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Construir bicicleta de cicloturismo

Akh608

New Member
Bem... no fundo foi isto que eu sempre quis fazer, mas agora é que ando a começar.

Gostava de montar uma bicicleta de cicloturismo, mas nunca fiz nada do género nem sou uma pessoa particularmente "familiarizada" com as bicicletas. Assim, neste momento já tenho algumas dúvidas que gostava de saber se alguém me pode esclarecer:
1. As rodas normalmente usadas em cicloturismo são os 700x35... ou seja, o melhor para isto seria um quadro de estrada, certo?
2. Aqueles porta-bagagens (que vão ser essenciais para fazer viagens de vários dias) são montáveis em qualquer bicicleta? Provavelmente não, mas como posso saber se são?
3. Os travões... estava a pensar em montar travões de disco, para reduzir a possibilidade de incompatibilidade com o porta-bagagens... estou a pensar bem?
4. Em termos dos pedaleiros, cassetes, correntes... como posso saber o que pode ser usado com o quê? (ex: cassete da shimano tiagra com pedaleiro da sora e corrente da sram... será compatível?)

Para já, se alguém puder ajudar com estas, seria uma ajuda imensa, porque queria comprar um quadro e outros componentes, mas tenho algum receio de comprar algo que depois não me sirva para nada.

Desde já obrigado.
 

biza

Member
Boas amigo,
para se fazer cicloturismo normalmente usa-se bikes de estrada, mas não quer dizer que não possas usar bikes de btt adaptadas com rodas finas para estrada( eu andei assim muito tempo).
Aconselho-te a comprares umas barras e um suportes para a bike, ou então se o teu carro estiver espaço de bagageira desmontas as rodas e mete no porta bagagens.
Travões??? épá... o que dizer... eu francamente digo-te que não precisas uma bike com travões de disco, basta v-brake... a manutenção é barata e para o efeito basta esses travões...se praticasses downhill aí sim era correcto meteres travões de disco...mas como é para passeares basta os v-brakes.
Em termos de transmissão é melhor não misturares as coisas, em termos de btt podes começar (e ficas bem servido) pelas gama Deore da Shimano
em relação á estrada, eu aconselho ou campaglono veloce ou shimano 105... relação preço/qualidade muito bom!!

Agora um conselho... se quizeres andar no cicloturismo e só estrada, vai para uma bike de estrada... se quizeres fazer as duas coisas... convivios ou passeios de Btt e por vezes fazer cicloturismo basta uma bike de Btt com rodas finas de estrada e para fazeres o btt metes rodas mais grossas...

Abraços!!!
 

pratoni

Well-Known Member
Penso que a designação para a bike que queres não será cicloturismo porque isso, pelo menos cá em portugal, refere-se a passeios em grupo em estrada e com bicicletas de estrada normais.

A designação que procuras, em português não sei qual será, mas em inglês é touring, ou seja, uma bicicleta para turismo...
 

Akh608

New Member
Obrigado pelas respostas.
Pois, eu sei lá, lol... entre tantas designações, de trekking, etc... cicloturismo pareceu-me a mais adequada pelo que tu próprio disseste: uma bicicleta para turismo, ou seja turismo de bicicleta... cicloturismo. Mas enfim.

Pois, os travões tens razão. De facto não vou entrar em situações de perigo (a não ser que haja alguma emergência, mas não vale a pena ir por aí).
Por acaso lembrei-me dos discos nem tanto pela travagem em si, mas porque tenho medo que a montagem dos travões inviabilize a montagem do porta-bagagens... tenho de ver algumas bicicletas com o porta-bagagens para perceber como é que aquilo prende mesmo à bicicleta.

Alguém sabe de algum quadro barato em que se possa montar um porta-bagagem?
Barato nem tanto por ser forreta, mas porque até pensei mesmo num quadro em aço, para que se houvesse algum acidente o pudesse reparar em qualquer oficina... mas quadros de aço já não é uma coisa que se veja muito, e a maior parte dos que se vêem não são propriamente de qualidade em que eu confiasse para "me perder" em cima deles.

A intenção é... bem, fazer tudo e não fazer nada.
Dito assim parece estúpido, mas nos passeios vou apanhar declives acentuados (basta pensar na zona de sesimbra, por exemplo), e o peso vai ser mais do dobro de uma bicicleta de estrada (só a bicicleta passa normalmente muito dos 10kgs e ainda há toda a bagagem), por isso queria ter uma grande desmultiplicação.
Por outro lado, se tb vou querer cobrir grandes distâncias, convém ter o completo oposto... estava a apostar num sistema 3x9, para ter a maior gama possível.

Os pneus... só preferia os 700x35 porque de facto é impossível dizer que vou andar sempre em estrada, e ainda mais impossível querer andar com dois jogos de rodas. A ideia não é levar a bike no carro e dar lá umas voltas... é ir até lá de bike. Onde? Bem... onde quer que seja, inclusivé gostava de fazer todo o Sul de Espanha... mas isso são outras conversas. Este é um daqueles pontos em que gostava de estar "pronto para o que viesse".
Sobre estes pneus... é um aro próprio, certo? Quero dizer, não são os mesmos aros dos pneus das fininhas...
 

pratoni

Well-Known Member
É isto que queres, certo?

sutra.jpg

http://www.konaworld.com/bike.cfm?content=sutra

Este tipo de bicicleta não é comum em Portugal mas no resto da Europa até é bastante frequente.

Quanto ao que falaste, penso que faz tudo muito sentido:
  • Quadro de aço pela resistência e facilidade de reparação
  • Apoios no quadro, quer para alforges, quer para guarda-lamas
  • Travões de disco para lidar com o peso extra
  • Maios leque de relações, uma pedaleira tripla à frente e uma cassete com carretos grandes(algumas até trazem cassetes e desviadores traseiros de btt))
  • Pneus à la ciclocross e maiores que os de estrada normais para maior conforto, versatilidade e controlo em estradas/caminhos em pior estado

Quanto a arranjar material, principalmente quadros de aço de qualidade para este tipo de bicicleta, se pesquisares pela net arranjas várias opções mas nunca, ou quase nunca, em território nacional.

Quanto ao resto penso que encontras por cá, com mais ou menos dificuldade.

Boa sorte para a montagem! :)
 

Figueiredo

Active Member
@ Akh608

A sugestão do pratoni, parece-me bastante interessante e robusta, mas também bastante pesadota e se queres fazer muitos Km eu apostaria também no conforto, não sei qual o orçamento que tens disponivel, mas eu comprava um quadro e tentava fazer uma montagem mais semelhante com isto:



Se não tens a noção do que queres comprar, vai a várias lojas (Decathlon, Specialized...) vê se algum modelo te desperta a atenção e depois agarra-te á net á procura de componentes dentro do teu orçamento para fazeres uma montagem semelhante.

Boa escolha!
 

pratoni

Well-Known Member
Penso que o essencial é arranjar um quadro que não te limite, nem em termos de pontos de apoio para suportes de bagagem e guarda-lamas, nem em tipos de travão ou robustez.

Figueiredo, como todo o respeito, não estou a ver esse quadro a levar alforges pesados e duvido muito que tenha sequer suportes para tal...

Outra opção poderá ser algo deste género, embora não seja barata e não tenha a opção de discos:
http://surlybikes.com/frames/long_haul_trucker_frame/
FM6558.jpg
 

Luis Abreu

New Member
eu tambem andei a ver soluções para colocar alforges na minha bike de estrada!
de longe a melhor solução que encontrei foi esta:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28767
compativel com qualquer quadro de estrada (e se calhar até montanha!)
andei com um parecido numa BTT com 6 kg de carga e na maior (tirando que aquilo fica algo instável por causa da mala nao ser propria).

quanto a misturar componentes de diferentes marcas normalmente nao ha problemas. eu usava uma pedaleira tracer, uma cassete shimano sh50 e uma corrente Sram pc830, e tudo na maior!

quanto ao pedaleiro de 3 pratos, acho desnecessário, um compacto (34-50) é tudo que normalmente se precisa.

travoes de disco, se forem hidraulicos tudo bem, mas se fores para mecanicos masi vale uns bons v-brake (e nao deves precisar de mais). o meu pai anda com uma bike de btt em estrada (pneu liso) com travoes disco, e 5 min a travar aquilo chia por todo lado, e sao mais difíceis de manter...
 

Akh608

New Member
Obrigado a todos pelas ajudas :)

O porta-bagagem é muito ligeiro... limite de 15lb ~ 7,5kg... isso eu levo só na tenda e pouco mais.
De facto, em termos de considerações de peso do quadro... eu estou preparado para a própria bicicleta pesar perto de 15 kg (à semelhança, por exemplo, da riverside da decathlon), com todos os componentes (porta-bagagens, iluminação, etc). A carga, tenho por cá um porta-bagagens que anuncia um limite de 22kgs... não quero dizer que vá andar nele, mas no limite, convém pensar que posso ter de rolar com 30kgs encosta acima... daí a desmultiplicação (porque tb não sou famoso por ser um atleta sobre rodas, lololol).

Esse quadro seria um muito bom sonho. Bem, na verdade, para já quero construir uma primeira versão da bicicleta. Com as diversas viagens que faça, vou adaptando o que seja necessário e com a disponibilidade financeira, vou trocando o que ache pertinente. Obrigado, no entanto, por me deixares com água na boca, lol.
Para já, e dada a dificuldade em encontrar um bom quadro de aço (tenho andado a procurar cromoly), tb considero montar provisoriamente um quadro em alumínio.

Da mistura de componentes... fico mais dscansado, mas pelo menos se tenho uma cassete shimano, convém ter um desviador traseiro shimano, certo? Quer dizer, como tem espaçamenos certos e etc...
Já agora, uma coisa que estava a ver e que me deixou algo intrigado: vi que alguns pedaleiros eram específicos para usar com cassetes de 7v, 8v ou 9v. Porquê a especificidade? Que influência tem? Ou é mais "mariquice"?
 

Luis Abreu

New Member
bem, se vais levar a casa às costas tem sempre a hipotese de uma 3a roda:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=51784
se calhar tambem é um €xagero!:cool:

mais importante que um desviador da mesma marca serão as manetes, ja que sao elas que definem o espaçamento!
atenção: nao misturar cassetes e manetes campagnolo com Sram ou shimano! só da para fazer isto com uma peça esquisita que vi cá no forum!

quanto a pedaleiras v8, v9 e v10 isto tem a ver com as correntes! as correntes de v10 são mais estreitas que as v8! assim, se tens uma cassete v10, tens obrigatoriamente de usar uma corrente v10 e consequentemente uma pedaleira v10! no entanto podes usar uma pedaleira v10 com correntes e cassete v8 ou 9 (eu uso actualmente uma configuração destas!) os dentes da pedaleira podem é gastar mais depressa! (300 km depois nao se ve nada! e esta tudo afinadinho)
 

Akh608

New Member
Já tinha visto os atrelados, mas... parece estúpido dizer que não gosto de ver, e que só por isso é que não o considero? Porque faz sentido, mas não gosto mesmo de ver...

Pelo que tenho estado a ler, os quadros de estrada nunca têm adaptação para travões de disco, confirmam? De certa forma faz sentido, seria uma travagem demasiado brusca e que facilmente ia causar a instabilidade do pneu (que tem pouca aderência à estrada) e a queda. Ainda pensei numa adaptação, mas tb já me chamaram a atenção que, como não são usados, as forquetas não são pensadas para isso e podem ser demasiado frágeis para a força que se geraria.
Resumindo, para já vou pôr de lado os travões de disco e experimentar com os normais de estrada... se depois tiver algum problema, logo se vê.

Obrigado tb a todos os que têm falado dos quadros... e ainda gostava de comprar um quadro em aço. Já me arranjaram o contacto de um Sr Valdemiro em Ovar que faz quadros em Cromoly... Mesmo que seja uma qualidade inferior a uma marca internacional, acho que seria uma boa oportunidade para construir um quadro em aço com todos os braze-ons possíveis e imaginários e todo o tipo de adaptações possíveis (chainstay mais longa, montagem de travões de disco, reforçado se vir que é precisa mais carga, etc).

Para já, vou montar num quadro de estrada em alumínio com transmissão da shimano SLX, que acham?
Um dos problemas que já estou a antever é a colocação do porta-bagagens, mas já encomendei um p-clips para ver como se portam. A vantagem é que o meu pai foi torneiro mecânico durante muitos anos e tam jeito para criar peças, por isso, se calhar ainda lhe vou pedir ajuda :)
 

Ralmeida

New Member
Para o quadro pensava seriamente em tentar arranjar um de aço em vez de alumínio. Por norma (não digo que não haja excepções) é bem mais confortável um quadro de aço do que um de alumínio, e após alguns dias de estrada estas coisas fazem diferença.
Aliás, à excepção da Cannondale, penso que todos os fabricantes que ainda incluem bicicletas especializadas para touring no seu catálogo escolhem o aço.

Em relação ao grupo penso que o mais indicado será o Deore LX que é um parente próximo do SLX. Segundo a Shimano, o SLX é para montanha enquanto o Deore LX é para touring.

Recentemente adquiri uma bicicleta destas. Após alguma pesquisa optei pela Ridgeback Voyage, e comprei na Evans Cyles, fizeram 15% de desconto para igualar o preço de outro site qualquer que descobri, e ficou por cerca de 750€ + portes.

Mesmo que construas uma bicicleta de raiz, projecto que também equacionei precisamente com o quadro da Surly que já mencionaram, faz bem as contas, porque a menos que já tenhas alguns dos componentes, dificilmente acabas com algo com melhor relação preço qualidade de uma de um fabricante.

Os travões de disco não são muito normais para este fim, têm as suas vantagens mas também trazem alguns problemas, eu pessoalmente não ia por aí. Optava antes por uns travões de ciclocross. (Atenção que travões do tipo V-brake não são muito compatíveis com manetes do tipo STI)

Também depende do que queres fazer: falar de uma volta de uns dias sem sair do país, é diferente de umas semanas ou meses ou anos como alguns fazem.

O meu conselho é veres os sites de lojas do Reino Unido onde residem algumas das últimas marcas que têm gamas mais orientadas para o touring e tentar encaixar alguma no teu orçamento. Algumas lojas como é o caso da Evans, tem até uma secção de touring, no entanto agora é má altura uma vez que já está tudo muito escolhido, e muitos tamanhos já não estão disponíveis.

boa sorte
 

Akh608

New Member
Obrigado pela partilha de experiência.
Era fácil comprar uma bike montada... até estive a ver algumas e, aliás, tive quase a comprar uma e não comprei porque houve uma rotura de stock. Quando isso aconteceu, fiquei sem possibilidade de fazer já a volta que pretendia e foi aí que voltei à ideia de construir a bicicleta. Ando a comprar os componentes em segunda mão, para já é uma experiência, mas mais importante, serve para aprender a mecânica. Porque a autonomia tb é isso: ter a capacidade de resolver eu os problemas. Não vou dizer que me vou preparar para se precisar de soldar a bicicleta na Serra da Estrela, mas acho importante saber montar os componentes (e quais os que não sei montar sozinho).

Isto é um projecto quase espiritual, lol. Porque uma das coisas que me chateia mais no ciclismo é a noção de que tudo tem de ser caríssimo. Se formos para competição, compreendo, os melhores componentes, a melhor engenharia a quebrar equações para chegar ao melhor rácio peso/eficiência... mas não procuro isso, de todo. Quero descobrir a bicicleta e não tanto preocupar-me se é o componente ideal para mim ou para o que vou fazer. Nem quero gastar muito dinheiro... isso virá com o tempo, quando souber o que preciso. Para já, quero aprender... até agora já aprendi mais nesta semana que em muitos meses. Na verdade, mesmo esta primeira construção vai ser uma experiência. Já arranjei um quadro (extremamente barato, em alumínio mas já com forqueta) onde posso começar a aprender a montar algumas coisas.
Paralelamente, continuo à procura de quadros em aço... mas ainda estou a aprender, ainda não sei bem o que procurar, ou onde. Mas aí sim, vai ser comprar um quadro para uma montagem já a sério. :)

Já agora, mais uma, os travões que referes como de ciclocross referes-te a estes, certo?
BR4858.jpg
 

Ralmeida

New Member
Como disse eu próprio também estava em pensar fazer assim, e compreendo. A questão, e com isto não é querer dizer se estás no caminho correcto ou não, é que quase tudo o que aprendes a montar de raiz também pode ser apreendido ao comprares uma montada. Basta desmontar...Talvez a única parte que obrigatoriamente vais ver com mais cuidado é a selecção dos componentes, de forma a ver se está tudo compatível. Uma experiência que não passas se comprares uma montada. Mas que também se aprende facilmente.

Em relação ao ganhares visão para fazer as tuas próprias reparações na estrada, hum... depende. As reparações que podes fazer na estrada são limitadas pelas ferramentas que levas, e partindo do principio que não se leva uma oficina, são as básicas, que qualquer pessoa que pratique de ciclismo em geral já sabe fazer.

Os travões são esses. Só chamei atenção porque partindo do principio que queres pneus para aí na ordem dos 32-35 mm e talvez montar guarda lamas (algo comum neste tipo de bicicleta) os travões das bicicletas de estrada usuais, os de pivot único, não dão espaço suficiente. E também se quiseres montares um guiador curvo de estrada em vez de um direito (do tipo de BTT) e usares manetes STI, estas não vão operar decentemente travões do tipo V-brake, os mais normais nos dias de hoje neste género de travões de alavanca. Por isso disse que seria melhor veres os travões de ciclocross, este género de alavanca mas com o cabo ao meio.

Já agora em relação à transmissão, também te posso dizer caso ainda não tenhas encontrado esta informação, que o normal é ter um desviador traseiro de BTT e um dianteiro de estrada. As manetes STI funcionam bem com desviadores traseiros de BTT, o mesmo já não acontece com os dianteiros. Em relação à gama de mudanças é normal optar por um jogo de BTT. A cassete deverá andar na ordem dos 12-32 e a pedaleira deverá ser tripla 28-38-48 ou mesmo 22-32-42. Quando andas com cargas de 15 kg mais para aí uns 13kg da bicicleta com rodas pesadas, serra acima, faz com que uma pedaleira compacta 50-34 deixe de parecer leve.

Mais uma vez boa sorte
 

pratoni

Well-Known Member
Cuidado com os cantilevers porque os apoios, quer no quadro, quer na forqueta, não são iguais aos apoios dos travões de estrada.

Portanto. primeiro vê que apoios é que tens no quadro e só depois é que podes escolher o tipo de travão...
 
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