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Combustiveis & Combustiveis

fmm

Member
Numa altura em que tudo parece crescer menos os ordenados, gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte :

Qual a vossa ideia sobre os combustiveis de "marca branca" .
Usam ?
São piores que os outros ?
Podem prejudicar o rendimento do carro e respectivo motor ?
É certo que são bem mais baratos, pelo menos aqui na zona onde vivo.
Será uma questão de marketing ou a sua qualidade será mesmo inferior ?

Abraço

Filipe
 

Figueiredo

Active Member
Lê o que está a sublinhado, eu não vejo nenhum problema em colocar a dita "marca branca", mas também não te sei dizer se o rendimento é diferente pois tenho cartão de combustível da empresa em que trabalho e estou limitado a abastecer sempre no mesmo sitío...

Combustíveis: há margem para baixar os preços

A posição dominante das principais gasolineiras reflecte-se na forma ineficiente como o preço dos combustíveis é fixado. É essencial criar uma autoridade reguladora para assegurar concorrência e transparência no sector.

Temos denunciado a falta de concorrência como o principal motivo para combustíveis caros e resistentes a possíveis descidas, desde Setembro de 2008. Sem outra justificação, Portugal apresenta, desde 2006, preços superiores à média da União Europeia. É o caso da gasolina de 95 octanas, a sexta mais cara. Por ser um bem idêntico em toda a Europa, seria de esperar que, a prazo, os preços médios se aproximassem. Cerca de 90% da gasolina vendida é refinada cá, pelo que o carácter periférico do nosso país não justifica as diferenças. Mais: o custo de transporte só representa 2,4% do valor antes de impostos. Com apenas 4 petrolíferas – Galp, BP, Repsol e Cepsa/Total – a dominarem 73% do mercado, a formação dos preços levanta muitas questões.

Mais rápido a subir, mais lento a descer
O ajuste do preço da gasolina às variações do preço do petróleo segue diferentes velocidades. Comparado com o resto da União Europeia, Portugal demora mais a descer: enquanto uma semana basta para os operadores “lá fora” acertarem os preços, Portugal precisa, por norma, de duas. Já nos períodos de subida, acompanha o padrão europeu, cerca de uma semana.

Talões e promoções escondem margem para descer preços
Com um desconto de quase 12 cêntimos face ao preço final médio, a procura de combustíveis nos postos dos hipermercados tem crescido. De facto, representaram 18% do volume de gasolina vendida no primeiro semestre de 2010. Como as grandes superfícies, as gasolineiras têm margem para descer os preços. Os talões de desconto, cartões de fidelização ou descontos de parcerias escondem essa possibilidade, como prova o nosso exemplo.

Um cliente com talão de desconto de um hipermercado obtém uma redução de 5 cêntimos por litro na Galp. Caso abasteça 30 litros ao Sábado, o ganho equivale a 8 cêntimos por litro, por receber um jornal grátis. Se for ao cinema com os pontos acumulados no cartão FastGalp, amealha um ganho correspondente a 1 cêntimo por litro. No total, soma uma redução de 14 cêntimos por litro de gasolina, o que supera os 11,9 cêntimos de desconto nos postos dos hipermercados. Conclusão: estas políticas promocionais confirmam haver margem para descidas e a companhia petrolífera parece concordar ao criar um posto low-cost.

As gasolineiras argumentam que o combustível das grandes superfícies é de qualidade inferior, o que permite ser mais barato. Nenhum regulador esclareceu esta divergência. Porém, as gasolinas são obrigadas a cumprir critérios legais controlados pelas autoridades competentes, as Direcções Regionais de Economia e ASAE.

Entidade reguladora já
Em 2009, o relatório da Autoridade da Concorrência concluiu não haver cartelização no sector, entendido como uma vitória para as petrolíferas. Porém, confirmou-se a ineficiência na formação dos preços, um abuso que sempre denunciámos. No estudo, foram ainda detectados problemas estruturais e exigidas soluções. Facilitar a abertura de postos combustíveis aos hipermercados ou reduzir os prazos de concessão nas auto-estradas são exemplos. Quase 2 anos depois, a nossa investigação demonstra que as ineficiências persistem e as petrolíferas tardam em cumprir as suas obrigações. Em nome da concorrência e transparência do sector, é urgente criar uma entidade reguladora.

Impostos não justificam ineficiências
Os impostos são responsáveis por 58,6% do preço final dos combustíveis. Tal permite que as gasolineiras escudem-se na política fiscal para justificar o elevado preço dos combustíveis. A tributação tem um peso muito forte, mas isso não explica os problemas que verificámos antes de aplicados os impostos.

Fonte: Deco Proteste
 

Tremoço

Member
Bem aqui esta um tema bastante complicado e que tem estado em voga nos últimos tempos...

FMM em relação a tua duvida acredita que não existe problema em meter gasolina de marca branca, aqui por casa andam 4 a gasolina, desde de um simples 1000 a um mais potente 1800 e todos andam a gasolina de marca branca a já muito tempo, e problemas?? nenhum ate agora....

O único motivo ate agora argumentado pelas grandes marcas de gasolina, galp e assim, é que a gasolina deles leva mais aditivos que a normal, pois muito bonito isso mas num carro para andar no dia dia esses aditivos, que eventualmente pode ter ou não, quase que passam despercebidos.

Outro caso é um carro em que andei com um medidor de mistura de gasolina o carro acusava os mesmos valores para gasolina repsol (1.45) e os mesmos ou por vezes melhor para a gasolina do jumbo (1.34), agora a pergunta e os aditivos para ser mais cara???

Outra coisa que eu não consigo perceber é: como é que o petróleo se encontra ao mesmo preço que uns anos a traz e a gasolina esta com um preço muito superior?? Pelos vistos os acertos só ocorrem quando é para subir...

Cumps tremoço
 

fogueteiro

Active Member
Como disse o Tremoço, mais um tema quente... e inflamável;);)

Pessoalmente rejeito completamente a ideia do Caro = Bom e o Barato = Fraco. Não tenho o hábito de ir a esta ou aquela marca, portanto já meti gasolina em todas, brancas, pretas ... ou amarelas, e com nenhuma eu senti alteração nas prestações do carro, nem sequer problemas mecânicos. Portanto se tivesse uma bomba perto de casa, das ditas "brancas" não hesitaria em ser cliente fidelizado. A minha carteira agradeceria.

Como diz o artigo do Figueiredo, os cartões, promoções só servem para toldar a visão e aumentar (ou justificar) os preços altos... por minha parte odeio esses cartões. Nem um tenho!!!
 

20fps

Member
Pois eu acho que a gasolina, gasóleo e seus derivados são bem baratos. Os preços deviam subir em flecha e talvez nesse dia se desse uma revolução. Até lá o portugal reclama mas aguenta tudo.

Deixei de andar de carro diariamente há quase um ano. Transportes públicos e é tão bom.

Somos um povo de refilões, com pouca cultura de luta habituados a esta vida e nada fazemos por mudar.
Lá refilar... é os políticos (nem votamos porque são todos iguais), é o emprego (ganho tão mal) é o chefe (quem me dera era lá estar), é o trânsito (mas também lá estou metido), é o frio ou o calor (quando na Europa todos gelam e em África todos assam). Refilar é que é connosco. Mudar? Pois é pois é, ui que trabalheira.

Agora discutimos gasolina marca branca ou de bandeira, com aditivo ou sem. Haja paciência. Nem uma nem outra.
 

Figueiredo

Active Member
Somos um povo de refilões, com pouca cultura de luta habituados a esta vida e nada fazemos por mudar.

If you don´t like something change it!
If you can´t change it, change your attitude
Don´t complain!

Maya Angelou
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
20fps
Agora discutimos gasolina marca branca ou de bandeira, com aditivo ou sem. Haja paciência. Nem uma nem outra.
Sr. moderador, podemos continuar a discutir o assunto do tópico sem que ralhe connosco, ou opõe-se?
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rodd

New Member
Os combustíveis têm de cumprir determinados requisitos, por isso julgo que todos são bons... Um mecânico uma vez disse-me que não se deve colocar sempre a mesma marca, isto é, deveremos ir alternando de marca.

Quanto aos preços julgo que não são justificáveis. O crude está a ser negociado ao preço de 2008, mas nas gasolineiras isso não se reflecte. Reparem nas margens de lucro que a Galp apresenta ano após ano! :mad:

Mas o governo também é parte interessada que os combustíveis continuem elevados, pois o estado engorda os à conta disto. Não se esqueçam que o estado fica com cerca de 50% e 60%, na gasolina e no gasóleo, respectivamente, do valor que pagamos em impostos... Assim sendo, em cada 1,300€ de gasóleo que pagamos na bomba, 0,780€ vão para os cofres do estado. Afinal quem é o principal chulo neste negócio?? :mad:

Desculpem o desabafo...

Abraço,
Luís
 

rs76

New Member
E ainda parece pior se pensarmos que por cada 10€ o estado embolsa perto de 6€, depois pagar aos fornecedores,empregados, luz, agua, etc .etc não admira que um amigo meu passa-se a bomba de gasolina que tinha pois se não forem das próprias gasolineiras ou se não estiverem bem localizadas e com bom movimento nas lavagens e no quiosque, por exemplo,não são assim o negocio da china que se pensa.E quem paga soffffre.
 

patrick pires

Well-Known Member
E ainda a outra.. a chamada Gasolina Espanhola que é prejudicial para os motores!!

A verdade é que os meus carros levam gasolina e gasoleo do mais barato que encontro e até a data (0) problemas!! o bom é que alivia a carteira e de que maneira..
Sobre a dita gasolina Espanhola, vai se lá saber mas tenho o meu carrito com 240.000km e 200.000km forma feitos com a Espanhola e até hoje tambem (0) problemas.. porque será??
 

Fevereiro

Member
Patrick estive com um colega que no carro do trabalho fez um teste andar x tempo com uma marca e x tempo com o di jumbo.
No final cortou o filtro do gazoleo. Havia um que estava bem mais sujo que o outro, queres adivinhar qual?
Outro caso pessoal das transportadoras não metem lá porque dizem que é certinho mais cedo ou mais tarde ida à oficina.
Agora cada um sabe de si. Eu como ando pouco de carro não abasteço nos hipers. Em espanho sim claro, mas estou longe não compensa :(
 

zemusica

Member
organizo as minhas voltas pra abastecer no jumbo, nas outras bombas apenas 10 ou 20 euritos e Galp so em caso de aflição.
 

pjmano

New Member
Pois é, é realmente um tema que dá muito que pensar, em relação ás brancas brancas já ouvi o bom e o mau, e não sei se é psicologico ou não mas das poucas vezes que atestei com gasoleo barato, o carro tinha um trabalhar diferente a baixas rotações e "embrulhava muito" logo de seguida atestei com gasáleo caro, e a diferença foi notória, por isso a minha filosofia é a seguinte prefiro gastar mais uns euros em cada deposito, do que ter que gastar uns milhares em injectores e coisas semelhantes, tendo o meu megane já 7 anos e nunca deu problemas, e as perspectivas de trocar estão muito longe dada a conjuntura economica, prefiro jogar pelo seguro e preservar a minha carteira a longo prazo, outra curiosidade, é que um deposito de gasoleo barato não faz tantos quilometros como um de gasoleo caro, isso eu ja testei e confirmo isto mesmo com possiveis diferenças de andamento, mas nota-se a diferença o barato acaba mais rapido vá-se lá saber porque...
De qualquer modo não estou aqui para defender a minha posição, trata-se apenas de uma opção, quanto a carros a gasolina, ja ouvi mecanicos a dizer aos clientes que o problema foi provocado por gasolina barata... dá que pensar...
 

QueirosBike

New Member
epa so aqora vi este tema, bem façil de ser desvendado.
primeiro não existem marcas brancas, os hipers vao comprar os combustiveis ás marcas no caso do jumbo neste momento é da cepsa ja foi da repsol o ano passado, e em anos anteriores da galp e bp, é a que fizer o melhor contrato.
as cargas dos camioes sao feitas automaticamente a maquina não deteta se o camiao é jumbo ou cepsa é tudo ao monte:cool:

o resto falta de rendimento, consumos elevados, lixo,... não é problema do combustivel é da cabeça do consumidor, daí se não se sentem à vontade de gastar menos pelo mesmo combustivel não abasteçam senão o carro acusará uma serie de problemas psicologicos;)

cumps
 

Scorpio

Banned
Boas pessoal,

Como motorista de pesados internacionais que sou posso garantir-vos, após muitos e muitos kms de alcatrão, que a única diferença é o preço!

O único cuidado a ter é com o bio-diesel, pois algumas tubagens poderão ser susceptíveis de se degradarem devido à acidez existente no bio-diesel. No entanto acredito que 90% dos veículos construídos após 1996 possam não ser afectado por esse deterioramento das respectivas tubagens de combustível.

Confirmem com o fabricante do veículo ou até no próprio manual no veiculo!

Ah! Também podem por dentro do deposito, EPO, efedrina, cafeína, etc, etc, etc. Tudo menos Gasóleo Agrícola, porque esse é o unico que dá multa! :D:D:D:D:D

Abraço
 

Cancellara

New Member
Há quem faça mistura com óleo de fritar :D

...

O mecânico do meu TT diz-me para não usar gasóleo de Hipermercado e, na minha mão, nunca lá foi abastecer. No entanto, já teve que levar uma bomba injectora.
Já o Mégane, durante alguns anos, por uma questão de proximidade, levou quase sempre diesel do Carrefour. Nunca notei nada de diferente e 0 problemas.

De que lado está a razão? Não sei...
 

Scorpio

Banned
O meu Corsa 1.5 TD bebe de tudo e já leva 430.000 kms sem motor aberto!

Ah! Nunca foi mexida a bomba injectora nem os injectores. Tá como saiu da fábrica!
 

cokenim

Active Member
Viva!!
Scorpio se nunca mexeste nos injectores,aconselho-te a fazer uma revisão aos mesmos o quanto antes possível.
Por motivos de consumo e com essa Kilometragem poderá andar a danificar o motor.
Essa injecção é aconselhável verificar-se a cada 100 000Kms.
 

Scorpio

Banned
Boas cokenim,

Não faz fumo negro, não consome óleo fora do normal e de vez em quando leva oleo de dois tempos misturado no gasoleo para limpar os injectores e lubrificar a bomba injectora. :D

Ta tudo controlado! :D

Abraço
 

NiKES

New Member
Tenho um colega com um Mégane 1,5dci.

Dois anos seguidos a meter gasóleo no Jumbo (sempre sempre no Jumbo), ainda há pouco rebentou lhe tudo e mais alguma coisa.

Porquê ? Gasóleo fraco :D

Viva o Jumbo !!!
 
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