• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ciclovias

fonsecarlos

New Member
Sucedeu-me hoje e foi motivo de reflexão.
Um automobilista começou a buzinar a distância e de forma insistente e qando passou por mim apontou a ciclovia a minha direita.

Eu sei que somos obrigados a circular na ciclovia sempre que esta exista.

Poê-se no entanto alguams questões:

Circular na ciclovia é muitas vezes propenso a danificar rodas, trilhar pneus, etc.As que conheço estão muito longe de serem adequadas para circular com uma fininha.
O risco de queda também aumenta, a velociade desce vertiginosamente.

Muitos condutores não entendem isso, colocam todas as bicicletas no mesmo saco.

Mas o codigo dá-lhes razão neste particular.
Fiquei chocado com a insistência com que este condutor manifestou a sua ira, por eu ir a circular normalmente na estrada.

Estes fundamentalismos preocupam-me.
Afinal nós somos os mais expostos.

Que acham?
 

ajaneiro

New Member
Relativamente ao código, poderão mudar algumas coisas de futuro, pode ser consultada mais informação aqui (que ainda é vaga mas, não caindo em esquecimento, acredito que algo mude...)

Também não sou adepto das ciclovias para as nossas fininhas pelas razoes que foram apontadas...

Mesmo que a legislacao proteja mais os ciclistas, infelizmente essas palhaçadas podem sempre vir a repetir-se...
 

Testarossa

New Member
Boas
Eu considero as ciclovias positivas. O problema, é que são limitadas, terminam de forma abrupta, e são usadas por caminhantes, utilizadores de patins, pessoas que usam a bicicleta em carga baixa para manter a forma, por crianças que estão a aprender a andar de bicicleta, por crianças que andam de bicicleta com os pais, etc etc.
Assim sendo, torna-se mais seguro para nós, e para esses utilizadores, que usemos a estrada normal. A ciclovia do Guincho até Cascais, é disso um exemplo.

O senhor conductor que protestou com o companheiro do pedal fonsecarlos, deveria saber que, nós podemos usar, ou não as ciclovias. Ele não pode pisar as ciclovias.
Tal como a faixa "BUS", os transportes públicos podem usar, ou não, mas os utilizadores de viaturas particulares , não.

Tudo isto seria verdade se, eu não tivesse "apanhado" com viaturas de frente, na ciclovia de Monsanto, e se os senhores condutores não usassem a faixa "BUS" , quando lhes apetece.

Abraço & Boas pedaladas
 

RTC

Moderador
Staff member
Aqui na minha zona há algumas ciclovias. A da estrada atlântica e outras espalhadas por vários concelhos, como a que liga Caldas à Foz do Arelho.
Por norma, quando tenho alternativa opto pela estrada sem ciclovia para evitar isso mesmo, esses buzinões e chamadas de atenção de pseudo-condutores moralistas a pular e a apontar dentro do carro a indicar que tenho que ir pela ciclovia, os mesmos que logo a seguir passam numa localidade a 90kms/h quando o limite é de 50km/h.
É verdade que o código nos obriga a ir pela ciclovia mas eu não me sinto minimamente obrigado a circular numa via em que as condições são péssimas (buracos, paus, areia e outros tipo de sujidade). Pelo menos não com uma bicicleta de estrada...
 

Armando

New Member
Os condutores que buzinam ao pé das ciclovias,são exactamente os mesmos que buzinam longe das mesmas,que nos ultrapassam e nos encostam à berma e são em suma "Alérgicos" a ciclistas.

Eu normalmente costumo responder-lhes com a seguinte pergunta, se fosse uma carroça de BURROS que fosse aqui na faixa de rodagem,não tinhas que te manter atrás dela até poderes fazer a ultrapassagem??
 
Armando o homem pode sempre responder :"desculpe mas não vi que levava a carroça" ehehe

Tenham cuidado e respeitem tudo e todos!
 

Armando

New Member
Mas agora a sério, existem mesmo ciclovias em Portugal? :rolleyes:

Existem umas vias paralelas ás faixas de rodagem que são um deposito de detritos arremessados pelas viaturas,em alguns casos as silvas e arbustos, fazem como que uma barreira protectora (tipo Rails),os próprios rails muitas vezes devido aos embates dos automobilistas, fazem como que um teste ás capacidades acrobáticas dos ciclistas,pois estreite-cem rapidamente deixando apenas alguns centímetros de passagem ,em que o ciclista incauto habilita-se a ficar com uns cortes no corpinho,ou mesmo corre o risco de ficar lá agarradinho (estampado).

É por tudo isto que eu prefiro levar umas BUZINADELAS...
 

Julio Costa

New Member
Boas
Eu costumo fazer várias vezes a ecopista do Dão dependendo do tempo e do percurso já realizado, visto haver vários acessos. O que eu noto é na grande falta de civismo das pessoas que frequentam a ecopista, desde caminhantes e ciclistas de "domingo" que ocupam a largura da via e outros que estando parados se põem em andamento sem verem quem vai a circular, tanto mais que já apanhei alguns sustos, sem quedas até ao momento. Mas o mais engraçado é que essas pessoas ainda mandam "bocas".
Eu faço a ecopista porque gosto da paisagem aonde está inserida desde o rio Dão até ao avistar a serra da Estrela e do Caramulo.
 
Top