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Bike de estrada/cicloturismo

Jose partido

New Member
Boas

Estou a considerar investir na

http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-540fb-id_8322798.html

Ou no modelo abaixo, se bem que a nível de componentes e estetica prefiro a 540.

O que eu gostava de saber era a vossa opiniao quanto ao tamanho (tenho 1.76 e flexibilidade nenhuma!) Mas essencialmente quanto ao volante. Sei que ha quem prefira o volante curvo para cicloturismo, mas ja tendo feito duas viagens, nao me parece q essa posiçao seja para mim, nem para ver as vistas... qual a vossa opiniao sobre estas bikes com volante normal como o modelo q postei.

De resto a bike sera para fazer preparaçao fisica pela ilha das flores, antes de a meter no aviao e ir passear mais a serio..

Nao queria gastar mais de 500 euros, s possivel menos, aceitam-se sugestoes... esta sera a mha primeira road bike. As outras viagens foram feitas c btt 29", agr queria algo mais leve...

Boas pedaladas
 

pratoni

Well-Known Member
Com o guiador curvo também consegues ir com as mãos em cima como nessa. Aproveita que a decathlon deixa experimentar por 48 horas e experimenta a com guiador de estrada a ver se te adaptas ou não .

Aí tiras as dúvidas quanto ao modelo. Se fores para a com guiador de estrada aconselho a 540 já com 11 velocidades. Se o orçamento não chegar vê a 520.

Caso queiras mesmo o guiador recto essa parece ser uma boa opção.
 

0013

New Member
Qual é a tua altura de pernas?
Em termos de tamanho aconselho-te a experimentar um M. Será o ponto de partida para a tua altura considerando que tenhas as pernas dentro da média da população. Com um quadro mais pequeno corres o risco de os joelhos ultrapassarem o eixo do pedal quando tens a pedaleira na posição das 2h o que te vai forçar e provocar dores ao fim de 15/20 minutos. Claro que isto depende sempre da tua altura de pernas.
Quanto ao guiador curvo, este pode trazer várias vantagens dependendo do tipo de andamento que faças. Consegues ter 1 posição mais aerodinâmica que começa a ser muito relevante a partir +/- dos 20km/h e consegues ter 1 posição diferente para subir em pé. Desvantagem, para alem do preço, é se quiseres andar na posição mais relaxada (como no btt) em que os ombros vão ficar forçados para dentro.

A diferença entre 10v e 11v é muitas vezes teres acesso ao carreto de 11t que te dá mais velocidade de ponta.
 

edununo

Well-Known Member
O que não faltam são cassetes de 10v com carreto de 11t e cassetes de 11v com o carreto menor de 12t por exemplo.
Acho que não é por aí.
 

Carolina

Well-Known Member
um M para 1.76m e má flexibilidade acho que vai dar mau resultado. quanto muito que experimente o XS e o S.

o meu irmão tem 1.74m e quando fez pre-bikefit o tamanho aconselhado para a ultra 700 foi o XS. o lgass tem 1.80 (ou coisa que o valha), tem um M e mesmo assim está no limite do aceitável.

a questão do joelho/eixo do pedal é algo que se resolve com a troca do espigão, no caso de ser necessário.
 

lgass

Well-Known Member
reduzi o avanço para 90mm. e tenho trabalhado forte na flexibilidade... se fosse hoje tinha o S
 

0013

New Member
O que não faltam são cassetes de 10v com carreto de 11t e cassetes de 11v com o carreto menor de 12t por exemplo.
Acho que não é por aí.
Cassetes de 9v com carreto de 11 não tem o de 28. Normalmente é essa a opção que se faz. Como o user parece novo na modalidade acho que a utilidade de poder ter 1 mudança mais leve é bastante superior ao poder ter um pouco mais de velocidade máxima.
Existem sim cassetes de 10 com essas características, resume-se ao mesmo que lhe disse mas ai vai-se até ao 32. 1 coisa é certa, essas cassetes não são as que os fabricantes escolhem para meter nas bikes que vendem ao público, dai estar a tentar ser o mais prático com a informação que dou ao user.

Carolina, o M neste caso penso que tem sentido porque o guiador é recto. Acaba-se por se ter 1 posição de condução muito mais relaxada e semelhante a BTT que a estrada. Quanto a essa questão do eixo do pedal resolve-se comprando 1 espigão com recuo sim, mas quanto é que esse custa? Não me parece que tenha muito sentido o user ir dar uma boa percentagem do que quer gastar com a bike num espigão para ela lhe servir... Mais facilmente compra o tamanho maior para resolver o problema e gasta depois 15€ num avanço mais curso caso sinta que não tem flexibilidade nas costas. Sim porque ainda nem sabemos se o problema é flexibilidade em todo o corpo ou em apenas algumas zonas.
 

Jose partido

New Member
um M para 1.76m e má flexibilidade acho que vai dar mau resultado. quanto muito que experimente o XS e o S.

o meu irmão tem 1.74m e quando fez pre-bikefit o tamanho aconselhado para a ultra 700 foi o XS. o lgass tem 1.80 (ou coisa que o valha), tem um M e mesmo assim está no limite do aceitável.

a questão do joelho/eixo do pedal é algo que se resolve com a troca do espigão, no caso de ser necessário.

Estou a ver q vou ter mesmo q ir à decathlon fazer o teste, o q é complicado pq nos açores so ha em sao miguel, e nao sou de la.

Lembrem-se so q em principio é com o guiador direito, logo a posiçao nao é tao agressiva. A aerodinamica nao me interessa, precisobde uma bike leve para ir cmg num passeio de 2/3 semanas...

Ja agora, se souberem de algum saco protector de bikes barato agradecia. Na ultima viagem parti um dos travoes. Desta vez vou ter de investir numa melhor proteccao pra mha menina...
 

Carolina

Well-Known Member
1 espigão são 20-30 euros.

A unica diferença entre aquela bike e os outros modelos é só mesmo o guiador, os quadros são iguais. Mesmo que o guiador acabe por ficar numa posição mais alta, ele deve ficar demasiado esticado. O M parece-me exagerado. Um S ainda acredito que se sinta confortável.
 

0013

New Member
Se é para fazer km com calma, aproveitar a paisagem e no dia seguinte estar pronto para mais acho que o melhor é mesmo optar por um guiador recto. Quanto ao tamanho só lhe posso ajudar mais se souber a sua altura de pernas (inseam). Porque se tiver 1 tronco grande e pernas pequenas convem a bike ser grande para não ter 1 posição de pedalar completamente direita. Se for o contrário já se deve jogar com 1 quadro mais pequeno, 1 espigão de selim grande e puxar o banco para traz.

1 bike dessas tem o guiador mais alto e mais recuado face aos guiadores normais de estrada (faz muita diferença na parte das costas que é onde muitas pessoas têm aversão aqui pelo que parece). Já 1 espigão com recuo grande (não aqueles que são ligeiramente recuados) é muito mais caro que isso.

Espero ter conseguido ajudar mais do que confundir
 

Jose partido

New Member
Se é para fazer km com calma, aproveitar a paisagem e no dia seguinte estar pronto para mais acho que o melhor é mesmo optar por um guiador recto. Quanto ao tamanho só lhe posso ajudar mais se souber a sua altura de pernas (inseam). Porque se tiver 1 tronco grande e pernas pequenas convem a bike ser grande para não ter 1 posição de pedalar completamente direita. Se for o contrário já se deve jogar com 1 quadro mais pequeno, 1 espigão de selim grande e puxar o banco para traz.

1 bike dessas tem o guiador mais alto e mais recuado face aos guiadores normais de estrada (faz muita diferença na parte das costas que é onde muitas pessoas têm aversão aqui pelo que parece). Já 1 espigão com recuo grande (não aqueles que são ligeiramente recuados) é muito mais caro que isso.

Espero ter conseguido ajudar mais do que confundir

Sim, muito obrigado

Comprimento de pernas 81-82cm

O guiador sera direito isso ta decidido.. pelas diferenças de componentes entre a 420 e a 440 parece-me q se justifica a diferença de preço. E como vai ser uma bike pra fazer muitos km, um bom desviador e material de qualidade é preciso...

Agr vou ao google saber se tenho pernas grandes ou nao...
 
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