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Dúvida na aquisição de uma nova bicicleta

jocarreira

Well-Known Member
Realmente está aqui um tópico muito interessante, estive a dar uma vista de olhos pelos posts que antecederam a compra e vejo lá isto:

O tamanho foi o 53, com um avanço de 80...eu experimentei a bicicleta do dono da loja, a Dogma F8 tamanho 51,5 com avanço de 9mm e senti que era ligeiramente curta...no entanto, mal chegue a menina já combinamos fazer logo o bikefit na biketreino, e qualquer incompatibilidade, será feita a troca sem qualquer custo adicional para mim. Pareceu extremamente profissional e estamos a falar de uma pessoa com imensa experiência no ciclismo, mas tenho essa salvaguarda.

Cumprimentos

Como sou um gajo curioso, fui à tabela com as medidas desse quadro e vejo que o TT do modelo 515 tem 535mm enquanto que o TT do modelo 530 tem 545mm de comprimento.
O tamanho que experimentaste foi o 515 com um avanço de 90mm (535 + 90 = 625mm) e batias com os joelhos no guiador. Acabaste por comprar o modelo 530 com avanço de 80mm (545 + 80 = 625mm).

Há aqui qualquer coisa que não bate certo, mas pronto, a decisão está tomada e se te sentes bem isso é que é o mais importante. Mas normalmente avanços curtos, tipo o de 80mm que tens, indiciam que poderias ter ficado melhor servido com pelo menos um tamanho abaixo. Só para exemplificar, quando fiz um bikefit foi-me indicado que o quadro da minha bicicleta é grande para a minha estatura (o que eu já desconfiava) e acabei por ter que meter um avanço de 80mm para compensar um TT grande demais para mim.

Voltando ainda a atenção para o post que eu citei: se fosse de tua livre vontade e quisesses trocar o tamanho, ainda o poderias fazer?
 
Realmente está aqui um tópico muito interessante, estive a dar uma vista de olhos pelos posts que antecederam a compra e vejo lá isto:



Como sou um gajo curioso, fui à tabela com as medidas desse quadro e vejo que o TT do modelo 515 tem 535mm enquanto que o TT do modelo 530 tem 545mm de comprimento.
O tamanho que experimentaste foi o 515 com um avanço de 90mm (535 + 90 = 625mm) e batias com os joelhos no guiador. Acabaste por comprar o modelo 530 com avanço de 80mm (545 + 80 = 625mm).

Há aqui qualquer coisa que não bate certo, mas pronto, a decisão está tomada e se te sentes bem isso é que é o mais importante. Mas normalmente avanços curtos, tipo o de 80mm que tens, indiciam que poderias ter ficado melhor servido com pelo menos um tamanho abaixo. Só para exemplificar, quando fiz um bikefit foi-me indicado que o quadro da minha bicicleta é grande para a minha estatura (o que eu já desconfiava) e acabei por ter que meter um avanço de 80mm para compensar um TT grande demais para mim.

Voltando ainda a atenção para o post que eu citei: se fosse de tua livre vontade e quisesses trocar o tamanho, ainda o poderias fazer?

Boa tarde,

Eu tinha decidido que não iria continuar a alimentar esta discussão, porque sou uma pessoa extremamente calma, que não tenho paciência para andar aqui com insultos, Mas tendo em conta que considero a tua opinião pertinente e cordial, vou dar a minha sensação. Na realidade, e para o vendedor era indiferente o tamanho que eu queria, até porque era indiferente a minha opção. Na realidade e como foi uma encomenda, e não estava limitado a qualquer disponibilidade, escolhia o tamanho que queria, tinha que aguardar como aguardei por este, não comprei nada que estivesse em stock ou em exposição, vinha qualquer tamanho do fornecedor. Na realidade, quando experimentei a Dogma dele, tive a sensação de ser demasiado curta, tanto assim é, que mesmo a minha, continuo com o mesmo problema (quando for andar com um amigo, vou pedir para filmar em subida, e eu em pé, e vão ver como por vezes ainda toco no guiador. No entanto, e tendo em conta tudo o aquilo que me foi dito aqui, achei o 54 fora das medidas indicadas 8seria grande demais, nunca conseguindo obter os 620mm que me indicaram aqui, por mais curto que fosse o avanço), pelo que optei então pelo 53 com o avanço de 80, podendo de futuro e quando me sentir melhor fisicamente trocar o avanço por um mais comprido. Sim, na altura, podia trocar sem qualquer problema, tinha um mês para o fazer, daí que tenha feito o bikefit logo após a aquisição para ver se havia essa necessidade, mas após uns pequenos ajustes concordaram que o tamanho do quadro era o adequado.

Mas como tu referiste e muito bem, o comprimento total é exactamente igual quer eu optasse por 51,5 quer optasse por o 53, uma vez que fiquei com 625mm, tamanho que foi o que me indicaram aqui que seria adequado à minha altura. A diferença, e como podem ler em outros sites, é que um avanço mais curto até acaba por ser mais confortável, uma vez que reduz as vibrações, alivia um pouco os membros superiores.

Quando tiver o vídeo, coloco aqui, e ficará mais claro o que estou a dizer.

Cumprimentos
 

DMA

Well-Known Member
Jocarreira, não podes somar assim de forma linear.
A história de bater no guiador presumo que seja ao pedalar de pé. Assim sendo conta a posição do BB. Para conhecer a posição do BB em relação ao centro da coluna de direcção tens que usar o valor de reach.
O valor do avanço só poderia ser somado directamente se a coluna de direcção tivesse um ângulo de 90 graus. Ao ter um valor diferente (menor) o resultado total não será essa soma linear. Mas entendo a tua lógica e o valor final será pouco diferente. Dá para ter um valor "em grosso" :)
 

DMA

Well-Known Member
Boa tarde,

Eu tinha decidido que não iria continuar a alimentar esta discussão, porque sou uma pessoa extremamente calma, que não tenho paciência para andar aqui com insultos, Mas tendo em conta que considero a tua opinião pertinente e cordial, vou dar a minha sensação. Na realidade, e para o vendedor era indiferente o tamanho que eu queria, até porque era indiferente a minha opção. Na realidade e como foi uma encomenda, e não estava limitado a qualquer disponibilidade, escolhia o tamanho que queria, tinha que aguardar como aguardei por este, não comprei nada que estivesse em stock ou em exposição, vinha qualquer tamanho do fornecedor. Na realidade, quando experimentei a Dogma dele, tive a sensação de ser demasiado curta, tanto assim é, que mesmo a minha, continuo com o mesmo problema (quando for andar com um amigo, vou pedir para filmar em subida, e eu em pé, e vão ver como por vezes ainda toco no guiador. No entanto, e tendo em conta tudo o aquilo que me foi dito aqui, achei o 54 fora das medidas indicadas 8seria grande demais, nunca conseguindo obter os 620mm que me indicaram aqui, por mais curto que fosse o avanço), pelo que optei então pelo 53 com o avanço de 80, podendo de futuro e quando me sentir melhor fisicamente trocar o avanço por um mais comprido. Sim, na altura, podia trocar sem qualquer problema, tinha um mês para o fazer, daí que tenha feito o bikefit logo após a aquisição para ver se havia essa necessidade, mas após uns pequenos ajustes concordaram que o tamanho do quadro era o adequado.

Mas como tu referiste e muito bem, o comprimento total é exactamente igual quer eu optasse por 51,5 quer optasse por o 53, uma vez que fiquei com 625mm, tamanho que foi o que me indicaram aqui que seria adequado à minha altura. A diferença, e como podem ler em outros sites, é que um avanço mais curto até acaba por ser mais confortável, uma vez que reduz as vibrações, alivia um pouco os membros superiores.

Quando tiver o vídeo, coloco aqui, e ficará mais claro o que estou a dizer.

Cumprimentos

Plecoptero, uma questão é que como referiram anteriormente, provavelmente tens uma flexibilidade muito reduzida e há bikes que não favorecem nada quem tem este limitação.
Assim sendo, foi uma sorte enorme não teres avançado para a Aeroad. Com aquele stack irias penar como um cão.
 

Bernalve

Well-Known Member
Sem certezas do que vou dizer, mas pedalar em pé ainda é preciso uma certa técnica, e se acertares com a técnica, nunca baterás com os joelhos no guiador. Eu também tenho uma bicicleta um pouco maior do que devia e às vezes meio desconcentrado da vida ainda dou uma joelhada no guiador sem querer, e eu passo maior parte do tempo em pé , enquanto as pernas ainda vão boas xD
 
Boas,

Muito reduzida é favor...até iniciei umas visitas a um osteopata, uma vez que tinha uma perna mais curta que outra da elevada tensão muscular que apresento. E tou a melhorar, mas mesmo assim, as minhas posturas viciosas quando sentado e deitado, em nada me favorecem.
 

DMA

Well-Known Member
Boas,

Muito reduzida é favor...até iniciei umas visitas a um osteopata, uma vez que tinha uma perna mais curta que outra da elevada tensão muscular que apresento. E tou a melhorar, mas mesmo assim, as minhas posturas viciosas quando sentado e deitado, em nada me favorecem.

Então com a Aeroad ias tar completamente f#dido. Trabalha isso forte e feio então, porque parece que estás a precisar :)
 
Então com a Aeroad ias tar completamente f#dido. Trabalha isso forte e feio então, porque parece que estás a precisar :)

Loool,

Tens toda a razão...estava mesmo, eu acho a Aeroad linda, adoro ver nas TV a Katusha com elas, mas aí está eles podem andar em qualquer coisa, eu não. Ainda quero no futuro retirar espaçadores e baixar a altura do guiador, mas tudo a seu tempo, até ter elasticidade para isso, tenho que andar assim, que pelo menos não fico com dores. Só não me adaptei ao selim, também ainda não andei muito, mas acho muito duro.
 

DMA

Well-Known Member
Loool,

Tens toda a razão...estava mesmo, eu acho a Aeroad linda, adoro ver nas TV a Katusha com elas, mas aí está eles podem andar em qualquer coisa, eu não. Ainda quero no futuro retirar espaçadores e baixar a altura do guiador, mas tudo a seu tempo, até ter elasticidade para isso, tenho que andar assim, que pelo menos não fico com dores. Só não me adaptei ao selim, também ainda não andei muito, mas acho muito duro.

Procura alguém que perceba de treino de ginásio. Mas que perceba mesmo, não é que diga que perceba porque sim (como uma porrada de PTs que andam por aí).
Vais ter que trabalhar muito elasticidade.
E vais ter que trabalhar muito a força dos abs e lombares. Trabalho duro mesmo. Peso morto coisas desse tipo. Vais notar um mundo de diferença.
 
Tens a bicicleta à 6 meses, já devias ter andando mais :rolleyes: Apenas uma picada, abraço :)

Tens toda a razão...não podia discordar mais. Mas a vida dá muitas voltas, pouco tempo após a compra mudei de local de trabalho e de horário. Para além disso, o mestrado passou a exigir de mim muito mais tempo, o que me lixou. Não sabes como me custava ver a bichinha parada, mas sai quando fazia noite tinha metade do dia ocupado, quando fazia manha ou tarde tinha sempre a outra parte ocupada. Apenas agora que terminei os estudos, voltei a ter tempo livre, e claro a minha prioridade será fazer o maior número de KMs o mais rápido possível. Para poder ainda este Verão ir a Santiago de Compostela com uns amigos...
 
Procura alguém que perceba de treino de ginásio. Mas que perceba mesmo, não é que diga que perceba porque sim (como uma porrada de PTs que andam por aí).
Vais ter que trabalhar muito elasticidade.
E vais ter que trabalhar muito a força dos abs e lombares. Trabalho duro mesmo. Peso morto coisas desse tipo. Vais notar um mundo de diferença.

Eu ando no ginásio...mas aí está, falta é um PT que perceba mesmo loool
 
Sim, eu já evito cometer os erros de antigamente...fazer musculação / jogar futebol / andar de bicicleta sem alongar depois...mas sem duvida que ainda tenho um longo caminho a percorrer
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Então com a Aeroad ias tar completamente f#dido. Trabalha isso forte e feio então, porque parece que estás a precisar :)

DMA vamos la ver aqui uma coisa, sem virar paginas...

Olha aqui...

Sim podes... E o mesmo sistema da venge vias...e da nova trek madone...

E so googlares imagens da aeroad que aparecem montes de modelos com cockpit diferentes... Agora e preciso saber faze-lo sim, nao e propriamente um trabalho de diy a noite na cozinha como se pode fazer com qualquer bicicleta, E preciso saber jogar com os spacers para nao desencaixar a forqueta e Esses spacers nao podem ser misturados com spacers redondos normais...mas Podes meter o cockpit que quiseres...

Mas na minha opiniao nem sequer vais precisar... Dai ter escolhido 43 no guiador, quadro XS com avanco de 120...

Plecoptero esquecime de te dizer foi o seguinte... Ser poderes compra uma fita de guiador... Pois ser houver algum ajuste sera nas manetes... Em bikes aero, quando o quadro e a medida, normalmente o unico ajuste que se tem a fazer e nas manetes...Assim ajustamos bem essas manetes para ti, nesse guiador e como tens que tirar a fita para esse efeito, metes logo outra...

Grande abraco...

Mas Tu achas que Se a estupidez paga-Se Imposto que Este senhor estava Rico?

DMA eu para a Aeroad, recomendei o tamanho XS com um avanco de 120 ;)

Um top tube de 52.6 com um avanco de 120

Este top tube desta Gan e de 54.5

Mas ha alguma duvida que Se ele tivesse optado pela opcao da aeroad no tamanho que eu recomendei que nao ficava melhor? Que eu tenha errado, Ao olho, no avanco... Ok... Nao e de 120? E de 110! Nao e de 110? E de 100, Mas dificilmente... Agora e de 90? Nao.. E de 80 ? Nunca Na vida...

Nao sei Quais Sao as duvidas de que aquele set up, recomendado Por mim, volto a repetir, recomendado Por mim para ele, Na aeroad era que nem luva...

Na Gan para ele, e um 50 Mas Esse nao tive oportunidade de recomendar...

Mas tens duvidas? Ou ainda ha duvidas que Este quadro e grande para ele?

DMA deixa-me dizer-te Aqui uma coisa... Falas muito em reach... Mas o reach so existe... Para quem consegue la chegar... Saber os numeros de reach e uma coisa e e importante... Agora nem todos conseguem la chegar e saber quem vai Ou nao chegar a Esse reach e outra historia... Nao e so medir os bracos... O reach e ajustavel, de um avanco de 120 para 110 Ou para 100 agora de 80? Isso nao e ajustar o reach, Isso e bater punhetas para o fazer caber no quadro...

Mas ha duvidas que ele estava melhor Na aeroad no tamanho que eu recomendei do que o que Esta aqui nesta?

Agora a comparar geometrias... A aeroad nao e uma geometria facil... Mas Esta aqui.. Ainda menos...Este quadro e Esta geometria conheco eu Bem, Ja da antiga... E Tem muita ratoeira...

Tu nao ves que Estas a lidar com um mentiroso insatisfeito que nao Quer dar o braco a torcer? Ele Esta aqui armado em Chico esperto?

Experimentou uma dogma? E mentira... Experimentou nada... Foi la, deu duas de letra com o gajo e ele vendeu...

DMA Tu Es inteligente... Nao te quero estar a fazer a cabeca, Tu pensas Bem pela tua propria cabeca e faz-me um favor... Le Bem para tras e com calma..

Grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Jocarreira, não podes somar assim de forma linear.
A história de bater no guiador presumo que seja ao pedalar de pé. Assim sendo conta a posição do BB. Para conhecer a posição do BB em relação ao centro da coluna de direcção tens que usar o valor de reach.
O valor do avanço só poderia ser somado directamente se a coluna de direcção tivesse um ângulo de 90 graus. Ao ter um valor diferente (menor) o resultado total não será essa soma linear. Mas entendo a tua lógica e o valor final será pouco diferente. Dá para ter um valor "em grosso" :)

Sim, nao pode ser Assim tao linear...

Mas Olha que o homem a pensar, pensa correcto... Pensa melhor ele do que quem a comprou e quem a vendeu...

O jocarreira no fundo apesar de nao poder ser linear, Porque nao Tem dados para Isso, Esta a pensar de forma correcta... Aqui Acho que concordamos...

Grande abraco...
 

MigC77

Well-Known Member
Plecoptero, deves-te lembrar do que falamos por MP quando finalmente estavas quase a adquirir a bicicleta… o que eu te disse e as justificações que me deste… uma delas se bem me recordo foi precisamente o problema que tinhas com o desnível entre o selim e o guiador. Esse foi o principal motivo que me apresentaste na altura para ires para um tamanho de quadro maior em que assumias o facto de estares a colocar um avanço bastante curto para poderes ter uma testa mais alta.

Eu na altura já não te disse mais nada porque te vi 100% convencido e decidido em relação à decisão que estavas a tomar e quando é assim eu, que sou apenas “mais um gajo do fórum”, não contrario mais… Mas na altura o que pensei foi que estavas a cometer 2 erros: o principal era a escolha do modelo/geometria da bicicleta. Desde o inicio quiseste um modelo aero, mas pelos vistos não tinhas condição física (leia-se flexibilidade) para ela. O segundo erro, a escolha do tamanho, serve para “compensar” o primeiro… A flexibilidade é uma questão que se resolve com relativa facilidade, agora o comprimento de um tubo de carbono é mais complicado…

Acredito que consigas andar sem dores nessa bicicleta. Alias, ao contrário de outros casos, tenho poucas dúvidas em relação a isso. Agora, como já percebeste, quem saiba de bicicletas percebe que tens aí soluções de recurso para adaptar uma bicicleta com um quadro grande para ti (comprimento do avanço) e uma geometria que para já não se adequa à tua condição (número de espaçadores debaixo do guiador)…

Vou-te ser muito sincero… estive para não dizer nada… porque honestamente não gostei nada do que li no teu “regresso” ao fórum. Do meu ponto de vista perdeste toda a humildade e sinceridade que apresentavas de inicio. Para mim as pessoas valem pelo que são e não pelo que tem. Acho que aqui entraste com o pé esquerdo… depois de tudo o que rolou no teu tópico, acabaste por dar um granda pontapé na gramática no momento da compra e agora!

Apesar de tudo desejo-te felicidades e saúde para desfrutares da tua bela máquina.
 
Plecoptero, deves-te lembrar do que falamos por MP quando finalmente estavas quase a adquirir a bicicleta… o que eu te disse e as justificações que me deste… uma delas se bem me recordo foi precisamente o problema que tinhas com o desnível entre o selim e o guiador. Esse foi o principal motivo que me apresentas-te na altura para ires para um tamanho de quadro maior em que assumias o facto de estares a colocar um avanço bastante curto para poderes ter uma testa mais alta.

Eu na altura já não te disse mais nada porque te vi 100% convencido e decidido em relação à decisão que estavas a tomar e quando é assim eu, que sou apenas “mais um gajo do fórum”, não contrario mais… Mas na altura o que pensei foi que estavas a cometer 2 erros: o principal era a escolha do modelo/geometria da bicicleta. Desde o inicio quiseste um modelo aero, mas pelos vistos não tinhas condição física (leia-se flexibilidade) para ela. O segundo erro, a escolha do tamanho, serve para “compensar” o primeiro… A flexibilidade é uma questão que se resolve com relativa facilidade, agora o comprimento de um tubo de carbono é mais complicado…

Acredito que consigas andar sem dores nessa bicicleta. Alias, ao contrário de outros casos, tenho poucas dúvidas em relação a isso. Agora, como já percebeste, quem saiba de bicicletas percebe que tens aí soluções de recurso para adaptar uma bicicleta com um quadro grande para ti (comprimento do avanço) e uma geometria que para já não se adequa à tua condição (número de espaçadores debaixo do guiador)…

Vou-te ser muito sincero… estive para não dizer nada… porque honestamente não gostei nada do que li no teu “regresso” ao fórum. Do meu ponto de vista perdeste toda a humildade e sinceridade que apresentavas de inicio. Para mim as pessoas valem pelo que são e não pelo que tem. Acho que aqui entraste com o pé esquerdo… depois de tudo o que rolou no teu tópico, acabaste por dar um granda pontapé na gramática no momento da compra e agora!

Apesar de tudo desejo-te felicidades e saúde para desfrutares da tua bela máquina.

Boas,

Lembro-me perfeitamente das nossas conversas e lembro-me de te ter dito, tudo aquilo que me transmitiram na loja, até da questão do avanço permitir reduzir as vibrações e aumentar o conforto. Ainda tenho todas essas mensagens. Em segundo lugar, se há coisa que não sou é mentiroso, mas nas dúvida se há uma dogma ou não, consultem o facebook do vendedor, não será difícil comprovar. Em último lugar, vou apenas dizer, eu perdi a humildade e a sinceridade, não de todo, vim aqui colocar uma foto da minha bicicleta como toda a gente faz, não tratei mal ninguém, nem questionei ninguém, muito menos julguei. O que recebi, insultos e humilhação a troco de nada, não me vim aqui queixar, vim aqui numa boa, colocar a fotografia de uma bicicleta que não é mais nem menos que tantas outras, é minha e tenho orgulho nela, como tinha na outra que tinha e como tenho na minha de BTT que custou 400€. É indiferente, gosto de bicicletas, gosto ainda mais de ciclismo, perco horas a ver a eurosport, vou sempre que posso acompanhar ao vivo o ciclismo seja ele amador, seja profissional, porque é a minha paixão.

Nunca tratei mal ninguém, nem vou tratar...não é a minha forma de estar. Podiam discordar da minha escolha, tudo bem, ninguém tem que estar de acordo, aceito perfeitamente, agora partir para o insulto...peço desculpa, comigo não. É pena, porque até gosto de vir aqui, até sinto que podia ainda esclarecer muitas das minhas dúvidas aqui, mas vocês fazem disto uma forma de batalha usam o fórum para descarregar as frustrações, tenho imensa pena...mas isto é vosso, tenho mais é que me retirar se estou incomodado.

Grande Abraço a todos
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Aqui nao e nenhum campo de batalha e e possivel que se discutam com opinioes diferentes dentro do bom senso e do que faz sentido...

Agora aqui tambem nao e nenhuma Igreja nem nenhuma Santa casa da misericordia nem um manicomio ou sanatorio e quem ca vem para discutir Ou para aprender, Tem que fazer sentido e Ou querer aprender de forma genuina... O aluno que Quer ensinar o professor, Tem que dar provas em concreto que Esta a faze-lo...

Em prole da qualidade do forum... E para que outros nao desaprendam Ou nao sofram com Isso...

Ou seja comprar uma bicicleta so Por Isso nao significa nada...

Aqui nao ha pao para malucos nem e o Facebook de ninguem!!!

Concordo com o que diz o Miguel... Ate a ultima palavra!!

Grande abraco...
 
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