Ok Carlos aqui vai uma breve descrição da experiencia que tenho tido...
Hoje finalmente fiz os meus primeiros 1000 kms com a minha companheira (de muitos, espero
)!
Infelizmente devido a uma lesão de há vários meses que tem vindo a atrapalhar os treinos não consigo andar tanto quanto queria, mas devagar vou fazendo o meu progresso.
A Triban continua a corresponder às minha expectativas, a unica coisa que acontece de tempos em tempos é desafinar o desviador dianteiro, afinei-o na 1a revisão grátis da Decathlon - e bem precisava, no prato maior ficava a "moer" - e se na altura a coisa ficou impecável, agora já está a precisar de nova afinação. Também já por 2 vezes saltou-me a corrente quando troco do prato 39 para 30. Não é nada de mais, paro e resolve-se a situação em 2 minutos, mas tenho de sujar as mãos e com pedais de encaixe se não percebermos rapidamente que estamos a pedalar "em vazio", corre-se o risco de cair, ao parar.
Penso que esta desafinação seja relativamente normal, mas também imagino que um grupo melhor provavelmente aguenta-se melhor sem tanta afinação... não tenho grande base de comparação, já que é a 1a bicicleta de estrada que tenho.
A nível de performance, dinamicamente, em descidas não sinto qualquer insegurança, é estável q.b., e a rolar em plano consegue-se manter uma média engraçada sem grandes esforços. Provavelmente aí as rodas pesadas não "chateiam" tanto, até ajudando com a inércia rotacional.
Já a subir, a história é outra. Penso que possa dizer que não é o seu forte, aquelas rodas estragam tudo. É mesmo um upgrade que merece ser feito nesta bicicleta. Mas pronto, tem o prato 30, que para quem se está a iniciar, e quando as pernas começam a "dizer que não"
ajuda e muito, vai-se devagar, mas segue-se!
Realmente tenho reparado, que quando saio de manhã e levo os 2 bidons cheios, estamos a falar ali de mais de 1 kg, e nota-se bem. Há muitos artigos que já li que referem que para um iniciado, mais peso menos peso não se notará muito, mas pelo menos eu fazer uma subida jeitosa com e sem os bidóns cheios noto... ou então pode ser só psicológico hehe
O upgrade para os pedais de encaixe foi brutal, realmente agora percebo porque é que dizem que quem experimenta nunca mais quer saber de outra coisa. O conforto e eficácia são outros. E estamos a falar de uns pedais e sapatos de BTT, que embora tenham uma sola já rija, não têm nada a ver com setups dedicados para estrada... mas haja tempo e saúde.
Em relação ao selim, embora não seja um "sofá", é melhor que o de origem. O de origem é muito rijo. Pelo menos com este chego ao final de 2 horas e, com algumas mudanças de posição e jeitos, pouco me chateia, não compromete o treino.
Nos ultimos treinos que tenho feito também reparo que a nível de pressão de pneus, embora nos próprios pneus venha indicado que a pressão recomendada sejam 7 bar, prefiro rolar com um bocado menos de pressão. Com 7 bar, nas irregularidades, a bicicleta salta bastante e nas rotundas ou curvas à minima gravilha já senti a frente a fugir uns centimetros e não é agradável. Passadas umas semanas, conforme os pneus vão perdendo pressão (é normal) sinto que fica mais suave.
Se tiveres uma duvida em especifico não hesites, ajudo no que puder!