Amigo Plecoptero, boa escolha...
grande máquina... Quero ver aqui fotos é um grande tópico acerca dessa beleza que por coincidência é igual a do filho de um amigo meu...
Quanto ao tamanho e assim Plecoptero....
Para não chegar aqui ninguém com uma arma e me dar um tiro eu vou-te dizer para ti o M nem com milagres, o S nem pensar e o XS safas-te... Isto porque eu no teu lugar escolheria um 2XS que é o tamanho mais pequeno...Mas isso era eu, e não te vou recomendar porque vem já aí alguém e dá-me um tiro... Portanto fica pelo XS aqui publicamente e se quiseres um toque na bicicleta mais pessoal como se fosse para mim com a tua altura, imaginando ia para um 2xs..
Isto porque... Tu com a tua altura... Queres um top tube até 520 no máximo... para sentares bonito... E o XS já tem um top tube de 528... Dai eu ir sempre para o mais pequeno... Na duvida sempre abaixo e nunca acima... Mas isso cá entre nós...
Publicamente vai para o XS, na aeroad...
Amigo Plecoptero... Para escolher um tamanho de um quadro só é preciso 2 medidas... A tua altura... E a medida do top tube... Isto porque a medida do
Seat tube, sobe e desce, a medida do headtube, tem os espacadores que pode ser regulada, e é de todas a menos importante mesmo assim, portanto é a tua altura e a medida do top tube que vão ditar a tua linha de posição na bicicleta... Uma bicicleta pequena nunca magoou ninguém, nem nunca fez ninguém mais lento, pelo contrário e costuma-se dizer que não há bicicletas pequenas demais a não ser as das crianças... E mesmo que seja pequena, com um avanço maior resolve-se logo o problema...uma bicicleta grande..lol isso já é outra história... Isso já é mau... Aliás... Muito mau...
Esquece a medida da cranck... Não te confundas...nem te deixes confundir.... Uma coisa é o teu tamanho de quadro outra coisa é a medida da cranck... Uma coisa não tem nada a ver com a outra...A cranck é mais pequena? Melhor... As medidas de cranck para estrada de hoje em dia são como as medidas de quadros, quanto mais pequena for a medida da cranck melhor, lembra-te como disse que o assento sobe e desce e quanto mais pequena for a cranck mais rendimento tens... Em estrada... Em track ou time trial isso é diferente... Aquelas tangas que ouvires acerca de que, quanto maior for a cranck maior é o poder de alavanca isso é tanga... Lol... Caso contrário andávamos todos em penny farts das antigas e éramos todos mais rápidos... Mas não é verdade... As coisas evoluíram num sentido e não somos nós agora com teorias de café que as vamos contrariar nem a ciência... Caso contrário andávamos todos como este:
https://m.youtube.com/watch?v=T_QyTnGPmEc
Já viste o tamanho daquelas crancks aquilo tem um poder de alavanca que jesus, deus me livre...lol
Para estrada quanto mais pequenas forem as crancks melhor... Muito melhor... Mais conforto, mais rapidez... Não confundir tamanho das cranks, com dureza e rigidez das crancks... Isto na estrada, em track e time trial e outra história e mesmo aí, estamos a chegar a conclusão também que cada vez mais, com a rigidez das crancks de hoje em dia, não há vantagens em ter crancks maiores...
Agora voltando ao busílis da questão que é o tamanho do quadro... Eu ia para o 2xs, no máximo recomendo-te o XS e se fores para um S fazes asneira, principalmente na aeroad... E com M nem com milagres...
Agora tu perguntas-me assim... Tu e quem quiser...Ahh e tal e então com 1.77 tu na aeroad recomendas um 2xs que é o tamanho mais pequeno, então se for um indivíduo com 1.68 ou 1.65, também os há... Não podem andar de aeroad? Tu com 1.77 já esgotas-te o tamanho mínimo... O amigo Alberto essa coerência anda pelas ruas da amargura... E eu respondo assim:
Quando se fala em ver se a geometria de um determinado modelo de uma bicicleta e adequado para um certo e determinado indivíduo ou não... Por enquanto em Portugal e repito, por enquanto em Portugal, e inclusivae nas lojas pensa-se... Pensa-se que a análise da geometria ao indivíduo está limitada a ver a inclinacao dos tubos e ver se a geometria do quadro e racing, granfondo, sportiff, etc... Mas não....
A análise da geometria ao indivíduo e também um trabalho onde pode acontecer o seguinte comunicado do profissional para o cliente...
Caro amigo, está marca, em particular neste modelo... Não tem e não fábrica bicicletas para o senhor...Para a sua estatura... E ponto final... Temos que ver mais opções...
Porque não te esqueças que, cada marca fábrica bicicletas e tamanhos standards com objectivos de venda... Venda essa que é maior em certos países do que outros... São estratégias comerciais como quaisquer outras empresas, não nos podemos esquecer de que, no fundo se trata de um negócio.. E há países onde as vendas e marketing vão estar mais centrados entre vários níveis... Nível geográfico, populacional, número de vendas, etc...etc...
E tu não te esqueças de que com 1.77 em Portugal não és dos mais baixos... Mas em países como inglaterra, E.U.A, Canadá, França, Austrália, Alemanha, Rússia, etc... Tu com 1.77 és dos gajos mais baixos que há por lá... E são esses os países entre outros em que a cannyon está também centrada e tem o maior interesse em comercializar...
Agora dizes-me assim, tu e outros, ahh e tal e o tu que fumas? O Alberto? E o tu que fumas charutos? O purito? Também anda de aeroad e tem muito menos que 1.77... E eu respondo assim.. Pois mas as desses, profissionais, são as tais que são feitas por medidas...
são as tais que são feitas como se fosse um fato....
Isto é uma informação muito importante a ter em conta na escolha de um modelo e de uma marca, há marcas que se centram em indivíduos mais altos? Sem duvida e outras mais pequenos, os de tamanho médio acabam por ter mais sorte, porque acabam por poder comer dos 2 lados...
Mas o cliente não acredita nem quer acreditar, quer é uma bike cheia de specs e toda bling e a bom preço para passear ainda que, lhe fique mal... E o lojista muito menos, esse quer e vender...
Ein? E esta ein? Forum ciclismo? Aqui o artista de circo já vos ensinou outra hoje...
agora é claro... Não querem acreditar não acreditem... Eles é que são vossos amigos.. Assim como o semanel e semarias das lojas..
Resumindo Plecoptero eu no teu lugar na aeroad com 1.77 ia para um 2xs e no máximo safas-te com um XS se não quiseres, caso aches que eu estou a exagerar, o S para ti e um erro e o M é um crime... E assassinar... Como dizia o meu avô, tu com S e então com um M nessa bicicleta e mesma coisa que eu chegar ali a ponte e atirar-me e matar-me...lol
Quanto ao sistema de medição da marca, tal de bike frame size calculator, isso já esta mais que provado que não funciona direito, ja a da competitive cyclist deu bronca e das grandes quanto mais essa... E não é dito so por mim e não foi só cá, já houve quem dê cá do fórum obteve uma medida e enviou para lá um e-mail e eles recomendaram outro tamanho e adivinha lá? Mais pequeno...
Grande abraço...