Para mim foi o meu 2º Audace, pelo que o único termo de comparação que tenho é o anterior, de Constância.
É sempre agradável pedalar por terrenos novos e experimentar a dinâmica da pedalada em pelotão no meio de um grupo tão grande já que normalmente pedalo sozinho porque não tenho horários de lazer bem definidos.
Como não tenho GPS, aquilo que fiz no anterior Audace foi andar sempre em grupo com alguém que o tivesse e resultou, tendo sido a volta sempre contínua e agradável.
Também fiz isto neste Audace, pelo menos até faltarem uns 30 km's para o final, altura em que detetei um furo na roda traseira: estava num grupo de uns ~7 elementos e mesmo que não estivesse muito cansado comecei a ter dificuldades em acompanhá-los por mais forte que pedalasse...
Lá troquei a câmara de ar e ao enchê-la com a minha mini-bomba
blackburn airstick sl consegui partir o pipo
Pedi uma câmara de ar a um amável ciclista que também ia a fazer o Audace e ainda tive que pedir uma bomba emprestada a outro simpático ciclista já que a minha blackburn não conseguia encher a cãmara de ar porque o pipo desta era demasiado pequeno.
Enfim, azares acontecem. Pensava eu que iria ser fácil prosseguir até ao final porque as mudanças de direção estavam indicadas na estrada mas enganei-me. Juntei-me a um grupo de 2 ciclistas que também não tinham gps e ainda acabámos por nos enganar no caminho umas 2 ou 3 vezes, que não foram mais graças às indicações de transeuntes.
Conclusões: acabei por demorar cerca de 1 hora a mais do que iria demorar se não tivesse tido o furo; estou a pensar deixar de lado a mini-bomba e passar a usar CO2, para evitar stresses e conseguir encher o pneu a uma boa pressão.
É verdade que se poderá argumentar que a orientação faz parte do espírito dos Audace's, mas também se deve ter em conta que seguir o percurso estabelecido com recurso apenas à carta de rota é complicado, principalmente porque nesta não se conseguem ver as pequenas mudanças de direção. Se no Audace de Constância estava tudo muito bem indicado, neste penso que a organização falhou nesse aspecto, estando a sinalização colocada só nalgumas mudanças de direção (por vezes, as mais evidentes, esquecendo as outras).
Realmente, o 2º posto de controlo estava um bocado mal sinalizado. Eu vi a sinalização do mesmo no lado direito da estrada e só depois de uns 20 metros é que alguém do grupo onde eu ia avisou que o posto de controlo era ali, virado para as costas de quem ia na estrada...
@TigasPT, sinceramente não acho que o tempo seja um problema dos Audace's porque:
1- quem tem a responsabilidade de chegar antes das 8h00 somos nós;
2-15km/h e mesmo até 20km/h é uma média perfeitamente aceitável para quem vai fazer um percurso com quase 140km (e, protanto, já tem uma preparação física mínima).
Para além disso, como resolvias este problema?