Caminha - Sagres

#1
Bom dia Ciclistas,

Bem, está na moda essa coisa dos desafios e chegou a minha vez.
Como a N2 já se está a tornar mítica, eu e um amigo pensamos em fazer Portugal de ponta a ponta mas pelo litoral.

Caminha -- -- -- > Sagres

Questiono se já alguém fez esta aventura? Algum conselho? Dicas? Track?

Abraços
Boas pedalas!
 
#4
O que nós precisamos é disso. Muito ventinho pelas costas hehe.

Um promenor importante que me esqueci de dizer. Vamos fazer em bicicleta de estrada e queríamos evitar tudo o que fosse estradas em terra.
 

RTC

Moderador
Staff member
#7
Delinear Caminha-Porto ( que não te posso agora ajudar)
Depois usar o track do Porto-Lisboa
Ir até Vila Franca, direito a Porto Salvo, Montijo-Setúbal.
Apanhar o barco para desenjoar.
Usar track Troia-Sagres
Chegar, comer um belo repasto e beber no mínimo 2 canecas de cerveja.
Saborear o momento...
:)
 
#10
Bem, vamos tentar fazer isto por partes.

Caminha - Porto: nós já conhecemos e já temos o trajecto delineado.
Porto - Lisboa: Já fomos varias vezes a Fátima e conhecemos ate á zona de Leiria.
Lisboa - Tróia: Não conhecemos mesmo nada.
Tróia - Sagre: Vamos seguir o track que costumam fazer naquelas tiradas de Verão.

Qual a vossa opinião a partir de Leiria?
Ir em direcção a Santarém, passar o Tejo, ir ate Setúbal e passar o de barco?

Já fiz um track no Garmin connect mas tenho algumas duvidas de se aqueles numero são realmente verdadeiros.
https://ibb.co/fQTJ4x8
 

antunesfilipee

Well-Known Member
#12
A partir de Leiria, esse track manda pelo IC2. Desaconselho. Mas mesmo muito. Muitos camiões, carros a mais de 100km/h, alguma estrada em mau estado, bermas com lixo...

Ou arranjava uma alternativa em direção a Santarém (como já referiste) ou ia por Fátima, metia uma velinha e seguia em direção à Golegã. Da Golegã a Alcochete é sempre plano (para compensar a súbida até Fátima :rolleyes:).
Ou então seguir mais junto à costa e passar de Lisboa para a margem sul por barco!

Basicamente, tudo menos o IC2!
 

antunesfilipee

Well-Known Member
#14
Do Pedrógão a São Martinho do Porto conheço e parece-me ótimo. A maior parte tem ciclovia (se pretenderem) e a estrada não está má. Por vezes há umas raízes a levantar o alcatrão mas não é muito.

O resto, até Lisboa, não posso opinar...
 
#15
Já fiz algumas vezes esse troço e é tranquilo, mas eu faria uma passagem por Fátima, Porto Mós / Fátima, Fátima / Monsanto e depois apanhar o track mais a frente em Rio Maior
 

Reis

Active Member
#17
Pois, tambem ja ouvi falar muito mal sobre a IC2.

Que dizem desta alternativa?
https://www.bikemap.net/en/r/6527296/#9.12/39.4251/-8.9218
Da tocha até ao Carriço aconselho continuar pela N109. Para além de ganharem tempo, pelo track que estou a ver passa por um bocado de estrada muito má a seguir a Ereira até ao moinho de almoxarife.

Na N109 têm algum trânsito conforme o horário mas as bermas são grandes, ainda na terça-feira a fiz sozinho e foi pacífico.

A seguir às duas pontes na Figueira da Foz, podem e devem optar pela antiga N109, Lavos, Paião, Marinha da Ondas, a estrada é melhor e a outra anda em obras.
 
#18
Depois de uma ida a Fátima a bom ritmo fiquei fã de longas distâncias. Vou acompanhar o tópico e talvez me junte á aventura. Depende da altura em que for feita ;)
Isto é um vicio tramado, só quem lá anda percebe

O pessoal anda mortinho para eu recuperar, eu também

Cheguei a sair de casa só para ir tirar uma foto a Évora, foi um dia bem passado a dar ao pedal
 

jcca

Well-Known Member
#19
É verdade. Acabei de encontrar.
Deixo aqui o link para quem for curioso

https://www.voudebicicleta.com/bicicleta/randonneur/portugal-na-vertical-2015-norte-a-sul/

e obrigado ;)
Obrigado pelo elogio @RTC (no dia que correr mal bem vais ter de empurrar:p)
@António Pinto falando do que conheço e da opinião que tenho do assunto.
Esqueço tudo a norte da D. Luís pq tu conheces e será sempre mais que eu.
Da D. Luís até à Gala (Figueira da Foz é essa a minha opção esse track)
Da Gala à Marinha das Ondas eu no final deste mês tenho troço para fazer vou sair da N109 (mt camião e mt esburacada) e vou experimentar fazer a a estrada por dentro de lavos é menos um km e o alcatrão é maravilha.
Após este troço vai depender do que vocês querem se é litoral, será atravessar ai a 109 (nem ao Carriço vou) e não mais voltar à 109 direito à estrada atlântica, Praia da Vieira, Nazaré, Caldas, Obidos, Atoguia da Baleia, Areia Branca, Porto Das Barcas, Maceira (do Vimeiro), Sta Rita, Sta. Cruz, Barril, Ericeira, Sintra,Cabo da Roca, Guincho Cascais, Oeiras, Algés Estação fluvial de Belém Trafaria...........
Se não é voltam à N109 e seguem esse percurso que tens até passarem Leiria (na Zona de leiria esse track tem uma aldrabice pois eles na zona do antigo AKI agora tem outro nome) eles teriam de subir 100m para ir à rotunda mas eles saltaram o separador que há aí).
Eles na rotunda da Azoia viram à esquerda e entram no IC2 eu não faria aí, iria em frente (mas tudo o que vou dizer dos próximos km se devem ao facto de morar cá na zona e conhecer mas o que foi feito nesse track acaba por ser o mais simples) e só entrava um km mais tarde, o IC2 Apesar de tudo o que possam dizer no percurso de Leiria ao Alto da Serra (Rio Maior), é uma estrada tão segura como qq outra, tem tráfego, mas tem bom alcatrão e boas bermas, mesmo o percurso da Venda das Raparigas que não tem berma é seguro, neste percurso poderia alterar alguma coisa na zona da Batalha, chegar à Batalha pela Golpilheira e subir pela ponte do Boutaca, mas o mais simples é IC2 sempre.
E faria o percurso deles até vila franca de Xira, por opção pessoal atravessaria o tejo em Vila Franca direito ao Porto Alto, Montijo e a partir daqui a malta da região que te explique o caminho do Montijo, Pinhal Novo, Palmela, Setúbal e Ferry para Tróia daí abaixo é seguir o percurso do Tróia Marisco que agora é muito mais giro com a ida a Santiago do Cacém do que a ida a Sines.
Boas pedaladas se precisares de track de alguma zona ou tiveres alguma questão envia mensagem privada.
 

jcca

Well-Known Member
#20
Da tocha até ao Carriço aconselho continuar pela N109. Para além de ganharem tempo, pelo track que estou a ver passa por um bocado de estrada muito má a seguir a Ereira até ao moinho de almoxarife.

Na N109 têm algum trânsito conforme o horário mas as bermas são grandes, ainda na terça-feira a fiz sozinho e foi pacífico.

A seguir às duas pontes na Figueira da Foz, podem e devem optar pela antiga N109, Lavos, Paião, Marinha da Ondas, a estrada é melhor e a outra anda em obras.
@Reis repara bem que dizes "da Tocha ao Carriço aconselho a continuar pela 109" ..... e em seguida dizes "..... podem e devem optar pela antiga 109 por lavos ......"
Isto é antes do Carriço e quem não conhece fica mt confuso......

E a N109 da Gala (dp das tais pontes que tu chamas na Figueira da Foz) ao Carriço tem bermas largas como tu dizes mas deve ser o pior alcatrão e as piores bermas em termos de piso da região toda.