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BTWIN Triban 5 A 2013

jmmoreira

New Member
Eu tenho uma bicicleta igual mas no tamanho 51. So agora vi que as rodas sao tamanho 650!!! Ha pneus e camaras de ar para isso? Posso meter rodas 700?
 

Diogo112

New Member
A minha Btwin facet 7 é uma 57, eu só tenho 1,74m, reduzi o avanço de 120mm para 80mm, ficou bem mais confortável de pedalar, agora só me falta fazer um acerto na altura do guiador que está muito alto para o meu gosto, vou-lhe reduzir um anel espaçador para ver como me sinto.
 

pratoni

Well-Known Member
57 com um 1,74m?

Eu tenho 1,84m e tenho também uma btwin no tamanho 57 e achei-a comprida! Imagino tu....

Troquei também o avanço 110mm por um de 90mm.
 

insid3r

Member
Tenho um 57 mas meço 1,86. Só se o 'desenho' da facet 7 e a estrutura do Diogo realmente conduzirem a essa combinação, que não é muito normal.
 

Diogo112

New Member
De facto é um "pouco crescida" para mim, mas como era única foi por isso que a comprei, é certo que fiz alguns ajustes, logo o 1º foi o avanço, que era de 120mm e passou para 80mm, acerto da distância do selim face ao avanço rebaixamento da altura do guiador face à altura de fábrica.

Não me sinto mal em cima dela, mas num 54 estaria melhor, mas nesta 57, não necessito sequer de subir o selim.
 

insid3r

Member
Boas,

Venho 'refrescar' este tópico com mais feedback sobre a bicicleta e sobre a minha evolução neste desporto.
Já passou um ano desde que comecei a praticar ciclismo, foi basicamente desde que comprei a BTWIN, e não queria deixar passar esta data sem dar a minha opinião.

Em relação ao ciclista...
A evolução tem sido bastante notória, mais visivel por nunca ter praticado desporto, o que é normal nestes casos. Na altura que comprei a bicicleta, e talvez como incentivo psicologico para justificar os € gastos, propus me a fazer um evento longo (escolhi o Gêres GranFondo pela proximidade, mas na vertente MedioFondo). Treinar sozinho para este tipo de provas não era uma opção e quis o destino que eu conhecesse 3 pessoas excelentes que também se propunham ir ao Gerês: Vitor Laranjeira, Paulo Lobo e Nelson Ventura. O dia 6 de Abril de 2014 foi o dia 'primeiro':
- Primeiro volta com a PORTO Cycling Team
- Primeira volta a cima de 100km
- Primeira vez que alguém me empurrou pela serra (da Boneca) a cima porque eu já não tinha forças e só iamos a meio do percurso...
- Resumindo, primeiro empeno!

Entretanto o Gerês chegou e revelou-se uma excelente experiencia! Recomendo a todos que se estejam a iniciar a fazer o Gerês como primeiro evento. A atmosfera do Gerês tem qualquer coisa de especial e aliar isso a um evento desta dimensão proporciona um excelente fim de semana. Obviamente que qualquer um pode lá ir fazer o track, mas garanto-vos que não é a mesma coisa.

A PORTO Cycling Team tem vindo a crescer e cada pessoa que se junta enriquece o grupo de uma forma muito particular. Apesar de ainda sermos poucos temos conseguido atingir grandes objectivos. Recentemente, no 1º aniversário da equipa tivemos o Porto - Fátima com 4 elementos e à 2 meses atrás tivemos 7 elementos a participar no SkyRoad da Lousã.
O facto de me ter juntando a esta malta não só me ajudou a evoluir como também a conhecer/rolar com muita gente nova, alguns aqui do forum como o paradawt, pedrolobo7 (eu era sempre o ultimo no PIF Lado B) e, mais recentemente na "Volta da Posta", o zeni7.

O Strava também teve um papel importante, não só porque me levou até à PORTO Cycling Team mas também tem sido uma ferramenta essencial para registar a minha evolução. Não procuro KOMs, não saio a pensar em bater o tempo X ou Y, nem procuro competir, mas gosto de ir vendo como estou a evoluir, ainda que o melhorar um tempo por si só não queira dizer nada.

Em relação a bicicleta...
Para iniciantes, continuo com a certeza de que este modelo é o IDEAL para quem se está a iniciar nestas lides. A relação qualidade/preço é excelente (mesmo para o modelo deste ano, a BTWIN Triban 500) e possui aspectos interessantes para quem se está a iniciar como por exemplo não ter pedais de encaixe.
Durante este ano fiz alguns upgrades, o primeiro foi o selim optei pelo Selle Italia C2 Gel Flow com abertura central, o qual recomendo vivamente.
Mais tarde, em fim de Junho, comprei os pedais de encaixe, neste caso optei pelos Shimano SPD SL 540 e sapatos Shimano R078 SPD SL. A adaptação foi mais facil do que estava a pensar. Após fazer um bike fit decidi reduzir o avanço e comprei um Deda Zero1 de 80mm, já há muito tempo que achava que andava muito esticado, a opção foi reduzir 2cm e inverter o angulo do avanço. O último upgrade foram as rodas, aqui não foi tanto pela necessidade, foi mais pela oportunidade de negócio, a 'escolha' foram uma Shimano RS11 em segunda mão (~300Kms/3meses de uso). Têm um 'cantar' caracteristico e agradavel que as rodas BTWIN não têm e rolam muitissimo bem.

2w3cqhw.jpg


2ephq89.jpg


Resumindo, este primeiro ano foi de aprendizagem e cheio de novidades para mim. Espero que este testemunho vos seja útil de alguma forma, pois a bicicleta/o material é uma % muito pequena naquilo que o ciclismo nos pode trazer. A amizade e o companheirismo são os 'componentes' mais importantes para quem pratica estee desporto de forma amadora.

Vemo-nos por aí...
 

paradawt

Moderador
Gosto de ler quando existe transparência, humildade e sinceridade. Afinal isto é um fórum e não uma organização que visa volume de negócios e lucros.

Por isso, cada qual deve deixar a sua verdadeira experiência livre de qualquer tipo de parcialidade.

Já tive o privilégio de pedalar com o homem e o espirito neste grupo é do melhor que se vive.
 

crocodilo

New Member
Deixo também o meu feedback de iniciante sobre a Triban 500. Coloquei um selim igual a esse Selle Italia C2 Gel Flow, uns pedais Look Keo Classic 2, dois porta bidons (arranjei bidons grátis com uns frascos de Isostar) e um velocímetro Sigma. Para calibrar este, fiz vários trajectos com o Strava no telemóvel, e depois com uma regra de três simples acertei a medida da roda para que os totais de quilómetros batessem certo entre o GPS e o velocímetro (a medida correcta é inferior ao que o folheto do Sigma recomendava).

Em dois meses e meio já rolei 2000 kms, e não podia estar mais satisfeito. Ainda só tive um furo, o pneu é muito fácil de tirar e meter, embora já apresentem alguns buracos pequenos e tenha apanhado dois sustos de ter a roda traseira a fugir por ter panahado água na estrada. A travagem é muito pouco convincente, de facto, exige cuidado e antecipação.

Tenho 1,73m e comprei um quadro 54. É confortável e estável, mas se fosse um pouco mais pequeno não se perdia nada, acho eu.

Para finalizar, debaixo do selim levo uma bolsa de 0,4 lts da Decathlon com uma camara de ar, dois cartuchos de CO2, uma ferramenta e dois sacas. E uma fotocópia do BI com números de telemóvel para caso de acidente.

Como ando sempre sozinho, o Strava é fenomenal para manter a motivação. Nos passeios diários é uma alegria ver os PR a melhorarem, nos passeios longos (já fiz um com 109 kms) dá uma ideia muito boa. Complementei o telemóvel com uma fita cardíaca BTLE, só para garantir que me ando a esforçar na medida certa, mas regulo muito o esforço pela sensação física, já que não tenho acesso aos dados quando estou a rolar.

Agora, é tratar das pernas!
 

GMQ

Well-Known Member
Deixo também o meu feedback de iniciante sobre a Triban 500. Coloquei um selim igual a esse Selle Italia C2 Gel Flow, uns pedais Look Keo Classic 2, dois porta bidons (arranjei bidons grátis com uns frascos de Isostar) e um velocímetro Sigma. Para calibrar este, fiz vários trajectos com o Strava no telemóvel, e depois com uma regra de três simples acertei a medida da roda para que os totais de quilómetros batessem certo entre o GPS e o velocímetro (a medida correcta é inferior ao que o folheto do Sigma recomendava).

Em dois meses e meio já rolei 2000 kms, e não podia estar mais satisfeito. Ainda só tive um furo, o pneu é muito fácil de tirar e meter, embora já apresentem alguns buracos pequenos e tenha apanhado dois sustos de ter a roda traseira a fugir por ter panahado água na estrada. A travagem é muito pouco convincente, de facto, exige cuidado e antecipação.

Tenho 1,73m e comprei um quadro 54. É confortável e estável, mas se fosse um pouco mais pequeno não se perdia nada, acho eu.

Para finalizar, debaixo do selim levo uma bolsa de 0,4 lts da Decathlon com uma camara de ar, dois cartuchos de CO2, uma ferramenta e dois sacas. E uma fotocópia do BI com números de telemóvel para caso de acidente.

Como ando sempre sozinho, o Strava é fenomenal para manter a motivação. Nos passeios diários é uma alegria ver os PR a melhorarem, nos passeios longos (já fiz um com 109 kms) dá uma ideia muito boa. Complementei o telemóvel com uma fita cardíaca BTLE, só para garantir que me ando a esforçar na medida certa, mas regulo muito o esforço pela sensação física, já que não tenho acesso aos dados quando estou a rolar.

Agora, é tratar das pernas!
É preciso ter é força de vontade. Podias ter comprado um daqueles relógios que leêm os batimentos cardiacos. Na decathlon têm e são bem baratos. Por vezes até existem promos no aldi e lidl com os ditos relógios. Assim tinhas leituras imediatas.

Boas pedaladas
 

prats

New Member
Tambem estou a pensar em comprar uma triban, talvez a 300 ou a 500 deste ano. Estou a pensar comprar uns pedais shimano e uma sapatos tb shimano. Ha alguma coisa que valha mesmo a pena mudar na bicicleta. Vejo que voces mudaram o selim. O que vem e desconfortavel?
 

insid3r

Member
Boa desenterraram o meu tópico! :D

@crocodilo
O espirito é esse! Continua com as boas pedalas e mete kms nessa máquina!

@prats
Recomendaria a Triban 500 uma vez que o grupo Shimano Sora é mais fiavel que o Microshift da Triban 300. Digamos que a longo prazo deverás ter menos problemas.
Em relação a upgrades, o selim foi escolha pessoal não quer dizer que o original fosse desconfortavel. A abertura central do Selle Italia C2 Gel Flow (e similares) previne lesões naquela zona (vê aqui a explicação com um esqueleto: https://www.youtube.com/watch?v=hI9BPAnABBU).
As rodas diria que são um dos upgrades mais importantes que fiz à bike...as que vieram não eram más mas Shimano é Shimano. O feedback que posso dar é que resistem mais (menos empenos e menos afinações) e rolam melhor também.

Já agora vou aproveitar para actualizar este tópico, este fim de semana levei a minha BTWIN a cumprir o objectivo de 2015, ir aos pirinéus para participar no Quebrantahuesos 2015 (200km com 3600AC+):


Como houve tempo e pernas, no dia a seguir fizemos o assalto ao Col du Tourmalet pelo Col d'Aspin:
tTqShY9l.jpg


O relato completo da experiencia vai aparecer no tópico da PORTO Cycling Team e no nosso facebook!
 

prats

New Member
Pois mas a triban 500 que estava a pensar comprar tb nao tem esse grupo. Essa 500 que tens é o modelo a seguir e é um pouco mais caro e se calhar ja não consigo comprar! Ainda queria adquirir uns pedais e uns sapatos, tudo por 500 euros máximo! As rodas verei talvez mais tarde. Tenho de ver bem :) boas pedaladas
 

GMQ

Well-Known Member
E não é necessário ter uma máquina xpto para o fazer. Põe lá esse relato para a malta partilhar a experiência.
 

insid3r

Member
@prats
A minha é a primeira, ainda é "Triban 5" e não "Triban 500". Mas sim eles lá pelo meio fizeram umas trocas e deixou de ser grupo totalmente Shimano Sora e agora a 500 até é Microshift.
No site têm várias versões da 500, o que confunde, mas a maior parte são de 2014. Tens aqui a lista dos novos modelos: https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd....7_10152970035906649_4297428208862140607_o.jpg

@Morg
Obrigado Morg...haja vontade! :D

@GMQ
Está no forno, talvez amanhã :D
 

prats

New Member
Aconselhavas então a 500 SE em relaçao a 500 normal? Uma curiosidade que tenho é como o pessoal que tem tribans compara essas bicicletas aos modelos por exemplos speedster da scott? É muito diferente? Pelo preço compensa a diferença?
 

insid3r

Member
@prats
Essa é a velha discussão. Obviamente que a Scott,Specialized, Trek, Cannondale,etc. são marcas mais conceitualizadas e que investem mais em I&D dos seus quadros e designs o que é refletido no preço mais elevado. Mas no fim vais ver que em passeios de fim de semana o ganho é marginal. Se procuras uma bike para competir, nem que seja em 'Granfondos' amadores, aí sim terás que aumentar o orçamento e ir para uma dessas marcas.
O essencial é definir um orçamento e comprar a bicicleta com a melhor relação qualidade/preço do mercado por esse preço o resto são...pernas!
Para baixos orçamentos a BTWIN têm ofertas mais interessantes que as outras marcas visto que também não pagas tanto o "valor da Marca", obviamente que, sendo uma discussão que aparece muitas vezes, ouvirás muitos a dizer que BTWIN/Berg são marcas de 'supermercado' e que a marca X e/ou Y é melhor. No final de contas o que vale é o que cada um pode e quer gastar num desporto que é muito caro.
Em relação à tua pergunta em concreto, a Triban 500 parece melhor (uma vez que a SE tem componentes Microshift), se bem que dúvido que ainda encontres stock ambos os modelos. Se quiseres esticar o orçamento vai para a 520.

@edununo
Obrigado! Foi épico!
 
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