• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Compatibilidade entre Shimano e SRAM

Cancellara

New Member
Já havia 2 tópicos que discutiam a compatibilidade entre Shimano e Campagnolo, mas nenhum para a SRAM (penso eu).

Sempre tinha lido que, pelo menos no que concerne à mudança traseira, não dava para misturar marcas. Pois bem, pela minha experiência, dá! :confused:

A minha bicicleta veio com o grupo 105, e, como há cerca de 1 mês o mecanismo interno da manete esquerda se partiu, aproveitei para mudar de modelo, para reduzir o peso, bem como acabar com o "estendal" no guiador (nem tentei accionar a garantia pois estão, ambas as manetes, já marcadas por uma queda).

Assim, vi um negócio razoável na net, e mandei vir umas SRAM Rival. Como tinha a ideia que a mudança traseira não funcionaria, mantive a montagem das manetes em banho-maria enquanto não me resolvesse a encomendar o desviador respectivo. Como neste fim-de-semana tinha algum tempo e havia a perspectiva de fazer uma voltinha de estrada com um colega de pedaladas, resolvi acabar a montagem e experimentar com os desviadores Shimano. Assim fiz. Tudo montado, uma afinadela rápida, umas pedaladas com uma mão na manete e outra no pedal, trec-trec-trec... tudo parecia subir e descer na perfeição. "Óptimo, afinal parece que o pessoal manda postas sem sequer experimentar as coisas" :cool:

Na prática, a passagem para um sistema diferente requer habituação. Pelo menos, no meu caso, assim está a ser. Fiz 130Km mas ainda não interiorizei que tenho que fazer tudo com a mesma patilha. E estou a sentir um pouco a diferença de suavidades. Na SRAM é bastante mais à bruta e é preciso mais força (pode ser aqui a verdadeira falha de não estar a usar desviadores SRAM) mas só não posso afirmar que é totalmente preciso porque um dos carretos está a saltar, mas acredito que tem mais que ver com uma afinação feita à pressa.

Vou, muito provavelmente, acabar por trocar o desviador traseiro mas, para já, vou dar mais umas oportunidades para este setup provar que funciona.
 
Last edited:

paradawt

Moderador
Sempre ouvir dizer que Shimano e SRAM são compatíveis.

Isto dito pelo Carlos Coelho. Ao nível de Campagnolo é que é mais complicado no correcto funcionamento.

Cumprimentos.
 

Burning Dogma

New Member
Shimano e Sram tem um grau de compatibilidade elevado. Só não digo que são 100% compatíveis porque pode haver algum componente que realmente não seja. Quando o pessoal diz que não dá para misturar, geralmente refere-se a Campagnolo e Shimano porque são as que estão à mais tempo nestas lides. A Sram ainda é novinha e por isso não há tanta confusão acerca do assunto.

Esse trabalhar mais bruto que referes é provavelmente o que me levaria a comprar Sram se estivesse entre Sram e Shimano. Confesso que não gosto nada da suavidade da Shimano. Mas gostava de experimentar um grupo Sram a sério para comparar o trabalhar com os grupos da Campagnolo (embora fosse complicado mudar a minha mente tendenciosa:D)
 

duchene

Well-Known Member
Excelentes notícias! Significa que já não preciso de investir nas manetes, guiador e desviadores de uma só vez.
Já me puseste a fazer alterações no calendário das aquisições!

E mais uma vantagem. Deves ter tirado um gramas consideraveis ao conjunto...
 

Cancellara

New Member
Sem dúvida, retirei 174g. As manetes 105 (e as do resto da gama) são "pesadíssimas" (as minhas 105: 494g - ligeiramente abaixo do peso de tabela).
Na mão têm um feeling sólido e robusto, mas na prática, aquele intrincado mecanismo interno, não se revelou muito fiável. No meu caso foi uma minúscula peça metálica que se partiu e que levou à falência de todo o sistema. Já as Rival parecem ser bastante mais simples, internamente, e são muito leves (imagino as Red :)).

Ao contrário do Burning, eu gostava bastante da suavidade das Shimano, nesse aspecto fico com um pouco de pena por as ter trocado. Também gostava da ergonomia delas, embora as Rival não sejam nada desconfortáveis.

Esta semana já não vai dar para afinar melhor e testar novamente o setup, pois 5ª,6ª e sábado vou fazer o Caminho pela Geira Romana - Via da Prata. De qualquer maneira, Duchene, se quiseres ver como isto está a funcionar, podemos combinar durante a próxima semana, ao fim da tarde ou assim.
 
Last edited:

enrolacorrente1

New Member
Bom dia.
Ao ler todas as opiniões atrás descritas, dissipo a dúvida Shimano Sram....
Agora aproveito para questionar se as manetes Rival com desviadores Red funcionam sem problemas?
Obrigado
 
Top