Antes de mais acho que não se devem misturar conceitos… Neste post já se falaram de conceitos e modelos diferentes: ciclocross (CX), gravel/adventure ou btt são tudo coisa distintas. Em termos de geometria há diferenças entre uma CX e uma Gravel.
Pegando nos exemplos que foram mencionados, a Colnago do grouk é de CX, a GT Grade enquadra-se no conceito de gravel, assim como a Spec Diverge, a Giant Revolt, etc…
Agora é assim, convém ter bem definido aquilo que se pretende fazer com a bicicleta e que percentagem de “off-road” é que se vai efectivamente fazer e também muito importante por que tipo de piso é que se vai passar. E acima de tudo acho que é importante experimentar-se uma bicicleta desse género em diferentes tipos de pisos para ter a noção das sensações e daquilo que se pode fazer com estas bicicletas.
Isto agora é uma moda e conheço muito boa gente que embarcou nisto e depois… ah e tal é porreiro mas…
Eu incluido! Passo a explicar. No ano passado gastei bom dinheiro a fazer uma montagem à medida num quadro OPEN U.P. com 3 sets de rodas com pneus diferentes para poder passar por quase qualquer sítio. Na prática esta bicicleta passa por todo o lado, sobretudo com as rodas 27,5’’ e pneus 2,1’’. É uma bicicleta divertida, é diferente…MAS… pessoalmente para off-road prefiro de longe uma btt HT com roda 29’’…
Em conclusão a minha opinião é a seguinte, se pudesse ter apenas uma bicicleta e pretendesse andar por diferentes pisos optava por uma gravel/adventure, com transmissão 2x, travões de discos e dois sets de rodas: uns para estrada e outros mais para offroad.
@lgass, não trocaria a tua btt por uma CX ou Gravel… No inverno ou em qualquer estação em dias de chuva evito andar de bicicleta na estrada. Se andar, é fora da estrada. A razão prende-se acima de tudo com os outros veículos que circulam na estrada. Deve-se ao facto duma grande maioria dos condutores guiarem exactamente da mesma forma em seco ou em chuva e não tem nada a ver com o tipo de roda mais fina ou mais grossa. Quando a estrada está impraticável, acho que és capaz de safar melhor nos trilhos com a tua btt do que com uma gravel ou CX. Mas isto é uma opinião pessoal… porque me divirto muito mais com uma btt fora de estrada do que com uma gravel. Pode ser fruto de andar há muitos anos com btt… Experimenta uma HT de XC, roda 29’’ de baixo peso (sub-10kg) e logo me dizes se não é uma bicicleta divertida…
Pegando nos exemplos que foram mencionados, a Colnago do grouk é de CX, a GT Grade enquadra-se no conceito de gravel, assim como a Spec Diverge, a Giant Revolt, etc…
Agora é assim, convém ter bem definido aquilo que se pretende fazer com a bicicleta e que percentagem de “off-road” é que se vai efectivamente fazer e também muito importante por que tipo de piso é que se vai passar. E acima de tudo acho que é importante experimentar-se uma bicicleta desse género em diferentes tipos de pisos para ter a noção das sensações e daquilo que se pode fazer com estas bicicletas.
Isto agora é uma moda e conheço muito boa gente que embarcou nisto e depois… ah e tal é porreiro mas…
Eu incluido! Passo a explicar. No ano passado gastei bom dinheiro a fazer uma montagem à medida num quadro OPEN U.P. com 3 sets de rodas com pneus diferentes para poder passar por quase qualquer sítio. Na prática esta bicicleta passa por todo o lado, sobretudo com as rodas 27,5’’ e pneus 2,1’’. É uma bicicleta divertida, é diferente…MAS… pessoalmente para off-road prefiro de longe uma btt HT com roda 29’’…
Em conclusão a minha opinião é a seguinte, se pudesse ter apenas uma bicicleta e pretendesse andar por diferentes pisos optava por uma gravel/adventure, com transmissão 2x, travões de discos e dois sets de rodas: uns para estrada e outros mais para offroad.
@lgass, não trocaria a tua btt por uma CX ou Gravel… No inverno ou em qualquer estação em dias de chuva evito andar de bicicleta na estrada. Se andar, é fora da estrada. A razão prende-se acima de tudo com os outros veículos que circulam na estrada. Deve-se ao facto duma grande maioria dos condutores guiarem exactamente da mesma forma em seco ou em chuva e não tem nada a ver com o tipo de roda mais fina ou mais grossa. Quando a estrada está impraticável, acho que és capaz de safar melhor nos trilhos com a tua btt do que com uma gravel ou CX. Mas isto é uma opinião pessoal… porque me divirto muito mais com uma btt fora de estrada do que com uma gravel. Pode ser fruto de andar há muitos anos com btt… Experimenta uma HT de XC, roda 29’’ de baixo peso (sub-10kg) e logo me dizes se não é uma bicicleta divertida…