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cuidados na estrada

rotiv1959

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Amigos,
depois de ler e ouvir a terrivel noticia de um acidente ocorrido HOJE em Italia em que um Filho da P.....ta e irresponsavel:mad: ( è o nome mais suave que me ocorre!!!), que conduzia em excesso de velocidade e ainda por cima estava drogado, perdeu o controle do carro e matou 8 ciclotoristas, Sim NÃO ME ENGANEI MATOU 8 CICLISTAS, com idades entre 36 e 56 anos, ocorreu-me a aberta deste topico para saber, que medidas tomam, para evitar acidentes, quando circulam em grupo.
eis a noticia, com fotos, que também já corre nos nossos meios informativos.
http://www.cn24.tv/news/15945/sant’...clisti-arrestato-un-marocchino-|-le-foto.html
Estas desgraças começam a ser recorrentes :
em Espanha no mês de Setembro, em três acidentes, morreram 7 ciclistas.
http://www.intereconomia.com/notici...sultan-heridos-al-ser-atropellados-turismo-se
http://videos.lainformacion.com/dep...opellados-en-tarragona_dyiiZ6wvvgSd3IrAwhQfZ/
a verdade é que muitas vezes circulamos em estradas com muito trafego, sem tomarmos as medidas adequadas. Precisamente, ontem ao final, quase noite, vi 4 ciclistas que circulavam sem qualquer aviso luminoso!!!
O que podemos fazer?
Também temos responsabilidades?
 
Last edited:
Sem Palavras.... Que descansem em Paz....

Estas imagens devem ser motivo de reflecção para todos nós, tanto como condutores, como amantes das duas rodas.
 

fogueteiro

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Vitor,

a responsabilidade até pode ser de ambos. Se numas vezes somos azarados outras procuramos o azar. Penso que a falta de civismo da ambas as partes por vezes devolve estas situações lamentáveis. Neste caso, embora seja certo que o automobilista seguia com excesso de velocidade, nada nos diz como iam os nossos colegas. Será que eles iam a cumprir as regras de trânsito, também?

Lamento profundamente o que aconteceu, até porque já senti na pele a mesma uma coisa com um colega meu.
 
Última actualização no Jornal de Noticias: ... "A polícia deu ainda como provado, após análise ao sangue, que o automobilista conduzia sob o efeito de drogas."

Sem comentários....
 

luisbiclas

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É por causa destas coisas que eu prefiro "arranhar-me" todo no monte...
Gosto bastante de dar as minhas voltas com a fininha, mas em parece-me demasiado arriscado, simplesmente não há respeito.
 

hmbe

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Ainda há pessoal que anda à noite!! Eu sei que de dia também acontece como está provado nesta notícia mas à noite é que ninguém me apanha na estrada!
 

fogueteiro

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Acabei agora de ouvir a notícia no telejornal.

O individuo é marroquino, e tinha a carta apreendida por anteriores infracções graves. Conduzia sob o efeito de drogas, e vai ser julgado. Pelo que disse a notícia os nossos colegas iam em coluna.

Mais uma vez lamento profundamente este acidente:(:(:(:(
 

pjmano

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Concordo contigo Hmbe, quando saio do trabalho já de noite (agora no Inverno), vejo por vezes alguns ciclistas arriscarem a sua vida na estrada pensando que uma luzinha minuscula colocada na traseira da bicicleta é suficiente para ser visto... Nada disso e chamo a atenção para quem costuma fazer isso que se ponha no lugar do automobilista e que tire conclusões, eu ja tirei as minhas, e meus amigos nem pensar andar de noite na estrada, vasta apanhar um carro com farois encandeados e numa fracção de segundos assim como deixamos de ver a estrada, tambem deixamos de ver um "ponto na estrada" é isso que nós somos vistos por um automobilista que circule a uma velocidade razoavel dentro dos limites, por isso faço com que o meu "ponto seja visto apenas de dia" e que não se torne um ponto final na minha vida...
 

luisbiclas

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Ainda há pessoal que anda à noite!! Eu sei que de dia também acontece como está provado nesta notícia mas à noite é que ninguém me apanha na estrada!

Se andares bem iluminado o risco é quase igual. Quando digo bem iluminada é com luzes a serio não é só com um "led", como se vê por ai muito pessoal.
 

rotiv1959

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a responsabilidade até pode ser de ambos.
... Neste caso, nada nos diz como iam os nossos colegas. Será que eles iam a cumprir as regras de trânsito, também?

Amigo Zé,
estou de acordo contigo muitos de nós, por vezes quando circulamos em grupo, rodamos a par em vez seguirmos em fila indiana.
No caso dos acidentados seguiam em fila indiana, na berma, e o condutor do carro ultrapassou com linha continua, chocando de frente a alta velocidade, sem o minimo de hipoteses de fuga para os ciclcistas. Na imprensa italiana a noticia está bastante desenvolvida.
Quanto à condução nocturna, esta é do mais perigoso que há e no inverno é muito frequente.Quem nunca cruzou com pessoal com um foco no capacete outro na bicicleta, mais um colete reflector e pensam que estão seguros e são visiveis ( isto aplica-se ao pessoal da estrada e se calhar ainda mais aos do btt)?.
Nesta prática, todo o cuidado é pouco.!!!
 

NCIS

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É muito triste o que aconteceu, a ver se o condutor pague bem pelo o que fez. Quanto ao andar de bike de noite, eu só andei duas vezes, e nesses duas vezes vinhamos acompanhados por duas motas, uma a frente e uma atrás, o que diminui a probabilidade de sofrer um acidente. Mas agora andar sozinho de noite, nem pensar.
 

largo

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em Portugal quem anda de carro pensa que é dono do mundo, não respeita ninguem e se verem um grupo de ciclistas pensa logo que o lugar dos ciclistas não é ali e nem reduz a sua marcha e nem faz um pequeno desvio, quantas vezes ja vi carros a passar-me a 2 dedos e com estradas bem largas, mas o caso muda de figura quando é uma carroça de ciganos, ai fazem fila e não oiço ninguem a buzinar ou a reclamar.
Penso que o problema seja na cultura que temos e ja sei que tambem viram dizer que aconteçe noutros países, mas neste nosso Portugal nao poderemos ser os primeiros a dar bons exemplos? se ha leis para tudo e mais alguma coisas não poderam fazer uma lei que proteja quem utiliza as estradas? Não só os ciclistas, mas toda a população. Se ja existe essas leis no meu entender não se fazem cumprir é mais importante a multa do exesso de veloçidade do que a segurança de quem anda na estrada
 

largo

New Member
sei que o topico foi aberto com essas notiçias de fora, mas tambem ha muitos casos desses em portugal e infelismente ninguem fala, quantos ciclistas sao atropelados em portugal por ano? lembram-se de alguma notiçia desse tipo num notiçiario? eu nao lembro, mas de certeza que apenas aqui neste forum se podera encontrar alguem que ja tenha sido atropelado ou ter algum amigo seu.
Na Italia, Espanha, França e países nordicos os ciclistas tem mais valor que em portugal, em portugal somos vistos como uns parvos que andam-se a cansar e que nao tem nada para fazer, o que tem valor é ir beber umas cervejas para uns cafes ou estar sentado no sofa a ver as notiçias de com quem o Cristiano Ronaldo anda a namorar.
 

largo

New Member
exactamente, ate teve em risco de não ir ao tour.
E este ano na minha zona foi atropelado um conheçido meu com 18 anos e a pessoa que o atropelou meteu-se em fuga e por falta de auxilio esse ciclista viria a faleçer e nunca se veio a saber quem o atropelou
 
o caso muda de figura quando é uma carroça de ciganos, ai fazem fila e não oiço ninguem a buzinar ou a reclamar.
Concordo plenamente contigo, na minha zona existe uma estrada onde está bastante bem assinalada a proibição de circulação de carroças. Pois, todos os dias passam lá os ciganos e ninguém diz nada, é vê-los a fazer filas. No entanto, quando passo de bicicleta na mesma estrada é ouvi-los a reclamar....

Quanto ao BTT ser mais seguro, permitam-me discordar, existem zonas da Serra Algarvia, que são autênticos paraísos, não fosse a malta das moto 4 e motocross que não respeitam ninguem alem de degradarem os trilhos com os seus arrancassos e derrapagens.... Há zonas de trilhos do concelho de Loulé que são mais perigosos que a tão famosa "125"... Nunca se sabe quem apareçerá na próxima curva....
 

paradawt

Moderador
Bem...
Noticia chocante!
Se por vezes podemos atribuir as culpas a automobilistas, outras vezes a ciclistas, neste caso específico não existem dúvidas.
No entanto, discute-se bastante o factor respeito de ambas as partes. À parte de alguns defenderem a culpa dos condutores, outros dos ciclistas, lembro-me apenas um facto. Um veículo automóvel pesa normalmente entre 1000 e 2000kg. A bicicleta pesa entre os 7 e os 10kg normalmente. As velocidades médias dos automóveis rondam entre os 50kms/h e os 120kms/h. As bicicletas podem ir dos 25 aos 40kms/h em média.
Percebem onde quero chegar? A responsabilidade de conduzir um automóvel é bem diferente da de conduzir uma bicicleta. Porque quando envolvidos num acidente, o impacto que causamos é bem mais destrutivo no caso do carro.
Bem sabemos que somos vistos como um estorvo quando pedalamos nas nossas estradas. Porque também sabemos que muitas das estradas por onde conduzimos não têm condições de circulação. Ou por causa do piso, ou por causa das constantes curvas sinuosas, das pequenas dimensões das faixas de rodagem, da ausência de sinalização. Mas nunca tomamos isso em conta quando conduzimos. Se existe essas faltas de condições, nós já conhecemos. Mas o imprevisto é que é perigoso. E isso é que normalmente causa os acidentes. Porque não levamos em conta a possibilidade do imprevisto.
 
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