chavasquice na corrente

ruilebs

Well-Known Member
#1
Na semana passada limpei corrente, pedaleira e cassete.
Lubrifiquei a corrente.
Fiz o PIF, em tempo seco, e ficou esta bela chavasquice, no quadro e cassete/pedaleira com óleo.

O que vos parece que isto é:
- o lubrificante é uma bosta;
- deitei muito lubrificante;
- a corrente passa muito próxima do quadro;
- todas as acima.



 
#5
lub em spray não é o ideal...
Limpa e desengordura a corrente, pedaleiro e k7. / com petroleo por exemplo)
Compra um espesso, se possivel ceramico, por exemplo Squirl liquido ou finnish line ceramic.
Aplicas uma gota por elo na corrente ( procura no youtube com o aplicar o Squirl lube liquid)
Deixas secar 15 minutos, ou melhor aplicas no dia anterior. se for a 1x, que metes o ceramico na corrente, depois de secar aplica novamente.

Vais andar com a corrente praticamente limpa, e a restante transmissão também.... na minha de estrada dura-me para cerca de 700km sem repor... na de BTT, dura para 40 a 70km, depende das condições atmosféricas...
 

ruilebs

Well-Known Member
#6
lub em spray não é o ideal...
Limpa e desengordura a corrente, pedaleiro e k7. / com petroleo por exemplo)
Compra um espesso, se possivel ceramico, por exemplo Squirl liquido ou finnish line ceramic.
Aplicas uma gota por elo na corrente ( procura no youtube com o aplicar o Squirl lube liquid)
Deixas secar 15 minutos, ou melhor aplicas no dia anterior. se for a 1x, que metes o ceramico na corrente, depois de secar aplica novamente.

Vais andar com a corrente praticamente limpa, e a restante transmissão também.... na minha de estrada dura-me para cerca de 700km sem repor... na de BTT, dura para 40 a 70km, depende das condições atmosféricas...
Vou pesquisar! Thanks
Obs: squirl líquido é dos piores nomes para um produto :D
 
#11
deves ter gasto 1/4 da lata... claramente meteste muito spray... Toca a limpar isso tudo...

para não desperdiçares esse lub, eu mandava-o (uma porção por aplicação) para dentro de um recipiente de plástico (ou outro) e com um conta-gotas (ou uma palhinha) aplicava meia gota por elo...

deixas de um dia para o outro e depois limpas o excesso com um trapo (que não deixe residuos) ou um papel de cozinha.
 

NULL

Well-Known Member
#13
Eu faltei às aulas de mecânica/manutenção aqui do fórum...

A manutenção da minha resume-se a aplicar um spray lubrificante da Pecol na corrente e cassete quando noto que a transmissão começa a fazer barulho... normalmente de 3 em 3 semanas... lavar é de 3 em 3 meses... :oops:

Tenho que investir algum tempo na manutenção! :rolleyes:
 

rkixa

Well-Known Member
#14
Já usei óleos da btwin e aquilo é essa jabardice que aí tens, depois passei a finish line vermelho e é o mesmo resultado um pouco melhor por fim já uso à muito tempo morgan blue dry wax e é 5* dura bastante e suja pouco, estou rendido à marca quando o que tiver acabar vou experimentar agora para o verão o race oil também morgan blue e comprar o degreaser para substituir o que uso da mucoff, já vi aquilo a funcionar num teste que fizeram à minha frente aqui numa loja e aquilo é excelente quase que nem precisas de esfregar e quase a metade do preço da mucoff!
 

pratoni

Well-Known Member
#16
Em spray para além da facilidade de aplicar em excesso corres o risco de ir parar óleo para a pista de travagem e nunca mais vais ter travões de jeito enquanto não voltares a limpar as pistas (aconselho álcool) e muito provavelmente terás de mudar os calços porque absorvem a gordura do óleo e deixam de funcionar a 100%.
 

pratoni

Well-Known Member
#17
Regra simples, uma gota em cada elo, fazer rodar bastante a corrente e ir mudando de velocidade de forma a passar em todos os carretos e pratos.

Assim espalhas algum eventual óleo a mais pela transmissão toda e verificas se as mudanças estão a 100% ou precisam de alguma afinação tudo numa só cajadada.
 

sidorio

Well-Known Member
#18
@ruilebs acho que me aconteceu a mesma coisa que a ti, coloquei óleo a mais e tenho a corrente toda preta!

Já agora vocês usam o wet lube só mesmo quando está a chover?
 

cutkiller

Well-Known Member
#19
Eu acho que foi óleo a mais e óleo de não muita qualidade...
Esse spray é porreiro para as "roldanas" mas pouquinho... Eu só o uso para isso.. Na corrente actualmente o morgan blue e antes tinha o da muc off..
A corrente vai acabar sempre por ficar preta.... Mas não fica tanto com um óleo decente e na quantidade certa! Como disse o @pratoni é um gota em cada elo, rodar a corrente em todos os carretos/pratos e no final absorver o excesso com um pano microfobras ou com papel de cozinha..

Em relação a wet lubes.... acho isso uma valente treta em estrada :D Eu só uso no BTT porque aí o nível de impurezas/esterco é muito superior :D
 
#20
spray lubrificante da Pecol na cassete
lavar é de 3 em 3 meses... :oops:
O Spray espalha por todo o lado, para os travões é uma porcaria
O oleo na cassete para quê??? Isso é só na corrente e se pode-se ser só dentro dos elos melhor, dentro dos elos onde tem fricção entre eles, onde estão os pinos

Quanto a lavagem posso dizer que a minha deve ter sido lavada uma vez num ano, acho que fez agora 1 ano, +/- 6000km, este inverno passou em casa no TT
De vez em quando passo o pano e já está, desde o MedioFondo da Arrábida, ainda não viu nada a não ser umas pedaladas