• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bottom Bracket GXP

Cancellara

New Member
Caros foristas, preciso de ajuda.

Comprei na net uma pedaleira SRAM Red GXP sem bb (rolamentos). Estava convencido que o bb que cá tenho (integrado standard, "tipo Shimano") serviria. Acontece que não serve (asno - viesses perguntar antes de comprar).

O eixo das pedaleiras GXP, apesar de ter comprimento standard, tem, no entanto, a zona das estrias - onde encaixa o braço oposto aos pratos - mais comprida que nas pedaleiras Shimano (por ex.). Nessas, a tal zona fica toda fora do bb, na GXP não, parte fica de fora e o resto assenta no rolamento desse lado. E aqui é que está o meu problema, como essa zona é mais estreita que o resto do eixo - e os meus rolamentos têm os dois o mesmo diâmetro interno - a pedaleira fica folgada desse lado. Ou seja, preciso de um bb GXP.

A minha questão é, serve qualquer GXP (desde que tenha a rosca certa, claro)?
Este, por exemplo? Ou este?


Outra questão, experimentei aparafusar o braço da pedaleira, mesmo assim, mas aquilo precisa duma força "descomunal" - não, não está a entrar encavalitada - isto é normal?


Que me dizem?

Miguel N. aka Cancellara
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Bom dia Miguel,

De facto podias ter perguntado, tens aqui um utilizador convicto da Truvativ Stylo OCT em BTT e quando é preciso comprar movimentos pedaleiros já sei o que a casa gasta. :D

Quanto à compatibilidade, qualquer BB GXP serve, sendo que eu uso o mesmo na pedaleira Truvativ Elita de estrada que tenho na Decathlon e na Truvativ de BTT.

Se não quiseres estar à espera podes ver na regiabike aqui ao lado se eles têm os movimentos pedaleiros da Token com o kit de adaptação para GXP. Sempre evitas os portes e com sorte o Nuno tem lá um em vermelho para dar um toque XPTO à montagem.
 

Cancellara

New Member
Obrigado, André.
Eu, leigo que sou, nem conhecia esta variante. As minhas biclas tiveram "sempre" o Hollowtech II. Inclusive, quando o bb xt da btt gripou, meti-lhe um 105 que tinha saído da fininha :p

Antes de comprar fiz uma pesquisa básica por bb gxp e pareceram-me iguais.


Vou tentar falar com ele, então.

Edit: Vi lá no site que têm o kit de adaptação para GXP à venda em separado. Por €4,5 já faço a festa :D
Já tinha "o toque XPTO" pois o meu bb é muito idêntico ao vermelho da Token ;)
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Aproveito este tópico para perguntar uma coisa: eu tenho uma Truvativ Elita com o mesmo BB (GXP). É preciso alguma chave especial para remover do quadro as "tampas" onde estão os rolamentos? Ou é uma chave geral que dê para Shimano/Sram/Campagnolo?
 

duchene

Well-Known Member
A chave é a mesma para os movimentos shimano hollowtech II.

Coloca duas voltas de fita isoladora à volta das estrias para que a chave não marque o movimento pedaleiro ao remover e ao apertar.

Na de estrada normalmente não há problema em remover porque não colam, mas se estiver teimoso, aperta o movimento num torno e roda o quadro como se fosse a chave.
 

Cancellara

New Member
EDIT: Mensagem fora de tempo


...



Aproveito para voltar a perguntar aquilo do aperto:

É normal ser necessária muita força para apertar o parafuso do crank?
Infelizmente não tenho chave dinamométrica para quantificar, com alguma precisão, essa força. No parafuso tem lá marcado algo como 15-20 Nm (salvo erro)
 
Last edited:
Top