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Bike de ciclocross até 1000€

MigC77

Well-Known Member
Antes de mais acho que não se devem misturar conceitos… Neste post já se falaram de conceitos e modelos diferentes: ciclocross (CX), gravel/adventure ou btt são tudo coisa distintas. Em termos de geometria há diferenças entre uma CX e uma Gravel.

Pegando nos exemplos que foram mencionados, a Colnago do grouk é de CX, a GT Grade enquadra-se no conceito de gravel, assim como a Spec Diverge, a Giant Revolt, etc…

Agora é assim, convém ter bem definido aquilo que se pretende fazer com a bicicleta e que percentagem de “off-road” é que se vai efectivamente fazer e também muito importante por que tipo de piso é que se vai passar. E acima de tudo acho que é importante experimentar-se uma bicicleta desse género em diferentes tipos de pisos para ter a noção das sensações e daquilo que se pode fazer com estas bicicletas.

Isto agora é uma moda e conheço muito boa gente que embarcou nisto e depois… ah e tal é porreiro mas…

Eu incluido! Passo a explicar. No ano passado gastei bom dinheiro a fazer uma montagem à medida num quadro OPEN U.P. com 3 sets de rodas com pneus diferentes para poder passar por quase qualquer sítio. Na prática esta bicicleta passa por todo o lado, sobretudo com as rodas 27,5’’ e pneus 2,1’’. É uma bicicleta divertida, é diferente…MAS… pessoalmente para off-road prefiro de longe uma btt HT com roda 29’’…

Em conclusão a minha opinião é a seguinte, se pudesse ter apenas uma bicicleta e pretendesse andar por diferentes pisos optava por uma gravel/adventure, com transmissão 2x, travões de discos e dois sets de rodas: uns para estrada e outros mais para offroad.

@lgass, não trocaria a tua btt por uma CX ou Gravel… No inverno ou em qualquer estação em dias de chuva evito andar de bicicleta na estrada. Se andar, é fora da estrada. A razão prende-se acima de tudo com os outros veículos que circulam na estrada. Deve-se ao facto duma grande maioria dos condutores guiarem exactamente da mesma forma em seco ou em chuva e não tem nada a ver com o tipo de roda mais fina ou mais grossa. Quando a estrada está impraticável, acho que és capaz de safar melhor nos trilhos com a tua btt do que com uma gravel ou CX. Mas isto é uma opinião pessoal… porque me divirto muito mais com uma btt fora de estrada do que com uma gravel. Pode ser fruto de andar há muitos anos com btt… Experimenta uma HT de XC, roda 29’’ de baixo peso (sub-10kg) e logo me dizes se não é uma bicicleta divertida…
 

lgass

Well-Known Member
excelente opinião e, como hábito, bem fundamentada.

percebo o que queres dizer. eu ando sempre em contas pois o espaço e o €spaço são limitados. como tal, a segunda bike (tenho a sorte de ter segunda bike) é algo que questiono agora. o que vou fazer no inverno? quando chegarmos a Novembro e até Fevereiro? a minha técnica na bike é limitada para fazer grandes trilhos de BTT. a ideia de andar em gravel agrada-me mas o resto assusta. provavelmente por desconhecimento. não vou para de andar (fora de questão). agora o problema é como o fazer e o que fazer.
 

Carolina

Well-Known Member
acaba por ser como diz o Mig, se já tens uma BTT não vale a pena mudares para gravel/CX. ainda por cima se já tens bike e tudo, é escusado gastares €€. Monsanto tem uma variedade tão grande de trilhos, é só começar pelos mais fáceis.
 

F silva

Member
Obrigrado pelos comentarios ;).. lgass nao levo nada mal com as tuas questoes tanto aprendeste tu como eu... A minha ideia nesta bike e visto que ja possuo uma fininha e uma btt ht 29. era ter outra bike em que ecessialmente ia ficar na casa da minha namorada no porto e assim evitar andar a transportar a bike de estrada ou btt quando la vou, e tambem serviria para experimentar fazer uma ou duas provas cx que já vi que pelo norte existem muitas. o investimento que procuro fazer é o minimo para ter uma bike que de para me divertir sem me deixar a pé.
 

grouk

Active Member
atenção que eu não troco a minha lefty pela colnago não tem nada a ver é tipo estrada da beira e beira da estrada e sim uma HT é muito divertida, uma de CX eu gosto para piso bom com lama ou areia ou erva e ai nessas condiçoes é fantastica, já subidas longas não gosta muito é mais pequenos topos passados em força quando é preciso meter passo durante algum tempo esta não é a bicicleta ideal.
Basicamente a minha é boa para aquelas tardes de inverno para piso bom e pouco inclinado, ainda mais com tubulares agarra em tudo
 

MigC77

Well-Known Member
@lgass, obrigado amigo! Quase que me fizeste corar ;) Já sabes que tens uma HT 29’’ “magrinha” para experimentar!

@F Silva, ok agora já temos mais background! No teu caso, eu compraria uma bike de CX e dois sets de rodas… e ficas com uma bike com 2 “personalidades”. O problema é que isso ultrapassa os 1000€. Nos últimos tempos pude experimentar a Specialized CruX e Cannondale CAADX. São bicicletas porreiras… Acho que a Crux é mais cara mas a CAADX se optares por Sora ou Tiagra acho que és capaz de arranjar por preços que rondam os 1000€.
 

MigC77

Well-Known Member
Como te referi a CruX deve ser mais cara mas a CAADX com Sora arranjas por esse valor ou até bem abaixo se conseguires comprar o modelo de 2016:

https://www.cyclestore.com.es/canno..._67010?c=EUR&gclid=CMLv-f6Y9M4CFUKeGwodgZkNWg
http://www.sigmasport.co.uk/item/Cannondale/CAADX-Sora-Cyclocross-Bike-2016/9CIP
https://www.evanscycles.com/cannondale-caadx-sora-disc-2016-cyclocross-bike-EV214058

Referi-te estas duas porque, calhou ter experimentado mas de certeza que há de outras marcas a preços também acessíveis. Pode ser que mais alguém aqui do fórum possa dar feedback ou recomendar outras marcas/modelos.
 

Bruso

Well-Known Member
Subscrevo a cycling magazine e eles este mês mandaram-me um anexo só sobre gravel bikes.

Ainda não li mas saltou-me à vista os preços praticados para estas bikes.

A um preço aceitável apresentam a Orro Terra Gravel Road - 1000£
DM3Cj2R.jpg


Para os menos entendidos
ib6z63e.jpg


Se alguém tiver interesse posso fazer o scan da revista e partilhar aqui.
 

H2o

Member
Uma bicicleta de estrada com pneus maiores para andar nos estradoes? Eu nao entendo o conceito, eu vivo perto da arrabida, e é verdade que existem estradoes, mas será que esses justificam uma bicicleta só para akilo?

Quando olho para essa bikes, penso sempre no guiador recto, e no conceito de bicicleta para o trabalho, pois é mais leve que a de btt e leva pneus muito maiores que uma de estrada, logo mais segura e confortável...

Axo que estou antiquado

Essa Orro é bem bonita.
 
Eu vejo estas bikes para quem faz uma utilização 80% estrada 20% mato, por exemplo por x dá-se voltas maiores por territórios desconhecidos onde quando chegamos lá tem alguns percursos por estradões de terra batida que são usados para fazer ligações entre vias de alcatrão.

Eu se compra-se uma maquina para fazer por exemplo cicloturismo, ou viagens longas para o desconhecido, este tipo de bikes era certamente o que comprava, agora se for mais mata para isso existe a BTT.
 

sync1

Member
Eu inicialmente também via estas gravel bikes úteis para estradões e cicloturismo, até ter uma!
Tenho uma Jamis Renegade e é a bike em que meto mais KMs. Com ela já fiz cicloturismo (randonnes), estrada (com pessoal dos TGV) e BTT (com pessoal de bikes FS).
Não brilha em nenhuma das áreas mas desenrasca em todas.
Em relação à transmissão, já apanhei algumas paredes longas (não em PT) em que precisei mais de 50/34 11-28. Estou a pensar em mandar vir uma cassete 11-36 (sram 1170).
 
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