me a um grupo de 2 ciclistas que também não tinham gps e ainda acabámos por nos enganar no caminho umas 2 ou 3 vezes, que não foram mais graças às indicações de transeuntes.
Conclusões: acabei por demorar cerca de 1 hora a mais do que iria demorar se não tivesse tido o furo; estou a pensar deixar de lado a mini-bomba e passar a usar CO2, para evitar stresses e conseguir encher o pneu a uma boa pressão.

É verdade que se poderá argumentar que a orientação faz parte do espírito dos Audace's, mas também se deve ter em conta que seguir o percurso estabelecido com recurso apenas à carta de rota é complicado, principalmente porque nesta não se conseguem ver as pequenas mudanças de direção. Se no Audace de Constância estava tudo muito bem indicado, neste penso que a organização falhou nesse aspecto, estando a sinalização colocada só nalgumas mudanças de direção (por vezes, as mais evidentes, esquecendo as outras).

Realmente, o 2º posto de controlo estava um bocado mal sinalizado. Eu vi a sinalização do mesmo no lado direito da estrada e só depois de uns 20 metros é que alguém do grupo onde eu ia avisou que o posto de controlo era ali, virado para as costas de quem ia na estrada...

@TigasPT, sinceramente não acho que o tempo seja um problema dos Audace's porque:

1- quem tem a responsabilidade de chegar antes das 8h00 somos nós;

2-15km/h e mesmo até 20km/h é uma média perfeitamente aceitável para quem vai fazer um percurso com quase 140km (e, protanto, já tem uma preparação física mínima).

Para além disso, como resolvias este problema?
 

ampat

Member
@josepemota

isso é que é determinação. :p
Parece-me, no entanto, que pedalas grande parte do Audace sozinho. Já ponderaste tentar ir 'colado' a um pequeno grupo, nem que seja de 1 elemento? De certeza que iria tornar-se bem mais fácil cumprir o percurso e em menos tempo.
 
Este Audace fi-lo todo sozinho, mas já esperava que fosse assim porque parti às 08h30.

O de Constancia fi-lo todo com o Handplayer (a.k.a Ricardo Brites) e foi muito fixe, muita conversa e foi um Audace muito descontraído e bonito, deu-me a roda várias vezes e a diferença foi brutal, ainda por cima ele é grande, tapa mesmo o vento eheheh

eu queria chegar a horas até porque queria encontrar-me como pessoal, normalmente a partida é o únco momento em que vejo alguém :) mas tive alguns contratempos em casa e até tive quase para não ir.

ab
 

TigasPT

New Member
ampat, como alguém - que creio ser da federação, ou pelo menos alguém que disse organizar eventos desde os anos 90 - sugeriu, com uns chips, para registar a passagem na partida, nos pontos de controlo, e na meta, tendo sempre hora limite uma hora de partida, e depois a partir da partida real, aí sim contar a média...
 

ampat

Member
Pois, isso da hora limite (uma hora após as 8h00 de máximo atraso) era no que eu estava a pensar porque a organização também não pode ficar lá o dia todo à espera de quem tenha chegado 2/3 horas atrasado...

Quanto ao chip, isso não iria provavelmente tornar mais caras as inscrições? :rolleyes: A não ser que tivéssemos um chip para o ano inteiro.
 

SBRDYDY

Well-Known Member
eu fui a primeira vez, até onde fui até ter o "azar" na roda, gostei do percurso, algo durinho....
A parte plana foi bastante rápida e se fez bem, apesar de ser uma zona problemática para um pelotão tão numeroso, as primeiras subias eram muito boas, gostei bastante....
O ritimo ia tranquilo no grupo que eu ia apesar de alguns quererem acelerar demais em certas zonas sem grande necessidade.
Em relação ao meu azar, sei que sempre pode acontecer acidentes, mas certos acidentes são evitaveis, se não tem a bike em condição não se deve participar pois o que aconteceu comigo foi um outro ciclista que tinha o problema nas mudanças e sempre ia olhar para o carreto, numa curva se distraiu com isso e meteu a pedaleira na minha roda,....
abraço a todos
 

TigasPT

New Member
É possivel ampat, e é possivel que isto só seja importante para aqueles que chegam tarde - 10 no máximo? - ou aqueles que acabam no limite, e não interesse ao primeiro audacioso de ontem que terminou a prova às 12h24m que se está marinbando para a que horas parte, porque pernas tem ele...

Mas no que diz respeito a atrair novos participantes, que não têm experiência em provas, em distâncias longas, em jogar com a média, etc, isso importa e seria interessante perceber se existe margem de manobra para melhorar;)
 

Magic 10

New Member
DYDY tiveste de esperar muito pela assistência???

Tens de ir mais vezes com o pessoal da PNSC para te habituares a ritmos mais calmos

Estava é espera que fosses montado numa DreamLight e afinal foste de Ghost
 

SBRDYDY

Well-Known Member
esperiei uns 20 min, mas valeu a pena nem no protour tem um BMW m4 novo com 1000km para te levar para onde for preciso, o sr da 2cycling foi 10 estrelas.
Vou montar finalmente hoje a DreamLight. :)
Foste tu que me ajudaste certo magic?
 

Magic 10

New Member
DYDY não fui de grande ajuda uma vez que tiveste de esperar na mesma pelo carro de apoio mas sim fui eu que parei e te disse o numero de telefone da "assistência em viagem"!!!
 

Magic 10

New Member
Ia bem porque ainda levava o animo de conseguir vos apanhar (perdi o grupo no PC1)

Depois quando arranquei foi tudo mais difícil e só na subida para a Carapinheira a coisa melhorou com a companhia do amigo Basílio

No PC2 estava á minha espera o Simas (homem da camisola amarela) e o aniversariante do dia o Frazão dai até ao fim foi tudo mais fácil (dentro das possibilidades)

Parece que cheguei com 15 min de atraso em relação aos primeiros mas dentro do tempo!!!
 

LuisGarcia

New Member
Este foi o meu 1º audace, e vou ao do Barreiro, e acho que se fiz este, faço o outro, porque para este fui com 2 voltas de +/- 83 km, e até ao barreiro ainda ando este semana, ainda vou a Santarém, ainda devo ir ao Montejunto, por isso estou com esperança :D

Quando dizes que fizes-te duas voltas de +/- 83 km, quer dizer que não andavas a 2/3 anos e foste dar duas voltas de 83 km e fizes-te o audace de 145 km? OU já tens andado a treinar e fazias voltas de +/- 83 km, e foste fazer o audace de 145km?
 

TigasPT

New Member
Quando dizes que fizes-te duas voltas de +/- 83 km, quer dizer que não andavas a 2/3 anos e foste dar duas voltas de 83 km e fizes-te o audace de 145 km? OU já tens andado a treinar e fazias voltas de +/- 83 km, e foste fazer o audace de 145km?

Quando eu digo que fiz duas voltas significa que:
No dia 1 de Outubro fiz 50km e fiquei à rasca das virilhas - problema que me acompanhou até esta semana que passou - e parei uma semana e que depois fiz estas tais voltas de 83km...
Se calhar antes de dia 1 de Outubro não andava há 2, 3 semanas, devido às virilhas + depilação a laser...
Já agora, o problema das virilhas foi resolvido com uns calções novos, vindos da Cofides :p

O Audace era de 135 e não de 145

O Audace "era" 135 mas o meu conta-quilometros discorda e mesmo parando às vezes marcou 140km, e os organizadores afirmaram que era de 139 e disseram-me que dependia de como cortavas as curvas, agora vê lá o bem que a organização definiu a quilometragem do percurso!
 
Top