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Condutores Assassinos

osicran

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Tenho conhecimento de que há cerca de dois/três anos um grupo de cerca de vinte ciclistas da zona de Santa Maria da Feira seguia num domingo de manhã pela estrada entre Estarreja e a ponte da Varela (Torreira), onde existe ciclovia, e foram mandados passar para esta por uma patrulha da GNR que ocasionalmente circulava no mesmo sentido. O grupo argumentou que a ciclovia era perigosa para a circulação de um grupo tão numeroso como aquele (deixemos de parte a validade legal desta parte do argumento...) e que, para além disso, a mesma se apresentava cheia de detritos e recusou-se terminantemente a acatar a ordem.
Felizmente os dois agentes da GNR eram pessoas inteligentes e sensatas que pelos vistos "viam" para além da rigidez da lei e aceitaram a argumentação dos ciclistas, provavelmente muito pela parte da sujidade da ciclovia. Colocaram a viatura atrás do grupo e sinalizaram a presença dele na via até à saida da ponte da Varela.
É pena não ser sempre assim... Ou melhor, que casos destes devam ser tão raros...
 

Murplatina

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Boas,

@osicran, isso é um bom exemplo de bom senso por parte da policia, apesar de saberem q legalmente eles tinham q andar na ciclovia, viram que não havia condições e facilitaram :) e ainda sinalizaram a presença deste grupo perante os automobilistas.
Eu não ando em ciclovias por três razões:
- Não dá para andar com um grupo grande,
- Normalmente são frequentadas por famílias, crianças, carrinhos de bébés, e pela velocidade q o pessoal costuma andar não é seguro para estas pessoas,
- Nas mais perto da minha zona estão todas degradadas com buracos e falhas.

Para mim as estradas deviam ser mais largas, e ter um ciclovia que era uma continuidade da estrada com o mesmo alcatrão mas com um tracejado a separar, como já vi em Torres Vedras, mas mm assim acho que devia ser mais largo.
 

Override

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como é obvio uma ciclovia com pouco mais de metro e meio de largura não dá para um cliclista que anda a treinar e que por vezes rola a mais de 40km/h. Aqui na minha zona tambem existem ciclovias e eu so passo para la quando ja acabei o meu treino e venho a passear a pouco mais de 10km/h. Geralmente nas ciclovias encontram-se crianças e mesmo ate pessoas a passear a pé.
 

Plobo

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como é obvio uma ciclovia com pouco mais de metro e meio de largura não dá para um cliclista que anda a treinar e que por vezes rola a mais de 40km/h. Aqui na minha zona tambem existem ciclovias e eu so passo para la quando ja acabei o meu treino e venho a passear a pouco mais de 10km/h. Geralmente nas ciclovias encontram-se crianças e mesmo ate pessoas a passear a pé.
Um extrato de um site de uma instituição que gere uma ciclovia nacional: "Lembre-se: sempre que existir uma ciclovia devidamente assinalada ao longo de uma via principal, o ciclista deverá circular pela ciclovia, tal como estipulado no Código da Estrada"

A circulação pela ciclovia é obrigatória. Mas recordo que o fim desta norma foi aprovado pelo Parlamento na última revisão do Código da Estrada, que deve estar prestes a ser publicado.
 

ivan

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chega-mos sempre a conclusao que ha falta de civismo nas estradas, o codigo esta la mas falta vontade de o respeitar e respeitar as outras pessoas, facilitar aos outros nao custa nada, quem anda de carro segura-se em 4 patas nos apenas em 2 patas. e os condutores que nao pensem que a estradas sao apenas para eles, ai tambem transitam camioes, maquinas agricolas, motos, bicicletas, carros de bois e carros com bois.
sempre que vou de ferias tenho de mudar de mentalidade tanto na bike como no carro o bom civismo aqui praticado é impraticavel em portugal, se nao os podes vencer junta-te a eles
 
Isto só em Portugal, onde qualquer burro pode tirar carta e compra um carro. Onde estão avaliações psicologicas como deve ser? Nas aulas de condução alguma vez se aborda a questão de lidar com ciclistas/motards/peões? Entre muitas outras coisas importantes. Alguém se preocupa com isto?? Não!! O que interessa é ter o papel a dizer que podem conduzir, mas na verdade pouca gente o sabe fazer como deve ser! As escolas são fracas. Os instrutores são péssimos. A lei permite!! Eu sou da opinião que a exigência para se conceder carta de carro havia de ser semelhante à das licenças de voo, onde só as tira quem está REALMENTE apto, e não qualquer alienado. É claro que muita, mas muita gente nunca poderia tirar carta nessas condições, mas havia de ser mesmo assim!
 

Plobo

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É claro que muita, mas muita gente nunca poderia tirar carta nessas condições, mas havia de ser mesmo assim!
Olha, se calhar para alguns bastaria enfiá-los em cima duma bicicleta, à hora de ponta, no centro da cidade. Uma mudança de perspetiva nunca fez mal a ninguém...
 

Murplatina

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Boas,

Sim concordo em parte naquilo que dizes, mas bastava algumas pessoas passarem a ter respeito pelos outros e mts coisas seriam diferentes, mas como isso é dificil seria melhor alterar algumas leis e fazer como dizes.
Ou então se tivéssemos um ditador com bom senso era bem melhor, ou seja, alguêm que mandasse em todos os que desrespeitassem e pusessem a vida dos outros em perigo na sua total consciência, tal como uma criança tem de ser educada pelos pais até à sua maior idade, estas pessoas tb precisariam de ser reeducadas, e secalhar até levar umas palmadas.....ou pauladas.
 
E para além da enormidade de pessoas que anda de carro (quando o unico carro que deveriam conduzir era um carro de mão...), há uma classe especialmente mal educada e que supostamente (pelo menos intitulam-se) de profissionais: os motoristas dos autocarros. Claramente não teem noção do que fazem, eu vou começar a apontar as matriculas e a enviar mails para as respectivas empresas a relatar as situações.
 
Olha, se calhar para alguns bastaria enfiá-los em cima duma bicicleta, à hora de ponta, no centro da cidade. Uma mudança de perspetiva nunca fez mal a ninguém...

Talvez. Mas para muitos desses tu por ires fazer o teu treino ao fim do trabalho estás a fazer uma coisa inutil. E eles pensam que util é chegar ao fim do dia e instalarem-se no sofá a olhar para a tv. Logo, o que tu fazes não merece respeito e tu na mentalidade deles nunca terás perioridade. E o mal é que nós é que temos mesmo que jogar à defesa, porque eles é que levam o veiculo mais pesado.
 

osicran

New Member
Apesar de tudo e de continuar a haver verdadeiras bestas quadradas a conduzir nas nossas estradas, tenho a convicção de que já foi bem pior e de que há alguma melhoria nos últimos anos no relacionamento entre motorizados e não motorizados.
Não obstante, gostaria aqui de evidenciar o desinteresse que a Previdência Rodoviária e as autoridades em geral têm demonstrado pela defesa da segurança dos utilizadores de velocípedes na via pública. Por tudo e por nada se fazem campanhas disto e daquilo na imprensa, em outdoors, etc, etc, mas pela defesa da segurança dos milhares de cidadãos ciclistas que temos, ou eu ando muito distraído ou o número é...zero!!!
Mas estão todos muito sensibilizados e preocupados com a segurança rodoviária, claro... Hipocrisia pura!!! O ciclista também para as autoridades é o elo mais fraco...
 

osicran

New Member
Ainda relacionado com o tema, embora haja um outro local onde o assunto já foi abordado, também gostaria de relembrar aqui outra hipocrisia da utilização obrigatória das ciclovias: as autarquias constroem-nas e naturalmente que o fazem com a melhor das ideias, mas depois descuram completamente a sua limpeza e manutenção, o que muitas vezes leva a que com o tempo se transformem em depósitos de toda a espécie de lixos e consequentemente perigosas para a circulação ciclista. Exemplos não faltam, pelo menos na minha zona... Ainda há pouco inauguraram uma entre Pardilhó (Estarreja) e Ovar e já está cheia de areias, terra, pedras, galhos, enfim, o costume... e numa outra, mais antiga e mais conhecida, a tal de que falei antes, entre Estarreja e a Ponte da Varela, o troço de Estarreja até ao início da recta da Varela é outra caso típico de sujidade crónica e de perigo para os utilizadores. Limpeza?... Só quando o vento forte e a chuva intensa querem... Já lá encontrei de tudo, até vidros partidos... e em Novembro passado vi um companheiro sofrer uma queda brutal e de graves consequências devido a um dos muitos galhos de eucalipto que habitualmente por lá há e que se meteu na roda dianteira.
Ou seja, eu sou a favor da existência e da utilização das ciclovias, mas...desde que nos garantam a segurança face aos loucos da estrada, não quando em vez de nos protegerem, nos atiram cascas de banana...
 
Sim, acho que a falta de civismo já foi pior. Talvez porque actualmente há muita mais gente a andar de bicicleta nem que seja por lazer ou questões de saúde. E as pessoas que seguem ao volante, apesar de muitas vezes nem andar de bike, podem ter sempre um irmão, marido, namorado, pai, amigo, ou qualquer outra pessoa de perto que o faça e pensam 2 vezes antes de colocar a vida do ciclista em perigo.
 

Plobo

New Member
Ainda relacionado com o tema, embora haja um outro local onde o assunto já foi abordado, também gostaria de relembrar aqui outra hipocrisia da utilização obrigatória das ciclovias: as autarquias constroem-nas e naturalmente que o fazem com a melhor das ideias, mas depois descuram completamente a sua limpeza e manutenção
Concordo total,ente com o que dizes, mas quero deixar aqui o exemplo da Ecopista Do Dão, entre Santa Comba Dão e Viseu, que é uma infraestrutura espetacular a todos níveis e nem entendo como não é mais potenciada. Eu vou aproveitá-la mais uma vez, este fim de semana.
 

pratoni

Well-Known Member
Plobo, quando fiz a ecopista do dão (Agosto 2011) esta estava também bem suja, pelo menos nos concelhos de Tondela e Santa Comba Dão...

Pode ser que agora esteja melhor...
 

Plobo

New Member
Tenho andado por lá, nos últimos tempos, e podendo existir, pontualmente, um sitio ou noutro com um pouco de terra, que não coloca em causa a segurança de quem circula, está bastante bem.
 

Plobo

New Member
Se tem manutenção, ou se é da chuva, isso não sei. Mas que tenho ido para lá na bicicleta de estrada e que tenho visto para lá muitas, tenho. E, como vou muito cedo, consigo fazes o percurso a velocidades muito aceitáveis (para as minhas pernas claro). A parte pior são mesmo as barreiras perto de Viseu. Eu percebo o objetivo que é abrandar antes dos cruzamentos, mas quase que tens de desmontar... O que vale é que é não são muitas e estão todas localizadas numa pequena parte do trajeto.
 

pratoni

Well-Known Member
sim essas barreiras tipo portões reduzem, e bem, o ritmo, mas têm uma razão, a segurança...
 
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