• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Cervelo R3 2013 vs Focus Cayo 2015

Dadupe

New Member
Olá a todos. Tenho a opção de comprar as seguintes bikes:

http://www.bikeradar.com/road/gear/...roduct/review-cervelo-r3-105-silver-14-48152/

R3 105 Silver
Brakes:Shimano 105
Cassette:FSA Gossamer 11-25
Cranks:FSA Gossamer 50/34
Fork:CarbonFrame
Material:CarbonFront
Tyre:Vittoria Rubino Pro slick 23c tyres
Handlebar:3T ErgonovaRear
Tyre:Vittoria Rubino Pro slick 23c tyres
Saddle:Selle Royal Seta
Shifters:Shimano 105
Stem:3T Arx
Weight (kg):8.14
Wheelset:Shimano R500

ou

http://www.focus-bikes.com/gb/en/bikes/2015/road/performance-cayo/cayo-70.html

Frame Cayo P2T Carbon
Fork Cayo P2T Carbon T4
Brakes Concept R540
Rear derailleur Shimano 105
Brake lever/Shifters Shimano 105
Crankset Shimano RS500
Gear ratio front: 52/36 rear: 11/28
Handlebar Concept EX
Stem Concept EX
Saddle Concept EX
Seatpost Concept EX NEW
Wheelset front/rear: Fulcrum WH-CEX 7.0
Tires Schwalbe Lugano
Front derailleur Shimano 105

Os preços ainda não os tenho muito precisos, mas como a cervelo é de 2013 ela está quase ao preço da Cayo.

Gosto de ambos os quadros, mas tenho várias questões. Nunca andei em nenhuma delas. Tenho neste momento uma Focus Culebro (alu) full ultegra com rodas fulcrum racing 5.

O Cervelo está desactualizado. É um quadro de 2013 e ainda por cima foi o último de vários anos daquela geração. O Cayo foi remodelado e tem pormenores excelentes. Cervelo é cervelo! :)

Estou indecido entre estas duas e acho o Cayo lindo, mas o Cervelo não se fica atrás.

Quanto ao equipamento, não estou muito preocupado, porque daqui a uns tempos compro umas rodas melhores e o resto do equipamento só mudo se não gostar.

Qual é a vossa opinião e porque?

Obrigado a todos os que perderem tempo a ler isto e a responder. Abraço
David
 

Morg

Well-Known Member
Cervelo é cervelo! :)

Depois desta afirmação acho que vais ficar sempre a pensar na cervelo.
A cervelo da foto é 58 por isso tem uma testa tão grande, não abona em termos estéticos.

Trocava a minha pela R3, pela cayo acho que não.

Sou suspeito porque adoro a cervelo, principalmente a R3, por ser acessível ao contrário da R5.
 

Dadupe

New Member
Sim eu reparei que é um 58. Vou comprar um 54.

Eu disse cervelo é cervelo, mas é um quadro da penúltima geração de 2013. Isso não abona no favor da cervelo. Esqueci-me de dizer que o cervelo tem garantia vitalícia e o Focus 5 anos de garantia.

Não sei mesmo qual irei comprar, mas quero que qualquer que seja a escolha que no fim de eu a ter esqueça completamente a rival. Tenho a dizer que gosto da Culebro e tenho em BTT uma Focus raven 29 que para mim é a melhor bike de BTT que tive e já tive muitas...
 

Morg

Well-Known Member
Pessoalmente a R3 fazia-me esquecer completamente a Focus, mesmo sendo a R3 geração anterior.

Vai depender da tua opinião pessoal em relação à estética.

Tenta ver a questão de outra forma, qual das duas ficavas com mais pena de não a ter?
 

gfrmartins

Well-Known Member
Só uma pergunta parva:

Se querias mesmo uma Cervelo e uma R3 mas estás com problemas com a desactualização do quadro, por que não esperas por um negocio de uma R3 do ano a seguir?

Ainda por cima se o negocio não é urgente e tens uma bike, porque não esperar e comprares uma que te encha mesmo as medidas em termos de Marca, Modelo e Ano?
 

ivan

New Member
eu comprei em 2013 uma S2 de 2008, com sram red, e devo de dizer que nao achei desatualizada na altura e agora tambem nao, talvez gostaria de ter 2x11V mas é a vida, a bike enche-me as medidas e gosto do esquema de cores dela, falam ou falavam mal da pintura da cervelo eu nao tenho nada a dizer, parece nova. compra a bike que gostes e o resto é dar ao pedal
 

Carlos Pereira

New Member
Viva,

Tens a certeza que esse quadro é de 2013?

Pelo que está escrito no site da bike radar, a bicicleta é de 2014.
Aliás em setembro comprei a cervelo r3 105 tal e qual como está na foto (apenas alterei as rodas e o selim) e comprei como sendo o modlo de 2014.

Ao fim de 4 meses e já com muitos kms, estou mais do que satisfeito com a escolha. Também estive dividido entre a cervelo e a focus e não estou mesmo nada arrependido da escolha.

Como dizes, cervelo é cervelo . .
 

Dadupe

New Member
O quadro é mesmo de 2013. Em 2014 o quadro passou a ter cabos a passar por dentro. Não sei se teve mais alterações, mas no mínimo foi essa...
 

Hetfield

Member
Boas,

Só te posso dizer que o quadro da R3 é muito mais bonito ao vivo que nas fotos. :)
Não sei se já tiveste oportunidade de o ver, mas um amigo meu tem um e quando o vi fiquei surpreendido. Seria a minha escolha.
 

g1zm0

Member
Daqui a uns tempos vais ter o ego muito mais inchado com uma Cervelo do que com a Focus :) isso também conta?? hehe
Falando a sério, eu optaria pela cervelo, por ser um quadro mais antigo não quer dizer que seja menos bom que a Focus e possivelmente até é ao contrario.
Daqui a uns tempos se decidires mudar de bike ou de quadro, uma cervelo irá valer mais que esse Focus.
 

ivan

New Member
Eu penso que com a R3 ficaras muito bem servido, é um quadro bem polivalente, ao contrario do meu S2 que aponta mais para a velocidade, o R3 é mais um all-rounder.
como dizem com a R3 vais ficar com um EGO que nem pelas portas vais passar, ao comprares compra é com as medidas que se ajustem bem ao teu corpo para depois nao investires muito em alteraçoes e nunca tirares proveito a 100% da bike
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Dadupe, este Nick não me é estranho:D, de outros lados com roda mais grossa!:)

Tenho uma Focus culebro de 2012 e já tem mais de 10000km, e estou satisfeito. Como sou poupadinho não penso tão cedo mudar para carbono, até porque lhe mudei as rodas e aquilo rola que é uma maravilha, e para quadro em alumínio até o considero bem confortável!

A bike está equipada com 105, com exepção do pedalerio que é FSA e da cassete (11-25, ultegra) e corrente também ultegra, que mudei por desgaste da anterior. Considero os manípulos 105 precisos q.b., por isso a nível de equipamento apesar de vires de ultegra não deves sentir muita diferença.

Quanto à bike deves comprar a que mais gostares. Tens que pensar que daqui a um ano ou dois, os dois quadros já estarão ultrapassados, mas sendo bons hoje não deixam de o ser amanhã;)
 

Dadupe

New Member
Ao nível de preço a cervelo vai ficar afinal em +300€ do que a Focus. Como disse ainda não é algo urgente.

Quero trocar pela minha Culebro não por estar descontente com ela, mas porque ela é um tamanho acima. Estou com um 56 e na altura era um bom negócio e não me importei. Mas agora acho que devo trocar pelo tamanho adequado. 54

As duas bikes estão na loja onde pretendo comprar, por isso já vi as duas. Só vou concretizar o negócio quando conseguir vender a minha Culebro. E parece-me que o negócio de usados está um bocado parado...

Quanto ao meu nick, já à anos que é Dadupe. Quer aqui, quer no forum btt quer no projectobtt. Talvez te tenha vendido alguma coisa fjsilva?
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Não me vendeste nada, mas já nos conhecemos desde projectobtt, e já andámos juntos. Sou de Coimbra.

Só falta convencermos o Marco a comprar uma fininha;)
 

Dadupe

New Member
Pratoni. Aceitam só que como precisam depois de a revender vou perder muito dinheiro. Prefiro tentar vender eu a bike.

fjsilva. Já sei quem és. Estou farto de tentar convencer o marco a comprar uma fina, mas ele prefere pedalar e não ir a lado nenhum (spinning)
 

Dadupe

New Member
A compra foi feita e comprei a Focus Cayo. Por razões de preço e estética e era a bike com que eu iria a ficar a pensar.

Mudei a grupo todo para ultegra com uma excepção. O pedaleiro. a bike é bb30 mas a shimano não tem. Só com adaptador que necessariamente vai perder alguma rigidez.

A minha questão agora é. Punham o pedaleiro ultegra com adaptador por questão de coerência estética ou escolhiam um pedaleiro bb30? Se sim que opções bb30 é que terei disponível no mercado?
 

nafr

New Member
Ola Boas!
Vai ver que nao se vai arrepender
Eu tambem estive com o mesmo dilema quando troquei a minha.
Tenho uma focus cayo de 2014 (comprei quase á um ano atras) e na altura na loja tambem tinha la duas bikes de marcas diferentes e de alta referencia mas de 2012 .
Tenho noçao que teria uma bicicleta de marca de «topo»(considero a focus uma exelente marca, mas esta é a minha opiniao) se fosse para uma das outras e o preço ate nem era assim muito superior.
Depois de muito ponderar e porque se quisermos fazer uma retoma, um ou mesmo mais importante argumento dos lojistas (falo por experiencia propria) é o ano do quadro.Pouco lhes interessa se esta equipada com ultegra ou mesmo dura ace so para dar exemplo.
Quanto á questao do pedaleiro, a minha esta equipada com ultegra di2 e o pedaleiro fiz questao que o mesmo fosse o ultegra.Teve que levar adaptador, mas ate ao momento nao tive o mais pequeno problema com isso e estou muito satisfeito com o pedaleiro.
So para terminar, quero dizer que esta é somente a opinião de quem tem um quadro igual e esta muito contente com o mesmo.

Abraço
 

Dadupe

New Member
Obrigado pelas opiniões. Uma das coisas que queria saber com este post era mesmo se alguém já tinha montadp ultegra
Sempre ajuda na decisão. ;)
 
Top