• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta de Estrada ou BTT?

tiagusgv

New Member
Bom dia a todos,

Sou novato por estas andanças. Tenho uma bicicleta de BTT com alguns anitos, MARIN, mas em bastante bom estado. Ultimamente decidi começar a andar por Lisboa, a maior parte das vezes na ciclovia ou em estadas pouco movimentadas.

Uma vez que a bicicleta é de BTT, precisava de alguns conselhos vossos, se possivel.

1. Sendo a Bicicleta de BTT, andas em estrada é mais complicado. É possivel e faz algum sentido comprar um garfo para tirar o amortecedor?
2. É Possovel colocar rodas de estrada numa bicicleta de BTT?
3. Para este tipo de percurso, que neste momento não passa dos 40Km (e demora cerca de 2h) faz algum sentido estas alterações? é que uma bicicleta de estrada nao me parece solução porque o sobe e desce passeios acontece sempre.

Agradeço as vossas opiniões, ajudas.

1 abraço
 

Luis Abreu

New Member
Boas, ficam aqui as respostas às perguntas:

1- Sim, é possivel substituir o garfo de uma bicicleta, é claro que é caro, e pode nao compensar o preço. Vai a uma oficina de bicicleta e pergunta quanto ficava o total da operação (mas olha que é capaz de ficar mais caro a mao-de-obra que o garfo propriamente)

2- é possivel adaptar rodas de estrada em bicicleta de BTT, mesmo com travoes de disco! Mas atenção que para isso normalmente é preciso fazer montagens, isto é, comprar aros de estrada, raios e cubos, estes sim, de BTT e montar tudo! Ficam umas rodas relativamente caras!!! Procura no Forumbtt.net, deve haver muita gente a fazer isso.
Uma alternativa bem mais barata é comprar pneus lisos! É menos eficiente que um aro e pneu de estrada, mas tens a vantagem da maior area de contacto, melhor tracção e manutenção mais simples!

3. A única alteração que me parece justificável é meter pneus lisos. Se sobes e desces muitos passeios e andas em empedrado a suspensão até pode ajudar. Já agora, as estradistas também sobem passeios... Eu só o evitava para não desafinar a roda!
Já andei com a minha fininha em Lx e adorava... mas eu andava na avenida da republica (campo grande) em hora de ponta sem problema!

kk nova duvida diz,
abraço
 

h_rd2

New Member
Luís Abreu, é possivel APENAS com travões de disco, uma vez que com v-brakes, ou quaisquer travões que funcionem na parede do aro os mesmos ficarão desencontrado, devido á divergencia 26" para 700c, ou seja a pista de travagem do aro de estrada ficará "muito acima".

Disso tudo...eu a ti compraria uns peus de estrada para bike de BTT, poderás gastar cerca de 20 a 30 euros, e sempre podes continuar a subir e descer passeios, coisa que com os aros de estrada...
 

pratoni

Well-Known Member
Eu não mudaria as rodas, a não ser que queiras mesmo faze-lo e tenhas discos.

Mas mesmo que o fizesse não colocaria uns aros de estrada, mas sim uns 29" que, com uns pneus de estrada normalmente cabem bem no quadros 26". Não deves é conseguir colocar pneus de btt com essas rodas...

Quanto a mim, fazia como disseram atrás.

Colocava uns pneus de estrada de roda 26" (por exemplo, os fatboy da specialized) e, em segundo caso, poderia vir a trocar a suspensão por uma forqueta rigida, mas só por uma questão de peso e se não passares em estradas mais esburacadas.

Mas se queres subir e descer passeios é capaz de não ser lá muito boa ideia...
 
Como também já andei em Lisboa a melhor solução é manteres a forqueta com amortecedor e trocares apenas os pneus por uns 1.5" (por 30€ metes dois pneus desses na deca tlhon)
já se nota e bem a diferença no andamento para uns pneus cardados.
se não saíres da ciclovia (o que eu duvido que o faças) podes colocar de uma forqueta rígida.
 

napster

Member
Boa noite .
Olha eu comprei para a minha BTT um par de pneus para fazer estrada, bem finos. A diferença foi enorme.
comprei cada um por 8€.
Não precisei de comprar mais nada, os aros ficaram os mesmo, apenas adaptei la os pneus .
 

SU Sintrense

New Member
Luís Abreu, é possivel APENAS com travões de disco, uma vez que com v-brakes, ou quaisquer travões que funcionem na parede do aro os mesmos ficarão desencontrado, devido á divergencia 26" para 700c, ou seja a pista de travagem do aro de estrada ficará "muito acima".

Disso tudo...eu a ti compraria uns peus de estrada para bike de BTT, poderás gastar cerca de 20 a 30 euros, e sempre podes continuar a subir e descer passeios, coisa que com os aros de estrada...



Antigamente usava-se este dispositivo não sei se ainda existe à venda e se compensa mas ser possivel é.

http://www.mavic.com/sites/default/files/download/CaliperBrakeAdjuster_userguide.pdf
 

saurio33

Member
Eu fiz o mesmo na minha anterior bike de btt. Aproveitei a maior parte dos componentes e adicionei-lhe esta forqueta:
$T2eC16Z,!)0E9s37HkiKBQNJWCG(5g~~60_12.JPG

Comprei-a no ebay:
http://www.ebay.co.uk/itm/NEW-MOSSO-Aluminum-Rigid-Straight-Bicycle-MTB-Fork-26-DISC-ONLY-WHITE-/160882031041?pt=Cycling_Parts_Accessories&hash=item257550f9c1#ht_1456wt_990

O paguei 60 euros já com portes. Depois paguei também os direitos alfandegários (às vezes acontece) que foram 17 euros. Mesmo assim valeu a pena.

Para pneus recomendo estes:

kwick%20trax.jpg


Rolam bem e não ficam mal numa bike de btt. Se forem mais finos a bike fica muito despida. Estes têm a vantagem de ser para uso geral (cidade, terra, chuva, etc). Na cyclopneu custam cerca de 15 euros cada (26x1.75).
http://www.cyclopneu.com/product_info.php?cPath=12&products_id=816

De resto é só adicionar umas extensões de guiador e tens uma bike razoável para percursos citadinos.
 

edununo

Well-Known Member
Antes de ter a bike de estrada tinha esta Cube adaptada só para estrada:

dsc000561l.jpg


Forqueta de carbono da Kompressor - 120 euros.
Rodas de BTT 26" e pneus Continental SportContact Slicks 1.6 de largura.


Umas rodas de BTT 29" são do mesmo diametro das rodas de estrada. Com pneus de estrada cabem numa BTT. Também são opção.
 

tiagusgv

New Member
Eu actualmente tenho uns pneus Schwalbe Marathon XR que sei que são bastante bons.

schwalbe-marathon-xr-175-faltbar-p-357.html


Acho que vou tentar usar uns slicks e ver se se nota. Mais tarde avanço para uma forqueta, mas como os meus travões são os v-break tenho que ver com mais cuidado :)

Obg pela ajuda
 
Top