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''Caixa'' para calços Campagnolo Record

RockShox

Member
Companheiros,

Na minha bike de estrada, tanto uso rodas com aro de alumínio, como de carbono (tipicamente em competição). A minha questão é, cada vez que troco de rodas troco também apenas calços, ou troco tudo? Pergunto isto porque tentei tirar os calços da dita ''caixinha'' (não sei o nome técnico LOL) e vi-me grego! Digam de vossa justiça!

Esta ''caixinha'' vende-se em separado ou apenas em conjunto com os calços?

Força nos cranks!
 

Janas

New Member
compra uns calços para carbono....da para usar nas de aluminio...nao precisas de mudar.....ate duram mais e nem fazem quase barulho...o problema é que sao mais caros.... rondam os 30€ o conjunto... se usares calços de carbono veras que duram o dobro ou o triplo ds outros....
 

Fevereiro

Member
Eu não uso rodas em carbono, mas segundo tenho visto convem usar mesmo dois sets, pistas de aluminio libertam sempre limalhas que se cravam nos calços. E calços com limalhas numas rodas de carbono deve ser "um vê se te avias" :)
Quanto ao mudar apenas a borracha penso não valer a pena, pois mais rapidamente se muda o calço completo.
Alguem me corrija se estiver errado.
 

RockShox

Member
Sim, eu tenho um set de calços para cada par de rodas. A minha questão era mesmo saber se a ''caixa'' de vende em separado, uma vez que os calços já os tenho. E creio que andar sempre a trocar apenas de calços, não da muito jeito.. É mais fácil trocar tudo. Se é que me fiz entender... lol
 

Janas

New Member
sim as ditas caixas vendem-se em separado....

mas no seguimento do que o Fevereiro disse, eu nunca reparei que aquilo liberta limalhas, isso acontecia quando usava das outras, pois aquilo parece lixa....ai sim libertava limalhas e quando chovia farece que se transformava em areia...

nestas que uso agora o unico problema é que quando a roda ta humida ou mesmo molhada aquilo nao agarra logo.... sem limpar primeiro nao trava....e ai tem de se ter cuidado....
 

Janas

New Member
qualquer loja de bicicletas vende.....aliaz ha mesmo essas caixas do proprio grupo... do 105 do ultegra do sram red.....por ai fora....mas claro ha as normais, dita marca branca....
 

consciouness

Active Member
Rockshox, nunca mas mesmo nunca, uses os mesmos calços quer para rodas em alumínio quer para carbono. Desfazias as rodas de carbono em pouco tempo.
Deixo aqui o código das cartridge para os travões campagnolo Record.
BR-SR040. É vendido como "spare parts", são 2+2, ou seja dois esquerdos e dois direitos. É este o código que deves procurar se quiseres original da Campagnolo.
Custa segundo a tabela de 2011 da Campagnolo: 86.20€.
Aconselho a teres muita paciência a procurar, mas não desistas...
Podes também optar pelos da marca BBB compatíveis com Campagnolo.
O código é o seguinte: BBS-22C. O preço ronda os 27.95€.
BBB arranjas mais facilmente.
De facto, é mais fácil fazer isto do que andar sempre a tirar e meter calços.
Depois diz alguma coisa.
 

ALNM

Member
Eu há muito que deixei de trocar de caixas. Uso os calços da Lightweight desenvolvidos pela Swisstop para aros de carbono mas poderem ser usados também no alumínio.
Proporcionam uma excelente modulação e travam bem tanto em seco como em molhado. Existem para caixas da Shimano e da Campagnolo.
 

ALNM

Member
Ainda não dei por isso. Mas também é verdade que esses calços são recomendados para os dois tipos de aros.
 

RockShox

Member
Ou seja, usas o mesmo set quer em roda de carbono quer em roda de alumínio? Onde se podem adquirir os calços? Não me custava muito trocar apenas os calços e manter as caixas... Mas confesso que não consigo tirar os calços das caixas Record...
 

Janas

New Member
eu uso isto, as amarelas......da para as duas rodas.....as de carbono e as de aluminio..... o que nunca se pode usar é os calços para aluminio nas de carbono...como ja referi as amarelas dao para as duas, mas nota-se quando se usam as de aluminio com chuva que enquanto nao limpa o local onde passa a borrachinha....sim porque aquilo é borracha, nao é a tipica lixa.....

http://www.swissstop.ch/road.aspx

eu comprei numa loja no casal do marco, aquilo é bom.....

quanto a tirar os calços nao te posso ajudar muito, as minhas sao SRAM RED, mas ja as tirei uma vez, tive de tirar um parafuso mas depois lembro-me que quando foi para puchar o calço para traz foi dificil, tive de usar um alicate para agarrar no calço....
 
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ALNM

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P.S.:quando eu coloquei esta resposta não tinha visto a do Janas. Acabamos por dizer o mesmo mas, de qualquer forma, aqui fica:

Também com os Super Record acontece isso. Por isso é que eu desisti de trocar calços e passei a usar sempre os mesmos. Além disso trocar caixas não é nada prático se estás constantemente a mudar de rodas.
O problema de usares os calços normais é que o calor gerado na travagem é dissipado com muito mais dificuldade nos aros de carbono o que pode causar estragos muito significativos. Em contrapartida, os calços próprios para aros de carbono gastam-se demasiado depressa no alumínio.

É provável que os fabricantes de rodas de carbono indiquem os calços que podem ser utilizados. Outros, como a Lightweight e a Zipp, por exemplo, desenvolveram calços para as suas rodas de carbono (em colaboração com a Swisstop e a Koolstop, respectivamente) que utilizam materiais apropriados para os revestimentos que utilizam na superfície de travagem.

Com isto quero dizer que não sei se os calços da Lightweight que eu uso (e que ao contrário dos restantes não usam cortiça mas uma borracha especifica) são os melhores para serem utilizados noutras marcas de rodas de carbono. Eu aconselho-te a que procures essa informação na tua marca de rodas. Ou que procures na informação técnica da Swisstop ou da Koolstop, por exemplo.

Mas há quem use os calços de cortiça da Bontrager sem problemas. Excepto que se gastam depressa no alumínio...
 
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