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Dúvidas antes de sequer pensar qual marca e modelo.

PedroM

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Boas, eu estou a pensar comprar uma bicicleta de ciclismo. No entanto tenho algumas dúvidas, não de modelos, mas de comportamento da bicicleta.

Eu já fiz xc (amador, nada de competição) em que o quadro era de alumínio, urban com quadro de aço cromoly 4130, uma bicicleta de dirt/street também de cromoly 4130 e agora uma bmx também de cromoly 4130. O que constatei, foi que o meu quadro na altura de urban, comparado com um outro quadro de dirt em alumínio (mesmo não sabendo qual a liga, mas penso que uma série 6000), só o facto de descer um passeio sentado no banco, o de alumínio, a pancada era muito mas muito seca, enquanto o meu de aço cromoly 4130 amortecia a pancada sem qualquer comparação.

A minha questão é, visto que eu apenas conheço o comportamento desses materiais, além disso em quadros de tubagem mais espessa e maior e geometria diferente de um de ciclismo, como se enquadraria um quadro feito de carbono?

É que eu penso que ao comprar um quadro, optaria por dar prioridade a um quadro de carbono, no entanto se optasse por um quadro de carbono, optaria por algo que fosse de qualidade claro, tendo depois a hipótese de melhorar componentes.. Porque eu não tenho dinheiro para andar a trocar de quadros porque não me dão garantia lol

Se tivesse oportunidade até optaria por um em aço, 853 da reynolds por exemplo, mas esses ainda ficam mais caros que os quadros em carbono fabricados em taiwan, alguns ao preço de quadros de titânio.. talvez pelo facto de essencialmente serem quadros custom, fabricados à mão e maior parte made in the U, S and A lol

Opiniões pessoal?
 

zanzas

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então é o seguinte . . . o alumínio é sinónimo de levar tareia . . . lol, nao admira q sintas 1 pancada mais seca . . . o carbono é 1 material q se molda melhor, logo melhor absorção de impactos . . . ja tive os 2, e sem dúvida nota-se a diferença . . . de 1 forma simples e rápida, o carbono é a "suspensão total" de estrada . . .

no caso de optares por quadro de alumínio, ao menos forqueta de carbono, ja tive tudo em alumínio, e isso era cá 1 tareãooo . . .

mais alguma coisa é so dizeres
 

PedroM

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Mas há alguém daqui que já tenha andado num em aço também, que possa dar a sua opinião do aço comparação com o carbono?

Eu sinceramente para mim como se costuma dizer "steel is real" lol eu por mim até ia para um em aço de qualidade, mas há muito poucas opções.. hhmmm
 

zanzas

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de estrada nunca tive de aço . . . mas bmx e btt ja tive . . . e sim, é mais confortavel do que alumínio . . . agr em relação ao carbono é outra questão . . . e nao sei se sera mais confortavel
 

PedroM

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Pois, era isso que gostava de saber..

Edit: E agora que penso nisso, estou a pensar seriamente num quadro em aço, reynolds, ou outro, seria muito nice.
 
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PedroM

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Mas aí é que está, se há coisa que o bmx me ensinou é que o peso importa, mas até certo ponto.. De uma bike a pesar 7.5kg, ou de uma a pesar 8.5kg, vou notar assim tanta diferença? A verdade é que é mais importante uma boa dieta e treino que essas "gramas"... e atenção que eu sou "weight weenie" declarado lol

Mas para mim é mais importante a geometria e material de um quadro que o peso ser por exemplo 1.2kg ou 1.4kg.. são 200g, que se calhar tem mais vantagens que desvantagens.

A juntar a isso, eu não vou fazer competição. E no peso é incrível, é quase como uma moda, e a verdade é que um gajo ter uma bike a pesar 8kg ou a pesar 7kg, muitas vezes a diferença vai ser mais mental que outra coisa, vai actuar como efeito placebo.
 

zanzas

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tas convicto no que estas a dizer ? 200 gr de aço para carbono ? olha q trabalhei em oficinas e nunca vi 1 quadro de aço tao leve . . . mas enfim, tecnologias . . . sera ? ! ? !

o peso é psicologico ? ? ? digo-te q as minhas rodas sao extremamente pesadas q ainda sao as de origem da bike da decathlon, pesando o par cerca de 2300gr . . . no entanto o quadro de carbono, a minha bike tem 9.100 . . . em comparação a bike de 1 amigo meu toda de origem com as mesmas rodas (quadro de aluminio) e tendo 1 peso acima de 11 . . . eu sem pedalar com as mesmas rodas, em dexida passo por ele qd ele ta a rolar nas calmas . . . sera so psicologico ? ?
 

PedroM

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Aí é que está, falaste numa palavra muito importante, RODAS, peso nas rodas é rotativo, no quadro não.. Grande diferença, e a juntar a isso disse de 1.2kg para 1.4kg a titulo de exemplo, nada mais.. Não sei valores exactos.

E quando me referia ao peso ser psicológico, refiro-me por exemplo de bicicletas de material similar, principalmente quadros e rodas, e geometrias de componentes, no entanto componentes de pesos diferentes que levam a bikes com pesos diferentes. Acredito que a diferença tá mais no rider, que outra coisa. Se não vejamos os pesos das bicicletas dos profissionais.
 

Morg

Well-Known Member
A primeira bike de estrada que comprei, há 20 anos :) é de aço. Há uns anos quando voltei a andar na estrada ainda fiz umas voltas de mais de 50km com ela. Comprei outra principalmente por causa das subidas, parecia que estava colada ao chão. As rodas também não deviam ajudar.

Se fosse um quadro para uma 2ª bike, por exemplo uma singlespeed até era capaz de ter um de aço. Mas para o dia-a-dia prefiro o carbono ou alumínio ao aço.
 

PedroM

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Alumínio ao aço? Se dissesses carbono ao aço, ainda compreendia, mas alumínio? Tenho a certeza que em comportamento um quadro em aço encosta a um canto um de alumínio.. Porque vejamos, estou a falar de um quadro de aço, mas seja reynolds, ou columbus tubi, ou seja, aços do melhor que anda por aí. Quase como a easton para o alumínio.

A parte difícil é achar alguém que faça um quadro com um bom aço, soldado a tig, sem ser brazagem com cachimbos. Quadro esse, que tenha bb30, caixas integradas, claro que se é de caixas integradas é de 1 1/8.. Por um preço razoável.. Se calhar tou a pedir muito lol
 

Morg

Well-Known Member
Eu não disse que o alumínio é mais confortável que o aço, indiquei as minhas preferências.

Assumindo que arranjas um quadro de cromoly com a mesma geometria que um de alumínio, qual é a diferença de preço?

A minha opinião é que não se justifica a diferença em relação às vantagens.

No norte há artesãos que te podem fazer esse quadro.
 
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PedroM

New Member
Há apesar de que ele prefere fazer em aluminio, e não sei se faz quadros em aço sem ser por brazagem com cachimbos, e também não sei se usa testa sem ser 1". Tenho que ver isso..
 

PedroM

New Member
Lá tá, não é o que quero num quadro, é na onda de clássico, tipo oldschool, com os cachimbos, testa de 1".. eu se fosse um quadro em aço seria actual..

A marca que poderia fazer um quadro em aço, usando dos melhores aços americanos que existem para bikes, ficaria só o quadro para aí uns 800€.. E dava bem para fazer um quadro a rondar os 1.4kg..

Pensando no assunto e por muito que até quisesse, penso que vou mesmo optar por uma completa.

Continuo é um pouco na dúvida se opto por uma bike com melhor quadro, ou com melhor grupo.
 

zanzas

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PedroM, desculpa, nao leves a mal . . . mas nao entendo o teu tópico "dúvidas . . .", visto parecer estares convicto em relação ao que queres, aço ! ! a minha opinião mecanica, é que nao tens razao, arranjei muitas bikes, montei muitas de raiz, e é 1 material q nao via a nao ser em bikes bastante antigas, e custa-me a querer a tua convicção de querer o aço em relação ao carbono . . . no entanto, cada 1 é como cada qual, e todos nos temos as nossas preferencias !

relativamente ao teu ultimo post, melhor quadro ou melhor grupo . . . decididamente melhor quadro, mas isto é so a minha opinião . . . a menos que sejas 1 utilizador intensivo e andes a maior parte da semana de bike, muita kilometragem, em que a durabilidade e fiabilidade a longo prazo te va dar inumeras vantagens, a geometria, leveza e qualidade do quadro esta meia bicicleta montada . . . depois 1 bom selim, e umas boas rodas, a transmissao, claro q nao é a mesma coisa, mas media gama fará bem o seu trabalho
 

PedroM

New Member
Aço a um de alumínio, já aço ou carbono não sei.. e digo aço se fosse fazer algo por medida.

Já agora aço só bicicletas antigas? Não, estás mal informado, só no ciclismo é assim, há muita modalidade que o aço é rei, no ciclismo anda tudo na hype do carbono.. Atenção que não quero com isto dizer que o carbono é um mau material ou opção.

E queria ver se alguém tinha a experiência de andar num quadro de aço e num de alumínio, mas não há muita gente que o tenha feito que possa dar a sua opinião.
 
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Morg

Well-Known Member
Penso que o ppl mais velho quase todo teve quadros de aço. Já vários te disseram que não preferem o aço, como continuas a querer acho que o melhor é arranjares alguém que te faça o quadro. Tu queres aço, sabes as vantagens e desvantagens, não estou a ver onde está a dúvida.
 

zanzas

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vamos la ver PedroM . . . tu no ciclismo nao basicamente é sempre a rolar, digo a rolar qd nao fazes acrobacias, mesmo em montanha, contra-relogio, tens basicamente no geral as 2 rodas no chao, caso tenhas algum azar q ate ficas com as 2 no ar lol (e tu fora da bike) . . . fora brincadeiras, o aço é capaz de ser dos materiais mais rijos numa construção . . . daí vertentes como dirt, bmx, sobretudo acrobacias sejam de aço, nao vais percorrer grandes distancias, logo o carbono para absorver irregularidades da estrada nao é relevante, tornando-se mais util o aço para nao se partir com os saltos, etc . . . acho q nao tens razao qd tentas "introduzir" (novamente) o aço no ciclismo . . . claro q bikes de aço arranjei muitas, mas nao qd se tratava de estrada, atenção, bikes recentes, claro q bikes de umas decadas atras nao, mas tb tinham o triplo do peso de 1 da actualidade . . .
 
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