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B'twin triban 3 - Balanço dos primeiros 5000 km

Dono do asfalto

New Member
Olá pessoal, tasse bem? Têm devorado as estradas? Olhem que elas gostam:):)

Abri este tópico para partilhar convosco como tem sido o comportamento da minha "bakana" que rola comigo há sensivelmente 10 meses.

Como muitos sabem, adquiri no início do corrente ano uma b'twin triban 3. Apesar de se tratar uma das bicicletas mais baratas do mercado, posso-vos dizer que são mais os pontos positivos que negativos a dar.

De origem, veio:

Quadro em alumínio
Garfo em carbono
Grupo shimano 2300 3x8 V (pedaleira 50/39/30 e cassete 12/25)
Desviador traseiro shimano 2300
desviador dianteiro shimano sora
Travões b'twin
Rodas b'twin sport
Pneus b'twin
avanço B'twin
Guiador e fitas - não sei mas devem ser b'twin
Pedais com estribos
etc.

Apesar de vir com pedais e estribos, considerei positivo para mim pois nunca tinha andado numa fininha. Habituar-me a uma nova posição de condução era a prioridade. Após meia dúzia de voltas (a adaptação à bike foi fácil) e também por aconselhamento de pessoal mais experiente que eu, lá tive que fazer o meu primeiro upgrade, que foi colocar uns pedais de encaixe shimano A530, compatíveis com o calçado que já tinha. Bem a diferença foi brutal tanto no conforto como no desempenho...fiquei rendido!!! Os treinos sucederam-se semana após semana, uns de 50, 60 70,80,90, 100, 120...conforme o planeado e o trajeto escolhido até que comecei a notar algum desconforto ao nível do selim principalmente nas voltas acima de 70 km. Lá tive de fazer um novo upgrade e substitui por um selle italia shiver xc flow que é muito mais confortável e permite-me fazer voltas maiores. Até à data foram estes upgrades.
Quanto ao comportamento da bike, no geral não podia estar mais contente. É bastante rubusta, ágil, bom comportamento a rolar e a descer. Quanto a subidas, aí sim a porca torce o rabo, pois além de não ser propriamente um trepador, os cerca de 10 kg da bike também não ajudam, valendo para isso o prato 30 da pedaleira que em situações mais complicadas já me salvou...antes ir a 10-15km/h, que ficar empenado, é o meu lema:):).
O selim de origem foi o único ponto que achei negativo
Quanto às rodas, de facto são um pouco pesadas mas no geral cumprem o seu papel e além disso só tive 2 empenos o que não é assim tão mau.
Podia de facto trocar por umas melhores, mas pergunto eu:

Para quê gastar dinheiro numas rodas melhores e mais leves (em que algumas delas custam quase o preço da bicicleta)?

Para melhorar a média 1 ou 2 km? Ser 5 ou 10 minutos mais rápido?

Para mim não vale a pena pois faço ciclismo por prazer e os meus objetivos principais em cada volta é cumprir o trajeto planeado, não ter problemas com a bike e não ter problemas com automobilistas. No entanto também não escondo que gosto de umas picardias saudáveis e que se consigo ir a 35 km/h não vou baixar para os 25 km/h.

Tendo em conta a bike e seus periféricos, quem dá 400 eur não pode exigir mais, pois uma pessoa tem aquilo que paga. Mas ainda assim estou contente com o que tenho, pois nunca me deu problemas e para onde quer que eu vá ela diz sempre presente.

Agora perguntam-me vocês, não estás a pensar daqui a um tempo ter outra melhor?

Eu respondo: Um dia hei-de ter uma melhor, mas não para já pois o que ela está a pedir são mais 5000 km no lombo:):)

Boas pedaladas e devorem as estradas, porque elas gostam:):)
 

faria55

Member
Vai continuando a dar feedback mister dono do asfalto :)
Como sabes também vou em breve comprar uma T3(branca) e espero que também não me dê problemas e não sejam necessários grandes upgrades... Abraço
 

Pinho_Helis

New Member
Olá,
realmente a qualidade dos componentes, etc, depende da utilização. Quem fala numas rodas melhores não está "errado", poderá estar a pensar em ter uma performance melhor, mas para quem não tem quaisquer objetivos competitivos, realmente estas bicicletas são mais do que boas. Boas pedaladas.
 

Dono do asfalto

New Member
Boas Faria55, não te sei dizer ao certo quanto pesam as rodas, mas são pesadotas e a subir nota-se um pouco (se bem que agora noto menos pois já tenho "mais pernas" que quando comecei). Vais comprar a branquinha T3? Espero que disfrutes tanto como eu;) Um aparte, nos primeiros km certamente que vais notar algum ruido e desafinação nas passagens de mudanças, bem como travagens deficientes. Não te preocupes com isso pois é normal acontecer com as bikes novas...leva tempo até o material acamar (é como comprares um carro novo, tens de fazer a rodagem para depois ficar no ponto). A minha está farta de andar e até à data nada de problemas. E a Decathlon tem um serviço pos venda muito bom, estou contente com eles. Abraço e boas pedaladas;)
 

Dono do asfalto

New Member
Faria, também passei a usar pneus Houtchinson equinox2, foi-me recomendado pelo pessoal da decathlon. Torci o nariz ao início pois eram dos mais baratos que lá estavam, além de ter ouvido muitas criticas negativas aqui em relação aos mesmos. Ainda assim arrisquei e nada arrependido. São muito bons, rolam bem e são resistentes. Aliás a tua T3 vem equipada já com esses pneus, penso eu;)
 

faria55

Member
Faria, também passei a usar pneus Houtchinson equinox2, foi-me recomendado pelo pessoal da decathlon. Torci o nariz ao início pois eram dos mais baratos que lá estavam, além de ter ouvido muitas criticas negativas aqui em relação aos mesmos. Ainda assim arrisquei e nada arrependido. São muito bons, rolam bem e são resistentes. Aliás a tua T3 vem equipada já com esses pneus, penso eu;)

Ainda bem então :) Ainda não comprei a bike... A ver se consigo comprar dentro de 1 mês. Tmbém não tou a pensar fazer alterações num futuro próximo. O único que quero alterar são aqueles cobre-manetes pois não gosto daquela cor...
Boas pedaladas :D
 

faria55

Member
E sim estive a confirmar já vem com esses pneus. Sendo assim, fixe! A malta quer é pneus resistentes para não ter muitas dores de cabeça :D
Abrço
 
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