• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Convencer as esposas

fogueteiro

Active Member
Não sei se o problema é geral (pelo menos para os casados), mas pelas opiniões que venho colhendo nos meus passeios, verifico que existe uma certa dificuldade em compatibilizar a nossa paixão pelas duas rodas e as nossas mulheres. Com frequência a minha pergunta-me qual o prazer de eu ir andar de bicicleta, subir montanhas, sofrer, correr riscos, etc, etc. Sinceramente por muito que me esforce não lhe consigo dar uma resposta convincente, tanto para ela como para mim. Simplesmente lhe respondo que é algo que nos ultrapassa. Como é que vcs respondem às vossas mulheres? Elas concordam nas vossas saídas deixando-as em casa? Chegam a casa felizes por terem ido andar de bike e teem uma esposa de braços abertos a apoiar-vos? Digam lá o que se passa convosco.
 

duchene

Well-Known Member
Pelo que tenho sondado ao longo dos anos incluo-me no grupo dos segundos ciclistas mais felizardos, só sendo suplantado pela malta que tem o privilégio de ter as companheiras a pedalar lado a lado.

A minha esposa apoia a 100% as saídas de bicicleta porque percebe que é uma excelente forma de aliviar o stress acumulado durante a semana e portanto isso gera menos conflitos em casa. Investe-se uma manhã e depois recupera-se em menos chatices e em quality time com mais quality.

A única coisa que me pede é naturalmente para ter juízo e fica algo preocupada quando descobre um arranhão que não estava lá na véspera.

A ajudar à compreensão e ao apoio que me dá, está certamente o facto de a levar sempre às maratonas de BTT e por isso a paixão acaba por ser partilhada: Eu tenho a companhia e quem tire umas fotos, ela passeia, areja e vê coisas novas (e algumas montras). :D No final quando o tempo ajuda ainda fazemos um belo piquenique, por isso acaba por se rentabilizar muito bem as manhãs ciclísticas.

O importante é estabelecer-se logo desde início da relação que assim como certas coisas são importantes para elas, o ciclismo é muito importante para nós e portanto queremos reservar umas horas por semana e alguns dias por ano só para isto, e só para nós.

Afinal de contas lá porque se vive junto, não quer dizer que tenhamos de ser gémeos siameses não é?
 
Last edited:

silvioferraz

New Member
Também eu estou em paz com a minha cara metade, neste aspecto. No início ela não compreendia e achava errado eu tirar tempo de família, para praticar um desporto, que muitas vezes nos afasta um dia inteiro da família.

Hoje em dia não. O ciclismo só trouxe coisas positivas para a nossa vida. Mais saúde para começar. Temos um acordo. Eu tenho dias definidos para andar e em contrapartida estou ao serviço dela nos restantes dias.

3ª e 5ª à noite (cerca de 2 horas) e um dia do fim de semana, são meus. O restante pertence à família.
Claro que isto não é algo rígido e pode-se sempre contornar, mas tento manter esta disciplina para não destabilizar. Já tratamos dos assuntos familiares, a contar mais ou menos com este esquema.

Abraço
 

Guerreiro_76

New Member
Eu até pensei que conseguiria incutir à minha dignissima esposa o prazer de pedalar e então feito parvo, chegados da lua de mel fui comprar uma bicicletezita de BTT para que ela me acompanhasse num pequeno passeio de BTT organizado no alentejo, e que ela por iniciativa própria se mostrou interessada em ir. Foram apenas 25 km, mas que para quem praticamente nunca andou, com o calor de Verão e o sobe e desce, acredito que foi um tremendo martírio.

Resultado, ainda criou mais aversão às bicicletas e desde Junho de 2009 que está a dita bicicleta encostada na garagem.
Bem a tento convencer em começar a andar aos poucos para que se habitue mas não tem resultado muito.

Foi nesse mesmo mês que comprei a minha fininha e por azar no dia que a comprei fui logo ao chão fazendo uma tremenda cicatriz no pé.

Estão a imaginar então o apoio que a minha mulher me passou a dar depois disso.
Cada vez o vicio que tenho em andar é maior e vou somando já alguns passeios e ela acompanhar-me nem pensar, andar cmg nunca mais, resta-lhe respeitar o prazer que tenho em pedalar.

Espero que tudo isto mude um dia, vamos ver!!!!!
A sorte ou o azar, não sei, é que aos Domingos, dia em que se realiza a maioria dos passeios, ela está a trabalhar e assim não interfere em nada, e tento não marcar nada quando está de folga. Assim tudo corre bem!!:D
 

pjmano

New Member
Eu tenho todo o apoio da minha mulher para praticar ciclismo, pois ela ja conheceu a minha parte "cinzenta" nos tempos que fumava chegava a casa chateado e sempre de mau humor...
Apenas saio ao sabado e domingo de manha bem cedo assim consigo conciliar as coisas, ao domingo quando chego as minhas princesas ja estão prontas para sair tomo duche e almoçar em casa nem pensar, come-se qualquer coisa numa esplanada, pois tem que se aproveitar o dia da melhor maneira.
Como costumo dizer, o ciclismo não deixa margem ás nossas mulheres para desconfiarem de algo mais suspeito, ao contrario da pesca ou futebol, nós chegamos a casa sempre de rastos...
 

Nolimits

Member
Bem,pla minha parte,quando ela entrou na minha vida,ja eu tinha o vicio do desporto,especialmente bikes,como já aqui disse no post das "quedas",no 1º dia de fininha,tive um acidente com ALGUMA gravidade,e.................não saiu do meu lado,mesmo durante os dias de internamento,ás horas de visita......lá estava,e sempre me disse que eu ia superar,recuperar e gastar muitas calorias..............e sim fica em casa,quando faço tiradas de 1,2,3 ou mais dias,costuma dizer naquelas conversas de "gaja",quando estamos com casais amigos,que só de me ver chegar com um sorriso do tamanho do mundo,vale a pena.....................................................eu por mim,só posso dizer,que só mesmo ela pra estar cmg,e não uma serigaita toda empertigada.........
 

20fps

Member
Vivo numa casa pequena em Lisboa, pouco mais de 40m2, e cá em casa somos, eu, a minha mulher, dois gatos e a bicicleta. (Ah! e tb há rolos, qual garagem qual quê!)

Acho que está tudo dito. Tenho sorte na mulher, com jeitinho dá para tudo :)
 

RJLA

New Member
Bem, esta questão tem muito que se lhe diga...
Apesar da minha pancada ciclística já ter bastantes anos, conheci a minha maria numa época na qual andei afastado das bicicletas. Era estudante universitário, sempre nas lonas e com outras prioridades próprias da altura. :) Passado alguns anos lá ganhei a minha independência financeira e lá retomei a paixão pelo ciclismo, pelo que para ela foi novidade. Sinceramente não me posso queixar. Apoiou-me na compra das bicicletas e compreende os gastos em material, embora não compreenda porque é que as coisas são tão caras! Ainda tentei a dada altura incutir-lhe o gosto de pedalar, mas tem pavor. Não vale a pena! Resta-me esperar que ela aceite a minha pancada e eu aceitarei as dela. Como já disseram por aqui, não temos de ser gémeos siameses e temos de fazer um esforço por manter uma certa individualidade em algumas coisas da nossa vida. Por vezes chama-me chato porque falo muito de bicicletas ou porque acompanho algumas provas na TV, outras vezes implica com algumas saídas que faço, mas tudo se ultrapassa e compreende. Normalmente encara bem o tempo que dispendo ao ciclismo pois sabe que isso me traz felicidade e paz de espírito. O segredo de tudo está no equilíbrio e na gestão do tempo. Principalmente quando para além da esposa, há filhos pelo meio! Fui pai recentemente e aí sim, notei uma reviravolta na minha vida em termos de gestão de tempo. Os primeiros meses foram complicados, mas com o tempo tudo se aprende.
Obviamente que não coloco o ciclismo acima da familia, para mim a familia é prioridade absoluta, quer em termos de tempo e atenção dispendida, quer em termos de dinheiro empregue. Nunca iria cortar no que quer que fosse que influenciasse o bem estar da minha mulher e do meu filhote em prol de um qualquer componente para a bicicleta ou mesmo de uma bicicleta nova. Simplesmente há que haver consciência e que imperar o bom senso. Dessa forma irão respeitar mais facilmente a nossa pancada/vício/paixão pelo ciclismo, iremos conseguir conciliar tudo de uma forma muito mais natural e saudável. Desde que fui pai reformulei as minhas prioridades, passei a valorizar outro tipo de ocasiões, sentimentos e estados de espírito e a guiar-me pelo que realmente me dá incondicional prazer. Deixei simplesmente de perder tempo em coisas desnecessárias como ir para o café, para uma qualquer discoteca da moda, para um gigantesco centro comercial ou sentar-me a estupidificar em frente à TV. Nada me dá mais prazer do que passar tempo com o o meu filhote, acompanhar cada passo do seu crescimento, ficar por casa a ocupar-me das coisas que realmente me dão prazer, concentrar-me no emprego e, nos tempos livres, pegar na bicicleta, descomprimir e ganhar novo fôlego. Já me tenho perguntado se estarei a ficar velho, se isto foi fruto da paternidade ou simplesmente da maturidade!! Julgo que um misto de tudo isso, levando a que tenha conseguido distinguir o que realmente era supérfluo na minha vida daquilo que realmente é importante, tendo encontrado um agradável equilibrio entre aquilo que gosto e aqueles de quem gosto! Agora se entramos em extremos de colocar a bike à frente de tudo ou se temos o azar de apanhar mulheres menos compreensivas...ai poderão haver problemas :rolleyes:
 

pedrofeijo

New Member
A minha mulher apoia-me no tempo que invisto ,durante a semana e ao fim-de-semana.Ao Domingo já sabe ,saio às 8h30 e só volto às 13h,13h30.Compreende que, se o faço é porque gosto,mesmo que sofra que nem um desalmado.Até me comprou um capacete novo.:D
A minha mulher também passa horas a fio de volta,do ponto-cruz e dos respectivos blogs ,e não é por isso que a critico.É que ela gosta de fazer nos seus tempos livres.
Como tudo na vida ,para convivermos e amarmos alguém é preciso compreender as paixões e sonhos da nossa cara metade.
 

luisbiclas

New Member
Por acaso a minha apoia-me a 80%:D, mas já me apoiou a 100%, alias a ideia de voltar a andar de bicicleta foi dela, quando o meu peso atingiu os 3 dígitos a cerca de 3 anos atrás... :rolleyes: agora só fica um bocadito chateada quando eu as vezes a deixo em casa com o meu pequenito e vou dar a minha voltinha de 30 ou 40 kms de BTT.
Tambem lhe tentei incutir o bixinha da bicla,mas não resultou, comprei a bike para agora estar parada á quase 2 anos...
 

berg

New Member
[Citação desnecessária removida. Atenção às regras do fórum]


amigo,
concordo plenamente e ate me revejo no seu cometario
abraço
berg
 
Last edited by a moderator:

duchene

Well-Known Member
Boas "berg", bem-vindo ao FórumCiclismo.net

Descobre aqui tudo acerca de bicicletas de estrada, dos componentes aos passeios e provas, descobre o calendário de actividades, as novidades, os acontecimentos, descobre esta forma de estar na vida que é o ciclismo.

Sugerimos que assim que possível consultes alguns dos tópicos que foram criados para acolher os novos utilizadores.

Consulta as Regras - http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=1

Faz a tua apresentação - http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=6

Mostra a tua "Fininha" - http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=7

Como Colocar/Modificar um Avatar - http://forumciclismo.net/showthread.php?t=16
 

ALNM

Member
A pergunta do Fogueteiro recordou-me um anúncio de uma marca de capacetes (aliás conhecida por alguns anúncios polémicos)

002fmc.jpg
 

fogueteiro

Active Member
Ehehehehe, essa fez-me rir à brava. A cara do nosso colega, na foto, espero que não seja a de um de nós um dia destes. Esta está muito boa ALMN
 

pratoni

Well-Known Member
pedrofeijo, este, graças ao capacete, ao menos ficou a saber a mulher que tinha.

Quem tiver capacetes de outras marcas poderá não saber, porque o mesmo não permite chegar mais rápido a casa... LLLLOOOOLLL :D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
 

el gato

Member
...o el gato não precisa de convencer a esposa para ir dar uma volta, simplesmente arranja uma fuga sorrateira e magestosa pela janela do quarto digna de um filme:D:D:D (claro quando chego a casa a coisa fica feia :eek::eek:)...

...o post do ALNM está 5 #####, coitado do desgraçado :D:D:D, faz-me lembrar aquela anedota em que o homem logo pela manhã pergunta á mulher:
-querida sexo ou pesca ? e a mulher responde -querido agasalha-te bem !!

moral da história : desconfiem sempre da boa vontade e total colaboraçaõ das caras metades, nunca se sabe :D:D:D:D:D
 

dmpn

New Member
Eu ñ tenho o problema de dar desculpas, nem de chegar a casa e ter um encontro imediato desses...
Tanto no btt como em estrada vamos sempre os dois, só qd algum está a trabalhar é que vamos sozinhos ou com outra malta.;)
 

Lyp

Active Member
Mais um aqui que vai pedalando com a Maria... Não anda sempre comigo, pois durante a semana trabalha até mais tarde, e eu quando posso pedalo ao fim da tarde 2 dias por semana... Mas ao domingo não perdoa, e se não for rolar por estar a chover, por exemplo, fica tão mal humorada quanto eu:D

Fazer com que gostasse de pedalar também não foi tarefa fácil, lembro-me bem o trabalhinho que deu... "Ai que me dói o rabo, as pernas estão doridas, isto não é para mim" são apenas alguns argumentos que quase fizeram com que ela desistisse... Mas com persistência, voltas curtas que iam aumentando gradualmente massajando assim a motivação, a coisa foi. Hoje fazemos voltas de dificuldade média de 60km, esticando às vezes um pouco mais. Fica aqui a dica para quem se quiser fazer à vida:D


Amanha tenho uma comunhão, logo não vamos andar os dois. Hoje de manha fui com uns amigos dar uma volta durinha de 90km... De tarde a Maria queria que eu fosse andar com ela, porque amanha não vai andar e tal, e vai perder andamento e não sei o quê... E eu tenho que atura-la, neste caso por ela ter o vício no corpo:D
 
Top