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Caixas direcção (Problema)

Fevereiro

Member
De à uns dias para cá a minha caixa de direcção ganhou folga numa zona onde os paralelos estavam um pouco maus, e o método que costumo usar para resolver este tipo de problemas não está a servir.

A caixa é uma aerozine em aluminio e a forqueta é em carbono. O que acontece é que mesmo apertando a aranha fica uma folga de cerca de 0,5mm que se torna irritante ao andar pois de vez em quando surte um estalinho, se for em pé é mesmo tipo "trac trac"

Eu monto a caixa normalmente e no final costumo tirar a folga com a aranha, só que como esta coluna é em carbono tenho medo de apertar demais a aranha.

A caixa já verifiquei tudo e está como nova, não tem qualquer marca ou dano, não percebo mesmo o porquê disto acontecer.
Alguém me consegue dar uma ajudinha nisto?
 

jmv

Member
Sucede depois de algum uso, digamos que é o acamar da caixa e quando apertar a direcção na aranha já não ajuda para tirar a folga, só tens duas soluções: Cortar uns mm. no tubo de direcção, ou mais fácil, colocar uma anilha espaçadora com a espessura mínima suficiente para retirar a folga.
 

Burning Dogma

New Member
Nem mais, tens que ver se existe folga entre o topo das anilhas e o topo do tubo da forqueta, que deve estar uns 2mm abaixo do topo das anilhas. Só assim é possível apertar o parafuso da aranha e tirar a folga.
 

Fevereiro

Member
O problema não é do tubo de direcção, pois o mesmo está uns 4 mm abaixo do topo do avanço por isso não é problema.
Hoje de tarde desmontei a caixa peça a peça novamente. a ver se amanhã já não tenho esta porcaria de ruido :mad:
 

jmv

Member
Afinal tens folga que não consegues tirar ou ruído? A ser como dizes, a folga deveria desaparecer não tendo a caixa defeitos ou e tu não estares a montar algo ao contrário. Sobre os ruídos, se for mesmo só ruído põe um pouco de massa no exterior dos rolamentos e nos copos da caixa, já tive ruídos na de montanha e eram os rolamentos secos a bater nos copos, controla também cabos a roçar/bater, aperto dos parafusos avanço/guiador.
Quanto à coluna ser de carbono se apertares o suficiente e o necessário para tirar a folga não está a apertar de mais, com o carbono é preciso ter cuidado mas também não é tão maricas com o pintam.
 

Fevereiro

Member
Tenho uma folga muito pequena que reparei porque estava a fazer ruido, na altura pensei tudo bem, acamou, quando chegar a casa ajusto isto, mas já tentei ajustar 2 vezes hoje 3 e o ruido/folga ainda não tinha saido, vamos ver agora. Desta vez lubrifiquei bem os copos dos rolamentos.
Amanhã já vejo se resultou.
Obrigado
 

Fevereiro

Member
Ainda não consegui resolver o meu problema.
Saio de casa com a caixa apertada, mas depois durante as voltas vai ganhando folga. Já passei numa oficina e apertei com os N'm indicados e mesmo assim não está a dar.

Será que é a caixa que é de má qualidade? Pondero esta opção pois tenho ouvido falar mal de alguns componentes da Aerozine.

Com a anterior caixa n tive problemas nenhuns de folgas, mas também tinha aranha normal em coluna de direcção em alu.

Estranho é que não noto nada de anormal, parece-me mesmo falta de aperto.
Ah poderá ser de não estar a usar a massa para apertar componentes em carbono que os componentes "escorregam"????
 

duchene

Well-Known Member
Se tens a certeza que apertas tudo devidamente antes de sair de casa, julgo que o suspeito será o avanço. Isto porque, depois de tudo devidamente apertado ate podes tirar a tampa que o sistema mantém-se funcional. O avanço é que é o elemento agregador.

Verifica se não tem gorduras na zona de aperto, usa massa de carbono e se possível experimenta com outro avanço. De preferencia com rasgo inclinado ou anilha de compressão como os syntace.

Tens de ir eliminando as variáveis.

Não terá muito a ver mas, pelo menos a easton, aconselha a manter aproximadamente 1cm de tubo da forqueta de carbono acima do topo do avanço. Se tiveres espacadores em baixo, tenta passar para cima.
 

Fevereiro

Member
Obrigado pela ajuda!
O conselho de deixar alguns mm acima do vanço resultou perfetamente.
Finalmente a bike está completamente silenciosa de novo :D
 

sneijder

New Member
Decidi desenterrar este tópico pois assim não preciso abrir outro do mesmo tema... Pois bem a minha recém adquirida canyon ficou com uma folga enorme na forqueta que balança para a frente e para trás quanto travo com o travão da frente. Tenho tudo apertado como mandam os manuais e a folga mantém-se. A caixa de direcção é uma Acros ai70 i-lock que não usa aranhas nem expansores nem qualquer parafuso a prender o sistema de direcção. Alguém com experiência neste tipo de caixas que possa ajudar? Desde já obrigado.
 
Olá.

Estou com o mesmo problema nessa caixa de direção e não consigo resolver.
Faço tudo como indicam no site da canyon e nunca retiro a ligeira folga. Mesmo duas pessoas a ajustar, uma a pressionar o avanço sobre a forqueta e outro a apertar os parafusos não resulta. Depois o parafuso de baixo que deve funcionar como ajuste dá o aperto que me parece ser o necessário, mas continua sempre com ligeira folga.

Alguém com experiência neste tipo de caixa que possa ajudar?
 

sneijder

New Member
Hoje lá andei mais um pouco em volta do problema mas não consigo resolver, estou até com receio que seja problema da forqueta pois a caixa e os espaçadores ficam bem fixos e a folga mantém-se na parte de baixo do headtube junto ao travão da frente. :/
 
Hoje lá andei mais um pouco em volta do problema mas não consigo resolver, estou até com receio que seja problema da forqueta pois a caixa e os espaçadores ficam bem fixos e a folga mantém-se na parte de baixo do headtube junto ao travão da frente. :/
Está igualzinha à minha. Por isso não deve ser problema da forqueta, mas sim falta de aperto na caixa de direção.
 
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