• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Dúvida] Shimano Tiagra 10 velocidades

Fernando_Afonso

New Member
Boas pessoal.

Quem é que tem mudanças shimano Tiagra 10 velocidades com shifters STI?
Tenho uma dúvida em relação ao funcionamento das minhas.

Cumprimentos
 

Fernando_Afonso

New Member
Vou tentar explicar. Digamos que em cada manete temos dois "botões" para mudar de mudança, o maior que é toda a manete de travão e o outro pequeno atrás do primeiro. Eu acho que a minha manete do lado esquerdo não está a funcionar bem porque quando estou no prato grande à frente e mudo para o pequeno carrego no tal "botão pequeno" e mesmo antes de o largar a mudança já mudou completamente. Em vez de mudar em dois clics, um quando carrego e outro quando largo, como acontece na manete do lado direito.
 

jocarreira

Well-Known Member
É mesmo assim.
Na manete direita (mudanças traseiras), o desviador só desce completamente assim que largas a patilha pequena e é nesta altura que a corrente muda de mudança.
Na manete esquerda (mudanças dianteiras), o desviador desce imediatamente quando pressionas a patilha pequena até ao fim.
 

jocarreira

Well-Known Member
Não me queixo, mas também nunca usei outro. O que eu tenho é o 4600.
Há algumas alturas em que pode não ser tão célere a trocar de mudança ou ficar ali a patinar um bocadinho mas nada que um ajuste não resolva.
A trocar do prato grande para o pequeno parece que se vai desfazer qualquer coisa porque é preciso fazer alguma força e o clique soa a "bruto" mas nada que não me tenha habituado e já não me faz confusão.
 

Fernando_Afonso

New Member
@jocarreira tiraste-me um peso de cima, porque a minha manete funciona exatamente como tu descreveste, é preciso fazer muita força e faz muito barulho a desviar para o prato pequeno e eu pensava que tinha comprado aquilo avariado, embora tenha experimentado e não tivesse, na altura, detectado nenhuma anomalia.

Obrigado pela resposta.
 
Top