Poderei levar na cabeça depois do que foi dito neste tópico, mas acabei por comprar a BH Prisma 7.1 por ~1150 €
Devo começar por dizer que sou um tipo jovem (22 anos) que está em boa forma física, tenho uma boa "pedalada" em estrada mesmo na minha pesada bike de btt com 15 kg mas sou um completo newbie no ciclismo de estrada e não pretendo pelo menos para já entrar em qualquer tipo de competição.
Por isso, qualquer bicicleta de estrada com menos que 10kg já seria um melhoramento soberbo ao que tenho actualmente e a diferença entre 7.5 kg e 8.5 kg não é para já uma preocupação.
A construção de uma bicicleta a partir de componentes novos ou usados, para mim esteve fora de questão porque implicaria bastante trabalho e tempo adicionais que não tenho e provavelmente não ficaria nada espetacular com a pouca experiência que tenho. Para além disso, ter uma garantia sobre a bicicleta é sempre desejável.
A compra de uma bicicleta usada não me pareceu estar muito fácil, já que os preços se aproximam das novas.
As outras bicicletas que estive tentado a comprar foram a canyon roadlite al 7.0
http://www.canyon.com/_en/roadbikes/bike.html?b=3074 de alumínio por 1300 € e a radon spire carbon 6.0
http://www.radon-bikes.de/xist4c/web/Spire-6-0_id_22315_.htm por 1200 €. Não fosse a terrível cor verde fluorescente da radon spire, esta teria sido a minha opção.
Ainda ponderei fazer um esforço extra e comprar uma canyon ultimate cf 7.0
http://www.canyon.com/_en/roadbikes/bike.html?b=3083#tab-reiter2 por 1600 € que seria certamente um bom negócio pelo equipamenteo que traz mas é demasiado cara e acabou por esgotar. Assim, fico com uns €€ extra para comprar uns bons sapatos e pedais.
Optei pela BH Prisma 7.1 pelo já presente grupo 105 e pelo seu quadro em carbono que me pareceu muito bom e que, não tendo eu o objectivo de competir, certamente me irá proporcionar um conforto nos meus passeios que irei apreciar. As rodas, lá está, não são uma maravilha, mas para um iniciante como eu penso que irão ser mais que suficientes pelo menos nestes primeiros 1/2 anos. Ao contrário da opinião de muitos, eu gosto do sloping do quadro e acho-o esteticamente bonito.
Por outro lado, conhecendo-me como me conheço, mal veja que já ultrapassei um certo nível de desempenho vou começar a pensar em mudar alguns componentes da bicicleta como as rodas e nessa altura sim a bike vai emagrecer. E isto iria quase certamente acontecer independentemente de ter uma bicicleta de 2000 € ou de 1000€. Já a compra de uma nova bicicleta completa/quadro quase de certeza que não a farei antes dos próximos 5 anos, pelo que até lá há muito tempo para pequenas melhorias que, como outro membro aqui do fórum já analisou, facilmente permitem reduzir 1kg na bike.
Tenho a noção de que, quando a quiser vender, a venda não irá ser tão fácil como a de uma bianchi, specialized, trek, canyon, etc. mas se cuidar bem da menina certamente conseguirei fazer um negócio decente. Para além disso, penso que a compra agora de um quadro de carbono em vez de um de alumínio me tornará a venda em 2ª mão mais fácil, uma vez que os quadros em carbono estão progressivamente a ser mais apetecíveis aos consumidores.
Mas o que interessa é pedalar e ter prazer nisso! Daqui a um ano talvez esteja a subir à Torre