• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Chegou a hora do disco.

GMQ

Well-Known Member
Não posso dizer desta água não beberei. Mas até hoje nunca senti necessidade de possuir discos na fininha, mesmo que nem possua um sistema de travagem de topo. O que me irrita mais, e isso vai chegar, são as marcas condicionarem as nossas escolhas. Porque chegará um momento em que apenas há disco no mercado e quem quiser ou compra com disco ou busca usado. Fizeram isso no btt com as vários tamanhos de roda.
 

MigC77

Well-Known Member
Eu confesso que às vezes sou um bocado “early adopter”… Fui no caso que mencionas do BTT, atirei-me logo às 29’’, comprei também 27,5’’ e também me impingiram através de um presente uma fat bike… Esta última sendo a que menos me convence… E já ando com o bicho de uma 27,5+… rechonchuda sem chegar a ser gorda… Aquilo que o bazucas chamam de gordelicia ;)

No caso das fininhas… acho que quem tem uma bicicleta de travões convencionais, está satisfeito com ela e não tem necessidade dos discos, faz bem em manter o material e deixar essa potencial decisão para o dia em que realmente precise de comprar uma nova ou queira trocar de bicicleta. Não acredito que a curto médio prazo os travões convencionais pura e simplesmente desapareçam. Podem isso sim limitar as escolhas… Mas se vierem a desaparecer é porque o mercado adoptou a tecnologia, esta evoluiu e os consumidores estão satisfeitos. Hoje em dia, quem é que chora no BTT por rodas de 26’’???

Eu não me arrependo de ter comprado, mas senti que comprei cedo, numa altura em que havia pouca opção em termos de rodas… E neste caso estou a falar de rodas pensadas para o uso em estrada e não em gravel ou CX… há diferenças… Muitos podem achar que as rodas de CX também servem perfeitamente para estrada mas não é bem assim… Mas isso é outra conversa… E muito menos me estou a referir ao que alguns fabricantes fizeram ao inicio… de forma vergonhosa diga-se de passagem… que foi usar os mesmos aros com as pistas de travagem pintadas e coloca-los em cubos pensados para discos (espero eu…) Hoje em dia já se começa a ver cada vez mais marcas de rodas a oferecerem mais opções de rodas pensadas de raiz para discos para bicicletas de estrada. E imagino que a tendência será a subir…

Para mim também é conveniente ter uma bicicleta de estrada com travões de discos porque entre outras coisas, passo muitos fim‑de‑semana numa casa em que nos últimos 200m não tenho asfalto mas sim uma estrada a descer com um piso que é uma mistura de gravilha, areia, terra e agulhas de pinheiros e isto “força-me” a desmontar quando passo ali com certas bicicletas. Além disso gosto da “liberdade” que me dá para me poder desviar do asfalto se me apetecer.
 

pratoni

Well-Known Member
MIguel há aqui umas coisas que gostava de comentar.

Já experimentei uma bike com discos e sem dúvida que gostei (adorei-a mas não foi só pelos discos... :p ) mas também compreendo que, em muitos casos, as ferraduras são mais do que suficientes.

Tal como no btt, os v-brakes também eram suficientes para muita gente...

Quanto às rodas tens toda a razão, é/era fácil encontrar rodas de btt para discos mais leves e baratas que a maioria das rodas de estrada. Ou seja mais facilmente encontravas rodas 29" a pesos e preços mais leves do que a propostas para estrada e, na prática eram compativeis senão semelhantes mesmo...

Isto diz muito sobre como os fabricantes de rodas olharam para a questão... E tal como tu dizes esta tendência terá a diminuir cada vez mais. Resumindo, dá a ideia que os fabricantes de rodas simplesmente reciclaram material de um lado e do outro, para ver se a coisa realmente pegava...

Quanto ao teu ultimo comentário, a não ser que se trate de um sitio com muita lama e/ou água, não é por teres discos que irás ter mais liberdade, conta mais o pneu do que o tipo de travão porque, como muitos dizem, com ferraduras consegue-se bloquear facilmente a roda.


Quanto a esses "apêndices" para evitar o contacto com os discos, que o Fonseca postou, facilmente estou a ver isso a ser adoptado pelo fabricantes em competição, para impedir que a proibição de uso de discos continue por muito mais tempo, mas o ciclista amador que não ande a correr em pelotão, pode muito bem dispensar...
 

MigC77

Well-Known Member
Quanto ao teu ultimo comentário, a não ser que se trate de um sitio com muita lama e/ou água, não é por teres discos que irás ter mais liberdade, conta mais o pneu do que o tipo de travão porque, como muitos dizem, com ferraduras consegue-se bloquear facilmente a roda.

Tens razão que os pneus em termos de aderência é o mais importante… mas eu provavelmente não fui explicito… a questão que me leva a desmontar em certas ocasiões ou evitar alguns trajectos é a bicicleta e acima de tudo as rodas que estão montadas… É um misto de excesso de zelo em relação a algum material e o facto não querer “contaminar” os calços e muito menos riscar certas pista de travagem com terra, areias, etc…

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
Eheheheh Zelo, claro! Custa-me a ganhar como a qualquer um ;)

Agora atleta durão??? Nada disso… não te esqueças que nem sequer treino ;) Tu é que estás feito o demónio das subidas ;)

Abraço
 

lgass

Well-Known Member
média de 10 km/h na Serra dificilmente me colocará como demónio amigos. mas agradeço os elogios. vou pensar neles quando me doerem as pernas no skyroad ;)
 

Martins

Well-Known Member
média de 10 km/h na Serra dificilmente me colocará como demónio amigos. mas agradeço os elogios. vou pensar neles quando me doerem as pernas no skyroad ;)

Tu não viste que os gajos que subiam muito depressa tinham carro de apoio com miúdas giras lá dentro... Claramente subiam "agarrados tipo Nibali"

Abraço
 

maust

Well-Known Member
A UCI acabou de aprovar a reintrodução dos travões de disco em provas de estrada para a temporada de 2017.
 

Carolina

Well-Known Member
para evitar o off-topic no outro tópico, é preferível continuar aqui a discussão.

o velonews ouviu o meu pedido :p

[video=youtube;N-p5WPanJXA]https://www.youtube.com/watch?v=N-p5WPanJXA[/video]
 

FilipeFD

Active Member
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Ainda estou à espera de ver uma cabeça separada do corpo ... enquanto uns brincam , acho que não se deram conta da gravidade da situação , pois quando existe uma queda em grupo a alta velocidade e porque as rodas de carbono acabam logo por partir e os raios saltarem , o que fica ainda preso no quadro ou forqueta , é o eixo e o disco , ficando este a servir de roda e por onde passa corta , experimentem lá , façam lá um teste ;

tirem os raios do cubo e o aro , metam um braço ou perna em frente no chão e peçam para lhes passarem por cima , e que tal o efeito ?

 
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